Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: guia para o Enem!

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias faz parte das provas realizadas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

É uma das provas mais temidas entre os alunos do ensino médio que participam do certame, visto que englobam perguntas sobre as matérias de e está entre as questões mais complexas de toda a prova, visto que engloba português, inglês ou espanhol, artes, literatura, educação física, comunicação e tecnologias da informação.Anualmente, milhões de alunos em todo o Brasil respondem 45 questões exclusivas dessa prova, que podem influenciar diretamente na nota do ENEM. Leia conosco e saiba como se preparar para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, vamos lá!

No ENEM 2024 vão cair quais temas em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias?

No ENEM 2024, os temas em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias abrangem uma ampla gama de disciplinas e tópicos.

A prova nessa área avalia a capacidade dos candidatos de compreender e interpretar textos, bem como de analisar a língua em suas diversas manifestações.

A seguir, destacamos alguns dos temas que geralmente têm maior destaque nas matérias que compõem essa área:

Português e Literatura

Questões de interpretação de texto são uma constante no ENEM. Os candidatos podem esperar textos variados, abordando temas sociais, culturais, científicos e literários. Além disso, a gramática e a análise linguística também são abordadas, com foco em aspectos como sintaxe, semântica e morfologia.

Por outro lado, a literatura é explorada por meio de análises de textos literários, abrangendo autores brasileiros e estrangeiros.

Os candidatos podem encontrar questões relacionadas a movimentos literários, obras clássicas e contemporâneas, além de elementos literários como figuras de linguagem, narrativa, personagens e simbolismo.

Inglês ou Espanhol

A prova de língua estrangeira avalia a habilidade de leitura e interpretação de textos em inglês ou espanhol. Os textos podem tratar de temas atuais, culturais, científicos e literários. A compreensão de vocabulário e gramática também é essencial.

Artes

A prova de Artes avalia a compreensão de linguagens artísticas, incluindo música, pintura, escultura, dança e teatro. Os candidatos podem esperar questões sobre artistas, movimentos artísticos, técnicas e análises de obras.

Educação Física

Nesse campo, os temas podem abranger a importância da atividade física para a saúde, os princípios do treinamento esportivo, modalidades esportivas e seus aspectos técnicos, além de temas relacionados à educação física escolar.

Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

A área de TIC foca nas tecnologias digitais, suas implicações na sociedade, ética na internet, segurança digital e uso responsável das tecnologias. Questões relacionadas à comunicação digital, redes sociais e impacto das TIC também podem ser abordadas.

Então…

Portanto, o ENEM 2024 provavelmente cobrirá uma variedade de temas em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, refletindo a necessidade de compreensão e interpretação de diferentes formas de linguagem, incluindo textos escritos, artes visuais, música, educação física e tecnologias digitais.

Para se preparar adequadamente, os candidatos devem estudar esses tópicos de forma abrangente, praticar com questões de exames anteriores e desenvolver habilidades de análise crítica.

Quem escolhe as perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o ENEM?

As perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o ENEM são selecionadas e elaboradas por uma equipe de especialistas em avaliação educacional e linguística sob a coordenação do INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é vinculado ao MEC – Ministério da Educação.

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais ferramentas de avaliação educacional no país e é utilizado como critério de seleção para ingresso em universidades brasileiras.

A escolha das perguntas segue diretrizes estabelecidas pelo INEP e pelo MEC, levando em consideração a relevância dos conteúdos para o currículo do Ensino Médio e a capacidade de avaliar as habilidades e competências dos estudantes.

Além disso, o ENEM utiliza a TRI – Teoria de Resposta ao Item, para calibrar a dificuldade das questões e garantir que a avaliação seja justa e precisa.

A elaboração das questões passa por um rigoroso processo de revisão e validação para garantir a qualidade e a equidade do exame.

Esse processo envolve especialistas nas diversas áreas de conhecimento, incluindo linguagem, literatura, artes e outras disciplinas relacionadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Portanto, as perguntas sobre essa área do ENEM são cuidadosamente selecionadas e elaboradas por profissionais qualificados para garantir a validade e a confiabilidade do exame como um instrumento de avaliação educacional.

Como é decidido o que vem de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para o ENEM?

A definição do conteúdo que é incluído na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias é resultado de um processo criterioso.

Como mencionado, o INEP, responsável pela elaboração do ENEM, realiza estudos e análises para identificar os temas e tópicos relevantes que estão alinhados com o currículo do Ensino Médio brasileiro.

Especialistas em educação, professores, pesquisadores e profissionais das áreas relacionadas, são consultados durante esse processo.

A definição dos conteúdos leva em consideração a relevância para a formação do estudante, a capacidade de avaliar suas habilidades e competências e a abrangência necessária para uma avaliação completa.

O que esperar de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no exame em 2024?

No exame de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM 2024, os candidatos podem esperar um enfoque contínuo nas transformações da comunicação e da sociedade na era digital.

Tópicos como inteligência artificial, redes sociais, a evolução para a Web 3.0 e a influência da era digital serão relevantes.

As questões podem explorar a capacidade dos estudantes de analisar textos, imagens e mídias digitais, compreender os impactos da tecnologia na comunicação e na cultura, além de avaliar a ética e os desafios da era digital.

Além disso, a prova deve manter seu foco em literatura, língua portuguesa, idiomas estrangeiros, artes e outros campos relacionados.

A avaliação da capacidade de interpretação, análise e produção textual permanece fundamental.

Portanto, os candidatos devem esperar uma prova que aborda não apenas as mudanças tecnológicas, mas também a riqueza da expressão humana em diferentes formas linguísticas e artísticas.

O que caiu em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no último ano?

Português e Literatura que caiu no ano anterior

No ENEM de 2022, os candidatos depararam-se com questões que envolviam a comparação entre gêneros literários.

Além disso, na prova de Linguagens, foram abordadas questões relacionadas a diversas correntes literárias, como o realismo, naturalismo e neorrealismo. Destacaram-se também a presença de textos da renomada autora Clarice Lispector e músicas do talentoso Chico Buarque de Holanda.

Essa diversidade de abordagens literárias e culturais demonstra a importância da compreensão não apenas das obras em si, mas também de seus contextos históricos e sociais.

Esses temas proporcionaram aos candidatos a oportunidade de demonstrar sua capacidade de interpretação e análise crítica, além de valorizar a riqueza da literatura brasileira e suas conexões com outras formas de expressão artística.

Língua Estrangeira (Inglês) que caiu no ano anterior

No ano passado, a prova de Língua Estrangeira (para quem escolheu o idioma Inglês) do ENEM apresentou cinco questões diversas:

  1. Uma delas abordou a influência das músicas sociais;
  2. Enquanto outra envolveu a análise de um poema;
  3. Uma terceira questão solicitou aos candidatos que comparassem elementos de dois textos e identificassem o objetivo do texto;
  4. Além disso, houve uma questão de natureza biográfica;
  5. E a última questão solicitou a análise de uma tirinha.

Essa variedade de abordagens destaca a importância de compreender não apenas a língua estrangeira em si, mas também sua aplicação em diferentes contextos culturais e comunicativos.

Os candidatos tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades de interpretação textual e análise crítica, bem como sua capacidade de compreender nuances linguísticas em diversos tipos de discurso, como música, poesia, textos comparativos, biografias e quadrinhos.

Língua Estrangeira (Espanhol) que caiu no ano anterior

No exame de 2022, a prova de Língua Estrangeira (Espanhol) abordou cinco questões distintas:

  1. A primeira questão explorou uma alusão ao celular como um “pequeno irmão”;
  2. Enquanto a segunda se concentrou em expressões linguísticas;
  3. A terceira questão mencionou um provérbio indígena;
  4. A quarta abordou a assistência às mulheres durante a maternidade;
  5. E a quinta questão envolveu a análise de um poema.

Essa diversidade de temas e abordagens demonstrou a importância da compreensão da língua espanhola em diversos contextos, desde a linguagem coloquial até a linguagem figurativa, cultural e poética.

Artes que caiu no ano anterior

No ENEM do ano passado, a prova de Artes abordou temas diversos. A arte contemporânea permaneceu como um tópico relevante, e uma novidade foi a inclusão do maneirismo como um assunto em destaque.

Essa variedade de abordagens evidenciou a importância de compreender tanto as expressões artísticas contemporâneas quanto os movimentos artísticos históricos.

Educação Física que caiu no ano anterior

As questões foram generalistas sobre esportes:

  • A primeira falou sobre a história da prática do mountainboard;
  • Enquanto a segunda indagou sobre a interpretação da conquista da skatista Rayssa Leal;
  • A terceira questionou sobre a violência nos estádios de futebol;
  • E, por fim, a última citou sobre o sedentarismo a partir dos 15 anos de idade e quais são as estratégias necessárias para acabar com o problema.

Comunicação e Tecnologias da Informação que caiu no ano anterior

No ENEM do ano anterior, a prova de Tecnologias da Informação e Comunicação abordou temas contemporâneos e relevantes. Questões sobre tecnologias atuais, inteligência artificial, automação e meios de comunicação foram destacadas.

Essa abordagem reflete a importância de compreender o impacto das tecnologias na sociedade, economia e comunicação moderna.

Os candidatos tiveram a oportunidade de demonstrar suas habilidades analíticas e conhecimento sobre as tendências tecnológicas atuais, enfatizando a necessidade de alfabetização digital e entendimento das mudanças tecnológicas em curso.

Quantas perguntas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias vai ter no ENEM em 2024?

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM é composta por um total de 45 questões que abrangem os campos da História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

É importante estar preparado para abordar uma ampla gama de tópicos e exercitar suas habilidades de leitura, análise e escrita para obter um desempenho sólido nessa parte da prova.

Além disso, as questões de Linguagens muitas vezes estão relacionadas a temas sociais e culturais contemporâneos, portanto, estar atualizado com eventos atuais também é importante.

Quantidade de perguntas sobre Português e Literatura

Ao todo, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM indaga entre 15 a 20 questões sobre Português e Literatura. Recomendamos que você estude sobre:

Língua Portuguesa

  1. Gêneros textuais e tipos textuais;
  2. Funções da linguística;
  3. Estudos linguísticos e diferenças entre linguagem culta e linguagem coloquial;
  4. Textos verbais e não verbais;
  5. Temática textual e como identificar o tema central de um texto;
  6. Uso social da língua e compreensão das diferentes maneiras de se comunicar em diferentes contextos sociais;
  7. Regras da norma padrão da língua portuguesa, incluindo gramática e ortografia;
  8. Propósitos comunicativos e como identificar a intenção do autor em um texto;
  9. Referenciação textual e como palavras e frases se relacionam dentro de um texto.

Literatura brasileira

  1. Gêneros literários, como poesia, prosa e drama;
  2. Estilos de época na literatura brasileira e como eles refletem contextos históricos e culturais;
  3. Aspectos da literatura brasileira, incluindo autores e obras representativas;
  4. A relação entre literatura e nacionalidade;
  5. Caráter local e universal da literatura brasileira;
  6. A interação entre literatura e outras formas de arte, como cinema e música;
  7. IFLA (Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas).

Quantidade de perguntas sobre Inglês ou Espanhol

Ao todo, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM indaga 5 questões sobre a língua estrangeira, podendo ser Inglês ou Espanhol. Recomendamos que você estude sobre:

  1. Vocabulário e expressões idiomáticas: amplie seu vocabulário em inglês ou espanhol, prestando atenção especial a palavras e expressões comuns usadas em diferentes contextos;
  2. Gramática e estrutura da língua: revise as principais regras gramaticais e estruturas da língua escolhida. Isso inclui tempos verbais, modos, conjunções e formação de frases;
  3. Leitura e compreensão de texto: pratique a leitura de textos em inglês ou espanhol para melhorar sua capacidade de compreensão textual. Isso pode incluir artigos, notícias, ensaios e literatura;
  4. Interpretação de texto: treine suas habilidades de interpretação de texto para entender o significado de passagens, identificar ideias principais, inferir informações e entender o contexto;
  5. Tradução: pratique a tradução de frases ou pequenos textos do português para a língua estrangeira escolhida e vice-versa;
  6. Cultura e sociedade: esteja familiarizado com aspectos culturais e sociais dos países onde a língua é falada. Isso pode ser relevante para questões de contexto cultural em textos ou diálogos.
Linguagens Códigos e suas Tecnologias estudos
É importante se preparar bem para o Enem, principalmente para os temas abordados na prova de Linguagens e Códigos

Quantidade de perguntas sobre Artes

Ao todo, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM indaga entre 5 a 7 questões sobre a Artes. Recomendamos que você estude sobre:

  1. História da arte: estude os principais movimentos artísticos ao longo da história, tanto nacional quanto internacional. Isso inclui o Renascimento, o Barroco, o Modernismo e outros;
  2. Arte contemporânea: familiarize-se com as tendências e os artistas da arte contemporânea. Isso pode envolver instalações, arte conceitual, performance e outras formas de expressão artística;
  3. Elementos da arte: compreenda os elementos fundamentais da arte, como linha, forma, cor, textura, espaço e composição. Saiba como esses elementos são usados na criação artística;
  4. Principais artistas e obras: estude as obras e os artistas mais importantes de diferentes períodos artísticos e culturas;
  5. Arte brasileira: dedique um tempo para aprender sobre a história da arte brasileira, incluindo artistas, movimentos e características únicas da produção artística no Brasil.
  6. Arte e sociedade: compreenda como a arte reflete e influencia a sociedade e a cultura. Isso pode envolver questões de identidade, gênero, política e muito mais;
  7. Arte e tecnologia: esteja ciente de como a tecnologia afeta a produção e a apreciação da arte, incluindo arte digital, realidade virtual e outras formas tecnológicas de expressão artística;
  8. Movimentos culturais: conheça os movimentos culturais que estão relacionados à arte, como o movimento hippie, punk, pop art, entre outros;
  9. Arte e educação: saiba como a educação artística é importante no desenvolvimento cultural e criativo das pessoas.

Quantidade de perguntas sobre Educação Física

Ao todo, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM indaga entre 3 a 4 questões sobre a Educação Física. Recomendamos que você estude sobre:

  1. Anatomia e Fisiologia: estude os princípios básicos de anatomia e fisiologia do corpo humano, incluindo os sistemas musculoesquelético e cardiovascular. Compreenda como o corpo funciona durante a atividade física;
  2. Princípios do exercício: familiarize-se com os princípios do treinamento físico, como sobrecarga, progressão, especificidade e reversibilidade;
  3. Atividade física e saúde: entenda os benefícios da atividade física para a saúde, incluindo a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar físico e mental;
  4. Esportes e modalidades: conheça diferentes esportes e modalidades esportivas, suas regras, equipamentos e estratégias. Esteja ciente da diversidade de atividades físicas praticadas no mundo;
  5. História da Educação Física: estude a evolução da Educação Física ao longo da história, incluindo os principais marcos e tendências;
  6. Inclusão e acessibilidade: compreenda a importância da inclusão de pessoas com deficiência nas atividades físicas e esportivas e os desafios associados a isso;
  7. Aspectos sociais e culturais: análise como a Educação Física está relacionada a aspectos sociais, culturais e de gênero. Considere como as atividades físicas são influenciadas pela cultura e pela sociedade;
  8. Educação Física escolar: compreenda a importância da Educação Física no currículo escolar e seu papel no desenvolvimento físico e social dos estudantes;
  9. Tendências e avanços: esteja atualizado sobre as tendências atuais em Educação Física, como novas abordagens de treinamento, tecnologia aplicada ao esporte e pesquisa científica na área.

Quantidade de perguntas sobre Comunicação e Tecnologias da Informação

Ao todo, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM indaga entre 8 a 9 questões sobre a Comunicação e Tecnologias da Informação. Recomendamos que você estude sobre:

  1. Comunicação Digital: compreenda os princípios da comunicação digital, incluindo a transmissão de dados, protocolos de rede e a estrutura da internet;
  2. Inovações tecnológicas: esteja atualizado sobre as inovações tecnológicas recentes, como inteligência artificial, realidade virtual, blockchain e internet das coisas (IoT);
  3. Linguagem de Programação: familiarize-se com linguagens de programação comuns, como Python, Java, HTML, CSS e JavaScript. Entenda como elas são usadas no desenvolvimento de software e na criação de sites;
  4. Padrões Web (W3C): saiba sobre os padrões da World Wide Web Consortium (W3C) para desenvolvimento web, que garantem a interoperabilidade e a acessibilidade de sites e aplicativos;
  5. Agências reguladoras: conheça organizações como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e a ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que desempenham um papel importante na regulamentação das comunicações e radiodifusão no Brasil;
  6. Códigos e inovações: compreenda a relação entre códigos de programação e inovações tecnológicas, incluindo como a codificação está por trás de avanços na comunicação e na tecnologia;
  7. Ética digital: esteja ciente das questões éticas relacionadas à tecnologia da informação, como privacidade online, segurança cibernética e uso responsável da internet.
  8. Comunicação e sociedade: análise como as tecnologias da informação afetam a comunicação na sociedade, incluindo as mídias sociais, a disseminação de notícias e a influência da tecnologia na cultura contemporânea;
  9. Tendências futuras: considere as tendências futuras em comunicação e tecnologias da informação, como 5G, inteligência artificial avançada e o impacto das mudanças tecnológicas na vida cotidiana.

Quanto tempo é necessário estudar em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias para ir bem no ENEM?

O tempo necessário para se preparar bem em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM varia de pessoa para pessoa, mas é aconselhável dedicar um período substancial de estudos, idealmente começando o quanto antes.

Um período de pelo menos 8 meses é recomendado não apenas para essa área, mas para a prova inteira do ENEM. A preparação abrangente permite uma revisão completa do conteúdo, a prática com questões e simulados, e a consolidação do conhecimento.

No entanto, para aqueles que ainda não começaram a estudar e têm pouco mais de um mês para a prova, é crucial começar imediatamente com ajuda do Stoodi.

O tempo restante pode ser utilizado de forma intensiva para revisões, focando nos tópicos mais importantes e em resolver questões-chave. Lembre-se de que a consistência e o foco são fundamentais para obter bons resultados no ENEM.

Como tirar nota máxima em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM 2024?

E então, como tirar nota máxima em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias no ENEM 2024? Logo abaixo você verá 4 dicas incríveis para seus estudos, visando potencializar a sua nota do ENEM. Leia conosco:

Criar um cronograma de estudos para o ENEM

Ao elaborar seu cronograma de estudos, é importante considerar a distribuição de matérias do ENEM ao longo da semana. Isso ajudará a evitar a sobrecarga em uma única área de conhecimento.

Além disso, estabeleça metas diárias e semanais claras para que você possa acompanhar seu progresso de forma eficaz. Lembre-se de incluir tempo para revisões periódicas, pois a revisão constante é crucial para a retenção do conteúdo.

Escolher uma boa metodologia de estudos para o ENEM

Para maximizar seu aprendizado, varie suas estratégias de estudo. Além de ler e assistir a aulas, experimente resolver questões antigas do ENEM relacionadas a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Isso ajudará você a aplicar o conhecimento de forma prática e a se acostumar com os tipos de perguntas que podem surgir no exame. Além disso, considere formar grupos de estudo com colegas para discutir tópicos e esclarecer dúvidas.

Revisar os exames anteriores

Ao revisar provas antigas do ENEM, não se limita apenas a verificar as respostas corretas. Analise cuidadosamente os erros cometidos e as questões que causaram dificuldades.

Procure compreender o raciocínio por trás das respostas corretas e incorretas. Isso ajudará a aprimorar seu pensamento crítico e sua habilidade de interpretação de texto, aspectos fundamentais de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Fazer simulados com as últimas versões do ENEM

Além de fazer simulados completos do ENEM, reserve um tempo para praticar com questões específicas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Isso permitirá que você aperfeiçoe suas habilidades em áreas como interpretação de texto, gramática, análise de literatura e produção textual.

Lembre-se de cronometrar-se durante os simulados para se acostumar ao ritmo do exame e desenvolver a capacidade de gerenciar o tempo de forma eficiente.

Uma dica adicional é procurar por materiais e recursos preparatórios específicos para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, como livros didáticos voltados para esse conteúdo e cursos online focados na área.

Esses recursos podem aprofundar seu conhecimento e prepará-lo ainda melhor para o exame.

Stoodi: O melhor cursinho preparatório para o ENEM 2024

O Stoodi é amplamente reconhecido como um dos melhores cursos preparatórios para o ENEM.

Com uma abordagem moderna e eficiente, oferece aos estudantes uma plataforma completa com videoaulas de alta qualidade, material didático atualizado, exercícios práticos e simulados que espelham fielmente o formato do ENEM 2024.

Além disso, o Stoodi disponibiliza um time de professores experientes e um sistema de acompanhamento personalizado, permitindo que os alunos tirem dúvidas e monitorem seu progresso.

O curso se destaca por sua acessibilidade, sendo acessível a qualquer momento e em qualquer lugar, tornando o aprendizado flexível e conveniente.

Nossa metodologia comprovada e resultados consistentes fazem do Stoodi a escolha ideal para quem busca uma preparação sólida e eficaz para o ENEM, proporcionando a melhor chance de sucesso no exame.

Venha se preparar conosco para conquistar umaa boa nota no ENEM!