Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

Isenção Enem 2024: confira as datas e como solicitar

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 começa já! Afinal, para quem vai fazer o exame neste ano, é hora de começar a ficar atento para as principais datas do cronograma. Uma delas é o período da solicitação de isenção da taxa de inscrição.

Afinal, para muitos estudantes, pagar a taxa de inscrição pode ser praticamente impossível. Se esse é o seu caso, você não pode perder o prazo para garantir a gratuidade para o exame.

Fique esperto, porque o começo do período de solicitação está chegando! Vem com o Stoodi e confira as principais informações sobre o assunto! Veja a seguir.

O que é a isenção na taxa do Enem 2024?

A isenção na taxa de inscrição do Enem 2024 é uma possibilidade que o Governo Federal concede a alunos que possam estar em uma situação socioeconômica vulnerável e, portanto, o custo possa afetar a sua saúde financeira.

Atualmente, a taxa de inscrição para fazer a prova do Enem 2024 é de R$ 85. Imagine, por exemplo, para famílias que tenham mais de um candidato tentando o exame: o valor final pode ficar inacessível para muitos.

Por isso, o Ministério da Educação (MEC) possibilita o pedido de isenção para que essas pessoas possam fazer a prova, mesmo que não tenham condições para pagar esse valor. Assim, são apenas alguns estudantes que podem fazer esse pedido.

Quem pode solicitar a isenção Enem?

As regras para solicitar a isenção para a taxa de inscrição do Enem 2024 foram divulgadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável também por elaborar a prova.

Segundo o edital de 2024, pode solicitar a isenção os candidatos que atenderem aos seguintes critérios:

  • Estejam matriculados no 3º ano do Ensino Médio em 2024 em escolas da rede pública que estejam declaradas no Censo Escolar;
  • Candidatos que fizeram todo o ensino médio em escola pública (mesmo que já tenham concluído) ou, então, como bolsista integral em instituições privadas (deve ter documento para comprovar a condição de bolsista);
  • Candidatos que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que estejam devidamente cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico) para programas do Governo Federal.

Qual o cronograma para solicitação da isenção do Enem 2024?

O pedido de solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 começa no dia 15 de abril de 2024, segunda-feira. O prazo vai até o dia 26 de abril de 2024, ou seja, poucos dias, então não deixe para a última hora!

Dentro desse período, os estudantes que também não compareceram à última edição deverão justificar a ausência para não perderem a possibilidade de pedirem a gratuidade esse ano novamente.

Caso contrário, esse candidato, mesmo estando dentro dos critérios de isenção que você viu acima, não poderá fazer a prova de graça. Então, se você ficou doente ou teve algum motivo que o impediu de fazer o exame em 2023, não deixe de comunicar, ok?

O cronograma relacionado ao pedido de isenção, em 2024, é:

  • Solicitação de isenção da taxa e justificativa de ausência no exame de 2023: 15 a 26 de abril;
  • Resultado das solicitações de isenção da taxa e da justificativa de ausência: 13 de maio;
  • Período de recursos para indeferimento de inscrições: 13 a 17 de maio;
  • Resultado do pedido de recursos: 24 de maio.

Como solicitar a isenção?

O pedido de solicitação de isenção é feito na Página do Participante do Enem. Para acessar, você deve utilizar o seu login único do Gov.br. Caso não tenha, esse é o momento de fazer o seu cadastro.

É bem rápido e intuitivo. Caso tenha esquecido a senha, também é possível pedir a recuperação. Então, aproveite e faça isso o quanto antes e não deixe para o último dia, ok?

Ao entrar na Página do Participante, insira seus dados, confira se está tudo certo e confirme o pedido. Após essa etapa, é só esperar!

Qual o cronograma do Enem para 2024?

Até o momento não saiu o cronograma oficial das datas de inscrições e realização das provas do Enem 2024. Porém, as datas tendem a ser próximas a dos anos anteriores.

Caso tenha dúvidas, não se preocupe: aqui no Stoodi, você fica informado sobre tudo acerca da prova mais importante para quem deseja entrar em um curso de graduação!

Quais as novidades sobre o Enem 2024?

Ainda que não tenhamos os cronogramas oficiais do Enem 2024, além das datas de pedido de isenção, algumas novidades já foram divulgadas pelo Inep. Vale a pena conhecer as principais delas!

Confira a seguir:

  • A documentação para candidatos estrangeiros será permitida, dentro dos termos do Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados;
  • Se o estudante perder o documento físico, o Boletim de Ocorrência (B.O.) não será mais aceito para poder fazer a prova. Os documentos podem ser feitos na versão digital e a apresentação pode ser feita por meio do aplicativo Gov.br;
  • Teremos novidades para poder fazer a inscrição com o nome social, que deverão fazer o pedido de atualização dos seus dados pessoais por meio da Receita Federal e deve ser solicitado antes do prazo de inscrição do Enem 2024.

Prepare-se para o Enem 2024 com o Stoodi!

Desde o pedido de isenção até terminar a prova, o Stoodi estará ao seu lado! Em nosso blog, você acompanha todas as informações necessárias para conseguir fazer o seu exame com calma.

Ajudamos na sua preparação, desde a criação do cronograma de estudos a, até mesmo, acompanhamento do progresso, realização de simulados. Conte com aulas atualizadas, feitas por professores experts e que já aprovaram milhares de alunos nos vestibulares mais concorridos do país.

Aproveite e tenha, também, materiais diversos e atualizados, com mapas mentais, apostilas, videoaulas, podcasts, entre outros. Tire dúvidas com monitores e ainda conte com tecnologias voltadas para ajudá-lo de forma inteligente.

Conte com a melhor preparação para o Enem: venha para o Stoodi! Assine já um de nossos planos e arrase no exame.