4 carreiras em Tecnologia da Informação: confira as possibilidades em TI!

4 carreiras em Tecnologia da Informação: confira as possibilidades em TI!

As carreiras em Tecnologia da Informação podem ser diversas, muito porque TI é um campo de atuação extremamente brando, e, dessa forma, existem muitas oportunidades no mercado que podem ser usufruídas.

Desde programadores até engenheiros da computação, é possível encontrar caminhos profissionais incríveis, que muito além de bons salários, oferecem também ótimas condições de trabalho, tanto aqui no Brasil quanto no exterior. Nesta matéria, vamos conhecer não apenas uma ou duas, mas 4 carreiras em TI. Leia conosco!

O que é TI?

Antes de conhecer as 4 carreiras em TI que são mais promissoras para os próximos anos, primeiramente, precisamos entender do que se trata o TI. O termo é um acrônimo relacionado a Tecnologia da Informação, tendo surgido no século passado, por volta dos anos 60, quando grandes corporações começaram a processar inúmeros dados.

O desenvolvimento da Tecnologia da Informação só conseguiu dar seus passos graças ao trabalho realizado cerca de 20 anos antes, por Alan Turing.

Alan foi o matemático contratado pelos ingleses para “desvendar” uma máquina de criptografia usada pelos alemães na Segunda Guerra Mundial, chamada de “Enigma”. Foi então que Turing criou uma máquina própria para entender o que a Enigma conhecia.

Sua máquina se chamava “The Bombe” e ficou conhecida como o primeiro computador da história.

TI nos dias atuais: o que é?

Mas o que é a Tecnologia da Informação nos dias atuais? Bem, “resume-se”, se assim podemos dizer, a diversas teorias e práticas que usam computadores para armazenar, processar, criar, trocar e recuperar todos os modelos concebíveis de informações e dados, seja na web ou na nuvem.

Na prática, a Tecnologia da Informação reúne uma série de matérias que buscam criar e desenvolver novas soluções para computadores e toda máquina computacional que gere algum tipo de trabalho. O mundo tecnológico que conhecemos hoje não seria nada sem a Tecnologia da Informação.

4 carreiras em TI: profissões mais promissoras!

Agora que já sabe um pouco de história e atualidade da Tecnologia da Informação, está na hora de conhecer um pouco mais sobre as mais promissoras carreiras em TI. Abaixo, separamos 4 profissões que tendem a dominar o mundo da tecnologia nos próximos anos. Confira:

1. Programação

A programação deixou de ser uma profissão do futuro e já faz parte de nosso presente. Para se ter uma ideia, por mais que seja um mercado com um número de profissionais cada vez maior, ainda são necessários pelo menos o triplo destes para que o mercado “sature”.

A mão de obra especializada do programador é necessária não somente aqui no Brasil, mas principalmente fora dele. Países de primeiro mundo “importam” programadores brasileiros especialistas em línguas específicas de programação, desde que estes saibam falar inglês.

É uma carreira onde se pode ganhar muito dinheiro, desde desenvolvedor de softwares, sites, desenvolvedor back-end ou front-end, enfim, as possibilidades são infinitas.

2. Detetive de dados

Já pensou em atuar como detetive de dados? É uma das 4 carreiras em TI que vem se tornando realidade à medida que os anos passam. Acredita-se que nos próximos 10 anos as vagas para essa especialidade irão crescer exponencialmente, principalmente em empresas que se preocupam com seu setor de marketing.

Basicamente, o detetive de dados trabalha como um gestor de marketing, porém de forma exclusiva na web. Esse profissional atua procurando padrões específicos e informações que possam contribuir para o direcionamento de campanhas de venda para as empresas.

Dessa forma, o profissional procura informações ainda mais específicas sobre o público-alvo da empresa, visando deixar as propagandas na web – e também fora dela – cada vez mais nichadas, aumentando ainda mais a chance de convencer a pessoa certa a comprar um produto.

tecnologia da informação 1

3. Analista de Segurança da Informação

À medida em que a tecnologia e softwares avançam em questões de qualidade e capacidade de processamento, os perigos da web também crescem. Nem todo mundo que trabalha com TI usa seus conhecimentos para o bem: alguns escolhem o caminho oposto.

Hackers, desenvolvedores de vírus específicos, pessoas que cometem crime cibernético, entre vários outros, são alguns dos exemplos de pessoas que podem colocar a segurança de toda a informação computacional de uma empresa em risco.

Imagine a importância da proteção de dados de empresas multinacionais, como senhas, extratos bancários, relatórios de desenvolvimento de novos projetos, entre outras situações. O Analista de Segurança da Informação é o profissional que realiza a vistoria diária da segurança dos dados dessas empresas.

Este não só verifica a segurança de dados computacionais, como também participa na criação de uma arquitetura tecnológica que aumente ainda mais a segurança dos dados conforme se faça necessário.

4. Interface do Usuário (UX)

Uma categoria interna dentro da programação, o profissional especializado na Interface do Usuário (UX) é uma espécie de arquiteto computacional com foco no web design. Muito mais do que isso, é ele quem define onde fica determinada ação em um site, plataforma, aplicativo para smartphone, etc.

Com as recentes atualizações do Google, por exemplo, as plataformas e sites online tiveram que voltar seu foco para a navegação do usuário: agora, o foco é transformar toda a navegação mais fácil e ao mesmo tempo agradável aos olhos.

Dessa forma, o programador que trabalha dentro da área da Interface do Usuário (UX) usa ferramentas como a Hotjar, que mostra o mapa de calor e de uso dos usuários, para melhorar a navegação, e, consequentemente, os resultados da empresa em questão.

Qual faculdade fazer para a área de TI?

Mas, e como se preparar para esse mercado de trabalho? Por mais que as 4 carreiras em TI contratem muitos profissionais sem certificação, mas sim com experiência, ter uma formação curricular com certeza lhe colocaria em uma melhor posição na hora da entrevista.

São muitas as formações possíveis dentro da área de TI, justamente porque é um mercado extremamente variado. Entre as opções acadêmicas clássicas (cursos com mais de 4 anos de duração, ou seja, Bacharelados), temos as seguintes:

  • Ciências da Computação;
  • Engenharia da Computação;
  • Tecnologia da Informação;
  • Sistemas de Informação.

Faça um cursinho pré-vestibular na Stoodi e seja aprovado em TI!

Quer ser aprovado em alguma das áreas de estudo da Tecnologia da Informação? Então primeiro estude muito para passar no vestibular ou prova do ENEM, e então poder usufruir de um curso superior na área desejada.

O Stoodi tem um compromisso com você, aluno que está estudando para o ENEM ou vestibular específico de TI e precisa de um curso online e de ótima qualidade. Aqui, você pode usufruir de um curso totalmente online, com os professores mais qualificados do mercado e outras vantagens.

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

E então, está esperando o que? Faça o seu cadastro e comece a estudar para a prova do ENEM o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *