Psicologia online: saiba o que é e como funciona o curso!

Psicologia online: saiba o que é e como funciona o curso!

Psicologia online é um curso muito procurado por diversos vestibulandos. Na realidade, os cursos virtuais ganharam muito espaço nos últimos anos, muito pelo fato de poderem se adaptar à rotina do aluno. Hoje, muitos cursos possuem aulas gravadas, assim, o estudante pode comparecer aos estudos quando for melhor para sua rotina.

Dessa forma, mesmo aqueles que possuem uma rotina corrida, e que, consequentemente não poderiam comparecer à faculdade presencial, podem se formar no curso dos sonhos. Na matéria de hoje, falaremos o que é, como funciona e como fazer um curso de psicologia online. Leia conosco!

Garanta seu desconto com a nota do Enem

O que é psicologia online?

Afinal, o que é psicologia online? Apesar de parecer, não estamos falando de terapia por meio de videoconferência. Deixando as piadas de lado, estamos falando do curso de graduação em Psicologia, porém, ministrado por professores de forma online, onde o aluno acompanha as aulas pelo PC ou pelo smartphone.

O material didático fica disponibilizado em um sistema web, conhecido como “AVA”, acrônimo para “Ambiente Virtual de Aprendizagem”. Por lá, é possível não somente ter acesso a apostilas e videoaulas, como também realizar provas, entregar trabalhos, gerar boletos de pagamentos, imprimir comprovantes, etc.

Enfim, o AVA é o sistema base para o curso de graduação em Psicologia online. Não somente, visto que os alunos presenciais também o utilizam. As aulas, como mencionado, acontecem por meio de videoconferência.

Além disso, existem diferentes tipos de “aula online” no Ensino Superior brasileiro. Desde aulas 100% presenciais até o ensino híbrido, onde ao menos uma vez por semana ou duas vezes no mês o aluno deve comparecer a um polo presencial da instituição de ensino.

Qual a frequência das aulas?

A frequência das aulas de Psicologia também depende do tipo de curso digital escolhido. Alguns cursos possuem um ou dois encontros presenciais durante a semana, enquanto outros geram aulas diárias com hora marcada.

Por fim, há os cursos 100% online, onde dificilmente o aluno tem aulas virtuais ao vivo, a não ser as primeiras do semestre, algumas pontuais no meio do período e aquelas para finalizar os estudos. Em suma, tudo depende da instituição de ensino, do método aplicado e do curso escolhido.

Psicologia à distância não é permitida no Brasil

As informações que trouxemos acima não são especificamente de um curso de graduação em Psicologia online, mas de outros cursos em que é permitido a modalidade EAD. Seria ótimo para você, que sonha em fazer Psicologia, poder fazer a faculdade dos seus sonhos no conforto de sua casa, não é mesmo?

Infelizmente, ainda não é possível. Em 14/07/2022 o MEC, o Ministério da Educação, publicou a portaria de nº 749/2022, onde autorizava o Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) a disponibilizar ao menos 2 mil vagas anuais para o curso no formato EAD.

Porém, devido à alta pressão dos conselhos regionais e também do Conselho Federal de Psicologia, o órgão do Governo Federal responsável pela organização do estudo de Ensino Superior voltou atrás apenas 4 dias depois, 18 de Julho.

Em nota, o MEC voltou atrás mencionando que havia um “erro material” na portaria lançada, e assim, proibia novamente o curso de graduação de Psicologia na modalidade EAD. Portanto, ainda não é possível estudar Psicologia online.

O que fazer então? Preparar-se para o vestibular!

E então, o que quem deseja fazer um curso de Psicologia online deve fazer? Preparar-se para o ENEM e para os vestibulares, é claro. Não deixe que o estudo presencial lhe intimide, pelo contrário, prepare-se para a prova de ingresso na universidade de desejo e realize seu sonho.

Abaixo, deixamos 2 dicas interessantes de como se preparar para o vestibular de psicologia, leia:

1. Estude todos os dias sem falha

A constância é a amiga mais próxima da perfeição. Quantos relatos de pessoas que passaram em um concurso complicado somente depois de 8 anos estudando você já viu? Não estamos dizendo que você vai demorar 8 anos para passar no vestibular para Psicologia, é apenas um exemplo.

Queremos dizer que, quanto mais você se preparar, maior é a chance de atingir a nota de corte para o curso de Psicologia. Dessa forma, estude diariamente uma quantidade de horas x, para exercitar seu cérebro e também adquirir novos conhecimentos.

2. Faça um cursinho pré-vestibular

Presencial ou online, a verdade é que a melhor forma para se preparar para o seu vestibular de Psicologia é fazer um cursinho pré-vestibular. São completos, abordam todos os conteúdos que cairão nas provas e também exercitam seu processo de redação.

Como dica exclusiva, recomendamos que faça um cursinho online, que lhe traz maior flexibilidade em seu cotidiano, além de que as aulas podem ser acessadas sempre que quiser, de novo e de novo, melhorando ainda mais o seu aprendizado!

Faça o teste vocacional de Psicologia do Orientu!

O Orientu é um site na web especializado na orientação de carreira profissional. Nele, além de milhares de informações sobre carreiras, cursos e salários, você também tem a oportunidade de fazer um teste vocacional gratuito.

O teste vocacional do Orientu funciona através de algumas fases simples, onde você deve:

  • Selecionar as atividades (entre as disponíveis na tela) que você gostaria que fizessem parte do seu trabalho;
  • Selecionar matérias (entre as disponíveis na tela) nas quais você domina ou gostaria de continuar estudando;
  • Selecionar matérias (entre as disponíveis na tela) que você não gostaria de estudar no futuro;
  • Selecionar habilidades (entre as disponíveis na tela) que você já possui;
  • Informar o ano e o semestre que pretende ingressar na faculdade;
  • Informar o tipo de faculdade que deseja (particular, pública, etc.);
  • Criar seu cadastro com algumas informações pessoais;
  • Clicar em “Li e Aceito os Termos de Uso”;
  • Clicar em “Ver resultado” e pronto.

Na próxima tela você já verá o resultado do teste vocacional gratuito do Orientu para sua carreira profissional. São vários cursos que são indicados, ganhando aquele que possuir maior porcentagem de afinidade com base nas informações que você forneceu.

Será que a porcentagem será maior para o curso de Psicologia? Ou será que o seu foco é outro? Você só saberá quando fizer o teste. Então aproveite e faça o quanto antes. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *