Vestibular USP: o que é, como funciona e como se preparar?

Vestibular USP: o que é, como funciona e como se preparar?

O vestibular USP é o segundo mais concorrido de todo o Brasil, e assim, não por menos, acaba sendo aquele que mais possui alunos preparados para a prova. Em termos de participação, perde em números apenas para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

Dessa forma, se você é um estudante que sonha em um dia ser estudante da Universidade de São Paulo, saiba que é essencial se preparar para a prova da Fuvest. Nesta matéria, explicamos a você o que é a Fuvest e também como se preparar para o vestibular USP. Leia!

Vestibular USP: o que é?

O vestibular da USP, como mencionado acima na introdução, é a porta de entrada para quem deseja ingressar em uma faculdade da Universidade de São Paulo. Conhecido nacionalmente como “Fuvest”, a prova reúne milhares de participantes diretos e treineiros, todos os anos.

Os treineiros são aqueles que ainda estão cursando o Ensino Médio, e fazem a prova apenas para ter conhecimento e experiência. Nesta próxima edição, estes somam mais de 10 mil participantes, um número realmente considerável.

Fuvest é o acrônimo para a Fundação Universitária para o Vestibular, instituição responsável por produzir o certame e aplicar aos alunos participantes em três fases diferentes, que veremos um pouco mais a seguir. Por mais que a fundação já tenha preparado provas para outras instituições de ensino, hoje é exclusiva da USP.

Quantos participantes para o próximo vestibular da Fuvest?

O próximo vestibular da Fuvest inicia sua primeira fase no dia 4 de dezembro ainda deste ano, como veremos um pouco mais a frente. A prova contará com 114.432 participantes, sendo que 10.389 destes são treineiros.

Tem como entrar sem fazer o vestibular USP?

Mas, e há chance de entrar na Universidade de São Paulo sem prestar o vestibular da Fuvest? Na realidade sim. A prova da Fuvest não é o único meio de ingresso nas faculdades que a USP disponibiliza aos vestibulandos: o Exame Nacional do Ensino Médio também é válido.

Até este ano, o método de entrada pelo ENEM era por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Porém, após mudanças internas por meio da administração da USP, para o primeiro semestre de 2023, a própria nota do ENEM será válida por meio do processo seletivo da Fuvest.

E como vai funcionar? Bem, a ideia era desvincular o ingresso na USP dos calendários “atrasados” do Sisu. Dessa forma, o painel de inscrição para as notas de corte da Fuvest irá aceitar também as notas diretas dos alunos do ENEM.

Então, caso esteja se preparando para o ENEM, saiba que sua nota valerá para a faculdade que deseja realizar já para o próximo semestre/ano!

Fases do vestibular USP: como funciona a Fuvest?

vestibular usp

O vestibular da Fuvest é considerado um dos mais complicados pela sua quantidade de fases e conhecimentos que são avaliados. Atualmente, a prova é dividida em 3 fases distintas, as quais especificamos abaixo:

  • 1ª fase: sempre realizada em um domingo, neste ano, será realizada no dia 4 de Dezembro. Avalia conhecimentos gerais de matérias abordadas no Ensino Médio;
  • 2ª fase: alunos aprovados na 1ª fase passam então para a 2ª, sempre realizada em um domingo e uma segunda. Neste ano, será realizada nos dias 8 e 9 de janeiro de 2023. No domingo, são 10 questões de português e uma redação, na segunda, 12 questões de duas a quatro disciplinas específicas do curso escolhido;
  • 3ª fase: conhecida como THE, é a prova de habilidades específicas, que ocorre no próximo ano entre os dias 11 e 14 de janeiro. Alunos que reprovarem nesta prova terão a chance de concorrer no segundo curso de escolha por prioridade.

Imagine a complexidade dessas provas: com um cursinho preparatório para a Fuvest, você não se prepara apenas para o vestibular, mas de maneira específica para cada uma das 3 provas que serão aplicadas. Dessa forma, sua chance de aprovação aumenta.

Como se preparar para o vestibular USP?

Afinal, como se preparar para o vestibular da Universidade de São Paulo? São muitas as maneiras e dicas que podemos lhe indicar para sua preparação, não somente para a Fuvest, como para vários outros certames que deseja realizar, inclusive o ENEM.

Entre as principais dicas, podemos citar:

  • Estude diariamente;
  • Tenha um cronograma de estudos organizado;
  • Troque conhecimento com amigos e conhecidos que também farão a prova da Fuvest;
  • Treine diversos temas de redação, usando como referência as dicas encontradas no blog oficial da Stoodi;
  • Compareça a aulões presenciais próximos de sua casa;
  • Compareça a aulões virtuais;
  • Faça um cursinho pré-vestibular: esta é a melhor dica que podemos lhe dar, pois o cursinho é organizado justamente para otimizar seus estudos e aumentar as chances de você ser aprovado já logo de cara. Abaixo, contamos a você qual é o melhor cursinho pré-vestibular da USP de todo o Brasil. Leia!

Faça seu cursinho para Fuvest na Stoodi

O Stoodi é o maior portal de cursos preparatórios do país. Nossos cursos preparatórios tem o maior índice de satisfação dos alunos, e boa parte desses 114.432 participantes, incluindo treineiros, são nossos alunos que tentarão uma vaga de primeira na Fuvest.

Possuímos os professores mais qualificados do mercado, com uma ementa estruturada e capaz de fazer você passar na prova da Fuvest logo na primeira tentativa. Faça seu cursinho vestibular USP no Stoodi e tire uma nota maior do que a necessária para fazer o curso dos seus sonhos.

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

Muito além de ser um ótimo produto para um valor baixo de mercado, você ainda pode usufruir de nossos cursos preparatórios por 14 dias sem pagar nada. São duas semanas de curso gratuito para você testar a plataforma e aumentar seu arsenal de conhecimento.

E então, está esperando o que? Faça o seu cadastro e comece a estudar para a prova do vestibular USP o quanto antes, assim, estará mais preparado no grande dia. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *