Por que é um erro estudar em cima da hora para o vestibular?

Por que é um erro estudar em cima da hora para o vestibular?

Candidatos que estudam em cima da hora para o vestibular estão cometendo um erro, pois seu rendimento nos exames provavelmente não será dos melhores. Sobretudo para quem está concorrendo a carreiras disputadas como Medicina, a preparação deve começar cedo.

Como queremos que você tenha aprovação nas melhores instituições do país, criamos este artigo para mostrar por que estudar em cima da hora é um tremendo erro. Também, vamos mostrar os benefícios de se preparar com calma. Venha conosco!

Os prejuízos de estudar em cima da hora

O vestibular é uma competição, e somente os melhores vencem. Em comum, estes estudaram com tempo. Então, entenda o que acontece quando se estuda em cima da hora.

O cérebro não guarda as informações plenamente

Quando você estuda em cima da hora, o cérebro não consegue processar profundamente a informação, e as chances de reter algo de maneira consistente diminuem muito.

É bem diferente de quando você apenas repassa antes da prova pontos importantes que deseja fixar. Nesse momento, a mente está mais relaxada e já conhece aquele conteúdo, apenas está relembrando.

Não dá para conhecer bem o estilo das provas

Cada instituição tem seu padrão de prova, o qual normalmente se mantém ao longo dos anos. Não à toa, existem cursos preparatórios para USP, Unesp, Unicamp, UFRJ, UFSC e tantos outros. 

Esses cursos trabalham exaustivamente todas as características daquele processo seletivo, para você chegar na prova sabendo o que esperar. É como se treinasse meses a fio para entrar em campo e fazer bonito na final do campeonato.

Estuda-se sem uma boa estratégia

Ao estudar em cima da hora, dificilmente vai se organizar e traçar uma estratégia eficiente de estudos para o vestibular, tendo em vista suas dificuldades e desafios. 

Provavelmente, você vai tentar “decorar” o máximo de informações sem muito critério ou focar uma ou duas matérias nas quais tem problemas. Com isso, nenhuma das estratégias dará resultado.

Ansiedade e nervosismo tendem a aumentar

Sem o devido preparo, sua mente responderá com mais ansiedade e nervosismo. Como resultado, será difícil se concentrar e lidar com sentimentos de frustração, raiva e incapacidade que poderão surgir bem na hora dos exames. 

Essa autocobrança que atrapalha tanto seu desempenho só é evitada se você não estuda em cima da hora.

Por que seguir um planejamento de estudos com calma

Estudar com antecedência só traz benefícios e deixa a sensação de trabalho realizado. Veja os motivos!

É possível conhecer as particularidades de cada vestibular

Especialmente se você já decidiu quais faculdades vai prestar, pode criar um plano de estudos especialmente para elas e conhecer com profundidade todos os aspectos que envolvem o tipo de prova, conteúdos mais pedidos, estilo da redação, entre outros.

O aprendizado acontece sem estresse

O estresse é um grande vilão do estudante. Porém, ao planejar seus estudos, a pressão diminui e você sente que está cumprindo suas metas no tempo determinado.

Dá para fazer muitos simulados

Ir bem no vestibular depende, além do conhecimento, de treinar com simulados. Com eles, você ganha muitas noções importantes, por exemplo:

  • gerir o tempo para responder às provas;
  • equilibrar sua energia durante o exame;
  • exercitar questões discursivas;
  • praticar a redação;
  • conhecer o formato das questões.

É possível entrar em cursos preparatórios para o vestibular

Por fim, você pode entrar em cursinhos e ter mais ajuda para passar no vestibular. Uma opção que ajuda a personalizar seu estudo e otimizar seu tempo são as plataformas de estudos online ― verdadeiras escolas preparatórias para os principais vestibulares do país, além do Enem. Com elas, você tem tudo o que precisa para se dar bem nos exames:

  • planos de estudos completos;
  • milhares de videoaulas e exercícios;
  • possibilidade de medir seu progresso;
  • redações e exercícios corrigidos;
  • tutores à disposição para tirar dúvidas.

Agora pense, por que estudar em cima da hora para o vestibular? Então, aproveite a inspiração que este post trouxe e comece a se organizar agora mesmo. E se você gostou do conteúdo, curta nossa página no Facebook para muito mais novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *