O que é prompt e qual a sua importância na IA?

O que é prompt e qual a sua importância na IA?

Muitos estudantes estão começando a usar a Inteligência Artificial (IA) como uma aliada nos seus estudos. O Chat GPT, por exemplo, tem sido bastante utilizado como um co-piloto nessa jornada. E, para ter maior sucesso, é fundamental saber fazer um bom prompt.

Esse termo soou estranho ou desconhecido para você? Relaxa, geralmente ele é mais conhecido por quem é da área de tecnologia ou, então, por quem já está super mergulhado no mundo da IA. Então é comum não dominar esse assunto.

Mas, se quer aproveitar ao máximo o resultado do uso dessa tecnologia nos estudos, é importante conhecer não só esse conceito — deve dominar também como preparar os melhores prompts na sua jornada.

Quer saber mais sobre o que é prompt e sua importância ao usar a Inteligência Artificial nos seus estudos? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Confira o vídeo abaixo sobre o conteúdo!

Play video

O que é Inteligência Artificial?

Em primeiro lugar, você precisa entender o que é a Inteligência Artificial. De forma geral, estamos falando sobre tecnologias que pretendem agir tal como a inteligência humana para realizar tarefas e resolver problemas.

Dentro desse campo, temos as divisões da IA: Limitada, Geral e Artificial. Hoje, temos mais tecnologias dentro da IA Limitada. Mas não se engane pelo nome: o Chat GPT, por exemplo, está dentro dessa categoria e é capaz de realizar diversas tarefas importantes.

Nas IAs Limitadas, temos as Inteligências Artificiais Generativas, ou seja, aquelas que são capazes de produzir algo a partir da base de dados de treinamento. Para isso, os prompts têm um papel importante. Vamos ver mais a seguir!

O que é prompt?

De forma simples, o prompt é a instrução que você dá para o chat da ferramenta, solicitando o que ela deve fazer. Simples, não é mesmo?

Mas para ficar ainda mais claro, vamos a um exemplo: você quer estudar os temas de redação para o Enem e quer usar uma IA Generativa para isso. Simples, basta solicitar: “Escreva para mim um tema de redação para o Enem, baseado no padrão de temas das provas anteriores”. Essa frase é um prompt.

Os prompts podem ser:

  • Perguntas: “Quais são os principais autores do Romantismo?”.
  • Solicitações: “Escreva em forma de tópicos os principais pontos que caem no Enem sobre genética”.
  • Resolução de questões: “Resolva com um passo a passo a questão com o enunciado a seguir”.
  • Pedido de exemplos: “Mostre exemplos de artrópodes”.
  • Estímulo à criatividade: “Faça uma introdução para uma redação com o tema ‘x’”.

Como o prompt é utilizado na Inteligência Artificial?

Nas Inteligências Artificiais Generativas, geralmente, a interação entre o usuário e a ferramenta é feita em um modelo semelhante a um chat, ou seja, é como se você estivesse conversando com ela. Com as codificações internas, dados de treinamento e a capacidade de melhorar sua performance com o uso, a ferramenta consegue entender o seu pedido.

Assim, o prompt é a principal forma para usar a sua ferramenta. Então, você não precisa ficar quebrando muito a cabeça de imediato: pense em como você pediria isso a um amigo, colega, tutor ou ao seu professor. É possível pedir da mesma forma para a ferramenta, sem problemas!

Como criar os melhores prompts para seus estudos com Inteligência Artificial?

Ok, mas basta pedir qualquer informação para a Inteligência Artificial? Bom, se você pedir algo para ela, pode ser até que ela responda ao pedido, mas isso não significa que você acertará. Como assim?

Por exemplo, um estudante pode solicitar informações sobre o Romantismo como escola literária. Porém, o chat pode entregar um resumo que é direcionado mais para o público de Ensino Superior, como estudantes de Letras, com informações que não são tão necessárias para os candidatos do Enem e vestibulares.

Isso é um problema? Nem tanto, mas você vai estudar sobre pontos que não tendem a cair na sua prova, em vez de focar naquilo que, de fato, tem maiores chances de aparecer no exame.

Então, como escrever um bom prompt para estudar? Confira a seguir algumas dicas para isso!

Seja objetivo

As tecnologias de IA Generativa não respondem tão bem a frases intercaladas, ordens inversas e outras construções estilísticas que utilizamos no dia a dia. Então, se você quer ter maiores chances de sucesso, seja direto!

Alguns especialistas recomendam, inclusive, que se a ideia for trazer mais de uma diretriz, que você faça listas, pois a ferramenta entende melhor assim. Pense em um tema para redação. A lista de prompts ficaria assim:

  • Apresente um tema claro de redação, definido em uma frase.
  • O tema deve ser atual.
  • A proposta deve seguir o padrão das últimas redações do Enem.
  • O tema deve acompanhar um texto de apoio que ajude a compreender a questão.

Isso torna mais claro para a ferramenta do que escrever um parágrafo explicando o que você deseja. Quer tirar a dúvida? Teste as duas formas e veja o que funciona melhor.

Ah, uma dica de milhões: sempre comece o seu prompt com uma palavra de ação! Isso ajuda a direcionar melhor o que a ferramenta deve fazer.

Seja específico e forneça contexto

Outro ponto é que as ferramentas de IA Generativa precisam de ordens específicas e direcionadas para chegar no ponto que você deseja. Lembra-se do exemplo que demos sobre o Romantismo acima?

Uma forma de contornar isso é sendo específico. Então, esse é um pedido muito aberto que pode não chegar a um resultado bom:

Para melhorar, opte por um prompt mais específico:

  • “Faça um resumo voltado para o Enem sobre as principais características da escola literária do Romantismo”.

Assim, há maiores chances de que a resposta esteja adequada às necessidades dos estudantes do Ensino Médio. Ou seja, sempre dê o contexto que você precisa (por exemplo, deixe claro que é para preparação para o Enem ou vestibulares).

Direcione para sua meta

Avise qual é o seu objetivo. Por exemplo, ao pedir um tema, comunique que é para fazer uma redação. Quando pedir um passo a passo para resolução de uma questão, avise que é para aprender como resolver a questão para um exame.

Assim, o Chat GPT apresenta as respostas pensando em conseguir alcançar o seu objetivo e evita que as respostas tenham desvios que podem prejudicar o seu preparo. Quanto melhor você especificar isso, mais rapidamente chegará ao ponto desejado, sem precisar pedir para refazer a resposta continuamente.

Por exemplo, ao pedir um tema de redação, de forma genérica, o chat pode apresentar uma temática que não esteja relacionada com um texto dissertativo-argumentativo (que é o modelo implementado no Enem).

Já quando você avisa essa questão, ele tem lá na base de dados o perfil da redação do Enem e já encaminha um tema com essa perspectiva. Muito mais fácil, não é mesmo?

Quais cuidados tomar com a Inteligência Artificial nos estudos?

Você já deve ter lido sobre como a Inteligência Artificial é uma aliada, mas, ao mesmo tempo, pode muitas vezes trazer imprecisões nas respostas, não é mesmo? Por isso, é importante não deixar a sua preparação de lado com materiais confiáveis.

Com isso, caso a IA apresente algo errado, fica mais fácil identificar e evitar ser levado ao erro. Por exemplo, imagine que você peça as principais características da filosofia grega e, por erro, a resposta traga pontos relacionados com outra escola filosófica. Sabendo disso, você conseguirá identificar e não ficar com um conteúdo errado em mente.

Vem com o Stoodi e aproveite a melhor IA para tutoria de estudos: o TutorIA!

Para unir o melhor conhecimento na preparação e o uso da Inteligência Artificial para tirar suas dúvidas com menos erros, conte com o Stoodi! Você terá acesso aos conteúdos atualizados, voltados para sua preparação e que estarão alinhados com os principais editais.

Além disso, conte com o TutorIA, o tutor com Inteligência Artificial do Stoodi. Tire suas dúvidas com bem menos riscos de erros e que ajudará a tirar suas dúvidas, pode propor temas e questões novas para seus treinos e muito mais.

Torne sua preparação ainda mais inteligente: assine o Stoodi e comece já a sua jornada rumo à aprovação!