A fim ou afim: Saiba Quando Usar
Veja quando deve usar cada um desses termos para evitar possíveis erros
Você está a fim de aprender, de uma vez por todas, como usar essa expressão? Ótimo! Mas pera aí: nesse caso é afim (tudo junto) ou a fim (separado)?
Essa dúvida acontece sempre porque as duas formas existem e estão corretas, só que devem ser usadas em momentos diferentes.
A palavra a fim (separada) indica uma finalidade – ela é uma locução prepositiva. Pode ser substituída pelos sinônimos “com propósito de” e “com intenção de”. Não só isso.
Muita atenção para essa informação, galera: todas as vezes que vocês quiserem demonstrar interesse ou desejo em alguém, vocês também devem usar o termo separado.
Exemplos de a fim
- Acordei a fim de estudar > Acordei com o propósito de estudar.
- Voltei mais cedo a fim de terminar a lição > Voltei mais cedo para terminar a lição.
- Estou a fim do Bruno > Estou interessada no Bruno.
- Me chamaram para sair, mas não estou a fim > Me chamaram para sair, mas não quero.
Já a palavra afim (tudo junto) pode ser tanto um adjetivo, quanto um substantivo. Quando o termo assume função de adjetivo, ele significa parecido, semelhante, com ligação, próximo, similar e outros. Porém, quando possui o papel de substantivo, ele indica uma pessoa próxima, aliada, adepta e parente.
Exemplos de afim
- Não temos opiniões afins > Não temos opiniões parecidas.
- Seus gostos são afins > Seus gostos são semelhantes.
- Na confraternização do fim de ano foram convidados funcionários e afins > Na confraternização de fim de ano foram convidados funcionários e pessoas próximas.
Ou seja, a dica é: todas as vezes que você estiver em dúvida, lembre-se que a fim (separado) é o mais usado e indica finalidade, intenção, vontade e interesse. Já o termo afim (tudo junto) não aparece com tanta frequência e faz menção a parentes, aliados, semelhantes e parecidos.