Férias escolares: como aproveitar bem esse período?

Férias escolares: como aproveitar bem esse período?

Fim de ano chegando e é o momento de aproveitar as férias escolares da melhor forma possível. Você deu tudo de si, manteve sua disciplina e os estudos em dia e é hora de recuperar-se e aproveitar o período antes de começar uma nova jornada de preparação para sua aprovação nos principais vestibulares e processos seletivos.

Aproveite ao máximo esse período, recarregando as baterias. É importante saber como ter o máximo desse período e chegar renovado para o próximo ano letivo. Separamos algumas dicas que poderão ajudá-lo nesse momento! Veja a seguir.

Tire um tempo para apenas descansar nas férias escolares

Muitos estudantes têm diversos planos para agitar as férias escolares. Mas pode ser interessante, principalmente nos primeiros dias, apenas relaxar e curtir o momento, recuperando as energias.

Principalmente para quem acabou de sair de um ano agitado, é bom ter um tempinho para apenas descansar. Afinal, logo os desafios acadêmicos voltam e é bom estar preparado, com as baterias cheias, para isso.

Reserve um período das suas férias para se desconectar das preocupações escolares. Isso pode ser feito, até mesmo, com várias das atividades que vamos trazer aqui para curtir esse momento.

Lembre-se que descansar não é apenas físico: sua cabeça também precisa ter um tempo no qual ela não estará preocupada com os estudos e questões relacionadas com os exames para buscar sua vaga no Ensino Superior. Isso será importante, inclusive, para sua saúde emocional.

Tirar uns dias para apenas descansar ajudará a renovar sua mente e, também, criar memórias incríveis. Afinal, daqui a uns anos, será bacana lembrar dessa fase da sua vida com momentos de descontração e lazer, e não só com uma rotina puxada de estudos.

Mate saudades dos amigos

As férias escolares são a oportunidade perfeita para se reconectar com pessoas queridas e matar as saudades dos amigos. Após passar o ano em uma rotina de estudos intensos, reserve um tempo para compartilhar risadas, memórias e experiências com eles.

Muitos que estiveram distante fisicamente, normalmente, conseguem aparecer nesse período, quando vão rever a família e é um ótimo momento para se reaproximar deles e compartilhar memórias, histórias e criar novas lembranças nesse momento.

Mas se não for possível encontrar pessoalmente, organize encontros virtualmente. Esses momentos ajudam a fortalecer esses laços de amizade e vocês podem, inclusive, oferecer suporte mútuo para conseguirem lidar com os desafios no próximo ano.

A conexão com os amigos é um importante ponto para os cuidados com a sua saúde mental e emocional. Boas risadas, ter e oferecer apoio pode fazer toda a diferença nesse momento. Além, também, de poderem se sentir compreendidos, já que vocês, provavelmente, estão passando pelas mesmas questões nesse momento.

Tente desligar-se das redes sociais e de telas

Principalmente para quem passou o ano estudando por videoaulas, apostilas, PDFs, entre outros conteúdos digitais, pode sentir uma certa fadiga de olhar para telas. Porém, nossas redes sociais não ajudam muito nisso. Afinal, quem quer perder a nova trend do TikTok ou a fofoca do momento?

Mas desconectar-se, mesmo que por uns dias, pode trazer muitos benefícios para o seu bem-estar. Separe uns dias para experimentar a vida além do mundo digital. Descubra novos hobbies, leia um livro, passe mais tempo ao ar livre.

O excesso de estímulo que os aplicativos promovem podem continuar mantendo sua mente cansada, mesmo durante as férias. Esse tempinho ajuda a diminuir ansiedades, necessidade de estar sempre acompanhando tudo (o famoso FOMO — Fear of Missing Out ou, em português, “medo de perder algo”) e ter um tempo para desacelerar.

Com isso, você consegue ter um momento de maior equilíbrio entre o virtual e o real e reconectar-se consigo mesmo. E quando voltar, todas as novidades, trends, posts e polêmicas estarão te esperando e você conseguirá utilizar as redes até de forma mais presente e gostosa.

Descubra um novo hobby

Tem algo que você sempre quis fazer, mas não conseguia ter tempo, pois estava sempre nos estudos e preparatório para o Enem e vestibulares? As férias são o melhor momento para aproveitar e mergulhar nesse conhecimento.

Hobbies são importantes por diversos motivos: ajudam a relaxar, nos ensina uma nova habilidade, melhora nossa saúde mental, nos deixa mais felizes e pode ajudar, até mesmo, no futuro!

Por exemplo, quer fazer curso superior em Jornalismo e quer aprender a fotografar? Isso pode abrir portas para que, no futuro, atue como fotojornalista. Mas muitos desses aprendizados podem ser apenas diversão mesmo.

Algumas opções interessantes são:

  • Aprenda um instrumento novo;
  • Explore o mundo da fotografia;
  • Aprenda a desenhar;
  • Faça novos esportes;
  • Comece a fazer trilha, entre outras possibilidades.

Além disso, um novo hobby pode enriquecer sua vida com experiências únicas e estimulantes. Também ajuda a aumentar sua criatividade e renova sua motivação para outras questões além dos estudos.

Faça uma viagem com sua família

Muitos estudantes ficam afastados do contato constante com a família, mesmo morando na mesma residência, por estarem imersos nos estudos. As férias escolares são um momento importante de reencontro e poder deixar uma parte do tempo a estar com eles.

Converse com eles e planeje uma escapada de alguns dias, seja para um lugar diferente ou ainda, aquele lugar que faz parte da memória da família. Mesmo estando perto da casa de vocês, esse pode ser um momento incrível para todos.

Essa experiência ajuda a criar memórias duradouras e fortalecer os vínculos fundamentais para sua jornada. É uma forma para contribuir para um relacionamento mais próximo e compreensivo nesse momento desafiador e reforçar o apoio deles na sua jornada rumo à aprovação nos vestibulares.

Ao fazer uma viagem em família durante as férias, você não apenas aproveita o descanso merecido, mas também potencializa sua base emocional para lidar com o próximo ano escolar. Aproveite cada momento dessa jornada, pois muitos desses momentos serão aquelas histórias compartilhadas gostosas contadas no futuro.

Assista suas séries e filmes preferidos

Relaxar assistindo algo que gosta pode ser uma ótima forma de descanso para sua cabeça. E se você não tinha tempo para maratonar a sua série preferida, ou assistir aquele filme que estava super empolgado, o momento é agora!

Faça uma lista e crie uma programação de maratonas. Faça isso sozinho, com amigos, familiares, ou aquela pessoa especial. Além de ser um entretenimento legal, também ajuda naquilo que falamos antes: ter uma pausa mental que ajude a recuperar as baterias.

Prepare a pipoca, escolha as melhores opções, atualize-se das suas séries antes de começar novas temporadas e aproveite histórias que vão diverti-lo ou dar um up em sua diversão. E é uma ótima forma, também, de curtir momentos com pessoas queridas.

Estude uma nova língua

Aprender uma nova língua pode ser animador e desafiador e, inclusive, ser importante para sua jornada no futuro. Afinal, conhecer outros idiomas poderá abrir muitas portas para seu futuro profissional.

O começo costuma ser bem desafiador e exigir um pouquinho mais de tempo. Então, um ótimo momento para começar é durante as férias escolares. Isso porque você terá que mergulhar em mais coisas além das questões gramaticais de uma nova língua.

Por exemplo, que tal mergulhar na diversidade cultural do país relacionado com o novo idioma? Essa é uma experiência que facilita bastante o aprendizado, além de tornar o processo divertido e ser um bom hobby para esse momento de pausa.

Ao aprender francês, pesquise mais sobre a culinária francesa, hábitos do país, assista filmes e séries nesse idioma e crie uma maior aproximação com o idioma. Isso facilita muito o aprendizado e pode não ser tão fácil fazer isso fora das férias.

Esse é um período no qual vale a pena, também, investir em autodesenvolvimento. Isso ajudará não só em um currículo interessante no futuro, mas em trazer experiências incríveis para sua vida.

Faça uma atividade voluntária

Se auxiliar o próximo faz parte dos seus propósitos, aproveite esse momento para tirar um tempo e se dedicar a uma atividade voluntária. Além de ser uma forma para contribuir com a comunidade, pode proporcionar satisfação com a realização de propósito e empatia.

Há diversas causas que podem estar mais alinhadas com algo que interesse a você. Por exemplo, é apaixonado por animais? Faça uma atividade voluntária que ajude ONGs de proteção animal e esteja mais perto desses pets que precisam de um carinho extra, por ainda não terem um lar.

O importante é encontrar uma atividade que desperte sua paixão para apoiar. O voluntariado é uma ótima forma de fazer a diferença para a causa que apoiar, mas não só isso. Também proporciona um forte desenvolvimento pessoal.

Férias escolares voluntariado
Se envolver com atividades de voluntariado auxilia no desenvolvimento cultural, expandindo o senso de integração e repertório social

Há diversas causas nas quais você pode trabalhar como voluntário, entre elas:

  • Saúde;
  • Proteção animal;
  • Causa ambiental;
  • Auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade;
  • Campanhas de conscientização;
  • Distribuição de alimentos;
  • Mediação de leitura;
  • Recreação com crianças;
  • Reforço escolar, entre outras possibilidades.

Faça mais atividades ao ar livre

Ao longo do ano, você provavelmente saiu pouco para curtir um dia ao ar livre, não é mesmo? Afinal, entre rotinas de acompanhar aulas e revisar conteúdos, é investido muito tempo em casa estudando.

Aproveite esse momento para explorar o mundo além das quatro paredes da sua casa! Sair para curtir um dia ao ar livre e fazer práticas como caminhada, pedalar, fazer uma trilha, ir a um parque ajuda na sua saúde física e, também, revitaliza a sua mente, sendo um importante momento de pausa.

Ao dedicar um tempo para isso, é possível exercitar o seu corpo, colocando-o para se mexer e se expondo, mesmo que um pouco, a luz solar — dois pontos importantes para manter a saúde do seu corpo. Além disso, o contato com a natureza ajuda a relaxar e ter contato com outras experiências.

Mesmo que você não seja um fã de atividades físicas, é possível aproveitar esses momentos sim. Por exemplo, chame seus amigos para um piquenique em um parque: você consegue unir tanto o tempo ao ar livre quanto, também, tirar um momento para estar com as pessoas que gosta.

Ao se engajar em passar mais tempo ao ar livre, consegue não só aproveitar mais o tempo presente quanto, também, desenvolve maior apreciação pela natureza e todos os benefícios que ela pode proporcionar para sua saúde e qualidade de vida.

Comece a criar hábito de leitura

Criar o hábito de leitura pode ser um passo importante para descobrir uma nova paixão no período das férias escolares: mergulhar em novos universos que vão ajudar a expandir seus horizontes. Além disso, a leitura é uma fonte inesgotável de aprendizagem e, também, diversão.

Porém, desenvolver essa habilidade também será muito importante, inclusive, para sua preparação para vestibulares e Enem. Isso porque nas provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias há a presença da literatura como disciplina que cai nas provas.

Exames como os da Fuvest possuem sua lista de leituras obrigatórias que vão aparecer nas questões e é interessante ter lido, de fato, os livros que constam no edital. Ao desenvolver o hábito de leitura, isso se tornará muito mais fácil.E não é só isso. Essa atividade ajuda a melhorar suas habilidades linguísticas, estimula sua imaginação, permite ter um maior vocabulário que poderá ajudá-lo a preparar uma redação nota 1000, entre outros benefícios.

Comece a organizar a jornada para o próximo ano de estudos

E, claro, após relaxar bastante e estar renovado, reserve um tempo do final das suas férias escolares para começar a preparar a jornada para o próximo ano! Essa preparação poderá ser fundamental para o seu sucesso futuro.

Identifique as datas das principais provas, crie o seu próprio calendário de estudos (ou conte com uma instituição que crie o cronograma de acordo com a sua rotina) e defina metas claras para serem cumpridas.

Lembre-se que elas precisam ser realistas e devem contemplar não só as questões acadêmicas, mas, também, metas pessoais e de desenvolvimento. Começar isso no final das férias escolares ajuda a pensar em um cronograma flexível, que poderá ser adaptado caso necessário, no futuro.

Também é um ótimo momento para organizar o espaço de estudos, deixando-o preparado para os desafios do próximo ano. Esse espaço precisa ser confortável, minimizar distrações e ter todos os equipamentos e acessórios necessários para otimizar seu aprendizado.

O Stoodi ajuda você na organização para o próximo período letivo

E, claro, não se esqueça de já começar a pensar na sua preparação para o Enem e vestibulares. O Stoodi estará ao seu lado desde o começo, com uma preparação incrível para as principais provas e organizando um cronograma personalizado, de acordo com suas necessidades.

Aproveite as férias para já começar a pensar em como contar com o melhor cursinho online para o Enem e vestibulares: faça sua assinatura no Stoodi e tenha um novo ano letivo repleto de sucesso!