Já está ansioso pelo Enem 2024? Afinal, essa é a principal prova de acesso ao Ensino Superior no país, seja público ou privado e, por isso, todos os estudantes já ficam bastante agitados, acompanhando as principais notícias sobre a próxima edição.
E, claro, uma das questões que mais chamam atenção no momento é o período de inscrições. Afinal, ninguém quer perder prazos e correr risco de não fazer a prova, não é mesmo?
Então vem com a gente saber mais sobre a inscrição Enem 2024 e se prepare para o exame!
As datas para as inscrições e realização do Enem 2024 são divulgadas em conjunto com o edital da prova.
E, para a felicidade de quem está contando com a edição do Enem deste ano, na segunda-feira, 13 de maio, o cronograma do Enem 2024 foi divulgado.
Confira as datas de inscrição e demais processos que fazem parte do cronograma Enem 2024:
Aqui no blog do Stoodi, você acompanha todas as novidades sobre o Enem 2024 e recebe, em primeira mão, todas as informações para as inscrições, assim que os editais forem publicados pelo Ministério da Educação (MEC).
Alguns passos sobre o Enem 2024 já estão acontecendo. Por exemplo, o período de solicitação de isenção para realizar a prova, pelos grupos que fazem parte dessa leva, se encerrou no dia 26 de abril de 2024.
Nesse mesmo período, os candidatos que solicitaram a isenção em 2023, mas não fizeram o exame no ano, precisaram justificar a ausência. Caso contrário, poderiam perder o direito de poderem se inscrever gratuitamente também em 2024.
Agora os prazos sobre essa etapa são:
Ou seja, se você fez a sua solicitação, fique atento ao dia do resultado e, caso seja indeferido, não perca o prazo de pedir o recurso, ok? Garanta o seu direito!
Como o edital com as datas dos processos do Enem desde ano já foi publicado, esse é o momento de já começar a se preparar para fazer sua inscrição. Afinal, deixando tudo já separado e preparado, fica muito mais fácil.
Todo o processo de inscrição é feito online, tal como nas edições anteriores. Como ainda não temos divulgações de mudanças no processo, então ele deve ser semelhante ao dos últimos anos.
Ou seja, o processo é feito por meio da Página do Participante, que terá o acesso liberado durante o período de inscrições. O login é feito por meio da sua conta gov.br.
Caso você ainda não tenha feito ela, esse é um ótimo momento para realizar o cadastro. Ele é rápido e utiliza o seu CPF para isso. Em poucos minutos, seu acesso será criado. Guarde sua senha, pois ela será necessária tanto para as inscrições quanto, depois, para acessar os sites do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e se inscrever no Sisu, Fies ou Prouni.
Após o acesso na Página do Participante, basta inserir os dados solicitados, que geralmente inclui:
Em relação ao atendimento especial, ele é dividido em especializado e específico:
Vale lembrar que para solicitar atendimento especial, é preciso comprovar a condição a partir de laudos ou documentos específicos.
Essa é outra dúvida comum: bom, para quem se inscreveu na solicitação da isenção no Enem 2024 e for contemplado, poderá fazer a prova gratuitamente. É o caso dos candidatos que:
Para quem não conseguiu a isenção ou não fazia parte dos grupos que tinham direito a fazer a solicitação, o valor é de R$85 (como divulgado em edital publicado no Diário Oficial em 13 de maio de 2024).
E então, ansioso para o Enem 2024? Então, não espere o período de inscrições para começar sua preparação: o melhor momento para isso é agora! Mas afinal, sem o cronograma, o que é possível fazer?
Vem com a gente que vamos dar algumas dicas para isso!
Mesmo sem o anúncio da provável data da prova, é possível já montar um cronograma personalizado. Isso porque, geralmente, as datas das provas são sempre no mesmo período, então a alteração será de poucas semanas, caso seja necessário.
Com o plano de estudos em mãos, você consegue dar início aos seus estudos e rever o que é necessário para fazer uma excelente prova. Esse poderá ser um excelente guia para seus estudos e ajudar a não perder o foco até o dia do exame.
Outra forma interessante de começar a se preparar para o Enem 2024 é fazendo as provas antigas. Principalmente se esse for o seu primeiro exame, esse é o momento para mergulhar nessa estratégia e começar a entender melhor como funciona esse tipo de prova.
Assim, você começa a entender as dinâmicas de prova, o tempo gasto por questão, habituar a enunciados com textos mais longos, entre outros pontos. Isso ajuda a não ser surpreendido durante o exame e fazer a prova mais tranquilamente.
Muitos estudantes têm muita dificuldade em escrever textos dissertativos-argumentativos. É o seu caso? Então aproveite esse momento para já começar a treinar e conquistar a redação nota 1000!
Aqui no blog temos diversos modelos que vão ajudar a destravá-lo e ir habituando à pegada das solicitações de redação. Inclusive, depois é possível, até mesmo, conseguir a correção dos textos e ver se está no caminho certo.
Não é preciso esperar o edital sair para começar a fazer o cursinho preparatório. Afinal, quanto antes você entrar no extensivo, maiores as chances de conseguir revisar todo o conteúdo, tirar suas dúvidas e chegar afiado para o exame!
Então, não deixe para cima da hora! Esse é um excelente momento para já começar a identificar quais são as melhores opções e ter uma preparação que vai ajudá-lo a conquistar sua aprovação no curso dos sonhos.
Não perca tempo e comece já sua preparação para o Enem 2024! Com o Stoodi, você começa já o extensivo, podendo revisar os conteúdos e tirar suas dúvidas com calma, sem pressa.
Aprenda com os melhores professores, com uma didática incrível, que vão ajudar a tornar seus estudos mais interessantes. Conte com conteúdos atualizados, mapas mentais, podcasts e muito mais. E, claro, correções de redação que vão ajudar a melhorar ainda mais o seu desempenho.
Faça sua assinatura e comece já sua preparação para o Enem 2024 com Stoodi!
A Universidade Federal Fluminense (UFF) é considerada uma das mais antigas e melhores instituições públicas…
Se você está se preparando para a segunda fase da Unicamp 2025, provavelmente está ansioso…
A COP30, ou Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, foi…
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é a primeira escolha de muitos alunos…
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é uma instituição de Ensino Superior de…
Imagine um mundo sem leis, autoridades ou estruturas que guiem a convivência entre as pessoas.…