Principais conteúdos ENEM 2023: o que estudar?

Principais conteúdos ENEM 2023: o que estudar?

Os conteúdos ENEM 2023 devem ser vistos o quanto antes, afinal, quanto mais tempo de preparação, melhor. É possível defini-los com base na Matriz de Referência do ENEM, documento que baseia todo o conteúdo da prova, todos os anos.

Chegamos ao meio do ano, e isso quer dizer que o dia do início do exame está cada vez mais próximo. As inscrições para o ENEM 2023 também já foram iniciadas, e tem um prazo de poucos dias para que você realize a sua inscrição!

Além de lembrar sobre o início das inscrições do ENEM 2023, hoje separamos algumas dicas de conteúdos que podem cair na prova, assim, ajudando você a se preparar. Leia conosco e saiba quais são os principais conteúdos ENEM 2023 para começar a estudar, vamos lá!

Conteúdos ENEM 2023

E então, bora saber o que estão para as provas do ENEM neste ano de 2023? Abaixo separamos os principais conteúdos ENEM 2023 de acordo com cada prova. 

Confira:

Conteúdos ENEM 2023 para Ciências Humanas e suas Tecnologias

Nessa prova são abordadas questões sobre Geografia, Filosofia, História e Sociologia. Veja nossas dicas de conteúdos para você estudar: 

Período colonial e a escravidão no Brasil

Dentre os conteúdos ENEM 2023 relevantes para esta área, podemos citar o Período colonial e a escravidão no Brasil. Esses dois assuntos estão intimamente ligados com a formação da sociedade brasileira e merecem atenção especial.

O estudo da Era Vargas é outro tema que costuma aparecer com frequência no ENEM, já que esse período histórico representou uma grande mudança política, econômica e social no Brasil.

Ditadura Militar no Brasil

A Ditadura Militar no Brasil também é um tema importante na prova de Ciências Humanas do ENEM. Esse período histórico, que durou mais de 20 anos, deixou muitas marcas na sociedade brasileira e sua compreensão é fundamental para entender a nossa história recente.

Revolução Industrial

A Revolução Industrial é outro tema fundamental, pois representa um marco na história da humanidade em termos de desenvolvimento econômico e social.

Guerras mundial, nazismo e fascismo

Da mesma forma, a 1ª e 2ª guerra mundial, o nazismo e o fascismo na Europa representam outros temas importantes, pois influenciaram não só a história do continente europeu, mas também a história mundial.

Guerra Fria

A Guerra Fria também é um tema recorrente na prova de Ciências Humanas do ENEM, pois influenciou a geopolítica internacional e o mundo como o conhecemos atualmente.

Urbanização e Globalização

A Urbanização e Globalização também estão entre os temas estudados, afinal, representam elementos fundamentais da sociedade contemporânea.

Meio ambiente, migrações e cartografia

O meio ambiente, migrações e cartografia também são temas importantes e merecem atenção dos estudantes que buscam uma boa nota na prova de Ciências Humanas.

Entre outros temas

Da mesma forma, o desenvolvimento humano e social, a geopolítica, as relações de trabalho, movimentos sociais, pensadores da Grécia Antiga e as correntes sociológicas e filosóficas antigas e contemporâneas são importantes áreas de estudo para aqueles que desejam se sair bem nessa prova.

Conteúdos ENEM 2023 para Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Nesta prova, as 45 questões são distribuídas entre Artes, Educação Física, Língua Estrangeira, Português e Tecnologias da Informação. Veja os principais conteúdos ENEM 2023:

Interpretação de texto

É essencial que o aluno saiba analisar e interpretar os textos presentes na prova, de forma a identificar as informações e ideias principais, interpretar figuras de linguagem, enunciados, diálogos e contextos.

Gramática

Conhecer a gramática é fundamental para evitar erros gramaticais. Os pontos principais a serem estudados são: conjugação verbal, ortografia, acentuação, pontuação, regência, crase e concordância nominal e verbal.

Estruturas textuais

O aluno precisa conhecer as diversas estruturas textuais, como estrutura dissertativa-argumentativa, narrativa e descritiva, pois assim ele saberá empregar cada uma destas estratégias em quadrar o seu texto.

Movimentos literários

Os movimentos literários são importantes para contextualizar o texto em relação a época e estilo do autor. O Modernismo e as Vanguardas Europeias são assuntos que têm aparecido constantemente nas provas.

Esportes e cuidados com o corpo

O conhecimento sobre atividade física, controle corporal, alimentação, e saúde física é de extrema importância para acompanhar o tema central dos textos.

Vocabulário

É importante conhecer o vocabulário técnico e acadêmico, além de entender as palavras e termos utilizados nos filmes, livros, artigos e demais assuntos abordados pelo ENEM.

Conjugação verbal

Saber as regras de conjugação verbal é essencial para aplicá-las em determinadas estruturas textuais e para evitar erros gramaticais.

Conteúdos ENEM 2023 para Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, as perguntas são relacionadas às matérias de Biologia, Física e Química. Veja:

Ecologia e Sustentabilidade

Nesse tópico, é importante entender o funcionamento de ecossistemas, a importância da conservação ambiental e da sustentabilidade.

Ecossistema

Esse assunto envolve a relação entre os organismos e o ambiente, incluindo questões como cadeias alimentares, ciclos biogeoquímicos e fluxo de energia.

Sistema Imunológico

O estudo do sistema imunológico envolve compreender como o corpo humano protege-se contra doenças, como as células imunológicas funcionam e quais são os mecanismos de defesa do organismo.

Genética, DNA e RNA

Nesse tópico, é importante estudar a estrutura do DNA e do RNA, como a informação genética é passada de geração para geração, além de questões como mutações, genética molecular e terapia gênica.

Estequiometria

Essa área envolve entender as proporções e relações entre as substâncias que participam de reações químicas, bem como calcular a quantidade de reagentes e produtos envolvidos em uma reação.

Ligações químicas e polaridade

Estudar as ligações químicas e a polaridade é importante para entender como as moléculas se comportam e interagem, especialmente em soluções aquosas.

Reações orgânicas e inorgânicas

Essas reações precisam ser estudadas para que o aluno consiga compreender as transformações químicas que ocorrem na natureza e em laboratórios.

Eletroquímica

O estudo da eletroquímica está relacionado ao uso de energia elétrica em reações químicas, pilhas, baterias, processos eletrolíticos e eletrólise.

Radioatividade

Esse tema envolve o estudo do comportamento dos elementos radioativos, dos riscos associados à radiação e das aplicações dessa tecnologia.

Cadeias carbônicas

Estudar as cadeias carbônicas envolve compreender a estrutura molecular dos compostos orgânicos e sua relação com as propriedades físicas e químicas dessas substâncias.

Energia, trabalho e potência

Esses assuntos envolvem o estudo da energia mecânica e sua relação com o trabalho realizado por forças e velocidade.

Ondas

Estudar as ondas é importante para entender como ocorre a propagação de ondas sonoras e a luz, além de fenômenos como a refração e a difração.

Mecânica

Nesse tópico, é importante estudar os princípios da cinemática, dinâmica e hidrostática.

Acústica

O estudo da acústica envolve compreender a natureza das ondas sonoras, sua propagação e a percepção humana.

Calorimetria

Esse assunto envolve o estudo das trocas de calor entre os sistemas, suas aplicações e medidas.

Resistores

O estudo dos resistores envolve compreender como esses componentes elétricos funcionam e sua relação com o fluxo de corrente elétrica.

Conteúdos ENEM 2023 para Matemática e suas Tecnologias

As 45 das 180 questões mais temidas por muitos dos vestibulandos: todas as questões são baseadas na matéria de Matemática que você aprendeu até o 3º ano do Ensino Médio. Veja quais são os conteúdos ENEM 2023 que recomendamos que você estude:

Equações e funções de 1° e 2° grau

Esses são os assuntos básicos da matemática, e é muito importante dominá-los antes de passar para os temas mais complexos.

Porcentagem

Esse assunto é muito importante na vida cotidiana e no mundo dos negócios, e é cobrado com frequência no ENEM.

Matemática financeira

Envolve conceitos que são fundamentais para entender as operações financeiras do cotidiano, como juros, descontos e amortizações.

Razões e proporções

Esses conceitos são muito importantes para resolver problemas envolvendo grandezas proporcionais.

Noções de estatística

A estatística é cada vez mais importante no mundo atual, e é fundamental ter noções básicas para entender dados e informações.

Circunferências

Esse assunto envolve cálculos envolvendo raios, diâmetros e áreas, e é fundamental na geometria.

Leitura e interpretação de gráficos

Essa habilidade é muito importante para entender dados e informações apresentados de forma visual.

Geometria plana e espacial

A geometria é um assunto fundamental na matemática, e envolve cálculos envolvendo áreas, volumes e formas geométricas.

Possíveis temas para a redação do ENEM em 2023

A redação também é muito temida pela grande maioria dos estudantes que realizarão a prova do ENEM 2023.

Além de estar por dentro dos conteúdos ENEM 2023, é muito importante também desenvolver a habilidade de redação, entendendo bem os modelos de redação e se atualizando para reunir argumentos sobre os possíveis temas.

Aqui no Stoodi, você trabalha em cima de temas conceituais, que estão em alta e com grande probabilidade de, ao menos um deles, ser o tema principal da redação do ENEM. Neste ano, recomendamos que você estude sobre esses assuntos para se preparar para a prova:

  • Cultura do cancelamento na internet;
  • Pandemia;
  • Nazismo e fascismo;
  • Fake news;
  • Liberdade de expressão;
  • Mudanças climáticas;
  • Democracia;
  • Corrupção;
  • Sistemas políticos.

Como estudar os principais conteúdos para o ENEM 2023? Faça Stoodi o melhor cursinho pré-vestibular do país!

O Stoodi é o maior (e melhor) cursinho online preparatório do país. Somos o cursinho com o maior índice de satisfação dos alunos, e boa parte dos alunos que fazem um vestibular no Brasil, incluindo treineiros, são nossos alunos que tentarão uma vaga de primeira na Fuvest, no ENEM, na Unicamp, etc.

Possuímos os professores mais qualificados do mercado, com uma ementa estruturada e capaz de fazer você passar na prova do vestibular logo na primeira tentativa. Faça seu cursinho pré-vestibular no Stoodi e tire uma nota maior do que a necessária para fazer o curso dos seus sonhos.

Além das aulas virtuais, você conta com material didático disponível em uma plataforma incrível, auxílio com seu cronograma de estudos e simulados que testam o avanço de seu desempenho com base no conteúdo estudado.

Agora que você já esta sabendo sobre os conteúdos ENEM 2023, não perca tempo! Se prepare melhor para o ENEM deste ano, vem ser Stoodi!