Você é do nordeste do Brasil ou está pensando em se mudar para lá? Além disso, tem o sonho de fazer Medicina? Então, este post é especialmente para você. Não mude de página, hein?
Foi pensando nos futuros médicos nordestinos que criamos este conteúdo. Ele é uma lista com algumas das principais instituições de ensino superior que ofertam o curso de Medicina na região nordeste. E um spoiler: todas são top de linha!
E então, quer saber mais sobre os vestibulares de Medicina no nordeste e começar, assim, a se organizar para as provas que estão por vir? Prepare o papel e caneta ou o bloco de notas e continue a leitura para descobrir alguns nomes de respeito. Vamos lá!
Logo de cara, vamos descobrir quais são alguns dos vestibulares tradicionais mais famosos da região nordeste!
Conhecida carinhosamente como a “Bahiana”, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública é uma instituição particular e, também, uma das mais tradicionais do estado da Bahia.
Fundada em 1952, há duas unidades na capital baiana, Salvador. A faculdade conta também com outros cursos na área da saúde — como Enfermagem e Odontologia — e também algumas pós-graduações.
A FPS é outra instituição privada muito tradicional da região nordeste. Localizada em Recife, capital de Pernambuco, ela foi fundada em 2005 a partir da união entre algumas entidades de saúde e educação.
A Faculdade Pernambucana de Saúde utiliza uma metodologia de ensino que prepara os estudantes a lidarem com casos clínicos desde o começo do curso, sendo esse um dos seus grandes diferenciais.
A Universidade de Salvador também está localizada na capital da Bahia e tem como foco a oferta de uma educação de qualidade, com foco na inovação e na humanização dos processos de saúde.
É um curso integral, o que significa que há uma carga horária bem ampla e muitas oportunidades de aprendizado por parte dos estudantes.
O curso de Medicina da UEMASUL (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão) é ministrado em um campus localizado em Imperatriz, a 600 km da capital do estado, São Luís.
É uma graduação jovem, que começou a funcionar entre 2019 e 2020. Por isso, ainda não conta com uma turma formada, mas conta com infraestrutura adequada para as aulas e tem tudo para se tornar um dos grandes cursos da região nordeste!
A nossa representante paraibana na lista é a Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, mais uma instituição privada. Um dos pilares dessa faculdade está no ensinamento das diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), promovendo uma educação cidadã e com foco na comunidade.
Ela está localizada na capital do estado, João Pessoa, e foi fundada em 2002. Um curso jovem, porém cheio de histórias para contar!
Localizado na capital do estado (Fortaleza), o curso de Medicina da UECE (Universidade Estadual do Ceará) é um dos mais tradicionais do Brasil. Por ser uma instituição pública, você também pode ingressar por outros meios, como falaremos mais à frente.
O vestibular da UECE é dividido em duas fases, sendo ambas com questões objetivas. Vale a pena tentar!
Por fim, temos o curso de Medicina da Faculdade AGES, também localizado no estado da Bahia. Essa instituição de ensino é famosa por seus cursos na área da saúde, que estão entre os melhores da região.
Os campi de Medicina estão localizados nas cidades de Jacobina e Irecê, levando uma educação de qualidade a algumas das regiões mais remotas do estado.
Claro que sim!
Outra possibilidade de ingresso em muitas faculdades de Medicina da região nordeste é a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Essa prova — que é aplicada em dois dias e tem 180 questões objetivas, além de uma redação — tem a sua nota utilizada para duas finalidades: o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).
O primeiro oferece vagas em instituições públicas federais e estaduais — mas nem todas as faculdades desse tipo aderiram ao Sisu e algumas continuam com os seus vestibulares próprios.
O Prouni, por sua vez, é um programa que contempla as faculdades particulares, concedendo bolsas de estudo de 50% ou 100% para estudantes que se enquadrem nos requisitos.
Há, ainda, uma terceira opção: o uso da nota do Enem como ingresso direto em faculdades privadas. Algumas substituem o seu vestibular tradicional com essa pontuação e, por isso, pode ser interessante fazer a prova e tentar a conquista de uma vaga por esses meios!
Seja pelo Enem ou pela realização de vestibulares próprios, uma coisa é certa: você precisa estudar muito para conseguir a sua vaga em uma faculdade de Medicina. A concorrência é muito alta e a maioria delas não oferece tantas colocações assim anualmente. É um curso para poucos!
Então, para garantir que o seu nome estará na lista de aprovados, algumas recomendações são:
Para finalizar, uma dica que não pode ser deixada de lado: a ajuda de um cursinho pré-vestibular nesse processo. Com o Stoodi, que é totalmente online, você tem acesso a recursos muito valiosos para a sua preparação. E a notícia mais bacana é que contamos com um plano especial para os vestibulandos de Medicina, o StoodiMed!
E aí, gostou de conhecer essas opções de vestibulares de Medicina no nordeste? Tomara que sim! Esperamos que a lista tenha deixado você bem inspirado para dar o pontapé inicial em seus estudos e iniciar uma nova e empolgante fase da sua vida.
Aproveite o embalo e, então, conheça o Plano de Estudos do Stoodi! Saiba como ele funciona, quais são as suas vantagens e porque é uma ideia interessante fazer parte desse cursinho online que é referência em todo o Brasil. Até a próxima!
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…
Descubra tudo sobre os testes de habilidade específica e como se destacar! Se você está…
A Universidade Estadual de Campinas, mais conhecida como Unicamp, é uma das instituições de ensino…