Eu assisto a aula ou à aula?
Descubra se devemos usar a crase quando utilizamos o verbo assistir
Você sabe responder se o verbo assistir tem crase?
Uma coisa que muitas pessoas se esquecem é que o verbo assistir possui dois significados. É justamente aí que a crase entra na história: o acento grave é usado para diferenciar o que estamos indicando com o termo.
Então vamos lá:
Usamos o verbo assistir, na maioria das vezes, com o sentido de ver. Nesse caso devemos sim usar a crase. Por exemplo: eu assisto ao jogo de futebol, eu assisto à partida de futebol. – Podemos notar que nessa frase temos o uso de preposições.
Porém, existe também o verbo assistir no sentido de dar assistência. Já nesse caso não devemos colocar o acento. Exemplo: eu assisto o doente, eu auxilio a criança. – Podemos perceber que nesse caso não temos preposições na frase.
Sendo assim, se você quiser dizer que compareceu à aula, que acompanhou e viu tudinho = você deve usar sim a crase.
Agora, se você está mandando tão bem que preparou o material, auxiliou os outros alunos durante a aula e deu assistência = nesse caso você escreve sem a crase mesmo.
Entendendo o porquê:
O verbo assistir no sentido de ver é transitivo, pois isso é acompanhado obrigatoriamente pela preposição a. Já quando indicamos uma assistência, o verbo é intransitivo e não precisa de preposição.
Vale lembrar que o fenômeno da crase existe quando temos a preposição a + o artigo a. A junção das duas letras é indicada com um acento grave > a+a = à.
Para ter acesso a mais aprendizados com videoaulas e exercícios, cadastre-se gratuitamente:
1 comments
Na verdade, no sentido de prestar assistência, o verbo é transitivo direto, sem auxilio da preposição. Porque, um verbo intransitivo implicaria da desnecessidade de complemento verbal, o que não se concretiza, pois, quem dá assistência, assiste a alguém ou ‘a’ alguma coisa, necessitando de complemento. Da mesma forma, assistir no sentido de ver, necessita de complemento também, porém, com a necessidade de preposição, sendo transitivo indireto. Um exemplo de verbo intransitivo, seria o verbo morrer, que não necessita de quarquer complemento. Ele morreu.