Ciências da Natureza e suas Tecnologias? Saiba mais para o Enem e vestibulares

Ciências da Natureza e suas Tecnologias? Saiba mais para o Enem e vestibulares

Começar os seus estudos para o Enem e principais vestibulares começa, principalmente, por conhecer os principais temas que caem na prova. Com isso, você consegue fazer uma preparação impecável para conquistar a tão sonhada aprovação.

A partir disso, é possível criar um cronograma de estudos que contemple os assuntos mais recorrentes. Com organização, é possível criar estratégias de acordo com a sua disponibilidade de tempo que vão ser importantes para o sucesso nas provas.

Uma das áreas de conhecimento do exame e dos vestibulares é Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Vamos entender mais sobre ela a seguir! Vamos lá e boa leitura.

O que são as Ciências da Natureza e suas Tecnologias?

Ciências da Natureza e suas Tecnologias é uma área do conhecimento que contempla as disciplinas que estudam o meio natural e os elementos que o compõem. E, também, abordam temas interdisciplinares que estão relacionados com essa temática.

Em provas como o Enem, ela contempla uma parte do exame que é formada por 45 questões. Por isso, dedicar-se para essa etapa é fundamental, pois pode ser uma parte importante da sua nota e que ajudará a potencializar suas chances de aprovação.

Quais as áreas de aplicação das Ciências da Natureza e suas Tecnologias?

Como o Ensino Médio trabalha com disciplinas específicas, é importante que você conheça quais são as relacionadas com esse campo do conhecimento. Temos três que estão diretamente relacionadas com as Ciências da Natureza e suas Tecnologias: química, física e biologia.

Conheça mais sobre elas a seguir e veja quais não podem ficar fora do seu planejamento de estudos.

Química

A disciplina de química está ligada com as propriedades e transformações das matérias, bem como os processos que ocorrem na natureza. Alguns dos pontos que são mais presentes em provas como Enem e vestibulares são:

  • transformações químicas, ligações e reações químicas;
  • estruturas atômicas, modelos;
  • elementos químicos;
  • mudanças de estado físico e forças intermoleculares;
  • propriedades e estados da matéria;
  • propriedades da água;
  • compostos de carbono (química orgânica);
  • química inorgânica;
  • termoquímica;
  • eletroquímica;
  • equilíbrio químico, entre outros.

Além disso, como as provas cada vez mais têm uma abordagem interdisciplinar, pode ser que algumas questões ainda tenham diálogos com outras áreas da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, como física e biologia.

Física

A disciplina de física está relacionada com as interações entre forças que agem na natureza e no universo de modo geral. Ela analisa, portanto, os fenômenos, as propriedades deles, bem como também ajuda a identificar quais são as consequências que eles podem ter.

Alguns dos principais temas que você poderá encontrar na prova do Enem e vestibulares são:

  • tipos de energia (cinética e potencial), trabalho e potência;
  • estudos sobre movimentos, mecânica e adoção das leis de Newton;
  • estudos sobre fenômenos de ondas;
  • eletromagnetismo, eletrostática e eletrodinâmica;
  • termodinâmica e demais fenômenos relacionados com calor;
  • fenômenos relacionados à luz (óptica e refração da luz);
  • hidrostática.

É uma disciplina que trabalha bastante com cálculos matemáticos para poder, por exemplo, prever resultados de um fenômeno. É o caso do cálculo da aceleração média de um veículo, que pode ser feita por meio de cálculos com uma fórmula específica para isso.

Da mesma forma, você poderá encontrar muitas questões que trabalham os temas da física de forma interdisciplinar com a química e a biologia. Então mergulhe de cabeça nos estudos em todas as áreas.

Biologia

A biologia é a disciplina de estudo sobre os organismos vivos e natureza como um todo. Ou seja, você deverá dominar os temas que estão relacionados com os seres vivos e suas interações com o meio ambiente.

Também está relacionado, em certa medida, com a composição desses seres. Lembra-se o que falamos sobre conhecimentos interdisciplinares? Pois é, um dos temas que pode cair na sua prova sobre isso é bioquímica, que é a junção de conhecimentos dessa disciplina e de química.

Alguns dos principais temas que caem no vestibular e Enem nesta área são:

  • moléculas, células e tecidos (características da formação celular, metabolismo, citologia e biotecnologia);
  • hereditariedade e diversidade da vida (estudos sobre genética, cromossomos, tipos sanguíneos, entre outros);
  • identidade e classificação de seres vivos (sistemas de classificação, características dos seres de cada sistema, filogenia, embriologia, fisiologia, entre outros);
  • ecologia e ciências ambientais.

O que você deve conhecer sobre as Ciências da Natureza e suas Tecnologias para a prova do Enem e vestibulares?

Tanto o Enem quanto os principais vestibulares do Brasil estão passando por uma verdadeira reformulação. A famosa “decoreba” não faz mais sentido, sendo preciso que você compreenda bem os temas que vão ser cobrados no edital e saber como aplicá-los nas questões propostas.

Além disso, como o próprio nome da área de conhecimento sugere, também poderá encontrar questões sobre tecnologias ligadas a esses campos do saber. Por isso, é comum que temas atuais também sejam cobrados.

Os editais trazem detalhadamente tudo que você deve saber sobre cada uma das provas. Mas como dar conta disso tudo, atualizar-se e ainda estudar as demais áreas para a prova? Um bom cursinho poderá ser o seu melhor parceiro para isso.

Conheça tudo que precisa sobre as Ciências da Natureza e suas Tecnologias com o melhor cursinho do país!

O melhor cursinho ajuda aqueles que estão estudando para o Enem e vestibulares em todas as etapas, e não só sobre aprender todos os conteúdos que precisam para a aprovação, mas também com diversas outras vantagens.

Aqui no Stoodi você encontra toda a estrutura necessária para ajudar nos seus estudos, principalmente para quem quer um curso totalmente online e de qualidade. Com a gente, você encontra diferenciais que serão fundamentais para o seu sucesso nas provas.

Além de aulas incríveis com os melhores professores do mercado, você poderá ter todo o suporte para um ótimo cronograma de estudos e realizar simulados que vão ajudar a tirar suas dúvidas.

Ainda está em dúvida? Então relaxe. Utilize nossa plataforma por 14 dias sem pagar nada! Ao final, temos certeza de que verá como o Stoodi é a melhor opção para sua trajetória.

Comece já o seu caminho rumo à aprovação! Faça seu cadastro e comece já a estudar para a prova do Enem ou vestibular agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *