USP ou Unesp Medicina? Saiba mais!

USP ou Unesp Medicina? Saiba mais!

O que é a USP?

A Universidade de São Paulo compartilha com a Unesp e a Unicamp o título de “três grandes universidades de SP”. Ela conta com campi espalhados por 10 cidades paulistas e tem mais de 90 mil estudantes, se somarmos os da graduação e da pós-graduação.

O que é a Unesp?

A Universidade Estadual Paulista é uma das três grandes faculdades do estado de São Paulo. Atualmente, ela possui campi em mais de 20 cidades e tem mais de 50 mil alunos, contemplando tanto os cursos de pós-graduação, quanto os de graduação. 

Como é o vestibular de Medicina das duas faculdades?

Agora, chegou o momento da gente aprender um pouco sobre os vestibulares das instituições!

Unesp

Começaremos a nossa explicação pelo vestibular da Unesp. Ele é dividido em duas etapas, sendo ambas eliminatórias e classificatórias. Vixe! A boa notícia é que ambas trazem perguntas de múltipla escolha. Sem dissertativas por aqui!

Na primeira fase, são 90 questões. Elas são divididas em blocos — Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza + Matemática —, cada um deles com 30 perguntas. 

A segunda fase também traz os blocos, mas dessa vez são apenas 60 questões. Além delas, o estudante precisará fazer uma redação. Os dois dias de prova oferecem 5 horas para resolução de tudo. Então, pratique com o tempo marcado no relógio!

USP

Agora, é hora de falarmos sobre o vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Essa prova também é aplicada em duas fases. O diferencial está na presença de questões dissertativas na segunda etapa do exame para a USP.

Na primeira fase, também temos 90 questões objetivas. No entanto, elas são divididas mais ou menos de forma igual — com cerca de 10 exercícios para cada matéria. Porém, Inglês tem menos questões e Língua Portuguesa, mais. 

Na segunda fase, a prova é aplicada em dois dias. O primeiro traz 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura, além de uma redação. No segundo, são 12 questões sobre as matérias específicas do curso. No caso de Medicina, elas são Biologia, Química e Física. É preciso estudar muito para ir bem!

Qual é a nota de corte dessas faculdades?

Agora, é hora de conhecer as notas de corte dos vestibulares USP e Unesp para Medicina em 2022, na primeira etapa do processo seletivo.

Na Unesp, os candidatos sem cotas precisaram acertar 78 questões para passar para a segunda fase. Já os que tinham direitos às cotas, 62.

Para Medicina na USP, as notas de corte foram:

  • Campus São Paulo: AP: 80 / EP: 73 / PPI: 62;
  • Campus Bauru: AP: 78 / EP: 71 / PPI: 59;
  • Campus Ribeirão Preto: AP: 79 / EP: 72 / PPI: 63.

Lembrando que PPI é a sigla para “pretos, pardos e indígenas”, enquanto EP corresponde ao termo “escola pública”. AP, por sua vez, significa “ampla concorrência”.

Como é a metodologia de ensino?

Ambas faculdades têm foco em qualificação, pesquisa e humanização. A inovação também é uma palavra-chave para os cursos, que busca trazer embasamento prático e teórico para os seus discentes, além de oferecer projetos de extensão que otimizam a experiência acadêmica. Saiba mais conferindo os documentos abaixo:

Quais são as avaliações das faculdades no MEC?

Conhecer a nota do MEC (Ministério da Educação) é algo muito importante. Essa é uma pontuação obtida por meio de exames aplicados aos estudantes — o Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes —, visitas técnicas e análise da metodologia de ensino e infraestrutura, entre outros. 

O curso de Medicina da USP não participou da última edição do Enade e, por isso, não há notas divulgadas para a graduação. Apesar disso, ela está ativa e figura facilmente entre as melhores do mundo em seu setor.

A Unesp, no entanto, participou do Enade 2019, obtendo a pontuação máxima, ou seja, 5. O Conceito Parcial de Curso (CPC) da instituição, que leva em conta outros aspectos para a elaboração da nota, foi de 4. 

É possível ter acesso a essas informações no portal e-MEC. Dê uma conferida e sempre o utilize em suas pesquisas sobre as faculdades que pretende prestar!

Como é a grade curricular do curso de Medicina?

Veja, agora, algumas das disciplinas dos cursos de Medicina na USP e Unesp!

USP

Descubra algumas das matérias estudadas em Medicina na USP:

  • Fundamentos das Ciências Médicas;
  • Princípios do Desenvolvimento das Doenças;
  • Fundamentos da Pesquisa Científica em Medicina;
  • Genética Humana e Médica e Oncogenética;
  • Moléstias Transmissíveis;
  • Discussão Integrada de Casos;
  • Prática Ambulatorial;
  • Integração da Principais Doenças e Situações Clínicas;
  • Terapêutica Farmacológica;
  • Ensino Integrado de Cirurgia em Técnica Cirúrgica.

Confira, a seguir, a grade curricular do curso de Medicina da USP no campus Pinheiros (São Paulo): clique aqui.

Unesp

As disciplinas da Unesp também seguem a mesma lógica: começam pela base e vão se aprofundando com o passar dos anos. O curso também tem duração de 6 anos e algumas das matérias estudadas serão:

  • Introdução à Medicina;
  • Exames Diagnósticos;
  • Semiologia;
  • Farmacologia Aplicada;
  • Módulos dos Sistemas;
  • Técnica Cirúrgica e Procedimentos Invasivos;
  • Anestesiologia;
  • Saúde do Trabalhador;
  • Saúde Mental;
  • Medicina Interna e muito mais!

Confira a grade curricular completa clicando aqui.

Onde se localizam os campi das instituições?

O curso de Medicina na Unesp está localizado na cidade de Botucatu.

Já os cursos da USP são ofertados em três campi: São Paulo (capital), Ribeirão Preto e o mais recentemente inaugurado, Bauru.

Como passar na USP ou Unesp?

É preciso somar uma série de fatores, como:

  • realização de um bom cronograma;
  • apoio de bons professores;
  • execução de simulados e provas antigas;
  • resolução de muitos exercícios e muito mais!

Para ter acesso a tudo isso de forma organizada, simples e com um aprendizado que vai desde a base até o aprofundamento necessário para um vestibulando de Medicina, conte com a gente! O nosso plano exclusivo para futuros médicos, o StoodiMed, traz diferenciais que o deixarão na porta da aprovação. Basta entrar!

Como já podemos perceber, saber se o melhor é cursar USP ou Unesp não é uma tarefa tão simples assim. Uma boa dica é prestar vestibular para as duas instituições, aumentando as suas chances de conquistar a sua tão sonhada vaga em uma ótima faculdade de Medicina. 

Antes de fechar a janela, aproveite e dê uma olhadinha em como funciona o Plano de Estudos do Stoodi. Essa é uma ferramenta que pode ajudá-lo a conseguir a sua aprovação. E não se esqueça de que também contamos com um plano exclusivo para você, hein? Pode contar com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *