Qual faculdade fazer para ser policial federal? 

Qual faculdade fazer para ser policial federal? 

Passar em um concurso público não é nada fácil, por isso requer preparação desde antes da data de lançamento do edital. Além disso, muitos concursos solicitam que o participante tenha curso superior.

É o caso de alguns casos nas carreiras policiais, como por exemplo, a Polícia Civil. Mas, e quando falamos da Polícia Federal? Precisa de algum curso de ensino superior para participar?

No conteúdo de hoje, além de trazermos dicas de estudo e outras informações sobre o assunto, vamos responder a você sobre qual faculdade fazer para ser policial federal. Leia com a gente!

O que é um policial federal?

Por mais que provavelmente você já tenha ideia do que se trata, é interessante entendermos melhor, em detalhes, do que se trata a função de um policial civil, afinal, existem 4 cargos de polícia no Brasil: civil, militar, rodoviária federal e federal.

A Polícia Federal é uma instituição de segurança pública federal que busca garantir a preservação da ordem pública e a proteção do patrimônio e dos interesses nacionais.

Os policiais federais são responsáveis por investigar crimes federais, como tráfico de drogas e de armas, corrupção e crimes financeiros, além de atuar em áreas como migração, segurança nas fronteiras e proteção ambiental.

Esses profissionais possuem um amplo conjunto de habilidades e ferramentas, incluindo armamentos e equipamentos de alta tecnologia.

Eles trabalham em equipe e possuem um bom conhecimento técnico em áreas como direito, investigação criminal e inteligência. O objetivo final da atuação da Polícia Federal é garantir a segurança nacional e a proteção dos cidadãos brasileiros.

Para ser policial federal precisa de faculdade?

Afinal, para ser policial federal precisa de faculdade? Sim, é necessário, ao menos para a grande maioria das vagas disponíveis (há exceções, e falaremos sobre isso no final da matéria).

Assim como na polícia civil é necessário ser formado em algum curso de graduação ou tecnólogo, na Polícia Federal também é uma necessidade para a maioria dos cargos.

Novamente, assim como na civil, a Polícia Federal é abrangente em relação aos cursos que você pode fazer, ou seja, não é obrigatório ser formado em Direito. Depende muito da função que você vai exercer dentro da Polícia Federal, do que o Edital solicita, etc.

Portanto, recomendamos que analise as informações que vamos trazer em relação às vagas e cursos necessários, e claro, acima de tudo, leia bem o Edital antes de se inscrever. Dessa forma, você evita surpresas indesejáveis em um futuro próximo (Já pensou passar no concurso e não ter a formação necessária?! Leia o edital!).

Além disso, é importante lembrar de que o concurso da Polícia Federal é um dos mais complicados dentro das carreiras policiais, sendo necessário até mesmo realizar um teste de natação na fase do TAF (teste de aptidão física), prova que não é presente nos concursos de outras carreiras policiais.

5 principais cargos da Polícia Federal

Bom, já sabemos que precisa de faculdade para ser policial federal na grande maioria das vagas, mas quais são os cargos disponíveis e as respectivas faculdades que é preciso fazer?

Abaixo separamos os 5 principais cargos da Polícia Federal, com informações sobre o curso superior necessário para cada um deles. Confira:

Escrivão

O escrivão da Polícia Federal é um profissional responsável pelos registros e elaboração de documentos em processos criminais, além de realizar atividades administrativas de apoio às investigações conduzidas pela instituição.

Ele atua como a principal ligação entre os policiais federais e as demais autoridades envolvidas na investigação, incluindo os advogados e os representantes do Ministério Público.

Além disso, o escrivão tem a responsabilidade de manter a ordem e a integridade dos registros e documentos oficiais, garantindo transparência e efetividade no trabalho da Polícia Federal.

Qual faculdade fazer para ser policial federal, no cargo de escrivão?

É um dos cargos da Polícia Federal que não possuem especificidade em relação ao curso superior, ou seja, qualquer um já é suficiente para concorrer às vagas do concurso.

De toda forma, geralmente os escrivães são formados em Direito, por causa dos conhecimentos técnico-jurídicos. Também são recomendados os cursos de Administração, Biblioteconomia, Matemática ou Tecnologia da Informação.

Agente

O agente da Polícia Federal é um profissional que realiza atividades de polícia judiciária e investigação em áreas como contrabando, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes financeiros. Ele tem o poder de realizar prisões e apreensões, bem como investigar crimes e coletar provas.

Qual faculdade fazer para ser policial federal, no cargo de agente?

Assim como no caso do escrivão, não há especificidade de curso superior. Qualquer um já é suficiente. Também não há recomendação, apesar de tecnólogos relacionados a área de Direito serem interessantes.

Papiloscopista

O Papiloscopista da Polícia Federal é um profissional que realiza atividades ligadas à identificação humana, como coleta e análise de impressões digitais, elaboração de retratos falados e comparação de documentos.

Qual faculdade fazer para ser policial federal, no cargo de papiloscopista?

Mais uma oportunidade para quem é formado em cursos variados: não há especificidade necessária em relação ao curso superior.

Delegado

Um dos cargos mais desejados entre os graduandos de Direito, o delegado da Polícia Federal é um profissional responsável por conduzir e coordenar investigações criminais em âmbito federal, além de emitir mandados de prisão e de busca e apreensão.

Qual faculdade fazer para ser policial federal, no cargo de delegado?

Como você deve imaginar, é requisito nos concursos para delegado de polícia civil o diploma em Direito. Mas calma, precisa só do curso mesmo: sem necessidade da carteirinha da OAB ou algo parecido, apenas o diploma reconhecido pelo MEC já é suficiente.

Perito criminal

O perito criminal é um profissional especializado em realizar investigações forenses e técnicas científicas em crimes. Ele é responsável por realizar autópsias, exames toxicológicos, balística, inspeção em local de crime e processamento de evidências.

Qual faculdade fazer para ser policial federal, no cargo de perito criminal?

A depender do edital do concurso que você se inscrever, o curso exigido pode ser diferente, mas geralmente fica entre: Ciências Biológicas, Biomedicina, Biologia, Farmácia, Geologia, Odontologia, entre outros relacionados à área da saúde.

Cargos da Polícia Federal que não precisam de curso superior: quais são eles?

Os cargos da Polícia Federal que não precisam de curso superior são relacionados à área administrativa, ou seja, o pessoal que trabalha com papelada e organização de documentação, dentro de unidades físicas da PF.

Para saber mais sobre eles, verifique se existem vagas disponíveis na hora de ler o Edital do certame.

Entendeu melhor sobre qual faculdade fazer para ser policial federal? Já pensou em fazer alguma das que citamos? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Então continue conectado aqui, com o Blog Stoodi, e confira os conteúdos sobre como se preparar para conquistar a sua vaga na seleção de concursos públicos.

Stoodi para concursos públicos!

Até a próxima!