Qual o curso para trabalhar em banco?

Qual o curso para trabalhar em banco?

Trabalhar em banco é o desejo de muitas pessoas. Carga horária reduzida, salários altos e a segurança de trabalhar em uma instituição financeira fazem com que o cargo de bancário seja um dos mais cobiçados entre os concurseiros de plantão.

Mas, é necessário ter ensino superior para poder trabalhar em banco? Muitos dos concursos que vemos por aí solicitam que o concorrente seja formado em algo, enquanto outros solicitam apenas que você tenha o ensino médio completo.

E quando falamos de carreiras bancárias? Quais são as exigências em relação à formação educacional? Qual o curso para trabalhar em banco? Leia conosco e saiba mais detalhes sobre essa questão. Vamos lá!

Precisa de faculdade para trabalhar em banco público?

E então, precisa de faculdade para ser bancário? Quando se trata de banco público, a resposta é não. Por banco público, mencionamos aqueles que possuem ao menos 50% de suas ações sendo geridas pela União, ou seja, o Governo Federal.

Hoje, encaixam-se nesse requisito os seguintes bancos:

  • Banco da Amazônia S.A. (BASA), fundado em 9 de julho de 1942;
  • Banco do Brasil S.A. (BB), fundado em 12 de outubro de 1808;
  • Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), fundado em 19 de julho de 1952;
  • Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), fundado em 20 de junho de 1952;
  • E a Caixa Econômica Federal (CAIXA), fundada em 12 de janeiro de 1861.

Esses são os cinco únicos bancos verdadeiramente estatais brasileiros, possuindo um sistema de economia mista, ou seja, possuindo mais acionistas além da União.

Como mencionado acima, não precisa de faculdade para trabalhar em banco público, pelo menos não na grande maioria dos editais de concurso público que essas instituições bancárias lançam no mercado.

Geralmente, apenas o ensino médio completo já é o suficiente para concorrer às vagas. Mas existem exceções, por isso, é importante ler o edital com atenção antes de se inscrever.

Precisa de faculdade para trabalhar em banco privado?

Mas, e quanto aos bancos privados, precisa de faculdade para trabalhar em algum deles? Bom, na grande maioria das vezes, sim, é necessário ao menos um diploma de curso superior, seja de graduação (4 a 5 anos) ou então de tecnólogo (2 a 3 anos), que se encaixe na vaga e seja reconhecido pelo MEC.

Quando falamos de bancos privados, a lista é verdadeiramente imensa. Hoje, no Brasil, entre os 5 bancos estatais já mencionados, bancos estaduais, bancos privados do exterior e também nacionais, nosso país conta com mais de 130 instituições bancárias.

A grande maioria é privada. Para conferir a lista completa, entre nesse link oficial do BNDES com os nomes e códigos de cada banco – Lista de bancos.

Qual o curso para trabalhar em banco?

E afinal, qual o curso para trabalhar em banco que solicita o ensino superior completo como um requisito? Novamente, essa é uma pergunta que depende de muitos fatores para ser respondida.

Depende das duas seguintes situações:

  • Da vaga que o banco está ofertando;
  • E da formação superior que o banco solicita aos participantes.

Vale ressaltar que muitos bancos privados também realizam concursos para admissão de seus novos funcionários, mas estes um pouco diferentes, com mais etapas além da clássica prova de múltipla escolha.

Eles ainda contam com entrevistas prévias para conhecer um pouco mais de quem deseja preencher a vaga.

De toda forma, abaixo deixamos algumas dicas de faculdades que você pode fazer se quiser trabalhar em banco, seja para cumprir um requisito de edital do concurso, ou então para estar preparado para as questões do dia a dia de um bancário.

Confira 5 cursos para trabalhar em banco:

Ciências Contábeis

É um curso de bacharelado que possui duração média de 8 semestres (cerca de 4 anos). Muitos conhecem o curso superior de Ciências Contábeis como “Contabilidade”. Apesar da semelhança e correlação, não são as mesmas coisas.

Enquanto no curso de Ciências Contábeis você aprende sobre todas as coisas do meio contábil, a “Contabilidade” se refere a prática desse aprendizado.

O curso de Ciências Contábeis pode ajudar quem quer trabalhar em banco, pois proporciona uma compreensão profunda sobre finanças e contabilidade, tornando o aluno capaz de trabalhar com análises financeiras, demonstrações contábeis, controles financeiros, além de desenvolver habilidades contábeis que são aplicáveis em diversos setores.

Economia

Mais um curso do tipo bacharelado, com duração média de 8 semestres (cerca de 4 anos). O estudo se baseia em temas diversos, como a produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

Na prática, os estudantes aprendem a analisar o comportamento dos agentes econômicos, como empresas e governos, e a macroeconomia dos países.

Essa formação é muito importante para quem quer trabalhar em banco, pois esse tipo de organização é fortemente impactado pelas condições econômicas e o conhecimento de economia ajuda a tomada de decisão dentro de uma instituição financeira.

O curso também oferece disciplinas de finanças, estatística e matemática financeira, que dão ao aluno habilidades específicas para trabalhar com análises financeiras complexas e operações de mercado financeiro.

Gestão financeira

Diferente dos citados até aqui, o curso de gestão financeira pode ser encontrado nos títulos de bacharelado e licenciatura com duração de 4 anos, além de tecnólogo, com menor duração (entre 2 a 3 anos).

É voltado para formar profissionais capazes de gerir as finanças de uma empresa ou instituição financeira, como um banco.

Durante a graduação, os alunos aprendem técnicas de análise de investimentos, planejamento financeiro, gestão de riscos, controladoria, entre outras habilidades importantes para o sucesso do negócio.

Para quem quer trabalhar em banco, este curso é bastante indicado, pois proporciona uma visão ampla sobre as atividades financeiras e permite que o profissional atue em diferentes áreas do banco, desde a análise de crédito até a gestão de carteiras de investimentos.

Administração

Um dos cursos mais tradicionais da história do ensino superior brasileiro, possui título de bacharelado, com duração mínima de 8 semestres (4 anos), e pode ser encontrado com diferentes nomes, com modalidades como a do Comércio Exterior.

É uma graduação que prepara os alunos para gerenciarem empresas de diversos segmentos, incluindo as instituições financeiras, como bancos. Durante o curso, os estudantes adquirem conhecimentos sobre gestão de recursos humanos, finanças, marketing, estratégia, entre outros temas.

No contexto bancário, a formação em Administração pode ajudar o profissional a compreender a dinâmica das organizações financeiras, gerenciar equipes, desenvolver estratégias e tomar decisões com base em dados e informações.

Assim, a graduação em Administração é uma excelente opção para quem deseja construir uma carreira sólida no setor bancário.

Ciências Atuariais

Um curso recente, conhecido no passado como “Gestão de Riscos”, que possui título de bacharelado e também dura cerca de 8 semestres (4 anos).

Estuda as relações financeiras e econômicas a longo prazo, calculando riscos e prejuízos esperados para empresas e instituições financeiras, como os bancos.

Durante a graduação, o aluno aprende a analisar e gerenciar dados estatísticos e financeiros, compreendendo os riscos e trabalhando com seguros, previdências e investimentos.

Com esse conhecimento, o profissional formado em Ciências Atuariais pode trabalhar em diversos setores de uma instituição bancária, como gerenciamento de riscos, análise de investimentos e previdência privada, sendo um diferencial competitivo para sua carreira no mercado financeiro.

Gostou da nossa lista de cursos para trabalhar em banco? Com qual deles você mais se identifica?

Agora que você já sabe quais cursos pode optar para trabalhar em banco, conte com o Stoodi para sua preparação. Seja para as provas do vestibular, ou para as provas de concursos para cargos em instituições financeiras públicas, o Stoodi é o melhor cursinho online preparatório para você que precisa estudar os conteúdos de Ensino Médio!

Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das melhores dicas de estudo, Carreira e Atualidades, além de conteúdos importantíssimos sobre os maiores exames e vestibulares do país!

Vem pro Stoodi!