Vestibular UERJ medicina: quer saber como passar? Confira aqui

Vestibular UERJ medicina: quer saber como passar? Confira aqui

Quer fazer uma faculdade de Medicina? Então, é bem provável que você esteja em busca de algumas das maiores instituições do país, não é mesmo? Afinal, o nome de uma grande universidade estampado em seu currículo é algo que abre inúmeras portas no futuro.

Além disso, investir em uma boa faculdade faz toda a diferença para a sua formação. Por exemplo, é possível ter acesso a maiores oportunidades ao longo da graduação, como chances de intercâmbio, projetos dentro da instituição e muito mais.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para ajudá-lo a mandar bem no vestibular UERJ Medicina, que concede vagas para uma das maiores faculdades de todo o país: a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Vamos lá? Continue a leitura e saiba mais!

Como é o vestibular de Medicina na UERJ?

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro é uma das poucas instituições — e a única entre as públicas do Rio — que não aderiram ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Por isso, conta com um vestibular próprio.

Esse processo seletivo é composto de duas fases. A primeira é conhecida como Exame de Qualificação, e traz questões — normalmente 60 — das principais áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática.

Todos os estudantes deverão fazer essa etapa da prova e ela é igual para os candidatos de todos os cursos.

Depois, temos a segunda fase, chamada de Exame Discursivo. Nele, o candidato precisará encarar questões específicas para a sua carreira e uma redação. Para ela, será necessária a leitura de um livro, determinado pela banca no ano vigente do concurso do vestibular.

Como passar no vestibular de Medicina da UERJ?

Agora, chegou a hora de você conhecer algumas dicas para otimizar a sua preparação para esse vestibular. Vamos lá?

Leia o edital

O primeiro passo para que você consiga ir bem na prova da UERJ Medicina é, sem dúvidas, ler o edital com a devida atenção e dedicação. Nele, você encontrará todas as informações necessárias — como quais provas vai fazer, datas de inscrição, qual é a leitura do ano — e muito mais.

Uma dica: anote os pontos importantes em um caderninho ou em seu bloco de notas. Assim, você não precisará ficar voltando ao documento o tempo todo.

Conheça bem a prova

Depois, é hora de conhecer bem a prova. Você começa esse processo ao entender as informações passadas no edital, mas não deve parar por aí. 

O motivo? Cada prova exige algo diferente do candidato. Há vestibulares mais diretos, outros que exigem mais interpretação… descubra o jeito de cada exame que vai fazer e aprenda os macetes que envolvem a resolução dessas questões.

Faça muitas questões

Para isso, uma das melhores estratégias é, sem dúvidas, fazer muitas questões. Com isso, você consegue se preparar da melhor forma possível, entendendo o mecanismo da prova que vai fazer.

Além disso, as questões ajudam bastante na revisão dos conteúdos e até mesmo em seu aprendizado. Com exercícios, fixamos a matéria e preenchemos lacunas que não ficaram tão claras durante a aula.

Invista em simulados

Os simulados são excelentes ferramentas para a sua preparação para o vestibular. Com eles, você consegue não só entender mais sobre a prova, mas também se conhecer melhor e revisar a matéria.

Ao fazer um simulado, experimente realmente simular o dia da prova. Calcule o tempo e finja que está no grande dia. Esse treino para o corpo e para a mente traz muitas vantagens!

Faça a leitura solicitada

A cada ano, a UERJ solicita que o estudante faça ao menos uma leitura para a resolução de algumas questões e para fazer a redação. Não deixe de ler o livro, ok?

Resumos são ótimos para revisar e até mesmo entender alguns aspectos da leitura que não ficaram tão claros assim, mas não substituem o momento de sentar e ler a obra com atenção. Outra dica bacana é ver filmes ou séries (caso existam) para complementar a experiência.

Treine a redação

A redação é parte importante da nota da UERJ. Então, o recomendado é que você capriche no treinamento para escrevê-la. Pegue alguns temas de outros anos e tente escrever, mesmo que não leia os livros.

Nesse caso, o uso de resumos é o suficiente, já que você não precisa ler todos os livros dos vestibulares anteriores. Mas não deixe de treinar para que, no grande dia, tudo flua muito melhor!

Tenha um cronograma

Contar com um cronograma é algo que não pode ser deixado de lado por nenhum vestibulando. Essa ferramenta ajuda na organização das matérias e evita questões problemáticas, como a procrastinação. 

Uma boa dica para quem não tem o hábito de organizar horários dessa forma é contar com a ajuda de um bom cursinho pré-vestibular. No Stoodi, por exemplo, você tem acesso a um Plano de Estudos exclusivo!

Conte com a ajuda de um cursinho pré-vestibular

Já que o assunto é esse, saiba que você pode contar com o Stoodi para otimizar a sua preparação! Alguns dos nossos diferenciais são:

  • videoaulas com professores altamente qualificados;
  • exercícios com resolução em vídeo;
  • lives e aulas de redação, atualidades e muito mais;
  • simulados exclusivos;
  • monitoria e muito mais!

E o melhor: agora, contamos com um cursinho exclusivo para os vestibulandos de Medicina, o StoodiMed! Com ele, você tem acesso a uma preparação ainda mais focada e cheia de vantagens para deixá-lo cada vez mais perto da tão sonhada aprovação.

Gostou de saber mais sobre o vestibular UERJ Medicina? Agora, é hora de começar a estudar, organizar a sua rotina e mandar ver na sua preparação! Em breve, o seu nome estará entre os aprovados dessa grande universidade.

Aproveite e entre em contato com a equipe Stoodi para tirar todas as suas dúvidas sobre o nosso cursinho e começar a estudar o quanto antes! Ainda dá tempo de se preparar, mas é importante não perder tempo. Estamos com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *