Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Você sabe qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra? Muitas pessoas acreditam que são sinônimos para o mesmo tipo de profissional, mas não é bem assim. Apesar de ambos andarem lado a lado nos cuidados de saúde mental, cada um possui funções diferentes.

Em um momento no qual os cuidados com saúde mental estão cada vez mais em alta e perdendo preconceitos, os estudantes que desejarem fazer cursos nessa área terão boas oportunidades no futuro. Além, claro, da satisfação pessoal de cuidar de questões delicadas e importantes para os pacientes.

Entenda mais sobre essas diferenças e escolha qual o curso que mais interessa para sua carreira!

O que é o profissional psicólogo?

O psicólogo é o profissional que se formou no bacharelado em Psicologia e possui registro ativo no CRP (Conselho Regional de Psicologia) do seu estado, regulado pelo CFP. É um profissional da área da saúde, ligado com os cuidados com a mente e com as emoções dos seus pacientes.

O que o psicólogo faz?

O psicólogo é o profissional que busca proporcionar os cuidados para proporcionar melhor saúde mental e emocional para os pacientes, auxiliando no tratamento de problemas de saúde mental (depressão, ansiedade, quadros de pânico), traumas e, até mesmo, questões internas do indivíduo que podem interferir no seu comportamento, sentimentos e ações.

Além disso, ele também pode atuar em certa medida para o autoconhecimento da pessoa e, também, para auxiliá-la a lidar com questões que sejam um incômodo para ela, mesmo que não estejam comprometendo sua funcionalidade. Por exemplo, ele auxilia a lidar com inseguranças, autoestima, medos, incertezas, entre outros pontos.

Ou seja, ele pode atuar tanto no tratamento de problemas que já existam, quanto também, em certa medida, de uma forma preventiva. Por exemplo, uma pessoa, ao ver que há uma intensificação de comportamentos ansiosos, pode buscar ajuda antes que quadros de crise comecem a vir e se tornar recorrentes.

Como o psicólogo atua?

O psicólogo clínico atua com o exercício da psicoterapia. Neste caso, ele leva, para um atendimento com o paciente, as ferramentas e metodologias da abordagem que escolheu para sua prática profissional. Com elas, a partir da escuta do paciente e das perguntas e atividades realizadas, é possível auxiliar nas questões que representam um incômodo ou, então, tratar doenças de saúde mental.

Normalmente a psicoterapia é feita em sessões individuais (em alguns casos, pode ser com mais pessoas, como em terapias de casal e terapias familiares), com sigilo do paciente preservado (ou seja, ninguém deve saber sobre o que ele conversa) e tem duração média entre 30 minutos a 1 hora.

O que é o profissional psiquiatra?

O psiquiatra é o profissional que é bacharel em Medicina e, após a conclusão do seu curso, fez residência em Psiquiatria, com registro ativo no Conselho Regional de Medicina (CRM), regulado pelo CFM. Também atua com os cuidados com saúde mental, mas a partir do diagnóstico e tratamento alopático (com medicações, quando necessário) de doenças mentais que afetam a qualidade e bem-estar do paciente.

O que o psiquiatra faz?

O psiquiatra atua com a identificação, diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde mental. Para isso, ele considera os critérios presentes nos manuais especializados para a área de psiquiatria, exames clínicos e laboratoriais e, também, o relato do paciente.

Como o psiquiatra atua?

O psiquiatra atua a partir da consulta médica, ou seja, ele receberá o paciente em seu consultório, fará a anamnese (momento destinado a conhecer o histórico do paciente, alergias, se já fez outros tratamentos nessa área, hábitos de vida, entre outros) e pode pedir ou realizar exames e testes para fazer o diagnóstico de doenças.

Ele também prescreve medicações destinadas ao tratamento desses quadros, de acordo com o diagnóstico realizado. Ele se guia, principalmente, por meio das diretrizes presentes em dois documentos muito importantes: o DSM-5 (Manual de Saúde Mental – 5ª Edição) e CID-11 (Classificação Internacional de Doenças – 11ª Versão).

Se o psiquiatra solicitar o tratamento com remédios, será necessário consultas de retorno e acompanhamento periódico. Isso é importante para ajudar a adequar o tratamento, quando necessário, e estar ao lado do paciente nesse momento.

Diferença entre psicólogo e psiquiatra

Ambos atuam com saúde mental e nos cuidados para proporcionar o tratamento de problemas de saúde que merecem atenção, proporcionando a reabilitação do paciente e a melhora da sua qualidade de vida e bem-estar. Mas não é a mesma profissão. Elas, inclusive, possuem diferenças bem significativas.

Algumas das principais diferenças entre psicólogo e psiquiatra são:

  • apesar de ambos serem da área da saúde, o psiquiatra precisa ter formação em Medicina, enquanto o psicólogo precisa ter formação em Psicologia;
  • por ser médico, o psiquiatra pode prescrever medicações que ajudam no tratamento dos quadros de saúde do paciente. Já o psicólogo não pode prescrever medicações;
  • a Psicologia não precisa, necessariamente, tratar com o diagnóstico. Ela pode olhar para os problemas por uma perspectiva social, filosófica e comportamental e ter o diagnóstico como um apoio para conduzir a terapia. Já o psiquiatra depende de um diagnóstico para pensar nos protocolos de tratamento;
  • a psicoterapia costuma acontecer com maior frequência (quando possível, em sessões semanais ou quinzenais, dependendo da disponibilidade do paciente e da demanda), enquanto os atendimentos com psiquiatra são, normalmente mensais ou, dependendo da situação do tratamento, as consultas podem ser ainda mais espaçadas;
  • a grade curricular de Psicologia é focada para questões interdisciplinares de Ciências Humanas e Sociais, já que é considerado, também, um curso de Ciências Sociais Aplicadas. Já a grade curricular de Medicina é mais voltada para disciplinas de Ciências Biológicas.
  • normalmente o psiquiatra atua para o tratamento de um quadro que já está presente e demanda atenção. Já o psicólogo pode atuar, até mesmo, de forma preventiva. Ou seja, quando um paciente identifica que há um quadro que está encaminhando para uma disfuncionalidade, ele pode buscar o auxílio da psicoterapia para evitar que isto aconteça.

Psicólogo e psiquiatra atuam juntos?

A resposta é: sim e, inclusive, devem, quando há necessidade. Os problemas de saúde mental são de tratamento multidisciplinar, que podem contar com mais profissionais além de psicólogos e psiquiatras: nutricionistas, profissionais de educação física, neurologistas, neuropediatras, endocrinologistas, entre outros.

Por isso, são profissionais que, em muitos momentos, com o consentimento do paciente, andam lado a lado. O acompanhamento das psicoterapias pode ser muito frutífero para auxiliar a fechar um diagnóstico para os psiquiatras e, assim, promoverem, em conjunto, o bem-estar e reabilitação do paciente.

Seja para psicologia ou psiquiatria, conte com o Stoodi!

Os cuidados com a saúde mental estarão em alta nos próximos anos. Principalmente após a pandemia, temos uma demanda crescente para cuidados com essa questão. Então, se você quer trabalhar com a reabilitação de pacientes com essas questões, conte com o Stoodi!

Agora que sabe a diferença entre psicólogo e psiquiatra, aqui, você encontra o StoodiMed, para aqueles que querem entrar na Medicina para se tornarem psiquiatras. E temos, também, planos que ajudam você a conseguir melhores pontos nos exames e conquistar sua vaga para Psicologia nas melhores faculdades do país!

Com o Stoodi sua nota no Enem pode sair de 550 para 740!

Realizamos uma pesquisa com mais de 12 mil ex-alunos, e comprovamos: quem utiliza o Stoodi regularmente por 6 meses conquista notas até 35% maiores no Enem!

Com um ótimo produto, para um valor baixo de mercado, o Stoodi oferece acesso gratuito por 14 dias. São duas semanas, sem pagar nada, para você testar uma plataforma incrível com ferramentas e benefícios pensados dentro de uma metodologia exclusiva, desenvolvida para aprimorar seu aprendizado e aumentar seu arsenal de conhecimento.

Conte com a gente! Vamos ajudá-lo a realizar o seu sonho!