Cursinho preparatório para o Enem: como e quando começar?

Cursinho preparatório para o Enem: como e quando começar?

Já no início do Ensino Médio, uma questão ganha espaço na vida dos estudantes: preciso de um cursinho preparatório para o Enem? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes que os estudantes realizam no final dessa jornada. E não é para menos, já que ela está relacionada com três dos programas mais importantes de acesso ao Ensino Superior público e privado do país: Sisu, ProUni e Fies.

Um dos grandes aliados para isso são os cursinhos preparatórios. Eles funcionam tanto para ajudá-lo a revisar boa parte dos conteúdos aprendidos ao longo dos três anos de formação nessa fase de ensino quanto, também, podem ajudar em estratégias que vão ajudar a superar os concorrentes e conquistar sua sonhada vaga!

Então, quando é o melhor momento para começar? E como dar esse primeiro passo? Vem com a gente tirar essas dúvidas!

A importância do cursinho preparatório para o Enem

O cursinho preparatório para Enem é aquele aliado que não pode deixar de estar ao seu lado nessa jornada. Acredite, contar com essa possibilidade pode fazer toda a diferença na sua aprovação.

Em primeiro lugar, a prova condensa conhecimentos de três anos em um exame. E, muito provavelmente, você talvez não lembre tão bem algumas questões que viu lá no começo do primeiro ano, não é mesmo?

O cursinho preparatório ajuda não só a refrescar a cabeça, mas também, agora, proporciona ver esse conteúdo com outros olhos: pensando em como ele pode ser cobrado na prova. Ou seja, é o aprendizado alinhado com a estratégia.

Além disso, é comum que muitos estudantes tenham dificuldades com alguns temas ao longo da sua formação. E mesmo que tenha passado de ano com boas notas, essas dúvidas podem ter permanecido.

Porém, se você chegar com elas nas provas, as chances de perder pontos preciosos para sua aprovação são altos. Por exemplo, quem tem dificuldade com Cinética (conteúdo de Física) pode se preparar: esse é um tema quase certo em todo o Enem.

O cursinho preparatório proporciona uma nova chance de tirar suas dúvidas: com explicação dos professores, com dicas que ajudam na resolução de questões e, também, com o apoio dos monitores. Além disso, você terá mais oportunidades para testar seus conhecimentos com um amplo banco de questões e com os simulados.

Com isso, o cursinho preparatório para o Enem funciona como aquele treino para uma partida importante do seu esporte preferido: ele dá todas as condições para chegar na sua melhor forma no dia e arrasar nas questões.

Quando começar o cursinho preparatório?

Uma dúvida comum é: quando é o melhor momento para começar o cursinho preparatório? Bom, a resposta ideal seria: agora! Estamos falando de uma prova que condensa três anos de conhecimento em todas as disciplinas em um único exame.

Pelo alto número de conteúdos, quanto mais cedo começar, mais tempo terá para mergulhar nos conhecimentos, tirar dúvidas, aproveitar ao máximo os monitores e não deixar nada de fora.

Ou seja, se você está começando o terceiro ano do Ensino Médio, é um bom momento para entrar em um cursinho preparatório extensivo. Assim, você poderá ir aprendendo os conteúdos na escola e revisando aqueles dos anos anteriores mais tranquilamente, sem correria.

Vale começar a preparação antes do terceiro ano? Se você se sentir mais confortável para isso, pode ser uma opção. Mas lembre-se que muitos do que verá nas aulas, talvez ainda não tenha aprendido.

Porém, se você está vendo esse conteúdo já mais para o meio do ano, quer dizer que não há mais tempo? Não é bem assim! Nesse caso, mergulhe em um cursinho preparatório intensivo.

Nesta modalidade, pelo tempo reduzido, as aulas são em ritmo mais rápido, focando em um aprendizado de forma mais estratégica. Além disso, os melhores cursinhos — como o Stoodi — criam um cronograma personalizado conforme o tempo disponível que você tem.

Nesse caso, analisamos o momento no qual está começando a sua preparação e o tempo para as principais provas e traçamos o conteúdo para cada dia. Com isso, você terá o máximo de aproveitamento para revisar todo o conteúdo antes da prova.

Por isso, mesmo começando seus estudos mais perto da prova, não se preocupe! Ajudamos você a encontrar o melhor caminho dentro do seu tempo disponível.

Como começar o cursinho preparatório para o Enem?

Ok, mas como dar o pontapé inicial para a preparação? O que é preciso para iniciar seus estudos? Separamos alguns pontos que ajudarão nesse começo. Vem com a gente!

Pense em qual curso superior deseja fazer

Se você já tiver em mente qual o curso superior que deseja fazer, pode ser interessante já buscar um cursinho preparatório voltado para ele. É o caso, por exemplo, do plano StoodiMed!

Nele, quem quer fazer Medicina já começa uma preparação diferenciada, com exercícios voltados para a aprovação nessa área, conteúdos exclusivos, planejamento personalizado e muito mais. Com isso, é possível direcionar melhor seus esforços para a vaga sonhada, ainda mais se for em cursos que, tradicionalmente, são muito concorridos.

Considere sua rotina

Outro ponto para pensar antes de fazer sua inscrição é: como é sua rotina? Ela é mais tranquila ou apertada? Os horários livres costumam ser regulares ou você tende a mudá-los bastante?

Esses pontos ajudam a pensar, por exemplo, se um cursinho presencial é uma opção ou, então, se isso pode atrapalhar suas outras atividades. Para quem prefere maior flexibilidade, ou depende disso para uma boa preparação, pode ajudar a buscar opções melhores, como a possibilidade dos cursinhos online.

Considere fazer um cursinho preparatório online

Mesmo que você tenha mais tempo disponível na sua rotina, já pensou em fazer um cursinho preparatório online? Ele pode ser um grande aliado para proporcionar mais tempo de estudos. O tempo de deslocamento pode ser utilizado, por exemplo, para fazer um exercício extra, revisar uma aula ou treinar uma parte da redação.

Além disso, com o cursinho preparatório online, se tiver ficado com alguma dúvida ou não entender bem algo, você consegue voltar no conteúdo, reassistir e, talvez, pegar algum detalhe que o professor falou e não havia entendido de primeira — algo que não é possível no presencial.

Analise quais são as melhores opções disponíveis

Analisou sua rotina, escolheu por um formato de cursinho preparatório e agora é o momento de escolher as melhores opções? Então pegue essa lista e veja se a sua escolha cumpre esses requisitos?

  • possui acesso ilimitado a monitores;
  • permite fazer correções ilimitadas em redações;
  • possui planos voltados para os cursos mais concorridos;
  • possui um banco amplo de exercícios;
  • permite acompanhar sua progressão de forma inteligente e em tempo real;
  • ajuda a fazer o seu cronograma, personalizado, e que pode ser revisto a qualquer momento;
  • conta com professores experientes em aprovações em Enem e vestibulares;
  • oferece todo apoio além do aprendizado, ajudando, também, na sua tranquilidade e bem-estar;
  • possui aulas atualizadas todo ano.

Arrase na sua preparação para o Enem com o Stoodi!

E aí, que tal começar seu cursinho preparatório para o Enem agora, com quem realmente domina o assunto e possui uma alta experiência no assunto? Com o Stoodi, você terá um aliado importante ao seu lado rumo à aprovação!

Com planos voltados para os cursos mais concorridos (Medicina, Direito, Engenharia, Tecnologia), professores que já aprovaram milhares de alunos com suas aulas e apoio ilimitado dos nossos monitores, você chegará longe em sua preparação!

Faça sua assinatura no Stoodi e arrase na sua preparação para o Enem!