Melhores faculdades de Tecnologia: 5 instituições de ensino brasileiras. Conheça!
Quais as melhores faculdades de tecnologia no Brasil? Os cursos de tecnologia são abrangentes, a grande maioria sendo técnico ou então com formação específica, como no caso dos programadores, demorando bem menos do que 5 anos para serem finalizados.
Por outro lado, quando analisamos do ponto de vista acadêmico, dentro das universidades podemos encontrar o mundo da tecnologia dentro da faculdade de Computação, sobre a qual elencamos nosso ranking. Leia e conheça as melhores faculdades de tecnologia no Brasil. Vamos lá!
Diferentes nomenclaturas: um mesmo curso!
Vale ressaltar que, do ponto de vista acadêmico, como citado acima, a grande maioria dos cursos de Tecnologia são vinculados ao termo “Computação”. Dessa forma, é comum que a grade curricular seja a mesma em universidades com nomes de cursos diferentes.
Ao pesquisar sobre os cursos dessas instituições, você pode encontrar faculdades como:
- Tecnologia da Informação;
- Sistemas da Informação;
- Engenharia da Computação;
- Ciências da Computação;
- Ciências da Informação Tecnológica;
- Entre várias outras nomenclaturas.
Existem ainda universidades que possuem institutos de informática, estes que oferecem cursos diferentes dentro da área de Tecnologia, como é o caso da PUC Rio que conheceremos com o decorrer da matéria.
Como são definidas as melhores faculdades de Tecnologia?
Mas, como são definidas as melhores faculdades de Tecnologia? Essa é uma dúvida genuína, visto que a lista é criada com base em números e resultados. Estes são extraídos do Enade, acrônimo/abreviação para “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes”.
Vale ressaltar que a prova faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, o “SINAES”, sendo elaborada pelo INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o mesmo que organiza a prova do ENEM.
O Enade nada mais é do que um “ENEM” específico para os cursos superiores, que busca avaliar o nível dos cursos de determinadas instituições. A nota final do curso varia de 0 a 5, sendo 0 uma nota ruim e 5 uma nota ótima.
Geralmente, notas acima de 4 já são consideradas muito boas para cursos superiores, considerando assim que o curso específico daquela faculdade está entre os melhores a serem cursados.
Portanto, as melhores faculdades de Tecnologia, mais uma vez, abordando do ponto de vista acadêmico do curso de Computação, são definidas com base no desempenho do curso na prova do Enade.
Enade é para todas as universidades
Saiba que não há distinção: a prova do Enade é aplicada tanto para instituições privadas quanto públicas. Dessa forma, você verá que na lista há uma mistura bem nítida entre universidades pagas e gratuitas, no curso de Computação.
Continue lendo e entenderá.
Ranking com as 5 melhores faculdades de Tecnologia do Brasil
Bem, agora que já entendemos o que é o Enade e como ele funciona para a avaliação dos cursos superiores, está na hora de conhecer o ranking com as 5 melhores faculdades de Tecnologia do Brasil.
Por fim, acrescentamos o índice RUF, o Ranking de Universidades da Folha de São Paulo, que leva em conta uma série de critérios de avaliação, com base no Enade.
Confira abaixo e descubra se alguma dessas está próxima de onde você mora:
1. UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
Em primeiro lugar da nossa lista com as melhores faculdades de Tecnologia com base no índice RUF, começamos com uma universidade pública, também localizada no estado de São Paulo, mais especificamente na cidade de Campinas, a qual leva em seu nome.
A universidade foi criada no ano de 1966, possuindo aquele que é considerado como o melhor curso de Computação do país. A instituição também é considerada uma das maiores da América Latina, o que a coloca como uma das mais respeitadas do país e continente.
Confira os métodos de ingresso na universidade estadual:
- ENEM: 20% de todas as vagas disponíveis para cada curso são destinadas a alunos que fazem o ENEM. A nota é adicionada ao sistema Comvest;
- Vagas Olímpicas: em determinados cursos, pelo menos 10% das vagas são destinadas a alunos que tiveram bom desempenho em olimpíadas científicas e competições de conhecimento;
- Vestibular indígena: 72 vagas destinadas a indígenas. A prova possui questões de múltipla escolha, além da redação. Além disso, o processo de ingresso acontece juntamente ao Comvest;
- PAAIS: possibilidade de ganhar mais pontos na primeira e segunda fase do Comvest, desde que tenha cursado ensinos fundamental (I e II) e médio em escolas públicas;
- Comvest: todo o restante das vagas (a grande maioria) fica por conta do Comvest, a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp, essa que é a prova oficial para ingresso na instituição de ensino.
2. UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais
Em segundo lugar no ranking temos a UFMG, mais uma universidade pública, localizada na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. Além da capital, também possui campus em Tiradentes e Montes Claros.
Uma das mais tradicionais do país, foi fundada em 1927. O curso de computação, nessa instituição, é representado pela “Tecnologia da Informação”, que aborda matérias como áreas diversas da computação, ciência da informação, administração, estatística e até mesmo economia.
O principal método de ingresso na UFMG para o curso de Tecnologia da Informação é por meio da nota do ENEM, através do SISU.
3. UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Em terceiro lugar entre as melhores faculdades de Tecnologia de nossa lista, temos uma representante do Sul do país: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Uma das universidades mais antigas da América Latina, foi criada ainda no século XIX, mais especificamente em 1895.
Também chama atenção pelo tamanho do campus, uma verdadeira “cidade” com 22km² de extensão. Existem dois métodos de ingresso na universidade em questão:
- “Concurso Vestibular”: trata-se do vestibular individual da instituição, que garante pelo menos 70% das vagas disponíveis de cada curso:
- SISU: 30% das vagas são destinadas aos alunos que realizaram o ENEM no ano anterior e buscam ingressar por meio do Sistema de Seleção Unificada, o SISU.
Por lá, o curso se chama “Ciências da Computação”, ministrado por professores em um local individual dentro do enorme campus, conhecido como o “Instituto de Informática” da UFRGS.
4. UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Em quarto lugar na lista das melhores faculdades de Tecnologia, temos a UFRJ, representante das federais no estado do Rio de Janeiro.
Também uma das mais tradicionais, criada no ano de 1920, referência na América Latina e no mundo assim como a USP, a UFRJ quarto melhor curso de Tecnologia do país, segundo o ranking RUF.
Existem dois métodos de entrada no curso de Ciências da Computação da UFRJ:
- Teste de Habilidade Específica/Exame Nacional do Ensino Médio (THE/Enem);
- Sistema de Seleção Unificada/Ministério da Educação (Sisu/MEC).
Vale ressaltar ainda que o curso de Tecnologia da UFRJ é um dos mais tradicionais do país, sendo o mais antigo, com fundação no ano de 1974. De lá para cá, possuiu 4 nomenclaturas diferentes:
- Iniciou-se como Bacharelado em Matemática (Modalidade em Informática);
- Mudou para Bacharelado em Matemática Aplicada (Modalidade em Informática) em 1983, sendo então reconhecido pelo MEC;
- Em 1988, mudou então para um nome mais direto: Bacharelado em Informática;
- E, por fim, em 2003, mudou o nome para Bacharelado em Ciências da Computação.
5. UFPE – Universidade Federal do Pernambuco
Por fim, a última universidade de nossa lista de 5 melhores faculdades de Tecnologia de nosso país é mais uma federal, agora na região Nordeste, a UFPE. A Universidade Federal do Pernambuco foi criada no ano de 1946.
A instituição de ensino pública possui como método de entrada o SISU, por meio da nota do ENEM. São três cursos disponibilizados para quem quer se graduar na área de tecnologia, os quais são:
- Ciências da Computação;
- Engenharia da Computação;
- Sistemas da Informação.
E as universidades privadas?
Nenhuma universidade privada figura entre as 5 melhores faculdades de Tecnologia do país. A primeira a aparecer na lista é a PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), na sétima posição.
A instituição, por mais que se nomeie como “comunitária”, possui mensalidade. Possui três cursos na área de tecnologia, os quais são (os mesmos da UFPE):
- Ciências da Computação;
- Engenharia da Computação;
- Sistemas da Informação.
Prepare-se para o seu vestibular de Tecnologia: faça o melhor cursinho do país!
O Stoodi tem um compromisso com você, aluno que está estudando para o ENEM e precisa de um curso online e de ótima qualidade. Aqui, você pode usufruir de um curso totalmente online, com os professores mais qualificados do mercado e outras vantagens.
Além das videoaulas, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos, e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.
Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos materiais preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.
E então, está esperando o que? Faça o seu cadastro e comece a estudar para a prova do ENEM ou seu vestibular o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia da prova que poderá fazer você cursar alguma faculdade dentro do âmbito da Tecnologia. Até a próxima!
2 comments