Quando começar a estudar para o Enem

Quando começar a estudar para o Enem

Você pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesse ano? Já começou seus estudos? Dependendo do período em que estiver lendo este conteúdo, talvez você possa achar que ainda é muito cedo para isso.

Mas será mesmo? Afinal, quando é o melhor momento para começar a estudar para o Enem?

Se você tem essa dúvida, vem com a gente, que vamos responder tudo sobre o assunto a seguir!

Quando começar a estudar para o Enem?

O momento certo para começar a se preparar para o Enem varia de acordo com vários fatores, como o conhecimento atual do estudante e seus objetivos. Geralmente, é legal dar início aos estudos com cerca de um ano de antecedência. Isso ajuda a organizar o conteúdo ao longo dos meses, evitando sobrecarga e stress próximo às provas do exame.

Estudantes que iniciam a preparação com antecedência desfrutam da vantagem de ter mais tempo para revisar e aprofundar os tópicos desafiadores. Essa abordagem também possibilita realizar um maior número de simulados, fundamentais para compreender o formato do exame e gerenciar o tempo de resposta durante a prova.

Mesmo os que optam por começar mais tarde ainda têm a chance de obter resultados positivos. A chave está em estabelecer um plano de estudos intensivo que priorize as disciplinas mais relevantes para o curso desejado, concentrando-se na resolução de questões anteriores do Enem para se familiarizar com o estilo das perguntas.

Por que planejar o começo dos estudos para o Enem?

Se você já teve a curiosidade de abrir o documento de Matriz de Referência do Enem, deve ter percebido que o conteúdo que cai na prova é bem extenso, não é mesmo? Caso nunca tenha feito isso, só para ter uma dimensão, ele é composto por 24 páginas, com temas abordados em todo o Ensino Médio.

Inclusive, conhecer bem esse documento ajuda a organizar o seu cronograma de estudos. Então, vale a pena dar uma olhada nele, ok?

Por abordar temas dos três anos do Ensino Médio em uma única prova, é importante conseguir revisar o máximo de conteúdo antes da prova. E se puder dar um gás naqueles pontos em que tem maior dificuldade ou, então, que sempre caem no Enem, melhor ainda.

Por isso, o planejamento é fundamental: ele ajuda a identificar quanto tempo você precisa para passar por todos os pontos. Ou, ainda, a escolher o que priorizar, caso tenha menos tempo.

Quanto tempo de estudo é necessário para garantir uma boa pontuação?

Bom, há algumas respostas para essa pergunta. De modo geral, a resposta mais adequada seria “o quanto antes, melhor”, já que é um conteúdo extenso e que você pode demorar mais tempo para revisar. Inclusive, alguns estudantes tentam começar a preparação já no primeiro ano do Ensino Médio, sabia disso?

Porém, sabemos que muitas questões podem influenciar nisso, não é mesmo? O importante é: mais do que o tempo de estudo, o fundamental é ter disciplina e consistência nos estudos.

Por exemplo, não adianta começar a estudar em janeiro e não manter um ritmo de, pelo menos, resolver uma questão de fixação por dia. Em comparação com alguém que estude de forma disciplinada, mas que tenha começado em agosto, essa primeira pessoa poderá conquistar uma nota pior no exame.

Mas dentro do possível, se você puder unir foco, disciplina e mais tempo para estudar, terá a combinação de sucesso para sua aprovação. Isso vale tanto para Sisu, Prouni, Fies ou nos processos seletivos de instituições particulares que usam a nota do Enem.

Além disso, ter isso em mente ajuda a reduzir a ansiedade de utilizar todo o tempo livre para estudar. Afinal, você precisa descansar, se divertir, estar com os amigos e familiares. Ou seja, você consegue aproveitar melhor seu tempo, sem deixar de lado momentos com as pessoas que ama.

Como se preparar de forma adequada para o Enem?

Ok, mas como conseguir fazer uma preparação adequada para a prova e garantir uma ótima nota? Confira a seguir algumas dicas que ajudam a conciliar uma melhor otimização do tempo de estudos e sucesso na preparação!

Faça um cronograma personalizado

Um primeiro ponto para aproveitar melhor o tempo de estudo é fazer um cronograma considerando o tempo que terá disponível para se preparar para a prova. Muitos estudantes tendem a buscar cronogramas prontos na internet, mas isso tende a não funcionar muito bem.

Por exemplo, vamos comparar a sua rotina com a de um possível amigo. Você faz cursinho de língua estrangeira durante a semana e o amigo não. Ele viaja para visitar um dos pais aos finais de semana e você não. Ou seja, as demandas de tempo de vocês são diferentes.

E, portanto, os cronogramas idênticos não funcionam bem para ambos. Por isso, é fundamental que esse planejamento seja personalizado. Aqui no Stoodi, entendemos o quanto isso é importante e criamos esse plano focado nas rotinas, demandas e matérias que são mais difíceis para cada estudante.

Priorize alguns pontos do edital

Se você está começando a estudar mais perto da prova, provavelmente não terá tempo para rever toda a Matriz Programática. Uma dica para isso é, então, priorizar alguns pontos estratégicos. Para isso, você pode pensar em duas possibilidades:

  • Focar nos conteúdos que possui maior dificuldade e que precisam de uma revisão extra antes da prova;
  • Estudar mais aqueles pontos que são coringas e caem em todas as provas.

Há, ainda, quem faça uma combinação dos dois: focar em estudar os pontos que estão mais presentes nos exames e que tenham maior dificuldade. Essa também é uma estratégia válida para aumentar as chances de sucesso na prova.

Considere o tempo de descanso

Ao planejar seus estudos, não deixe de dedicar um tempo, também, para seu descanso. Afinal, você sabia que seu cérebro fixa o aprendizado justamente nesses momentos? Por isso, é necessário também ter um tempo para repousar e, até mesmo, se divertir.

Mesmo tendo pouco tempo até a prova, evite rotinas exaustivas. Afinal, se você chegar cansado na prova, pode deixar passar alguns detalhes nos enunciados que poderão custar pontos importantes na sua nota.

Faça exercícios de fixação

Os exercícios de fixação são uma forma de testar seu aprendizado e servem para ambos os momentos: tanto para quem está se preparando há mais tempo quanto, também, para quem está começando próximo ao dia do exame.

Muitas vezes, separar uma meia hora por dia para isso pode ser uma forma de se preparar, para quem tem pouco tempo disponível. Isso ajuda a se familiarizar com o modelo da prova e chegar mais tranquilo no dia do exame.

E se estiver em cima da hora, ainda dá para estudar para o Enem?

Porém, se você estiver lendo esse artigo faltando poucas semanas para a prova, pode ser que bata uma sensação de “tudo está perdido”, e não é bem assim! Não é à toa que os melhores cursinhos preparatórios para o Enem e vestibulares possuem, também, as modalidades intensivas.

Esse curso é voltado para quem está começando a preparação mais perto da prova e, por isso, tem pouco tempo para revisar os principais conteúdos antes do exame. Nesse caso, os professores adotam metodologias de ensino focadas para o máximo de aprendizado em curto tempo.

Assim, você consegue rever e aprofundar nos principais temas que caem nas provas e conquistar pontos importantes que podem ajudá-lo na aprovação. Obviamente, começar o quanto antes pode ajudar mais, mas não deixe de fazer uma boa preparação só por estar mais próximo da prova, ok?

Comece agora a estudar para o Enem com o Stoodi!

Se você está começando a estudar agora para o Enem, seja no começo do ano ou mais próximo à prova, conte com o melhor cursinho preparatório online: o Stoodi!

Com opções tanto para quem está começando a preparação no começo do ano (extensivo) quanto para quem vai iniciar a jornada mais à frente (intensivo), você chegará preparado para a prova, independentemente de quando comece.

Aprenda com professores especializados em aprovação nas provas mais difíceis do país, conte com um banco de questões com mais de 60 mil exercícios, aproveite uma variedade de formatos de conteúdos (podcasts, mapas mentais, videoaulas e apostilas), e muito mais!

Faça sua assinatura no Stoodi e comece já sua jornada rumo à nota máxima no Enem!