Cronograma de estudos Enem 2024: como montar o seu plano de estudos?

Cronograma de estudos Enem 2024: como montar o seu plano de estudos?

A preparação para o Enem 2024 começa agora! Quanto antes você começar a organizar seu cronograma de estudos para o Enem, mais facilmente conseguirá ter uma maior disciplina e lidar com tantos temas e disciplinas ao longo do ano. E um bom cronograma de estudos será o seu maior aliado nessa jornada.

Porém, muitos estudantes têm dificuldades em criar o seu. Afinal, de fato, são muitas informações presentes no edital, e para quem está fazendo isso pela primeira vez, pode ficar perdido no processo.

Então, vem com a gente! Vamos mostrar como criar um cronograma de estudos Enem 2024!

Por que é importante ter um cronograma de estudos Enem 2024?

O cronograma de estudos é como um mapa do tesouro – e o seu ponto de chegada é uma boa prova do Enem no ano de 2024. Ele terá o passo a passo de tudo que deve ser estudado, ponto a ponto, até o dia da prova.

No cronograma, você terá dias e horários de estudos, as disciplinas de cada momento e os temas dentro dessas áreas que deverão ser estudados. Com isso, é possível saber que consegue cobrir todo o programa até o dia do exame.

O cronograma é um importante aliado, também, da disciplina. Muitos estudantes possuem dificuldades para manter-se no foco, ainda mais quando começam a estudar no começo do ano. Esse documento ajuda a compreender a importância de cada dia de estudo, e que não pode ser perdido, para não acumular conteúdo para a reta final.

Além disso, para aqueles que possuem um perfil mais ansioso, o cronograma fornece maior tranquilidade de que tudo estará sob controle e como é possível remanejar o seu calendário se for necessário (por exemplo, parar uma semana caso esteja doente não será um problema, pois é possível compensar em outro momento).

Como montar um plano de estudos?

Para ajudá-lo nessa trajetória, separamos algumas dicas que serão essenciais para montar um plano de estudos impecável para sua preparação para o Enem 2024.

Conheça sua rotina

O primeiro passo é conhecer bem como funciona sua rotina, entendendo quais são os pontos flexíveis (e que podem ser manejados para abrir brechas para mais tempo de estudo) e quais são fixos e não podem mudar.

Por exemplo, se você rende melhor estudando no final da tarde e faz uma atividade física nesse período, não precisa desistir. É possível remanejar o horário do seu treino para manhã e ter o final de tarde livre? Se sim, isso ajudará a manter o seu foco sem precisar abrir mão de questões importantes.

Esse conhecimento possibilita identificar quanto tempo, de fato, poderá estudar por dia com calma e planejar os próximos passos que verá a seguir!

Defina um tempo de estudo por dia

Disciplina e constância serão fundamentais para alcançar bons resultados. E isso significa estudar todos os dias da semana, se possível (nem sempre será, então também é essencial respeitar os seus limites, ok?). Muitas vezes, fazer um exercício em 10 minutos pode fazer muito pela fixação de um conteúdo.

Então, a partir da análise da sua rotina, veja em quais pontos consegue encaixar um tempo de estudos por dia. Mas lembre-se de ser realista e evitar sacrificar questões importantes do seu dia a dia (como exercícios, momento com família, entre outros pontos).

Conheça seu ritmo de estudo

Outro ponto importante é conhecer seu ritmo de estudo. Por exemplo, quanto tempo você precisa para revisar um conteúdo, fazer os exercícios, preparar seus resumos (se gostar de estudar com eles), entre outros pontos?

Não adianta, por exemplo, considerar um tempo médio (por exemplo, 2 horas para cada tópico), se precisar voltar e revisar algo que tenha maior dificuldade. Seu plano de estudo precisa ser realista em relação às suas demandas e perfil de estudos.

Destrinche o edital

Após definir em quais brechas da rotina poderá estudar e o seu ritmo de estudo por disciplina, é hora de começar a olhar o edital e brincar de quebra-cabeças: encaixe qual será o conteúdo que deverá ser estudado dia a dia.

É fundamental que, dentro do possível, passe por todo o conteúdo e tenha um tempo para revisar. Se não for possível, veja o que precisa ser priorizado: por exemplo, dar maior foco para as matérias que sempre caem e que tenha maior dificuldade.

Com isso, é possível chegar melhor preparado no dia da prova, ciente de que conseguiu olhar tudo que precisa, sem deixar pontos importantes sem serem estudados. Essa é uma das partes mais longas e trabalhosas, então atenção a ela!

Considere tempo de descanso e lazer

Um erro dos estudantes é fazer maratonas de estudos de longas horas, diminuir horário de sono e parar de aproveitar os momentos de lazer. E isso é altamente prejudicial, sabia?

Seu cérebro absorve os conteúdos é, justamente, no descanso. Sobrecarregá-lo com longas horas pode apenas deixá-lo fatigado e evitar que você fixe o conteúdo aprendido.

Não diminua seu fluxo de sono ou deixe de estar com familiares e amigos. Isso será importante, também, para sua saúde mental, ajudando na sensação de acolhimento e força. Nesse momento, isso será vital para seus resultados.

Considere imprevistos

Muitas vezes, o cronograma pode precisar ser todo reconfigurado porque alguma questão mudou em sua rotina. Por exemplo, se você precisar viajar com a família por uma semana durante as férias e não conseguir estudar, será preciso redirecionar rotas e considerar como incluir os conteúdos perdidos em sua rotina, sem sobrecarregá-lo.

Quando o cronograma considera a possibilidade de imprevistos, os problemas e mudanças mexem menos com seu emocional – um ponto importante para uma boa preparação para o Enem. Você fica tranquilo de que será possível retornar ao foco e chegará preparado na prova.

Por que a ferramenta de Cronograma de Estudos do Stoodi é sua maior aliada?

Mesmo com todas essas dicas, pode ser que você ainda tenha dificuldades de criar o seu próprio cronograma. E se fosse possível ter um plano de estudos personalizado, voltado para sua rotina, e que pode ser adaptado caso você tenha dificuldades de cumpri-lo?

Com o Stoodi, você terá isso em mãos! Em nossos planos, os estudantes recebem um Cronograma de Estudos personalizado, que considera todos os pontos que listamos acima e criado por Inteligência Artificial, ou seja, é a melhor forma de otimizar sua rotina, de forma estratégica e eficiente.

Você insere seus dados, informações sobre sua rotina e ele é configurado para suas necessidades. Se quiser, pode personalizá-lo, mudando, por exemplo, o tempo disponível para estudos.

Vamos supor que, durante o ano, comece uma nova atividade física: é só ir em sua área do cronograma e fazer as mudanças necessárias. Outra opção é reiniciá-lo, caso sinta que é melhor começar do zero. Caso tenha dúvidas, nosso FAQ tem todas as informações para ajudá-lo nesse momento!

Venha para o Stoodi e tenha a melhor preparação desde o planejamento dos seus estudos!

Para ter um plano de estudos que realmente atenda suas demandas e que pode ser personalizado e mudado sempre que for preciso, conte com o Stoodi! Com nossa ferramenta de Inteligência Artificial, entregamos uma preparação de sucesso desde o planejamento.

Para além do planejamento, você terá aulas atualizadas, acompanhamento com os monitores, correção das redações e muito mais! De ponta a ponta, estamos ao seu lado, para te auxiliar na preparação para o Enem e vestibulares.

Faça sua assinatura no Stoodi, e conte com todos os benefícios de nossos planos! Começe já o seu cronograma de estudos Enem 2024!