O que significa IGC?

O que significa IGC?

O Índice Geral de Cursos (IGC) é um dos parâmetros mais utilizados por algumas faculdades e universidades quando anunciam a qualidade dos seus cursos. E não é para menos, já que essa é uma das avaliações mais completas e importantes realizadas sobre os cursos de graduação.

Se você está em busca de uma experiência completa e de qualidade na sua formação, entender o que é essa avaliação ajudará a entender o porquê ela é um bom ponto de partida para escolher seu curso de Ensino Superior.

Isso vale tanto nas escolhas feitas no Sisu, vestibulares próprios de instituições públicas, Prouni, Fies ou instituições particulares. Então, vem com a gente e descubra tudo sobre o Índice Geral de Cursos (IGC)!

O que é o Índice Geral de Cursos (IGC)?

Todas as Instituições de Ensino Superior, credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), ou seja, com diploma validado pelo órgão, passam por avaliações recorrentes da instituição. Afinal, ela precisa atestar que as formações estão dentro dos padrões de qualidade estabelecidos para uma graduação ou pós-graduação no país.

Há diversos parâmetros que o MEC utiliza e um dos mais importantes é o Índice Geral de Cursos (IGC). Ele é feito todos os anos e analisa diversos parâmetros dos cursos, concedendo uma pontuação entre 1 a 5, sendo 5 a mais alta.

Ou seja, se você escolher um curso de graduação nota 5 no IGC, contará com uma formação que recebeu nota máxima pelo MEC. Você verá, também, muitas vezes, a frase “curso nota máxima pelo MEC” no anúncio sobre algumas graduações. Em geral, essa pontuação é o IGC, sabia disso?

Qual a função do IGC para o MEC?

Para o Ministério da Educação, o IGC é um mecanismo de controle e avaliação que identifica se os cursos podem continuar credenciados ou se eles são descredenciados (e, assim, o diploma perde a validade). Com isso, o MEC evita que cursos abaixo da qualidade mínima continuem funcionando e coloquem em risco a formação dos estudantes brasileiros.

Além disso, também é um parâmetro importante para a criação de políticas públicas de incentivo à melhoria da qualidade da formação superior no Brasil de modo geral.

Como é calculado o IGC?

Mas afinal, será que esse realmente é um parâmetro que afeta as escolhas dos estudantes? Para tirar essa dúvida, você precisa saber como a nota é calculada. Ela é uma média ponderada das avaliações de três indicadores:

  • Média do Conceito Preliminar de Cursos (CPC) dos últimos 3 anos. Esse índice considera o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudos (Enade) dos estudantes e outros critérios que compõem esse indicador;
  • Média das notas dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição (quando elas tiverem essa opção). Essa avaliação é feita por outro órgão, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
  • A distribuição dos estudantes em diferentes níveis de ensino (graduação ou pós-graduação).

Ou seja, ele é um mapa de uma tendência de médio prazo, já que considera informações dos últimos 3 anos. Uma instituição que possui uma boa nota mostra sua consistência ao longo do tempo, demonstrando que pode ser uma boa opção para sua formação.

A partir disso, são definidas as notas, com os seguintes padrões:

  • Notas 1 e 2: significa que o curso possui um padrão abaixo do esperado e pode sofrer sanções. Caso essa pontuação não melhore nas próximas avaliações, o curso pode, até mesmo, ser descredenciado, ser impedido de abrir novos cursos e ter suspensão de processos seletivos.
  • Nota 3: é um resultado bom, significando que a instituição oferece uma graduação dentro dos parâmetros obrigatórios estabelecidos pelo Ministério da Educação e pode ser uma opção interessante de formação.
  • Notas 4 e 5: é um resultado excelente, indo além das questões obrigatórias. São cursos com corpo docente altamente qualificado e com boa produtividade de pesquisa, boa infraestrutura e bom suporte aos alunos.

Quando a avaliação é feita?

Essa é uma avaliação anual. Então, se você estiver, por exemplo, concluindo o Ensino Médio, consegue ver a pontuação mais recente e poderá escolher com dados bem atualizados.

Como consultar o IGC?

Se você considerar o IGC como critério de escolha para seu curso de graduação, pode pesquisar as notas no portal destinado a publicar os Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Nele, você acompanha não só o IGC mais recente, mas, também, outras avaliações, tais como:

Ou seja, todos os dados importantes para sua escolha do melhor curso em um mesmo lugar. Facilita bastante, não é mesmo?

Qual a importância de acompanhar o Índice Geral de Cursos?

Analisar o Índice Geral de Cursos (IGC) é um ponto importante para quem deseja encontrar a melhor opção de curso, inclusive, caso esteja em dúvida entre duas instituições e tenha a possibilidade de realizar ambas.

Por exemplo, imagine um estudante que more na cidade do Rio de Janeiro e possa, então, estudar tanto na UFRJ, UERJ ou na PUC-RJ e queira fazer Direito. Como escolher entre essas três opções?

Uma forma de decidir é, justamente, verificar qual das três possui a melhor avaliação pelo IGC! Com isso, ele saberá se a instituição escolhida possui uma boa infraestrutura, corpo docente competente e se proporcionará uma formação excelente para sua carreira.

Além disso, se um IGC estiver abaixo de 3, é sinal de que há um sério risco de você passar por problemas durante a sua graduação. Além de estar em uma formação com qualidade comprometida, poderá ser surpreendido, por exemplo, com o descredenciamento da instituição. Nada bom, não é mesmo?

Quais são as outras avaliações que você deve acompanhar para escolher o melhor curso para sua graduação?

Mas e se o IGC das suas opções for idêntico? Bom, aí há a possibilidade de acompanhar outros indicadores que também podem ser interessantes na sua decisão. Todos eles são atualizados regularmente, então vale a pena levantar todos eles e fazer as comparações.

Estão entre as principais avaliações que você pode acompanhar:

Analisando esses três, com o IGC, você fará uma excelente escolha pela melhor graduação! Lembre-se sempre de consultar as últimas edições, para ter os dados mais atualizados.

Claro, ainda há outros critérios a serem considerados, entre eles:

  • Se você poderá se mudar para a cidade, caso seja em um local diferente do que está agora;
  • Se há possibilidade de conseguir bolsas, seja pela instituição ou via Prouni, se for um curso particular;
  • Se é possível participar do Fies, entre outros pontos.

Venha para o Stoodi e conquiste sua vaga nas instituições mais bem-avaliadas pelo IGC!

Se você quer entrar nos cursos mais bem avaliados no Índice Geral de Cursos e outros rankings, conte com o Stoodi, o melhor cursinho preparatório para o Enem e vestibulares! Com a gente, você aprende com materiais atualizados, além de ter aulas com professores altamente experientes em aprovar milhares de alunos nas melhores graduações do país!

Além disso, aproveite para ter correções ilimitadas de redação e conquiste as melhores notas nessa etapa. Faça simulados e acompanhe a sua progressão nos estudos! E esses são apenas alguns dos muitos benefícios da nossa preparação

Com o Stoodi, você tem todas as ferramentas em mãos para poder entrar nos melhores cursos, que geralmente são bem concorridos. Então, não perca tempo!

Assine o Stoodi e comece já a sua jornada!