Conheça as principais faculdades de Medicina em SP
Muita gente se perguntas quais as principais faculdades de Medicina em SP. Afinal, escolher em qual local estudar não é uma tarefa simples, ainda mais quando o curso em questão é o de formação de futuros médicos. Uma graduação que é 100% presencial, realizada em tempo integral e que envolve muitas atividades práticas e laboratoriais.
Portanto, é indispensável que a faculdade, universidade ou centro universitário tenha a infraestrutura necessária para a sua preparação profissional, não é mesmo? Com isso em mente, trouxemos algumas das instituições que são referência em São Paulo. Acompanhe o post e saiba mais sobre elas!
A importância de fazer uma graduação
Fazer uma boa faculdade de Medicina em SP vai muito além de valorizar o currículo ou alcançar algum status social. Tem a ver com a possibilidade real de crescimento pessoal e profissional ao longo da formação e como a instituição vai influenciar nesse processo.
Afinal, é nesse espaço onde ocorre o seu aprendizado e o seu contato inicial com o mercado de trabalho. E um médico de qualidade precisa ter, além de uma conduta ética exemplar, vasto conhecimento científico, domínio de atuação clínica e habilidades sociocomportamentais.
Quanto mais desses requisitos você alcança, maiores são as suas oportunidades no mercado da saúde, o que envolve salários elevados, cargos estratégicos e flexibilidade de atuação.
As principais faculdade de Medicina em SP
A seguir, você vai ficar por dentro de algumas das principais faculdades de Medicina em SP. De quebra, vai conhecer um pouco do histórico de cada uma, os diferenciais delas e também como é o processo seletivo nessas instituições. Fique atento!
Universidade de São Paulo (USP)
Com mais de 90 anos de atuação, a Universidade de São Paulo é uma das instituições mais reconhecidas de todo o Brasil. Um dos pontos fortes dela é justamente a iniciação científica nas formações de saúde. Além disso, o curso de Medicina conta com o famoso Hospital das Clínicas que é o hospital universitário com mais tempo de atividade do país.
Meio de ingresso mais importante USP: vestibular tradicional, realizado uma vez por ano e organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Fundada ainda na década de 60, a instituição se consolidou na oferta de Medicina e, em especial, nos programas de pesquisa de mestrado e doutorado na área. Tanto é que, desde a metade do bacharelado, os estudantes são estimulados a integrar projetos acadêmicos para terem uma formação continuada após o término da graduação.
Meio de ingresso mais importante da Unicamp: vestibular tradicional, realizado uma vez por ano e organizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
A Universidade Federal de São Paulo entrou no mercado da educação sendo uma das primeiras faculdades de Medicina de SP, na década de 1930. Com o tempo, virou um instituto federal e ampliou a gama de cursos que oferta. Atualmente, são mais de 40.
Para completar, ela atrai milhares de estudantes que buscam um vida acadêmica diversificada e com múltiplas oportunidades de programas de extensão, cultura e residência médica.
Meio de ingresso mais importante da Unifesp: seleção mista, na qual se contabiliza tanto a nota nas provas tradicionais do vestibular quanto a pontuação do Enem para a classificação. Ele é realizado uma vez por ano e organizado pela própria instituição.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
A Unesp foi criada em 1976. De lá para cá, passou a ofertar mais de 130 graduações e 160 pós-graduações. Além disso, conta com uma base de quase 1.400 programas de extensão que os futuros médicos podem aproveitar para desenvolver competências profissionais e se preparar para o mercado de trabalho.
Meio de ingresso mais importante da Unesp: vestibular tradicional, realizado uma vez por ano e organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCP)
Com as atividades iniciadas em 1912, a instituição foi responsável direta pela formação de mais de cinco mil médicos do país. Atualmente, ela está integrada ao Complexo Hospitalar da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, permitindo uma qualificação profissional mais alinhada à prática do mercado.
Meio de ingresso mais importante da FCMSCP: vestibular tradicional, realizado uma vez por ano e organizado pela Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
A Universidade Federal de São Carlos foi inaugurada nos anos 60 e logo se tornou um marco no setor de educação por ser a primeira universidade fora da capital paulista.
Outro destaque do local fica por conta do departamento médico, já que a Rede Escola de Saúde conta tanto com um hospital universitário quanto com uma unidade de saúde escola. Esta última, aliás, presta atendimento de reabilitação, saúde mental, práticas integrativas e muito mais.
Meio de ingresso mais importante da UFSCar: chamada anual de novos alunos por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)
A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto é um centro acadêmico ativo desde 1968 e voltado não só para a Medicina, mas também outros dois cursos da saúde: Enfermagem e Psicologia. O grande diferencial dele é justamente a interdisciplinaridade entre esse campos e o amplo programa de internato com estágios e plantões em diferentes segmentos médicos.
Meio de ingresso mais importante da FAMERP: vestibular tradicional, realizado uma vez por ano e organizado pela própria instituição de ensino.
Viu só como há diferentes faculdades de Medicina em SP onde você pode obter uma excelente formação? Portanto, comece a pesquisar a fundo as característica de cada uma para encontrar a instituição que mais atende às suas necessidades e expectativas.
Em paralelo, comece desde já a estudar com a Stoodi. Afinal, com a plataforma, você tem conteúdo exclusivo (como resumos e exercícios das matérias) não só para o Enem, mas também para os vestibulares tradicionais. Portanto, aproveite!
Curtiu o post? Pois já que estamos falando sobre ingressar na faculdade, aproveite para conhecer o plano de estudos da Stoodi que vai lhe ajudar a se preparar para o vestibular!