Constituição de 1891: o que foi, importância e mais!
Alguns países, como os Estados Unidos, estão até os dias atuais com apenas uma constituição. Outros, como o Brasil, já tiveram vários documentos como esse, que sintetizam todas as normas e leis que uma nação deve seguir. Hoje, falaremos sobre uma das primeiras constituições brasileiras: a Constituição de 1891. Boa leitura!
O que foi a Constituição de 1891?
A Constituição de 1891 foi um documento criado no Segundo Reinado do Brasil. Ela foi inspirada no modelo constitucionalista norte-americano e trouxe importantes avanços para o país, como a extinção do antigo Poder Moderador.
Ela foi uma constituição promulgada, ou seja, criada de maneira democrática e, normalmente, com a participação de diversas esferas da representação pública.
Características da Constituição de 1891
As principais características dessa Constituição foram:
- extinção do Poder Moderador;
- criação dos Três Poderes;
- Estado Laico;
- Federalismo (estados autônomos).
Aqui, o voto passou a ser para homens de mais de 21 anos. Ainda era, no entanto, aberto, algo que só deixou de ocorrer muito à frente em nossa história.
Constituição de 1891: resumo
Agora, para fechar, vamos conferir um breve resumo sobre essa constituição:
- Quando? Segundo Reinado do Brasil
- De que modo? Promulgada
- Inspirada? Na Constituição dos Estados Unidos
- O que trouxe de diferente? Extinção do Poder Moderador; Federalismo; Criação dos Três Poderes; Estado Laico.
Conhecer as características da Constituição de 1891 é algo muito importante para a preparação para o Enem e outros vestibulares! Para continuar no caminho certo, que tal conferir o Plano de Estudos Stoodi e suas diversas possibilidades para o aprendizado mais direcionado para esse momento de sua vida?