Como montar uma rotina de estudos para passar em medicina?

Como montar uma rotina de estudos para passar em medicina?

Montar uma rotina de estudos para passar em medicina é o primeiro passo para ir em busca da sua aprovação, sabia? Quanto antes você começar a se preparar, mais tempo terá para ajustar o que for preciso e chegará com tudo em sua prova!

Mas saber como fazer isso é uma das grandes dúvidas de muitas pessoas. É o seu caso? Você não sabe por onde começar? Vem com a gente! O Stoodi ajuda você a traçar todos os passos para isso!

Continue lendo e acompanhe todas as nossas dicas para tirar suas dúvidas.

Identifique suas vulnerabilidades

Todo estudante tem uma disciplina que é aquele verdadeiro desafio para estudar. Muitos têm dificuldade, por exemplo, com física e matemática. Outros até tremem quando ouvem a palavra “biologia”. Já outros podem detestar língua portuguesa.

Essas disciplinas, justamente por serem uma dificuldade sua, precisarão de uma maior atenção durante seus estudos. Afinal, provavelmente são elas que você terá maior dificuldade para acertar, até mesmo, questões mais fáceis.

E considerando as características do TRI (Teoria de Resposta ao Item), esses pontos são extremamente valiosos. Então, saber quais são as disciplinas que possuem maior dificuldade ajudam a direcionar quais delas precisam de mais tempo para seus estudos.

Considere os pesos da prova

Outro ponto é, também, saber quais são as provas que terão maior peso na hora de compor a sua nota. Afinal, aquelas que possuem maior peso colocam sua média lá em cima e aumentam suas chances de aprovação!

Por exemplo, na USP, o cálculo dos pesos das provas é feito da seguinte forma:

  • Ciências da Natureza: peso 4;
  • Matemática: peso 3;
  • Ciências Humanas, Linguagens e Redação: peso 2.

Com isso, você sabe que Ciências da Natureza tem que ter uma atenção especial na hora de estudar. Afinal, uma questão que você acerte vai dar aquele up incrível na sua nota final e ajudar na sua aprovação!

Mantenha a disciplina

Uma das grandes falhas na hora de criar uma rotina de estudos para passar em medicina é pensar em um cronograma, mas não ter disciplina para mantê-lo. Problemas desse tipo podem criar uma verdadeira bola de neve sobre seus estudos.

Por isso, mantenha o foco e mire no seu objetivo final. Mesmo que tenha preguiça, ou que não esteja tão afim, é crucial resistir. Esse esforço vai valer a pena! Claro, não passe por cima dos seus limites, mas a disciplina é uma parte fundamental para o seu sucesso.

Respeite limites

A disciplina é importante? Sim. Respeitar limites? Também. É muito comum que estudantes em busca da sua vaga em medicina ultrapassem esse ponto, principalmente, no que diz respeito ao tempo de descanso.

Não adianta, por exemplo, estudar 12 horas por dia se você estará cansado demais para conseguir reter o conhecimento de fato. Por isso, respeite seus períodos de descanso e lazer. Ao montar sua rotina, deixe espaços para curtir a vida. Afinal, esse momento da sua vida também só acontece uma vez. Não deixe de vivenciar suas experiências.

Isso será importante para relaxar sua cabeça e dar aquela recarregada nas energias. E você poderá voltar preparado para recomeçar os estudos com tudo!

Invista nos estudos para redação

Não deixe de investir em melhorar suas técnicas de redação! Muitas universidades a consideram como um peso alto para sua prova e, portanto, você precisa se preparar para tirar aquele texto nota 1000!

Por isso, é importante trazer para sua rotina os treinos de redação. Isso vale tanto para identificar os prováveis temas quanto, também, aperfeiçoar suas técnicas de escrita.

E, para isso, é importante também, ter alguém avaliando a sua redação. O feedback de um especialista pode dar os direcionamentos necessários para prepará-lo para os diferentes exames. E, também, você receberá dicas de como preparar uma estrutura de sucesso para fazer seu texto.

Esse é um ponto fundamental, principalmente, se você tiver dificuldades para escrever. O treino fará com que você tenha maior confiança e escreva um texto de sucesso.

Faça um cronograma personalizado semana a semana

Sabia que é muito importante criar um cronograma detalhado para seus estudos? Não basta apenas separar por disciplina, mas pensar, também, quais temas serão vistos naquele dia. Isso garante que você conseguirá revisar tudo que é preciso até o dia da prova.

Porém, precisamos deixar claro um ponto: você precisa revisar ele semana a semana! Afinal, ao final da sua rotina, pode perceber que ficou dúvidas do tema abordado ou, por algum motivo, aconteceu alguma emergência e não conseguiu estudar, será preciso redirecionar rotas e recomeçar.

Mas você pode pensar agora: mas organizar o cronograma com os temas semana a semana é muito trabalhoso! E isso pode consumir um tempo importante do seu descanso ou que poderia ser utilizado para revisão.

Concordamos com isso. Por isso, aqui no Stoodi, nós pensamos em um cronograma personalizado 100% voltado para suas demandas e necessidades. Mas vamos explicar isso melhor a seguir.

Inicie sua rotina de estudos para passar em medicina com o melhor cursinho online: o Stoodi!

E para ter a melhor preparação para passar em medicina, é fundamental ter ao seu lado os melhores conteúdos, que vão dar o direcionamento que você precisa para conseguir arrasar nas provas. E o Stoodi está aqui para ajudar na sua aprovação!

Como falamos logo acima, aqui você encontra um cronograma de estudos personalizado pensado para seus horários disponíveis e atualizamos ele semana a semana, de acordo com seu progresso. Ou seja, foque nos seus estudos e deixe essa parte de organização com a gente!

Além disso, você terá também todo o suporte da estrutura do melhor curso, com mais de 6 mil horas de aula e 30 mil exercícios. E não para por aí!

Tenha uma preparação voltada especificamente para medicina: conte com o StoodiMed! Faça simulados, tenha exercícios de nível difícil em sua lista, correções de redação ilimitadas, assim como a ajuda de monitores para responder ás suas dúvidas, entre outros benefícios que vão garantir seu sucesso!

O Stoodi é o seu maior aliado na hora de montar uma rotina de estudos de sucesso para passar em Medicina. Conquiste sua vaga com a gente! Faça sua inscrição no StoodiMed e vamos juntos nessa jornada.