Sistema motor: o que é, função e fisiologia!

Entenda o que sistema motor, como ele funciona e sua importância!

Sistema motor: o que é, função e fisiologia!

Pentear o cabelo, escovar os dentes, colocar os livros na mochila e fazer uma caminhada são exemplos de movimentos mecânicos que realizamos durante as tarefas comuns do nosso dia a dia. Mas você já parou para pensar como conseguimos executar com precisão essa série de movimentos? Conheça então o sistema motor!

Como o próprio nome sugere, o sistema motor é o grande responsável por nos permitir fazer tarefas mecânicas utilizando nosso corpo, por isso, saber seu conceito é fundamental para compreender a Biologia que existe por trás de um simples movimento.

Garanta seu desconto com a nota do Enem

Contudo, para entender melhor o que é sistema motor, bem como suas funcionalidades, precisamos destacar inicialmente como funciona o cérebro humano. Boa leitura!

O cérebro

Pesando em média 1,4 kg (ou equivalente a 2% da massa corporal), o cérebro é, sem dúvida, o principal órgão que compõe o sistema nervoso. Grande responsável por controlar todas as funções voluntárias (feitas por vontade própria, como levantar um braço, mastigar, entre outras) e involuntárias (como respirar e bater o coração), esse órgão é como se fosse nosso centro operacional de comandos.

Neste contexto, para que continue funcionando perfeitamente, o cérebro depende de atividades elétricas em seu interior, as quais são essenciais para realizar a comunicação e a troca de informações entre as diferentes partes desse órgão.

Neurônios

neurônios sistema motor

Neurônios são as células nervosas mais importantes, capazes de conduzir os impulsos nervosos (atividades elétricas) emitidas pelo nosso cérebro. Fazendo um paralelo, é como se fossem linhas de transmissão, as quais processam informações e estímulos e os transmitem.

Dendritos

Já os dendritos são os prolongamentos dos neurônios, parte na qual é realizada a recepção de estímulos nervosos (tanto do ambiente externo quanto de outro neurônio) e sua posterior transmissão para outras células.

Sinapse

A sinapse é a parte onde se encontra a extremidade de um neurônio com uma célula vizinha, local esse em que os impulsos nervosos se transformam em impulsos químicos. Em outras palavras, a qualidade da transmissão de impulsos nervosos depende diretamente do bom funcionamento das sinapses.

O que é sistema motor?

O sistema motor é a “central” que permite ao corpo humano realizar todos os seus movimentos naturais. Ele é constituído de dois neurônios motores, um presente no córtex (perto do topo da cabeça) e o outro situado na região da medula.

Qual a função do sistema motor?

Como o próprio nome sugere, a principal funcionalidade do sistema motor é a de viabilizar que o corpo execute toda a sua potencial mobilidade. É o sistema motor o responsável por controlar nossos diversos tipos de movimentos:

  • reflexos: movimentos involuntários frutos do nosso reflexo (contrações e relaxamentos após estímulos);
  • rítmicos: movimentos espontâneos repetitivos (ou gerados por estímulos), como a mastigação e uma caminhada;
  • postura e equilíbrio: movimentos controlados no tronco cerebral;
  • voluntários ou elaborados: movimentos classificados como complexos (mais elaborados).

Sistema nervoso motor

O sistema nervoso motor é todo o sistema biológico por trás da troca de informações e estímulos (atividades elétricas) que possibilita a realização dos movimentos.

Deste modo, como já destacamos acima, os neurônios são as células mais importantes desse sistema, pois é por meio deles que são percebidas as variações do meio (alterações elétricas), gerando assim estímulos capazes de originar impulsos nervosos, e, posteriormente a movimentação dos músculos.

Sistema motor somático

Já o sistema nervoso somático (SNS) é uma subdivisão do sistema nervoso que tem como objetivo transportar estímulos sensoriais para o Sistema Nervoso Central (SNC). Em outras palavras, é o SNS que gerencia a interação do nosso corpo com o meio externo.

Sendo assim, é dessa forma que conseguimos realizar movimentos voluntários e ações de reflexo, já que a resposta desse sistema age diretamente em nossos músculos.

Sistema motor: exercício

Veja agora como essa matéria pode ser cobrada nas questões do Enem e vestibulares.

1. (Fuvest) Examine a seguinte lista de eventos que ocorrem durante a propagação de um impulso nervoso:

I. Neurotransmissores atingem os dendritos.

II. Neurotransmissores não liberados pelas extremidades do axônio.

III. O impulso se propaga pelo axônio.

IV. O impulso se propaga pelos dendritos.

V. O impulso chega ao corpo celular.

Que alternativa apresenta a sequência temporal correta desses eventos?

a) V – III – I – IV – II.

b) I – IV – V – III – II.

c) I – IV – III – II – V.

d) II – I – IV – III – V.

e) II – III – I – IV – V .

Resolução

Alternativa correta letra “b”.

Portanto, podemos perceber que o bom funcionamento do sistema motor nos permite realizar as tarefas mais básicas do dia a dia, inclusive a de estudar.

Cabe ressaltar ainda que aprender essa matéria é muito importante para todos os vestibulandos, seja qual for o curso desejado, já que ela é comumente cobrada no Enem e nos outros vestibulares tradicionais.

Gostou de aprender sobre sistema motor? Então conheça o plano de estudos do Stoodi e tenha acesso a vários outros conteúdos que são cobrados no Enem e vestibulares. Além disso, você ainda pode organizar sua carga horária de estudos como desejar e testar seus conhecimentos com provas antigas.

1 comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *