Cursinho EAD: como escolher o melhor para você

Cursinho EAD: como escolher o melhor para você

O cursinho EAD é uma das opções que você encontrará quando estiver buscando a melhor preparação para o vestibular e Enem e conquistar sua vaga dos sonhos. Afinal, esse momento é bastante desafiador.

E para facilitar essa busca pelo cursinho EAD ideal, separamos todas as informações que ajudarão nisso. Vamos mostrar, também, as melhores estratégias que potencializarão suas chances de aprovação!

O que é um cursinho EAD?

Cursinho de ensino á distância; vamos começar entendendo melhor o que é o cursinho EAD e como ele pode ajudá-lo nessa jornada.

Definição de cursinho EAD

O cursinho EAD é um formato de preparação para provas de vestibular, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou ainda para concursos, feito na modalidade Ensino à Distância. Ou seja, é uma possibilidade de acompanhar os conteúdos online, a qualquer momento, quando for confortável em sua rotina.

Benefícios e desafios

O cursinho EAD tem sido uma das opções mais escolhidas pelas primeiras colocações dos vestibulares e seleções no SISU em todo o país e não é à toa: ele é muito vantajoso aos estudantes.

Alguns de seus benefícios para uma preparação de sucesso são:

  • A Educação Online dá maior flexibilidade de estudo, podendo alinhar essa nova rotina com sua escola (ou trabalho, para quem já está no mercado de trabalho) e com outras atividades;
  • Os cursinhos EAD trabalham com suporte ao aluno dedicado, ajudando a tirar todas as suas dúvidas e destinando monitores para resolver suas questões;
  • Ficou alguma dúvida? Basta voltar o vídeo, retomar o conteúdo e você pode ter a sua dúvida tirada imediatamente;
  • O ambiente EAD favorece a autonomia dos estudantes.

Se quer aproveitar todas essas vantagens, é importante conhecer os desafios que podem aparecer nessa jornada, e ver como superá-los. Estão entre eles:

  • A necessidade de manter a autodisciplina no dia a dia. Sua série no streaming preferido poderá ser mais atraente do que revisar uma aula;
  • Pode ser uma jornada solitária, já que não terá a companhia dos colegas presencialmente durante os estudos;
  • O suporte ao aluno pode não ser síncrono e precisar esperar um tempo maior para ter sua dúvida resolvida.

Por que escolher um cursinho EAD?

A Educação Online avançou muito e o cursinho EAD hoje tem uma estrutura de ponta, que não perde em nada em qualidade de aprendizado para o presencial. Há alguns anos, quando esse avanço ainda não era expressivo, o EAD já se destacava.

Isso, inclusive, passa não só pela preparação para o Ensino Superior, para todo o setor educacional! O ex-Ministro da Educação, Carlos Alberto Chiarelli, já apontava a importância disso em 2016.

 “Ir contra os benefícios dessa metodologia (EAD) é não priorizar os avanços necessários para o Brasil se tornar desenvolvido. Ideias errôneas sobre a Educação a Distância, muitas vezes, atrapalham a percepção de como este método pode ser eficaz para o ensino brasileiro”

Carlos Alberto Chiarelli

Cursinhos online oferecem recursos como conteúdos interativos, vídeos atrativos, troca de mensagens mais ágeis. Tudo isso são avanços em comparação com alguns anos atrás. Até manter contato com os colegas, mesmo que à distância, facilitou bastante.

Flexibilidade de estudo

Quem já teve a experiência do presencial, pode ter sentido o baque de ter uma rotina um pouco mais engessada. E isso influencia muito nos seus resultados.

Por exemplo, o tempo, que ficaria no transporte público para assistir às aulas presenciais, poderia dedicara a uma revisão, tirar dúvidas ou, até mesmo, ao seu lazer. Afinal, descansar é necessário!

Para quem tem rotinas com muitas atividades, como esportes, trabalho, lazer, cursos de idiomas, entre outras, essa flexibilidade é essencial. Ela permite que você possa estudar no horário que for mais confortável e que estará descansado e concentrado para isso.

Variedade de cursos

Outra vantagem é ter uma preparação personalizada, voltada não só ao Enem e vestibulares em geral, mas também para a área específica que deseja entrar.

Quer fazer medicina? Escolha um Cursinho online EAD que prepare para as vagas nessa área. O mesmo vale para Direito, Tecnologia, entre outras possibilidades!

Isso fará toda a diferença e faz você sair a frente de concorrentes, principalmente nos cursos mais concorridos!

Como escolher o melhor cursinho EAD

Para ter todos os benefícios e arrasar em todas as provas, é preciso escolher o cursinho EAD mais top. E fazer essa pesquisa pode ser cansativo, não é mesmo?

Separamos algumas dicas que vão facilitar bastante essa busca. Veja a seguir.

Avaliação da credibilidade

Pesquise quais cursinhos EAD possuem alguns critérios importantes, tais como:

  • Docentes experientes na formação de candidatos super preparados para Enem e vestibulares;
  • Tempo de experiência na área de preparação;
  • Bom número de pessoas aprovadas e, também, se uma parte delas estão entre os primeiros colocados;
  • Se os feedbacks dos alunos são positivos sobre o cursinho EAD.

Material didático

Com o avanço da Tecnologia Educacional, os melhores cursinhos oferecem uma experiência completa e diversificada, voltada a todos os perfis de alunos, considerando:

  •  Aqueles que só estudam bem com conteúdo escrito;
  • Quem prefira os vídeos;
  • Quem adore conteúdo interativo;
  • Os apaixonados por aulões.

Eles também oferecem material didático atualizado, atrativo, didático e segundo as melhores metodologias adotadas hoje na área educacional.

Suporte ao aluno

Um bom cursinho EAD proporciona todo o suporte ao aluno, para que ele possa tirar suas dúvidas sempre que precisar, além de ter o acompanhamento em questões importantes.

Por exemplo, correções de redações com feedback, simulados e acompanhamento com monitores fazem parte de uma experiência completa na preparação para vestibular e Enem.

Dicas para estudar com sucesso em um cursinho EAD

Vamos conhecer algumas dicas que ajudarão a ter maior sucesso em sua jornada de estudo com um cursinho EAD a seguir!

Organização e autodisciplina

Esse é um dos grandes desafios dos cursinhos EAD! Algumas dicas que ajudarão em sua jornada nisso são:

  • Desconecte-se das redes sociais durante seus estudos. Utilize aplicativos de bloqueio de app, para não dispersar durante as aulas;
  • Defina um número mínimo de horas por semana (mas realista, ok?) que você dedicará aos estudos.
  • Crie momentos de autorecompensa. Por exemplo, bateu o número de horas de estudos? Então faça um mimo para si.

Interação e networking

O networking pode ajudar a minimizar a sensação de solidão e, ainda, ganhar um incentivo em sua autodisciplina. Por exemplo, faça contato com colegas de cursinho e abram uma videochamada, caso estudem no mesmo horário.

Se tiverem alguma dúvida, poderão conversar na hora. Isso ajuda a dar um maior incentivo ao cumprir suas horas semanais de estudos.

Um ótimo momento para conhecer esses colegas são com as lives de preparação e revisão. Interaja nos comentários, pegue contatos e conheça seus colegas!

Preparação para o vestibular com um cursinho EAD

E como turbinar o resultado dos seus estudos com um cursinho EAD? Vamos a algumas dicas a seguir.

Estratégias de estudo

Separamos as melhores estratégias de estudo com um cursinho EAD para mantê-lo focado no seu objetivo:

  • O método Pomodoro pode ser um aliado para minimizar os impactos das distrações. Há diversos aplicativos que fazem a contagem do tempo de concentração (25 minutos) e pausas (5 minutos), ajudando nisso;
  • Monte uma agenda, ela será sua grande aliada para manter a autodisciplina;
  • Não hesite em fazer perguntas para os tutores e monitores;
  • Revise os materiais quantas vezes for preciso;
  • Tenha um tempo de descanso e lazer. Os estudos EAD tendem a ser muto solitários e esses momentos ajudarão a dar uma revigorada antes de retomar a rotina.

Dúvidas comuns

Separamos algumas perguntas e respostas mais comuns sobre cursinho EAD a seguir! Confira.

Posso acessar as aulas em qualquer dispositivo?

Sim, basta ter um aparelho com conexão à internet e você terá acesso a todas as aulas, conteúdos interativos, exercícios, simulados e muito mais. Seja no seu tablet, notebook, desktop ou smartphone.

Terei feedback das minhas atividades?

Sim. Seja no simulado ou na correção de redação, receberá o retorno para ver o que precisa focar mais em sua jornada e otimizar suas rotinas de estudos.

Quando é o melhor momento para começar um cursinho EAD?

Agora! Quanto antes começar, mais tempo terá para revisões, fazer mais simulados e exercícios, rever aulas e identificar dúvidas que ainda não foram resolvidas.

Faça sua inscrição no melhor cursinho EAD para vestibular e Enem

O cursinho EAD permite maior flexibilidade, adaptação da sua rotina e evita que você fique cansado no dia a dia. Com tudo que listamos ao longo deste artigo, você consegue escolher a melhor opção: o Stoodi!

E escolher quem é fera nessa área ajudará bastante nesse momento e dará todas as ferramentas para sua sonhada aprovação! O Stoodi é o melhor cursinho EAD do país, e ajudará você nesse momento tão importante da sua trajetória.

Conte com a experiência de quem já aprovou centenas de estudantes nos melhores cursos do país!

Faça já o seu cadastro no Stoodi, e tenha acesso ao melhor cursinho online EAD!