Descubra quais são as menores notas de corte de Medicina!

Descubra quais são as menores notas de corte de Medicina!

Você sabe quais as menores notas de corte de Medicina? Fazer carreira nessa área é o sonho de muitos alunos brasileiros. Com isso, as vagas do curso nas universidades são as mais disputadas, atraindo milhares de candidatos em todas instituições que ofertam Medicina no país.

Nesse sentido, quem deseja alcançar a tão sonhada vaga nesse curso deve se preparar da melhor forma possível, com dedicação e esforço — como o número de candidatos por vaga é alto, tirar notas altas no Enem é indispensável para realizar o seu sonho.

Se você deseja entender melhor sobre o assunto para estabelecer suas metas com o Enem, vamos ajudar! Continue a leitura deste post e saiba qual a menor nota de corte de Medicina, além de dicas valiosas para se preparar e como montar um cronograma de estudos eficiente!

Afinal, o que é nota de corte?

Uma das principais formas de ingressar na universidade de Medicina é o uso da nota do Enem como critério de seleção. Apenas como exemplo, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2023, foram ofertadas 4.596 vagas para esse curso.

É importante se dedicar para ir bem em todas as matérias e conseguir uma nota alta, que facilite a entrar nas melhores faculdades de Medicina.

Antes de mais nada, é importante entender para que serve o Enem. É por meio desse exame que os estudantes conseguem ingressar em uma universidade — assim, podem escolher diversos cursos superiores, inclusive Medicina, que é um dos mais procurados.

A nota de corte do Enem é a menor nota para que um determinado candidato seja selecionado para a vaga que disputa. O valor da nota varia de acordo com algumas questões, sendo decisivo para a selecionar os estudantes para as vagas.

Geralmente é possível acompanhar a nota de corte do sistema em que a vaga será pleiteada logo na inscrição. Contudo, essa primeira informação deve ser compreendida como uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição.

Quais as menores notas de corte de Medicina no Enem?

Mesmo que variem de acordo com a universidade, as menores notas de corte de Medicina têm sido bastante altas. Isso acontece porque essa é a graduação mais concorrida do país, ultrapassando, por exemplo, os cursos de Direito.

Para elucidar melhor essa questão, acompanhe a seguir a análise das notas de corte, de acordo com cada um dos sistemas de seleção!

Sisu

As maiores notas de corte do Sisu para Medicina foram registradas nas universidades que notificaram certas características dos estudantes, como terem cursado o ensino médio no Estado da própria universidade.

Contudo, desconsiderando os bônus, a nota de corte mais alta no Sisu para Medicina foi na UFRJ – Cidade Universitária, alcançando 860,28 pontos. Em seguida está a UFMG — Campus Saúde, com 855,98 pontos, e a UFRJ – Cidade Universitária, com 854,49.

Por outro lado, as menores notas de corte apareceram na UFU Campus Umuarama, na categoria de candidatos com deficiência autodeclarados pretos/pardos/indígenas, que estudaram todo o ensino médio em escola pública e têm baixa renda familiar. A nota foi de 642, 43.

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um sistema que fornece bolsas de estudos, integrais ou parciais de 50%, em instituições privadas de ensino superior. Trata-se de uma grande oportunidade para facilitar a entrada dos alunos em instituições particulares renomadas.

Independentemente do curso, é necessário que o estudante alcance, no mínimo, 450 pontos no Enem para se inscrever no programa e não tenha zerado a redação — além de estar dentro de determinados critérios sociais, que são decisivos para definir se uma pessoa pode ou não se inscrever no processo.

De acordo com o Mapa do Ensino Superior de 2023, as notas de corte do Prouni para Medicina foram de 710 pontos a 815. É importante notar que existem certas variações de acordo com cada universidade; portanto, avalie com antecedência as particularidades da instituição em que deseja estudar.

Fies

Outra forma pela qual é possível cursar a universidade de Medicina é usar a nota do Enem para o Fundo de Financiamento Estudantil — Fies, que financia a graduação de estudantes matriculados em curso superior privado e permite o pagamento após a formatura.

Embora tenha tido certa oscilação, a nota de corte do Fies de Medicina foi relativamente alta nos últimos anos, variando de 750 a 800 pontos. Portanto, até mesmo para conseguir entrar no curso pelo Fies, é preciso ter uma boa nota no Enem.

Ingresso direto em faculdades particulares

É comum que faculdades particulares, no intuito de atrair mais alunos, passem a aceitar a nota do Enem como forma de ingresso. Essa é uma prática muito presente em faculdades de Direito, por exemplo.

Infelizmente, no caso de Medicina, esse sistema não está disponível. É comum que faculdades particulares realizem um vestibular à parte para esse curso. Nesse sentido, as opções anteriores, Prouni e Fies, são as melhores oportunidades para conseguir uma vaga.

Quais as faculdades com as menores notas de corte de Medicina?

Como já foi explicado, as notas de corte variam de acordo com a realidade de cada universidade. Naturalmente, quanto mais concorrida for, maior será a nota, e o aluno precisa intensificar os estudos e o planejamento se desejar entrar nessas instituições.

A seguir, listamos as 3 universidades com a menor nota de corte de Medicina no Sisu:

  • Universidade Federal de Uberlândia — UFU: 642,43 pontos;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul — UFRGS: 650,31 pontos;
  • Universidade Federal do Delta do Parnaíba — UFDPAR: 655,20 pontos.

É importante perceber que essas notas envolvem critérios mais específicos, como cotas. Por isso, analise o processo em cada universidade para saber se existem particularidades que possam interferir no seu planejamento e na nota de corte.

Considerando apenas a concorrência ampla, as 3 menores notas de corte são:

  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido — UFERSA: 767,83 pontos;
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido — UFERSA: 767,97 pontos;
  • Universidade Federal Rural do Semi-Árido — UFERSA: 768,47 pontos.

Como se preparar para ir bem no Enem?

O Enem é uma grande oportunidade para conseguir entrar no curso no curso dos seus sonhos em uma instituição de ensino reconhecida pela qualidade. Sendo assim, ter um bom desempenho no exame é o melhor caminho para construir um futuro promissor.

Diante disso, é possível perceber que mesmo as menores notas de corte ainda são bastante altas para Medicina. Contudo, com dedicação, planejamento e empenho é possível alcançá-las e realizar seu sonho de cursar Medicina e ter uma carreira incrível no que você ama.

Veja a seguir, algumas das dicas mais eficientes para você se preparar para o Enem!

Utilize bons materiais

É necessário estudar com qualidade para ter um bom desempenho na prova, por isso, contar com materiais de qualidade é indispensável. Existem cursos gratuitos para o Enem, que fornecem exercícios, videoaulas e dicas que farão toda a diferença. Não deixe de utilizá-los.

Faça cronogramas de estudos

Não basta ter um material de qualidade para estudar, também é importante organizar um cronograma para que você possa aproveitar ao máximo os seus estudos. No Stoodi, organizamos seu cronograma considerando o conteúdo a ser estudado, a universidade em que deseja ser aprovado e sua carga horária.

Faça simulados

Além de ter bons materiais e organizar sua rotina de estudos, é fundamental fazer exercícios específicos do Enem. Assim, você fica familiarizado com o nível de dificuldade que irá encontrar, o que ajuda a evitar surpresas que podem comprometer seus resultados.

Por isso, procure fazer simulados, alternando entre questões fáceis, médias e difíceis. Lembre-se de analisar seu desempenho para perceber seus pontos fortes, bem como aquilo em que precisa melhorar — fator essencial para ter melhores possibilidades.

Treine para a redação do Enem

Por último, é necessário testar e aprimorar sua habilidade para a redação, que tem um peso significativo na nota do Enem. É importante conhecer e treinar os principais gêneros solicitados, ter atenção à gramática e desenvolver estratégias para falar bem sobre qualquer tema.

Com o Stoodi, você pode contar com aulas de redação específicas e desenvolvidas por professores especialistas no assunto. Por meio delas, você conseguirá compreender melhor os gêneros e terá alguém especializado para corrigir seus textos.

Realizar o sonho de cursar uma faculdade tão concorrida pode não ser uma tarefa simples. Mas, analisando a menor nota de corte de Medicina, percebemos que esse desafio é possível. Com disciplina, empenho e os materiais que disponibilizamos, a tão sonhada vaga será sua.

Quais são os maiores pesos no Enem para entrar em Medicina?

A nota de corte na Medicina é considerada elevada, por isso, você precisa ir bem em todas as matérias para conseguir um resultado competitivo. Dessa forma, seu planejamento de estudos deve contemplar todo o conteúdo cobrado no Enem.

Entretanto, conseguir acertar as questões de Biologia, Química, Física e Redação é um grande passo para conseguir uma nota alta. Sobretudo, devido aos cadernos de Ciências da Natureza e Ciências Humanas terem maior peso na avaliação em muitas universidades.

Dessa forma, você pode direcionar seus esforços para dar prioridade a matérias mais relevantes e que servem como diferenciais. Contudo, é preciso salientar que as demais disciplinas são essenciais para sua nota final, por isso, não devem ser deixadas de lado.

A melhor alternativa é contar com materiais e conteúdos de qualidade para se preparar de forma inteligente e completa, o que vai contribuir de forma significativa para conseguir alcançar uma nota alta, bem acima da menor nota de corte.

Como você pode notar, a menor nota de corte de Medicina é elevada, o que significa que você precisa ir muito bem no Enem. Portanto, não deixe de investir em materiais ricos e específicos para o Exame e se dedicar para realizar seu sonho e ser um profissional da saúde.

Gostou do post? Agora que você já sabe a menor nota de corte de Medicina, o que acha de ter apoio especializado para estudar? Não perca tempo e cadastre-se gratuitamente no Stoodi! Veja como podemos ajudar a realizar seu sonho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *