Faculdade pública ou particular: entenda as diferenças para planejar sua escolha

Faculdade pública ou particular: entenda as diferenças para planejar sua escolha

Escolher entre uma faculdade pública ou particular é um dos muitos desafios que os alunos do Ensino Médio enfrentam quando estão planejando seu futuro acadêmico e profissional. Essa decisão influencia não só a trajetória educacional, mas a sua vida social é atravessada por essa escolha também.

Hoje há um universo amplo de opções disponíveis e, por isso, é importante conhecer mais detalhes sobre elas. E uma dúvida comum que pode aparecer é sobre as diferenças entre faculdades públicas e particulares.

Você sabe como funciona cada uma delas? Então, vem com a gente saber melhor sobre isso e escolher a melhor opção para seu futuro!

O que são as faculdades públicas?

As faculdades públicas são Instituições de Ensino Superior mantidas com recursos públicos. Ou seja, as operações delas funcionam com orçamento federal, estadual ou municipal.

Por serem públicas, o acesso a elas é feito gratuitamente, ou seja, todos os estudantes, independentemente de suas condições, não pagarão mensalidades para fazer sua graduação. E, por isso, são aliadas importantes na democratização do ensino superior.

Elas são diferentes das universidades por terem opções reduzidas de cursos. Muitas vezes, elas oferecem apenas um curso específico para os alunos. É o caso, por exemplo, da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Criada pela prefeitura da cidade, ela não oferece opções de outros cursos para os alunos.

O processo seletivo para elas é feito, geralmente, ou via Sisu, ou por vestibular próprio. Por isso, é importante consultar diretamente com a instituição qual é a forma de ingresso nesse caso.

O que são as faculdades particulares?

Já as faculdades particulares são aquelas que são financiadas com recursos privados, com o pagamento de mensalidades por parte dos alunos ou, então, com os programas de financiamento (como o Fies, que passa o valor diretamente para a instituição).

Elas são caracterizadas, normalmente, por terem uma maior flexibilidade nos processos seletivos, permitindo que os estudantes possam tentar o acesso por meio de:

  • Vestibular próprio;
  • Nota do Enem;
  • Transferência externa;
  • Acesso direto para quem deseja fazer a segunda graduação.

Geralmente, elas possuem uma infraestrutura moderna e conseguem se adaptar rapidamente para atender às demandas do mercado de trabalho. Apresentam cursos atualizados, com uma grade curricular completa, que combina teoria e prática, mesmo que sejam voltados para uma maior profissionalização do estudante.

Outro ponto é que as faculdades particulares, geralmente, proporcionam maior flexibilidade para modalidade dos cursos, com opções tanto presenciais, semipresenciais ou ensino à distância (EaD). Com isso, o aluno consegue escolher qual é a melhor opção de acordo com suas necessidades.

Para quem não pode arcar com o valor das mensalidades integrais, muitas faculdades particulares possuem programas de bolsas e financiamentos internos quanto, também, aderem ao Programa Universidade para Todos (Prouni) ou aceitam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Quais são as diferenças entre faculdades públicas e particulares?

Como você viu até aqui, apesar de terem o mesmo nome, faculdades públicas e particulares podem ter diferenças consideráveis que podem interferir na sua escolha. Então, se ainda não ficou claro quais são os principais pontos, vem com a gente que explicamos a seguir!

Financiamento

Essa é uma das principais diferenças e que, geralmente, influenciam diretamente na escolha dos estudantes. As faculdades públicas, por serem mantidas com verbas governamentais, não podem cobrar mensalidades dos alunos. Por isso, o ensino é todo gratuito.

Já as faculdades particulares se sustentam por meio da mensalidade dos alunos. Porém, muitas delas possuem programas de incentivo para auxiliar estudantes com maior vulnerabilidade socioeconômica para poderem realizar seu curso superior, mesmo que não tenham condições para pagar as tarifas.

Processo seletivo

As faculdades públicas, por serem abertas para todas as pessoas, necessitam de um processo seletivo único e isonômico. Por isso, elas tendem a ter só o vestibular próprio ou oferecer as vagas via Sisu.

Já as faculdades particulares também são abertas para mais pessoas, porém, por não serem financiadas com orçamento público, elas possuem maior flexibilidade para poderem definir seus processos seletivos e, inclusive, contar com mais opções.

Abordagem do curso

Normalmente, as faculdades públicas tendem a preparar o aluno para diversas possibilidades de atuação e não só para o mercado de trabalho. Isso inclui, muitas vezes, a presença de grupos de pesquisa e projetos de extensão na faculdade.

Porém, as faculdades particulares tendem a ter uma formação mais voltada para a prática profissional, orientada para atender as demandas do mercado de trabalho atual. Nesse caso, as disciplinas são mais práticas, com currículos atualizados. A própria estrutura mais flexível facilita esse tipo de atualização.

O que é melhor: faculdade pública ou particular?

Diante dessas dúvidas, você pode estar se perguntando: ok, mas o que é melhor para a minha carreira, uma faculdade pública ou particular? E a resposta é: depende dos seus objetivos!

Por exemplo, uma faculdade pública é voltada para quem busca uma formação mais abrangente e quer um curso que foque, de forma quase igualitária, entre teoria e prática. Além disso, normalmente, você terá a opção de conhecer mais sobre pesquisa e extensão, ampliando sua experiência.

Já as faculdades particulares possuem a facilidade de oferecer maior flexibilidade tanto no processo seletivo quanto, também, na escolha da modalidade de ensino. Se você pretende trabalhar e estudar, por exemplo, a opção de fazer o curso EaD poderá fazer toda a diferença.

Além disso, para quem quer um direcionamento maior para o mercado de trabalho, sem maiores preocupações, essa é a melhor opção. Você sairá preparado para enfrentar os principais desafios, com uma grade atualizada.

Ambas possuem corpos docentes excelentes, experientes e com alta qualificação. Em geral, a maioria dos professores das faculdades particulares e todos das faculdades públicas possuem, no mínimo, o título de mestre e muitos também são doutores.

Comece já a sua preparação para a faculdade dos seus sonhos com o Stoodi!

Seja para entrar em uma faculdade pública ou particular, o importante é conseguir superar os desafios do Enem ou vestibulares próprios e conquistar sua aprovação! E com o Stoodi, você vai longe.

Aprenda com professores experientes e que já aprovaram milhares de alunos nas faculdades mais concorridas do país, além de conteúdos atualizados conforme as matrizes de referência mais recentes. Conquiste a vaga que deseja no curso dos sonhos com quem realmente entende.

Assine o Stoodi e comece já a sua preparação!