
Tudo que você precisa saber sobre a UFG
A Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma das melhores universidades públicas para fazer uma graduação, sendo uma excelente opção para quem está na região centro-oeste do país. Ela tem uma forte tradição no Ensino Superior, se destacando pela sua qualidade acadêmica, infraestrutura e a ampla variedade de cursos.
Além disso, a UFG é referência em pesquisa acadêmica e inovação, com cientistas entre os mais influentes do mundo! Ela também oferece diversas experiências diferenciadas para a comunidade acadêmica, desde bolsas de estudo a atividades extracurriculares.
Quer aproveitar a oportunidade de ter uma vida acadêmica rica, cheia de momentos incríveis e ter uma formação de qualidade? Então considere a possibilidade de entrar na Universidade Federal de Goiás!
Separamos todas as informações que você precisa saber sobre ela a seguir!
A Universidade Federal de Goiás: uma visão geral
A Universidade Federal de Goiás (UFG) é referência em ensino, pesquisa acadêmica e inovação, se destacando, até mesmo, nos principais rankings de avaliação das universidades e faculdades do país.
Com campi espalhados em diversas cidades, ela também tem várias opções de graduações e pós-graduações de alta qualidade. Vem com a gente conhecer mais sobre a história da UFG, sua estrutura e relevância para a região!
História da UFG
A UFG foi fundada em 1960, quando diversas instituições estavam sendo criadas no Brasil a partir da união de faculdades isoladas que já existiam em Goiás. Seu objetivo era fortalecer o ensino superior público na região e em todo o Brasil.
Desde a sua criação, ela passou por diversas expansões, com mais de uma centena de cursos de graduação presenciais e possibilidades de formação à distância. Além, também, de cursos de pós-graduação, que formam grandes pesquisadores para a área acadêmica!
Estrutura da UFG
Os campi da UFG são compostos por diversos centros de pesquisa, laboratórios e espaços dedicados à inovação. Além disso, a comunidade acadêmica tem acesso a bibliotecas completas, que ajudarão na sua rotina de estudos.
Ela também oferece diversos espaços culturais e esportivos, que ajudam a enriquecer a experiência tanto dos alunos quanto da comunidade da região.
Importância para a região
A UFG tem um papel muito importante em Goiânia e em outras cidades do estado, que vão muito além da formação de estudantes. As ações da universidade contribuem para o fortalecimento regional, tanto econômico, com a formação de profissionais qualificados quanto social.
Afinal, a instituição oferece serviços importantes gratuitos, como atendimentos por meio do Hospital das Clínicas da UFG, suporte de saúde para pets com o Hospital Veterinário, além de oferecimentos de consultorias jurídicas, atendimento psicológico, entre outras possibilidades.
Os eventos culturais da Universidade Federal de Goiás também contribuem para a efervescência cultural da região, trazendo novas experiências e lazer para os moradores das cidades que possuem um campus da UFG.
A pesquisa acadêmica da instituição também contribui fortemente para a região, trazendo investimentos para as cidades a partir de empresas que começam a se estabelecer ali para terem acesso a essas novidades.

Ranking da UFG entre as universidades do Brasil
A UFG é considerada a 19ª melhor universidade do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) de 2024. Também é a 2ª melhor universidade do Centro-Oeste, atrás apenas da UNB.
Ela também se destaca em outros indicadores no Ranking Universitário Folha:
Ensino | Pesquisa | Mercado | Inovação | Internacionalização |
20º | 23º | 15º | 27º | 37º |
Campus
A Universidade Federal de Goiás possui 5 campi localizados no estado. Cada unidade possui uma ampla diversidade de cursos superiores, além de terem uma infraestrutura moderna e oferecer uma experiência acadêmica completa para os alunos.
Conheça mais sobre cada campus a seguir!
Campus Samambaia
O campus Samambaia é a unidade principal da UFG, localizado em Goiânia, na região norte da cidade. É o local que possui as principais unidades administrativas e a reitoria da universidade. É a que possui, também, o maior número de cursos.
Campus Samambaia
Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: Av. Esperança, s/n – Chácaras de Recreio Samambaia, Goiânia – GO, 74690-900
Campus Colemar Natal e Silva
Também localizado em Goiânia, é a unidade que abriga cursos mais antigos da UFG, como as escolas de Direito, Farmácia, Odontologia e Medicina, além das escolas de Engenharia, Faculdade de Nutrição, entre outros. É a unidade que abriga o Hospital das Clínicas, Museu Antropológico e o Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública.
Campus Colemar Natal e Silva
Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: 5ª Avenida, s/nº – qd. 42 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74605-010
Campus Aparecida de Goiânia
O campus de Aparecida de Goiânia foi criado em 2012 e oferece os cursos de Engenharia Química, Engenharia de Produção, Engenharia de Transportes e Geologia, entre outros. Ele tem um papel importante para a cidade e o seu entorno, qualificando pessoas para atender às demandas das empresas que chegam na região.
Campus Aparecida de Goiânia
Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: Estrada Municipal, Quadra e Área Lote 04 – Bairro Fazenda Santo Antônio CEP: Aparecida de Goiânia – GO, 74971-451
Campus Cidade Ocidental
O campus Cidade Ocidental atualmente está em uma sede provisória em Cidade Ocidental, que receberá seus primeiros alunos em 2025. Futuramente, o novo campus terá uma área de 500 mil metros quadrados
Campus Cidade Ocidental (sede provisória)
Horário de Funcionamento: 8h às 12h e das 13h às 17h.
Endereço: SQ16 – Cidade Ocidental, Goiás-GO.
Campus Goiás
O campus Goiás foi criado em 2009, tornando-se uma unidade regional em 2014. Ele possui 8 cursos de graduação e 1 curso de pós-graduação, além de 13 laboratórios didáticos que dão apoio para as atividades da unidade.
Campus Goiás
Horário de funcionamento: 8h às 12h e das 13h às 17h
Endereço: Av. Bom Pastor, S/n – Setor Areião, Goiás – GO, 76600-000
Processo seletivo e formas de ingresso
Para ingressar na Universidade Federal de Goiás (UFG), os candidatos podem participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), da Verificação de Habilidade e Conhecimentos Específicos (VHCE) para cursos específicos, do programa UFGInclui, do processo seletivo para o curso Educação do Campo e da Educação Intercultural Indígena.

Além disso, também poderá concorrer às vagas remanescentes, que também é feito por meio de um processo seletivo à parte. Vamos conhecer mais sobre cada uma dessas opções a seguir!
SiSU
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a principal forma de ingresso nos cursos de graduação da UFG. Ele é realizado por meio de chamada única, no começo do ano e podem participar candidatos de todo o Brasil.
Para participar do processo seletivo, você utilizará as notas do Enem realizado no ano anterior. As inscrições são feitas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, e cada pessoa pode escolher até duas opções de graduação.
Durante todo o período em que a plataforma estiver aberta, você pode alterar o curso desejado, além de acompanhar as notas de corte parciais. Caso não seja aprovado na primeira chamada, poderá se inscrever para a lista de espera e aguardar as novas convocações.
Verificação de Habilidade e Conhecimentos Específicos (VHCE)
O processo seletivo de Verificação de Habilidade e Conhecimentos Específicos (VHCE) é voltado apenas para os cursos que precisam de um processo de avaliação diferente, para verificar se o candidato possui habilidades específicas necessárias para fazer o curso.
Na UFG, ele é aplicado para quem deseja fazer os cursos de Música, tanto na modalidade Bacharelado quanto em Licenciatura.
A primeira fase de seleção é feita com base na nota do Enem e, depois, os pré-selecionados realizam um teste de habilidade musical. A banca de avaliação é composta por professores da universidade e analisa se o candidato tem os conhecimentos básicos necessários para fazer a graduação.
A VHCE acontece antes da abertura do SiSU e envolve duas etapas:
- Percepção musical: avalia a capacidade auditiva do candidato e o reconhecimento de elementos musicais;
- Interpretação em instrumentos ou canto: avalia a execução prática em um instrumento ou canto e a demonstração de habilidades técnicas e artísticas.
Caso o candidato não seja aprovado, ele poderá, depois, se inscrever para o SiSU e tentar outro curso de graduação na UFG.
Programa UFGInclui
O Programa UFGInclui é uma ação afirmativa que oferece uma vaga extra em cada curso para estudantes:
- Indígenas e negros quilombolas que tenham vindo de escola pública;
- Candidatos surdos que tenham interesse em fazer o curso de Letras – Libras.
No primeiro caso, a seleção será feita por meio da nota do Enem. Já para os candidatos surdos, eles passam por uma prova específica, com conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação.
Educação do Campo
Para ter acesso ao curso de Licenciatura em Educação do Campo, o candidato também fará um processo seletivo diferenciado. Isso porque esse curso é voltado para um público específico: professores que já atuam em escolas rurais ou que desejam trabalhar no ensino em comunidades no campo.

Essa graduação é feita em regime de alternância entre dois momentos:
- Tempo na universidade: aulas presenciais em um campus da UFG;
- Tempo na comunidade: realização de atividades desenvolvidas na região em que o estudante mora, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
As regras para esse processo seletivo variam conforme o edital, já que depende da disponibilidade de vagas nos cursos para que o processo seletivo aconteça.
Educação Intercultural Indígena
Esse processo seletivo é destinado a professores indígenas que atuam na educação escolar indígena da rede pública de ensino e, também, para indígenas que concluíram o Ensino Médio e desejam ingressar na carreira de educadores.
As provas podem ser realizadas em diferentes cidades, mas é preciso consultar em cada edital quais são as disponíveis. O processo seletivo ocorre em três etapas:
- Prova de redação, aplicada em Língua Portuguesa, mas permite referências à língua materna do candidato;
- Entrevista, que fará a avaliação do perfil e dos objetivos do candidato;
- Prova de títulos, com análise de documentos e pontuações de qualificações apresentadas.
Vagas Remanescentes
A UFG também oferece a possibilidade de acessar as graduações por meio do processo seletivo para vagas remanescentes. Elas são destinadas para ocupar as vagas que não foram preenchidas nos processos seletivos regulares.
Dentro das vagas remanescentes, os candidatos podem se inscrever em quatro modalidades:
- Mudança de curso (transferência interna): é voltada para quem já é matriculado na UFG e deseja trocar de curso;
- Portador de diploma: possibilidade para quem já fez um curso superior e deseja começar uma nova graduação;
- Reingresso: voltado para ex-alunos da UFG que querem retornar a um curso em que foram desvinculados anteriormente;
- Transferência facultativa (transferência externa): é voltado para estudantes de outras instituições de ensino superior que querem fazer sua formação na UFG.
Perguntas frequentes sobre o ingresso na UFG
Separamos as respostas sobre as principais perguntas sobre a entrada na UFG, para você tirar as suas dúvidas. Vem com a gente!
Qual é a nota mínima para passar na UFG pelo SiSU?
Não há uma nota mínima fixa para entrar na UFG e as pontuações variam a cada edição do SiSU. Além disso, outro fator que influencia nas notas é a competitividade do curso. Os mais disputados podem exigir notas mais altas, até mesmo acima de 750 pontos. Outros podem ter pontuações mais baixas de corte, por volta de 600 pontos.
A UFG tem vestibular próprio?
A UFG atualmente não possui vestibular tradicional para a maioria dos cursos, ou seja, você acessa as vagas apenas pelo SiSU ou, então, pelos editais de vagas remanescentes. A exceção são os cursos de Música, que terão o vestibular próprio.
A UFG adota as modalidades de cotas?
Sim! Ela segue a Lei de Cotas, atualizada em 2023, oferecendo 50% das vagas para:
- Estudantes de escolas públicas, que atendam aos critérios de renda;
- Negros, pardos, indígenas e quilombolas;
- Pessoas com deficiência.
Como as vagas são oferecidas pelo SiSU, você deve se informar antes da inscrição para saber em qual grupo se encaixa, para não correr o risco de perder a vaga.

Como me preparar para entrar na UFG?
Se você quer entrar na UFG, deve ter foco total para mandar bem no Enem, já que a principal forma de acesso é por meio do SiSU. Portanto:
- Faça um cursinho preparatório para Enem, que vai ajudá-lo a revisar tudo que precisa para a prova;
- Acompanhe as notas de corte dos anos anteriores para ter uma referência;
- Fique atento também aos editais de vagas remanescentes.
Bolsas de estudo e assistência estudantil
A Universidade Federal de Goiás presta todo o apoio necessário para que os estudantes em situações de vulnerabilidade socioeconômica possam permanecer no curso até o fim e possam se dedicar aos estudos.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis disponibiliza diversos programas e ações que contribuem para ser um ponto de apoio para a comunidade acadêmica. Conheça cada um deles a seguir!
Projeto Acolhe UFG
O projeto Acolhe UFG foi idealizado para ser um suporte para os estudantes de baixa renda, sendo uma forma de ajudar as pessoas que estão chegando na universidade.
Afinal, nos primeiros meses, muitos estudantes podem ter vários gastos: mudanças, adaptação na cidade, aluguel, compra de móveis, entre outros. Por isso, esse auxílio pode fazer toda a diferença!
Os estudantes selecionados no projeto recebem:
- Isenção nas principais refeições no Restaurante Universitário;
- Bolsa financeira, que oferece auxílio temporário para os alunos.
A duração desse benefício é de até 4 meses, sendo um suporte enquanto o estudante aguarda os resultados dos programas de bolsa permanência.
Programa de alimentação
Os alunos da UFG conseguem se alimentar com baixo custo nos Restaurantes Universitários (Rus). Ainda, os que forem beneficiados com os programas de permanência podem conseguir isenção total do pagamento de almoço, jantar e café da manhã.
Projeto moradia estudantil
Para os estudantes de baixa renda que chegam de outras cidades para estudar na UFG, podem contar com o projeto de moradia estudantil. Com isso, os candidatos podem conseguir uma vaga em uma das Casas Estudantis ou conseguir uma bolsa moradia, que concede auxílio financeiro para aluguel e despesas básicas.
Projeto Bolsa Canguru
O projeto Bolsa Canguru foi criado para apoiar os estudantes que tenham filhos menores de 5 anos em um momento no qual as crianças tendem a ter mais gastos financeiros. Esse projeto oferece um auxílio financeiro mensal, permitindo que os alunos se dediquem aos estudos.
Projeto Bolsa Permanência
A Bolsa Permanência é um dos principais programas da UFG voltados para oferecer assistência estudantil para a comunidade acadêmica. Os alunos contemplados recebem um auxílio mensal para cobrir despesas básicas e, com isso, poderem focar na sua formação.
Programa de Instrumental Odontológico (PIOdont)
O Programa de Instrumental Odontológico é voltado para os alunos do curso de Odontologia, ajudando nos custos de instrumentais odontológicos por meio de empréstimos e auxílios financeiros.
Programa de Artes, Design e Arquitetura (PADArq)
O Programa de Artes, Design e Arquitetura (PADArq) é voltado para os alunos dos cursos de Artes, Design e Arquitetura, oferecendo auxílio financeiro para compra de materiais, que podem encarecer o orçamento desses estudantes.

Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil (PROTAG)
O Projeto de Apoio ao Protagonismo Estudantil (PROTAG) incentiva os alunos a participarem de atividades acadêmicas e eventos que possam ajudar a melhorar a sua formação.
Esse programa ajuda que os alunos possam participar de cursos, projetos de pesquisa acadêmica, eventos culturais, esportivos, workshops, entre outros. Muitos deles podem ser muito custosos e, com o apoio, os alunos conseguem participar sem maiores problemas.
Programa de Apoio à Participação em Eventos (PAPE)
O Programa de Apoio à Participação em Eventos (PAPE) ajuda os estudantes da graduação e pós-graduação a apresentarem trabalhos em congressos e eventos científicos. O auxílio ajuda a cobrir parte dos custos com deslocamentos e inscrição.
Programa Saudavelmente
A graduação pode, em muitos momentos, colocar em xeque a saúde e bem-estar mental dos estudantes. O programa Saudavelmente oferece atendimento psicológico para os alunos em momentos difíceis.
Programa de esporte e lazer
A prática de atividades físicas ajuda os alunos a manterem o bem-estar e a saúde em dia. Esse programa tem o objetivo de incentivar a prática esportiva e, também, contribui para a socialização entre os alunos. Ele realiza atividades nos espaços como ginásio poliesportivo e a academia da UFG.
Projeto UFG Mostra o Seu Sorriso
O programa UFG Mostra o Seu Sorriso oferece atendimento odontológico gratuito para a comunidade acadêmica, com foco na prevenção e promoção da saúde bucal. Quem realiza os procedimentos são os alunos do curso de Odontologia, com supervisão dos professores.
Outras iniciativas da PRAE
Além dos programas anteriores, a UFG também se dedica a criar outras ações pontuais ao longo do ano, como as ações voltadas para Setembro Amarelo, eventos voltados para promoção de saúde mental, rodas de conversas e projetos voltados para a sustentabilidade.
Comparativo das bolsas e auxílios da UFG
Programa | Benefício | Público-Alvo | Duração |
Projeto Acolhe UFG | Isenção de refeições e Bolsa Calouro. | Ingressantes na UFG de baixa renda. | Até 4 meses. |
Programa de Alimentação | Refeições gratuitas no RU. | Estudantes sem condições de arcar com custos de alimentação, mesmo que subsidiadas. | Durante toda a graduação. |
Projeto Moradia Estudantil | Casa do Estudante ou Bolsa Moradia. | Estudantes de outras cidades e estados. | Durante toda a graduação. |
Projeto Bolsa Canguru | Auxílio financeiro mensal. | Estudantes com filhos de até 5 anos. | Durante toda a graduação. |
Bolsa Permanência | Auxílio mensal. | Estudantes de baixa renda. | Durante toda a graduação. |
PIOdont | Empréstimo para compra de materiais e auxílio financeiro. | Estudantes de Odontologia. | Durante toda a graduação. |
PADArq | Auxílio financeiro para materiais específicos para realização do curso. | Estudantes de Artes, Design e Arquitetura. | Durante toda a graduação. |
PROTAG | Apoio para participação em eventos acadêmicos e culturais. | Todos os estudantes. | Conforme necessidade do aluno. |
PAPE | Auxílio financeiro para congressos e eventos científicos. | Estudantes que apresentem trabalhos em eventos acadêmicos. | Conforme necessidade. |
Saudavelmente | Suporte psicológico e atendimento em saúde mental. | Todos os estudantes. | Durante toda a graduação. |
Programa de Esporte e Lazer | Incentivo à prática esportiva e socialização. | Todos os estudantes. | Durante toda a graduação. |
UFG Mostra o Seu Sorriso | Atendimento odontológico gratuito. | Estudantes de baixa renda. | Durante toda a graduação. |

Cursos de graduação disponíveis na UFG
A UFG tem como diferencial a sua ampla variedade de graduações, com 91 cursos disponíveis nos seus campi, sendo a maioria ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Veja a seguir as opções de graduação da UFG!
Goiânia
- Administração
- Agronomia
- Arquitetura e Urbanismo
- Artes Visuais (Bacharelado)
- Artes visuais (Licenciatura)
- Biblioteconomia
- Biomedicina
- Biotecnologia
- Ciências Ambientais
- Ciências Biológicas (Bacharelado)
- Ciências Biológicas (Licenciatura)
- Ciências da Computação
- Ciências Contábeis
- Ciências Econômicas
- Ciências Sociais (Bacharelado)
- Ciências Sociais (Licenciatura)
- Ciências Sociais – Políticas Públicas
- Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
- Dança (Licenciatura)
- Design de Ambientes
- Design de Moda
- Design Gráfico
- Direção de Arte
- Direito
- Ecologia e Análise Ambiental
- Educação Ambiental (Bacharelado)
- Educação Física (Licenciatura)
- Educação Intercultural
- Educação do Campo
- Enfermagem
- Engenharia Ambiental e Sanitária
- Engenharia Civil
- Engenharia de Alimentos
- Engenharia da Computação
- Engenharia de Software
- Engenharia Elétrica
- Engenharia Física
- Engenharia Florestal
- Engenharia Mecânica
- Engenharia Química
- Estatística
- Farmácia
- Filosofia (Bacharelado)
- Filosofia (Licenciatura)
- Física (Bacharelado)
- Física (Licenciatura)
- Física Médica
- Fisioterapia
- Geografia (Bacharelado)
- Geografia (Licenciatura)
- Gestão da Informação
- História (Bacharelado)
- História (Licenciatura)
- Inteligência Artificial
- Jornalismo
- Letras – Espanhol
- Letras – Linguística
- Letras – Estudos Literários
- Letras – Francês
- Letras – Inglês
- Letras – Libras
- Letras – Português
- Letras -Tradução e Interpretação em Libras/Português
- Matemática (Bacharelado)
- Matemática (Licenciatura)
- Medicina
- Medicina Veterinária
- Museologia
- Música: Canto (Bacharelado)
- Mùsica: Canto (Licenciatura)
- Música: Composição (Bacharelado)
- Música: Educação Musical (Licenciatura)
- Música: Ensino do Instrumento Musical (Licenciatura)
- Música: Instrumento Musical (Bacharelado)
- Música: Regência (Bacharelado)
- Musicoterapia
- Nutrição
- Odontologia
- Pedagogia (Licenciatura)
- Psicologia (Bacharelado-Licenciatura)
- Química (Bacharelado)
- Química (Licenciatura)
- Relações Internacionais
- Relações Públicas
- Sistemas de Informação
- Teatro (Licenciatura)
- Zootecnia
Goiás
- Administração
- Arquitetura e Urbanismo
- Direito
- Filosofia (Bacharelado)
- Filosofia (Licenciatura)
- Pedagogia (Licenciatura)
- Serviço Social
Aparecida de Goiânia
- Engenharia de Materiais
- Engenharia de Produção
- Engenharia de Transportes
- Geologia
Quais são os cursos mais procurados da UFG?
Os cursos mais procurados da UFG são aqueles que possuem a maior relação candidato/vaga. Estão entre os 7 mais concorridos e sua relação candidato por vaga:
- Psicologia – 147,41;
- Medicina – 118,14;
- Fisioterapia – 101,21;
- Biomedicina – 86,13;
- Direito (Diurno, campus Goiânia) – 82,66;
- Direito (Noturno, campus Goiânia) 73,76;
- Engenharia de Software – 66,85.
Quais são os cursos mais difíceis de passar na UFG?
Os cursos mais difíceis de passar da UFG, ou seja, aqueles que possuem maior nota de corte, normalmente, estão relacionados com a concorrência, ou seja, quanto mais concorrido, maior a nota de corte. Porém, há algumas surpresas nessa lista.
São os 7 cursos mais difíceis de passar da UFG e suas notas de corte no SiSU de 2025:
- Inteligência Artificial – 811,01;
- Engenharia de Software – 799,89;
- Medicina – 798,15;
- Ciência da Computação – 781,00;
- Direito (Diurno, campus Goiânia) -773,99;
- Direito (Noturno, campus Goiânia) -760;78;
- Sistema de Informação – 760,44.
Mestrado e doutorado na UFG
A UFG é uma das universidades com programas de pós-graduação que oferecem mestrado e doutorado com maior reputação no Brasil. Com 63 programas, possui 8 com as maiores notas na avaliação feita pela Capes:
- Ecologia e Evolução ;
- Ciências Ambientais;
- Química;
- Física;
- Geografia;
- História;
- Letras e Linguística;
- Medicina Tropical e Saúde Pública;
- Química.

Ao fazer seu mestrado e doutorado nessa instituição, poderá participar de grupos de pesquisa que estão entre os mais influentes do mundo e ter orientação com professores que estão alinhados com as principais tendências e inovações do momento.
Conheça a seguir todos os programas de pós-graduação da UFG, separados por área de conhecimento!
Ciências Agrárias
- Agronomia (Mestrado e Doutorado)
- Ciência Animal (Mestrado e Doutorado)
- Ciência e Tecnologia de Alimentos (Mestrado e Doutorado)
- Genética e Melhoramento de Plantas (Mestrado e Doutorado)
- Zootecnia (Mestrado e Doutorado)
Ciências Exatas e da Terra
- Ciência da Computação (Mestrado e Doutorado, além da opção de Doutorado em Rede com a UFMS)
- Física (Mestrado e Doutorado)
- Matemática (Mestrado, Mestrado Profissional em rede nacional e Doutorado)
- Química (Mestrado e Doutorado)
Ciências Biológicas
- Biodiversidade Animal (Mestrado e Doutorado)
- Biologia da Relação Parasito-hospedeiro (Mestrado e Doutorado)
- Ciências Biológicas (Mestrado e Doutorado)
- Ecologia e Evolução (Mestrado e Doutorado)
- Genética e Biologia Molecular (Mestrado e Doutorado)
- Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (Mestrado e Doutorado em rede)
Ciências da Saúde
- Assistência e Avaliação em Saúde (Mestrado)
- Ciências da Saúde(Mestrado e Doutorado)
- Ciências Farmacêuticas(Mestrado e Doutorado)
- Educação Física (Mestrado e Mestrado profissional em rede)
- Enfermagem e Saúde (Mestrado e Doutorado)
- Inovação Farmacêutica (Doutorado – em associação UFPA, UFAM, UNIFAP e UFG)
- Medicina Tropical e Saúde Pública (Mestrado e Doutorado)
- Nanotecnologia Farmacêutica (Doutorado em rede)
- Nutrição e Saúde (Mestrado e Doutorado)
- Odontologia (Mestrado e Doutorado)
- Saúde Coletiva (Mestrado profissional)
Ciências Humanas
- Antropologia Social (Mestrado e Doutorado)
- Ciência Política e Relações Internacionais (Mestrado)
- Ensino de História (Mestrado e Doutorado profissional)
- Educação (Mestrado e Doutorado)
- Filosofia (Mestrado e Doutorado)
- Geografia (Mestrado e Doutorado)
- História (Mestrado e Doutorado)
- Psicologia (Mestrado)
- Sociologia (Mestrado)
Engenharias
- Engenharia Ambiental e Sanitária (Mestrado)
- Engenharia Elétrica e de Computação (Mestrado e Doutorado)
- Engenharia Mecânica (Mestrado)
- Engenharia Química (Mestrado)
- Engenharia de Produção (Mestrado profissional)
- Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (Mestrado e Doutorado)
Linguística, Letras e Artes
- Arte e Cultura Visual (Mestrado e Doutorado)
- Artes da Cena (Mestrado)
- Letras e Linguística (Mestrado e Doutorado)
Ciências Sociais Aplicadas
- Administração (Mestrado e Doutorado)
- Administração Pública (Mestrado Profissional em rede nacional)
- Ciências Contábeis (Mestrado)
- Comunicação (Mestrado e Doutorado)
- Direito Agrário (Mestrado e Doutorado)
- Direito e Políticas Públicas (Mestrado profissional)
- Economia (Mestrado)
- Projeto e Cidade (Mestrado)
Programas multidisciplinares
- Agronegócio (Mestrado e Doutorado)
- Biotecnologia e Biodiversidade (Doutorado em rede – Rede Pró-Centro-Oeste)
- Ciências Ambientais (Mestrado e Doutorado)
- Direitos Humanos (Mestrado e Doutorado)
- Educação em Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado)
- Ensino na Educação Básica (Mestrado profissional)
- Ensino na Saúde (Mestrado profissional)
- Performances Culturais (Mestrado e Doutorado)

Pesquisa, extensão universitária e mobilidade acadêmica
A UFG oferece uma experiência acadêmica completa, indo além da sala de aula. Os alunos poderão fazer parte de projetos de pesquisa, ações de extensão universitária e participar de ações de mobilidade acadêmica, sejam internos ou externos (intercâmbio).
Vem com a gente conhecer mais sobre cada uma dessas iniciativas!
Pesquisa
A UFG se destaca, inclusive internacionalmente, por ter um sistema forte de incentivo à pesquisa. Isso começa desde a graduação, sabia? A instituição possui ações para incentivar a iniciação científica e participação de alunos da graduação em projetos, grupos e núcleos de pesquisa.
Além disso, a universidade também tem espaços dedicados ao avanço tecnológico e inovação, como o Parque Tecnológico Samambaia. Vamos falar sobre essas oportunidades a seguir.
Iniciação à Pesquisa
Os estudantes de graduação da UFG são incentivados a terem seu primeiro contato com pesquisa e começar sua trajetória acadêmica logo nos primeiros anos de curso. Para isso, ela cria programas como:
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC): ele oferece bolsas para os alunos que querem entrar em projetos de pesquisa científica de professores, que serão seus orientadores e vão ensinar tudo sobre como fazer investigações acadêmicas;
- Programa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC): é um programa semelhante ao PIBIC, mas nesse caso, não há disponibilidade de bolsas. Os alunos podem participar como voluntários;
- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI): o programa concede bolsas para alunos que querem participar de projetos de pesquisa voltados para inovação e tecnologia, sendo mais voltados para o mercado de trabalho.
Projetos, grupos e núcleos de pesquisa
A UFG possui dezenas de grupos e centros de pesquisas em todas as áreas de conhecimento. Muitos deles trabalham em conjunto com empresas locais, instituições governamentais e organizações internacionais.
Fazer parte deles pode proporcionar a experiência de estar presente em criações de inovações importantes para o mercado, ou de pesquisas que proporcionam impactos sociais muito importantes.
Alguns exemplos são:
- GEad – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação à Distância;
- GEPPeV – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Psicanálise e Velhice;
- Física Aplicada à Conservação do Solo;
- Geacaf – Grupo de Estudos Agronômicos em Cafeicultura;
- CEPASP – Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas ao Setor Público;
- CDR – Centro de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Regional do Centro-Norte Brasileiro.
Parque Tecnológico Samambaia
O Parque Tecnológico Samambaia está localizado no Campus Samambaia e é um forte centro de inovação da região Centro-Oeste, que conecta universidades, empresas e startups.
Ele é um espaço para o desenvolvimento de projetos científicos e tecnológicos, criando soluções para problemas atuais e crônicos, além de dar suporte para criação de novos produtos e serviços.
Entre suas principais áreas de atuação, estão:
- Tecnologias ambientais e sustentáveis;
- Inteligência artificial e inovação digital;
- Ciências da saúde e biomedicina.

Centro de Produção e Ciência em Biomodelos
O Centro de Produção e Ciência Biomodelos da UFG é uma das grandes referências em pesquisas realizadas com animais. Ela é responsável pela produção de biomodelos animais que serão utilizados para estudos e pesquisa.
Por exemplo, algumas pesquisas nas áreas de Ciências Biológicas e área de Saúde utilizam ratos e camundongos para realização de pesquisas científicas. Eles precisam estar em boas condições de saúde para que as atividades e pesquisas possam ser feitas com segurança.
Ter um centro voltado para a criação de biomodelos, com responsabilidade e de forma ética, ajuda para que as pesquisas da UFG sejam mais eficientes e possam trazer avanços científicos importantes!
Extensão
A extensão universitária é a terceira parte do tripé das universidades (ensino, pesquisa e extensão) e é uma das ações mais importantes para a sociedade. É por meio desses projetos que a UFG interage e contribui para a comunidade local, proporcionando acesso a conhecimento e cultura.
A universidade desenvolve diversas ações em várias áreas, oferecendo serviços importantes para a comunidade. Além disso, os estudantes podem ter contato com a parte prática da sua formação ao fazer parte desses projetos e terem experiências únicas para sua formação!
Conheça a seguir algumas das iniciativas mais importantes da UFG na área de extensão!
Casa Projetos Sociais
A Casa Projetos Sociais da UFG é um espaço voltado para abrigar diversas ações e projetos sociais da universidade, além de atender o projeto da Incubadora Social.
Ela foi criada para dar suporte às ações de capacitação e assessoria aos catadores de material reciclável da região. Atualmente, ela abriga programas de apoio social, educação, assistência jurídica e capacitação profissional para áreas essenciais da sociedade civil e que, muitas vezes, estão em situação de vulnerabilidade e precisam de apoio.
Museu de Ciências
O Museu de Ciência da UFG tem como objetivo levar o conhecimento científico para além da universidade, educando, conscientizando e levando lazer e cultura para quem é apaixonado pela área de ciências.
Ele é formado pelos núcleos:
- Planetário:
- Pátio da Ciência:
- Museu de solos;
- Museu de Geociências;
- Museu de Informação e Computação;
- Museu de Ciências Morfológicas;
- Ateliê Tipográfico.
O espaço conta com exposições interativas, palestras, atividades e visitas tanto ao planetário quanto ao museu. Ele é voltado não só para a comunidade acadêmica, mas para a população como um todo, ajudando na divulgação científica na região.
Curta o Campus
O Curta o Campus é um projeto que incentiva, justamente, a visitação da população no espaço da universidade. Ele abre as portas do campus para a comunidade externa, oferecendo visitas guiadas e eventos culturais.
Durante o programa, os participantes podem conhecer laboratórios, museus e projetos científicos da UFG.
Música no Campus
O projeto Música no Campus promove apresentações musicais gratuitas dentro da universidade, sendo outro ponto de aproximação com a população. O evento traz artistas locais e nacionais e é uma excelente oportunidade para aproximar a cultura da vida acadêmica.

Centro Cultural UFG
O Centro Cultural UFG é o espaço dedicado para realização de eventos de arte e cultura da universidade. Com uma programação diversificada, o local recebe exposições, peças de teatro, concertos musicais e oficinas artísticas.
Ele está localizado no campus Samambaia, em Goiânia, em frente a praça universitária e conta com:
- Duas salas expositivas;
- Reserva técnica do acervo;
- Sala de ação educativa;
- Teatro modular de apresentações artísticas;
- Laboratório de práticas artísticas;
- Sala de dança;
- Camarins;
- Pátio multiuso.
Cine UFG
O Cine UFG é um espaço que exibe filmes nacionais e internacionais, priorizando obras que estimulam o pensamento crítico e o debate social com entrada gratuita. Além das sessões regulares, o projeto organiza cineclubes e debates temáticos sobre cinema e sociedade.
Hospital das Clínicas UFG
O Hospital das Cínicas da UFG é um dos maiores e mais importantes hospitais universitários da região Centro-Oeste. Ele é vinculado ao SUS, oferecendo serviços de saúde de qualidade para a população.
Além disso, ele serve como um centro de ensino para os estudantes de cursos de saúde como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, entre outros.
Hospital Veterinário
O Hospital Veterinário da UFG oferece atendimento clínico e cirúrgico para animais, contribuindo para os cuidados com os pets de moradores da região. Com isso, é um centro de estudos importante para os estudantes do curso de Medicina Veterinária.
O hospital oferece consultas, exames e tratamentos para pequenos e grandes animais.
Empreendedorismo e incubação
A Universidade Federal de Goiás (UFG) foca no incentivo do empreendedorismo e inovação por meio de programas que ajudam alunos, pesquisadores e startups no desenvolvimento de novas ideias e negócios.
A universidade tem diversas parcerias com empresas, instituições governamentais e, também, com aceleradoras. Essa união ajuda a transformar pesquisas e projetos acadêmicos em soluções reais e inovadoras para o mercado de trabalho.
Confira a seguir algumas das principais iniciativas da UFG voltadas para o empreendedorismo e incubação de empresas!
Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI-UFG)
O Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI-UFG) é um espaço que ajuda a apoiar a criação e o crescimento de startups e empresas inovadoras dentro da universidade.
O processo de incubação de empresas é voltado para ajudar os negócios a crescerem e se multiplicarem. Os gestores aprenderão a como fazer um plano de negócios eficiente, fazer testes, ajustar e ter suporte para lidar com riscos com maior tranquilidade.
No CEI, as empresas têm acesso a:
- Mentorias e consultorias especializadas feita por professores e profissionais do mercado;
- Infraestrutura completa para desenvolvimento de negócios;
- Capacitação e possibilidade de participar de eventos sobre modelagem de negócios, captação de recursos e estratégias de mercado.
Empreendedorismo Acadêmico
A UFG oferece a possibilidade de que os estudantes mergulhem no empreendedorismo acadêmico, oferecendo apoio para criação de soluções inovadoras a partir de suas pesquisas. Os projetos científicos com potencial de mercado recebem suporte para serem transformados em startups, registro de patentes, entre outras possibilidades.

Eventos e capacitações
Na UFG, acontecem diversos eventos voltados para o universo empreendedor e que ajudam os futuros gestores a construírem networking e aprimorar suas ideias.
Estão entre as principais ações que a universidade organiza:
- Hackathons e desafios de inovação, que ajuda a estimular a criação de soluções tecnológicas;
- Feiras e rodadas de negócios, nas quais startups podem apresentar suas ideias a investidores;
- Cursos e oficinas sobre gestão, marketing e inovação, capacitando os futuros empreendedores.
Mobilidade acadêmica
Para os estudantes que querem expandir sua experiência e conhecer outros lugares, a UFG também oferece os programas de mobilidade acadêmica, tanto para instituições brasileiras quanto no exterior.
Com eles, os estudantes podem fazer contatos com professores e colegas de outros locais, vivenciarem novas experiências acadêmicas, terem contato com diferentes metodologias de ensino e ampliarem suas redes de contato.
Conheça a seguir mais sobre o programa de mobilidade interna e intercâmbio internacional.
Mobilidade interna
O programa de mobilidade interna permite que os alunos consigam estudar temporariamente em outras universidades brasileiras. Essa é uma ótima experiência para enriquecer sua formação e ter acesso a disciplinas e pesquisas que podem complementar sua área de estudo.
Além disso, poderá fazer contato com professores que, no futuro, poderão ser orientadores de pós-graduação (mestrado e doutorado). Entre as principais oportunidades, estão:
- Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica: permite que os estudantes da UFG façam um período em outras universidades federais do Brasil por um período determinado e, posteriormente, retornam para finalizarem seu curso na UFG.
- Programas internos de intercâmbio interinstitucional: feito por meio das parcerias entre a UFG e outras instituições de ensino superior do Brasil, permitindo que o aluno possa fazer outras disciplinas específicas ou participar de projetos de pesquisa;
- Mobilidade para estágios e iniciação científica: oportunidade para que estudantes realizem pesquisas ou estágios em outras universidades e centros de pesquisa do Brasil.
Intercâmbio internacional
A UFG possui convênios com diversas universidades ao redor do mundo, o que permite aos seus estudantes fazerem uma parte da sua graduação em uma instituição estrangeira e, também, participarem de outros projetos de pesquisa.
Essa pode ser uma experiência única e que ajudará a tornar o seu currículo ainda mais atrativo ao se formar. Além disso, os contatos feitos nesse período podem abrir portas para oportunidades de trabalho em outros países!
Para participar do intercâmbio internacional, os alunos devem atender aos requisitos específicos que aparecem nos editais publicados pela UFG. Geralmente, as exigências são:
- Ter um bom desempenho acadêmico;
- Comprovar proficiência em língua estrangeira (inglês ou espanhol, dependendo do país de destino);
- Ter cumprido já uma parte da graduação e ainda precisar realizar disciplinas para se formar ao retornar;
- Seguir os prazos estabelecidos nos editais da UFG.
Ensino à Distância na UFG
Os cursos oferecidos na modalidade Ensino à Distância (EAD) da UFG têm se tornado uma alternativa cada vez mais popular para quem está em busca de uma formação de qualidade e, ao mesmo tempo, tenha flexibilidade e autonomia na rotina.

As graduações EAD da UFG têm o mesmo padrão de excelência das formações presenciais da instituição e abrirá muitas portas, com um nome forte em seu currículo.
Porém, para ter acesso à formação EAD, o processo seletivo não é feito via SiSU, mas sim de forma separada.
Agora vamos mostrar todos os detalhes sobre os cursos à distância da EAD, como entrar e os benefícios de contar com essa possibilidade para sua formação.
Processo seletivo para os cursos EAD
Os cursos EAD da UFG possuem um processo seletivo próprio, não sendo oferecidos pelo SiSU (o que acontece com os cursos presenciais). Eles não possuem ofertas regulares, ou seja, nem sempre vão abrir todo ano.
As graduações são oferecidas por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma plataforma que unifica os cursos EAD de instituições públicas do Brasil. Para poder participar, o candidato deve:
- Ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos que forem estabelecidos no edital;
- Preencher o formulário disponível na plataforma, no período em que as inscrições estão abertas.
Para saber quando há vagas para os cursos da UFG na modalidade EAD, fique atento aos editais publicados pelo CIAR (Centro Integrado de Aprendizagem em Rede) da instituição.
Opções de cursos EAD da UFG
A Universidade Federal de Goiás se destaca por oferecer diferentes tipos de cursos na modalidade EAD, desde graduação até especialização. Assim, pessoas que estão longe dos campi podem fazer sua formação completa, incluindo pós-graduação, sem precisar se deslocar ou mudar para isso.
Vamos conhecer as opções a seguir!
Bacharelados
Estão entre as opções de bacharelado na UFG na modalidade EAD:
- Bacharelado em Administração Pública;
- Bacharelado em Biblioteconomia.
Licenciaturas
São as licenciaturas disponíveis na modalidade EAD pela UFG:
- Licenciatura em Artes Visuais;
- Licenciatura em Ciências Biológicas;
- Licenciatura em Educação Física;
- Licenciatura em Física;
- Licenciatura em Matemática.
Especializações
A UFG oferece como opções de especialização:
- Especialização em Arte-Educação Intermediática Digital;
- Especialização em Atendimento a Criança e Adolescente em Situação de Violência;
- Especialização em Atendimento Pré-Hospitalar em Aeronaves;
- Especialização em Banco de Dados com Big Data;
- Especialização em Combate a Incêndios Florestais;
- Especialização em Data Science e Estatística Aplicada;
- Especialização em Desenvolvimento Web e Mobile Full Stack;
- Especialização em Direito Tributário;
- Especialização em Docência para a EaD;
- Especialização em Educação Física Escolar;
- Especialização em Educação Inclusiva e Tecnologia Assistiva;
- Especialização em Educação Patrimonial: Escolas, Museus e Comunidades;
- Especialização em Enfrentamento às Violências contra Mulheres e Meninas;
- Especialização em Engenharia Econômica e Financeira nos Negócios;
- Especialização em Ensino de Biologia;
- Especialização em Estatística Aplicada à Análise de Dados Públicos;
- Especialização em Gestão Pública;
- Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Africana;
- Especialização em Inovação em Mídias Interativas;
- Especialização em Letramento Informacional;
- Especialização em Perícia, Auditoria e Licenciamento Ambiental;
- Especialização em Poéticas Visuais Contemporâneas e Práticas de Mediação na Educação Básica;
- Especialização em Processos e Produtos Criativos;
- Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia;
- Especialização Interdisciplinar em Infância e Direitos Humanos;
- Especialização Interdisciplinar em Patrimônio, Direitos Culturais e Cidadania.
Os alunos acompanham as aulas em uma plataforma virtual interativa, com acesso a videoaulas, materiais didáticos, fóruns de discussão e algumas atividades avaliativas. Já outras são feitas em momentos presenciais obrigatórios nos polos de apoio.

Diferenciais dos cursos EAD da UFG
Os cursos EAD da UFG possuem o mesmo nível de qualidade oferecido para as graduações presenciais e que colocam a instituição como uma das 20 melhores universidades públicas do país. Então, o futuro profissional terá um curso de peso em seu currículo!
Além disso, outros diferenciais dessa formação são:
- Plataforma de ensino intuitiva e moderna: acompanhe as aulas em um ambiente virtual de aprendizagem acessível e intuitivo;
- Corpo docente altamente qualificado: os professores são, no mínimo, mestres em sua área de atuação, além de serem experientes em ensino digital;
- Flexibilidade e autonomia: faça a graduação no seu ritmo e estude no momento que for mais confortável para sua rotina;
- Suporte de tutores e professores: você pode tanto tirar suas dúvidas com os tutores online quanto com os professores nas atividades presenciais;
- Reconhecimento do Ministério da Educação (MEC): todos os cursos são avaliados e regulamentados pelo MEC.
Vida acadêmica e custos
Além de conhecer os diferenciais da UFG sobre sua qualidade de ensino, graduações, infraestrutura e oportunidades para a comunidade acadêmica, também é importante considerar outros critérios para saber se vale a pena tentar uma vaga. Um dos principais são os custos que você terá ao longo da formação.
Ao saber disso, conseguirá se planejar financeiramente para garantir uma trajetória acadêmica tranquila durante a graduação. Afinal, mesmo que ela seja uma universidade federal e, por isso, não cobre mensalidades, os estudantes precisam considerar outras despesas.
Ao longo do curso você precisará lidar com compra de material acadêmico, transporte, moradia, alimentação e, também, com seu próprio lazer, não é mesmo?
Vem saber as principais variáveis que vale a pena ficar de olho para fazer esses cálculos!
Custos acadêmicos
A UFG não cobra mensalidade dos alunos, ou seja, os cursos são gratuitos. Porém, os estudantes precisam estar atentos a outras despesas acadêmicas que podem surgir ao longo da formação e que precisarão ser feitas.
Estão entre eles:
- Material acadêmico: compra de livros, apostilas, impressão de artigos, compra de licença de softwares específicos e equipamentos para aulas práticas;
- Instrumental e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): são geralmente exigidos para os alunos da área de saúde para a realização de aulas práticas;
- Atividades extracurriculares: o aluno pode precisar pagar inscrição em congressos, cursos de extensão e viagens acadêmicas.
Os valores para cada um desses pontos variam conforme o curso e a necessidade do aluno. No caso de formações que têm custos constantes mais altos, a UFG oferece auxílio para os alunos de baixa renda, como você já viu neste artigo. Fique de olho nos editais e não deixe de contar com essa ajuda!
Transporte
No dia a dia, os estudantes da UFG podem utilizar o sistema de transporte público para se deslocarem até o campus universitário. Em cidades como Goiânia, os estudantes podem solicitar o Passe Livre Estudantil (PLE) para a região metropolitana.
Essa opção dá direito a duas viagens por dia (ou 48 viagens por mês). Para isso, é preciso fazer um cadastro prévio para receber o seu cartão.

Todos os campi possuem linhas de ônibus que atendem os estudantes. Então vale a pena investir em usar essa possibilidade. Alguns estudantes organizam grupos de carona solidária para dividir o transporte e reduzir custos.
Moradia
Os alunos que vêm de outras cidades precisam considerar, também, os custos de moradia. Para os alunos de baixa renda, é possível tentar uma vaga na Casa de Estudantes da UFG, que oferece alojamento estudantil para os alunos que têm maiores dificuldades financeiras.
Outras possibilidades para economizar é alugar kitnets, que são moradias menores e, por isso, têm um custo menor. As repúblicas também são muito escolhidas pelos estudantes da UFG. Elas são moradias nas quais vários estudantes dividem o mesmo imóvel.
Os valores podem variar consideravelmente, dependendo da localização e do tamanho do imóvel. Segundo o site Quinto Andar, o aluguel de uma kitnet em Goiânia pode variar entre R$ 660* (regiões mais baratas) a R$ 1.120,20* (regiões mais caras).
Alimentação
Os estudantes da UFG podem economizar com alimentação ao estudar na UFG fazendo suas refeições no Restaurante Universitário (RU). Ele é uma excelente opção para diminuir os custos mensais com alimentações balanceadas e saudáveis.
O RU oferece café da manhã, almoço e jantar. Os alunos podem acompanhar o cardápio semanal no site. O preço das refeições são:
- Almoço e jantar: R$ 4*;
- Café da manhã: R$ 2,50*.
Além disso, para o dia a dia, conte com opções como as feiras locais para comprar produtos com um valor mais acessível.
Cultura e lazer
A vida acadêmica vai além dos estudos! Os alunos podem participar de diversas atividades de lazer tanto dentro quanto fora do campus.
A UFG investe muito em produção cultural em projetos de extensão, permitindo que os alunos possam ter acesso a diversas possibilidades de diversão gratuita dentro do campus, como:
- Exposições, apresentações, peças teatrais e musicais gratuitos ou a preços populares no Centro Cultural UFG;
- Exibição de filmes nacionais e internacionais no Cine UFG;
- Apresentações musicais com o programa Música no Campus.
Além disso, a região metropolitana tem uma cena cultural efervescente, com opções para todos os públicos e bolsos.
Custo de vida
O custo de vida varia de acordo com a cidade em que o estudante está matriculado. Segundo o site Expatistan, que reúne informações sobre médias de diferentes fatores (alimentação, moradia, transporte, entre outros), o custo de vida médio em Goiânia é de R$ 4.946*.
Porém, vale lembrar que muitos fatores ajudam a diminuir esse valor, como morar em repúblicas ou kitnets, fazer as refeições no RU e contar com opções de lazer gratuitas ou com preço mais acessível.
* Valores consultados em março de 2025. Favor consultar a página oficial para acessar informações atuais. Não nos responsabilizamos por mudanças nos valores informados.

A carreira acadêmica e o mercado de trabalho
A UFG se destaca tanto pela qualidade do curso quanto pelas diversas oportunidades que oferece para que seus alunos desenvolvam suas habilidades acadêmicas e profissionais, permitindo chegar preparado no mercado de trabalho.
Os alunos conseguem enriquecer seu currículo e ganhar mais confiança participando de ações como iniciação científica, monitoria e atividades de extensão. E não são só essas opções, sabia?
Vem com a gente conhecer mais!
Iniciação científica
A iniciação científica é uma excelente porta de entrada para os alunos que querem se aproximar da pesquisa acadêmica e, quem sabe, se tornar um pesquisador ou docente de faculdades e universidades.
Os alunos participantes poderão atuar em projetos de pesquisa, com a orientação de um professor especialista naquela área. Ele ajudará você a saber mais sobre análise de dados, escrita científica e metodologia de pesquisa.
Algumas oportunidades são com bolsa, então você receberá um valor mensal pelas atividades que deverá realizar. Outras serão como voluntário, mas vale a pena participar delas, pois a experiência poderá colocá-lo na frente de outros colegas quando surgirem novas bolsas.
Os alunos que participam da iniciação científica têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos em congressos acadêmicos, publicar artigos e dar os primeiros passos em uma possível carreira acadêmica.
Monitoria
A monitoria é uma atividade importante na graduação tanto para os alunos que terão o apoio de um colega, quanto para quem vivencia essa experiência como monitor. Essa pessoa é responsável por ajudar outros alunos em disciplinas que são mais difíceis e que pode demandar mais ajuda para entendê-las.
O aluno interessado se inscreve para participar do processo de seleção para ser monitor de uma disciplina. É preciso que ele tenha tido um ótimo desempenho, para ser capaz de auxiliar outras pessoas.
A monitoria pode ser remunerada ou voluntária. O aluno ajuda os professores, também, na correção de exercícios, aplicação de provas, realização de trabalhos e organização dos materiais de aula.
Bolsas de extensão
As bolsas de extensão permitem que os alunos participem de forma ativa de projetos que conectam a universidade com a comunidade local. São pessoas que ajudam no papel social das universidades, contribuindo para a sociedade toda.
Os alunos podem participar dos diversos projetos que você viu anteriormente. Por exemplo, na UFG, pode ser um bolsista responsável por guiar visitas nos museus que ficam dentro do campus.
Para ser um bolsista de extensão, você deve atender os critérios do edital de bolsas e participar do processo seletivo. Fique de olho nos comunicados da coordenação para ver quando essas oportunidades surgirem.
Estágios
Os estágios permitem que os alunos possam ter suas primeiras experiências práticas e aplicarem os conhecimentos teóricos em situações reais no mercado de trabalho. Alguns cursos possuem a fase de estágio obrigatório, enquanto outros só indicam essa possibilidade.

No caso dos obrigatórios, muitas vezes, eles podem ser feitos dentro da própria UFG. Por exemplo, os alunos de Medicina, Fisioterapia e outras áreas da saúde podem atuar no Hospital das Clínicas, com supervisão de um professor e terem contato com o dia a dia desse ambiente.
Os estágios não-obrigatórios, geralmente, são feitos em empresas, órgãos públicos e, até mesmo, dentro das startups que participam das incubadoras da UFG. Em alguns locais, a universidade possui convênio com algumas organizações, para que elas priorizem alunos da instituição, o que facilita conquistar sua vaga.
Empresas juniores
As empresas juniores são organizações geridas pelos próprios alunos da UFG, que oferecem serviços para empresas e para a comunidade. Eles simulam um negócio real, porém, estão alocadas no espaço interno da UFG.
A experiência nesse tipo de empresa permite que os estudantes possam aplicar seus conhecimentos acadêmicos, na prática e, ainda, fazer uma boa rede de networking que poderá ajudá-lo no futuro!
Outras vantagens de participar de uma empresa júnior são:
- Desenvolvimento de habilidades importantes para sua área, como liderança, gestão de projetos e trabalho em equipe;
- Contato direto com o mercado, podendo conhecer, até mesmo, futuros empregadores;
- É uma experiência que poderá entrar no seu currículo, aumentando as chances de ser contratado no futuro.
Algumas empresas juniores que atuam dentro da UFG são:
- ALERE: serviço de alimentação e nutrição;
- Beta 2 Economia Júnior: realiza estudos de viabilidade econômica e pesquisa de mercado;
- Brava Consultoria Júnior: realiza mapeamento de processos, fluxogramas, análise de gestão da qualidade, adequação às normas ISO, entre outras;
- Canindé Design: presta serviços na área de Design Gráfico e Design de Ambientes.
Por que escolher a UFG?
Escolher a UFG pode ser uma excelente opção para você, caso esteja em busca de fazer sua graduação e pós-graduação em uma das melhores universidades do país, estando entre as 20 melhores no Ranking Universitário Folha. Com isso, você garante que estará preparado para lidar com os principais desafios do mercado!
Mas os benefícios de estudar na UFG não param por aí! Você contará com uma instituição que se destaca em pesquisa, possui uma ampla infraestrutura, oferece diversas possibilidades de intercâmbio acadêmico, além de estar em uma região vibrante e com um bom custo de vida.
Vamos conhecer os principais detalhes a seguir!
Excelência acadêmica
A qualidade de ensino da UFG é atestada pelas excelentes avaliações do MEC, inclusive, com ótimo desempenho dos cursos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com nota máxima. Estão entre eles:
- Jornalismo;
- Direito;
- Psicologia;
- Administração;
- Ciências Contábeis.

Esses resultados positivos refletem o esforço da UFG em estar entre as universidades de ponta do país:
mostram que essa gestão da Universidade, por meio da Prograd, está implementando ações para acompanhar ainda mais de perto os cursos, monitorando os dados, apoiando as coordenações, professores, técnicos administrativos, estudantes, subsidiando e criando as condições mais propícias para possam melhorar ainda mais o seu desempenho no Enade.
Israel Elias Trindade, Pró-Reitor de Graduação da UFG.
A UFG também se destaca na excelência dos seus pesquisadores, com pesquisadores que estão na lista dos mais influentes do mundo, segundo a editora Elsevier, uma das mais importantes publicadoras de periódicos de alto impacto no mundo.
Infraestrutura moderna
A UFG investe pesado em melhorias estruturais para torná-la um grande polo de aprendizado para os alunos. Por isso, ela oferece o que há de mais moderno no momento, com:
- Bibliotecas equipadas com um acervo grande de livros físicos e digitais;
- Laboratórios modernos e atualizados, utilizados para pesquisas e projetos acadêmicos;
- Hospitais universitários e clínicas, que ajudam na formação na área de saúde e prestam um serviço de ponta para a comunidade
- Parque Tecnológico Samambaia, um importante polo de inovação e empreendedorismo no estado.
Oportunidades de intercâmbio e mobilidade acadêmica
Para quem deseja expandir a experiência acadêmica e estar em contato com outras universidades e pesquisadores, pode aproveitar as oportunidades da UFG de intercâmbio internacional e mobilidade acadêmica.
Ela, ainda, faz parte de programas como o CAPES/BRAFITEC, que permite alunos de áreas como Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Computação, entre outros, obterem a dupla diplomação. Ou seja, terá um diploma em uma universidade excelente do Brasil e um de uma grande instituição estrangeira!
Além disso, programas nacionais como a Mobilidade Acadêmica ANDIFES permitem que os alunos estudem temporariamente em outras universidades federais brasileiras.
Cidade universitária vibrante e custo de vida acessível
Estudar na UFG pode significar viver em cidades com uma vida vibrante e um custo de vida acessível, como Goiânia. Ela é uma das cidades mais desenvolvidas da região Centro-Oeste e é conhecida pela sua qualidade de vida e infraestrutura.
Morar em Goiânia, ou em cidades próximas, pode ser bastante vantajoso:
- Custo de vida mais acessível em comparação com outros locais, como São Paulo e Rio de Janeiro;
- É uma região com uma ótima mobilidade urbana, com transporte público eficiente e ciclovias;
- Tem diversas possibilidades de lazer, como parques, eventos culturais e uma vida noturna animada;
- É uma região com forte mercado de trabalho, com oportunidades em áreas como tecnologia, saúde e indústria.
Diferenciais da UFG para os estudantes
Estudar na Universidade Federal de Goiás (UFG) traz uma série de vantagens que vão além da qualidade de ensino!
Infraestrutura e recursos acadêmicos
- Acesso gratuito a bibliotecas físicas e digitais e um grande acervo de artigos científicos;
- Laboratórios modernos;
- Possibilidade de atuar em hospitais e clínicas universitárias;
- Parque Tecnológico Samambaia.
Apoio acadêmico e pesquisa
- Bolsas de Iniciação Científica financiados pela própria UFG ou pelo CNPq;
- Monitoria acadêmica;
- Grupos de estudo e pesquisa;
- Empresas juniores.
Benefícios financeiros e assistência estudantil
- Restaurante Universitário, com refeições subsidiadas a preços acessíveis;
- Moradia estudantil gratuita para alunos de baixa renda;
- Bolsas de permanência e auxílio financeiro;
- Ajuda financeira para estudantes com filhos pequenos;
- Bolsas de apoio logo nos primeiros meses de graduação.
Atividades culturais e esportivas
- Centro Cultural UFG;
- Projeto Música no Campus;
- Cine UFG;
- Centro de esportes.
Saúde e bem-estar
- Programa Saudavelmente;
- Hospital das Clínicas UFG;
- Programa UFG Mostra o Seu Sorriso.
Veja também: descubra como passar em uma universidade federal!
Conquiste sua vaga na UFG: conte com o Stoodi!
Estudar na Universidade Federal de Goiás pode mudar a sua vida! Afinal, uma formação em uma das 20 melhores universidades do país e com todo o apoio para fazer uma graduação tranquilamente abrirá portas para se tornar o melhor profissional do mercado.
Se você quer conquistar sua vaga na UFG, conte com o Stoodi! Nós vamos preparar você para arrasar no Enem e alcançar seus sonhos!
Aprenda com videoaulas atualizadas e ministradas por professores que são experts em aprovação, com alunos classificados nos cursos mais concorridos do Brasil, inclusive na UFG!
Tenha acesso a um banco de exercícios com mais de 60 mil questões, faça simulados, tenha correções ilimitadas de redações, entre vários outros benefícios.
Com o Stoodi, você vai longe: faça sua inscrição e comece já sua preparação para o Enem e entre no curso que deseja na UFG!