Edital ProUni 2024: saiba tudo sobre a primeira edição do ano!
Para quem tem interesse em participar da edição do ProUni 2024, atenção: o edital do processo seletivo do primeiro semestre já saiu! O Ministério da Educação publicou o documento e as inscrições começam no dia 29 de janeiro.
É uma ótima oportunidade para quem está em busca da sua vaga no Ensino Superior e quer melhores condições para fazer sua faculdade na rede privada. E o Stoodi está com você nessa jornada.
Confira tudo sobre o edital ProUni 2024-1
Separamos todos os detalhes do edital ProUni 2024 que você precisa saber para participar de um dos maiores programas de incentivo ao Ensino Superior do Governo Federal. Vem com a gente!
Quem pode participar
Segundo informações publicadas em edital do ProUni 2024, para participar do processo seletivo o candidato precisa cumprir os critérios exigidos no edital. Estão entre eles:
- Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) nas edições de 2022 ou de 2023;
- A nota final média das provas, com a redação, precisa ser igual ou superior a 450 pontos;
- Não pode ter zerado a redação;
- Não pode ter feito a prova como treineiro (ou seja, quem não terminou o Ensino Médio e fez o exame para treinar e saber mais sobre o modelo da prova).
Além disso, o aluno precisa estar em um dos critérios a seguir, para poder se inscrever nas bolsas do programa:
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino (voltado para os cursos de licenciatura e pedagogia);
- Ter feito todo o ensino médio na rede pública;
- Ter feito o ensino médio todo na rede particular, mas precisa ter sido bolsista integral da instituição;
- Ter feito o ensino médio parcialmente na rede pública e parcialmente na privada, desde que como bolsista integral;
- Ter feito o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada como bolsista parcial ou sem ter sido bolsista;
- Ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada como bolsista parcial ou sem a condição de bolsista.
Critérios de renda
Além dos critérios anteriores, para poder recorrer às bolsas do programa, é preciso que o candidato esteja nos critérios de renda estabelecidos na Lei nº 11.096/2005 e previstas no edital do ProUni 2024.
Dessa forma, pode se candidatar às bolsas os alunos que cumpram:
- Para as bolsas integrais: ter renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo (nos valores atuais, R$ 2118 por pessoa);
- Para as bolsas parciais: ter renda familiar bruta mensal per capita que de até 3 salários mínimos (nos valores atuais, R$ 4236 por pessoa).
Esses critérios não valem para os casos em que o candidato for professor da rede pública de ensino.
Políticas afirmativas ou ampla concorrência
O ProUni destina parte das vagas para determinados grupos, como parte das políticas de ações afirmativas. Para poder se candidatar a elas, é preciso cumprir um dos seguintes requisitos:
- Ser pessoa com deficiência, nos critérios previstos no art. 7º da Lei nº 11.096/2005;
- Autodeclarar-se indígena, pardo ou preto.
Inscrição
Se você cumpre os critérios e quer concorrer a uma das bolsas disponíveis no programa, é importante ter atenção a esse ponto: o passo a passo de como fazer a inscrição nos cursos que deseja.
Para isso, o candidato deve ter a conta gov.br. Para quem já tem a conta, pode utilizá-la para acessar o Portal de Acesso Único, a plataforma que unifica as inscrições do Sisu, ProUni e Fies. O processo todo é gratuito.
Separe todas as informações que vão ser pedidas na hora da inscrição, para agilizar o processo. E já adiantamos quais serão pedidas, para estar preparado para esse momento:
- Endereço de e-mail atualizado;
- Número de telefone válido para receber informações e notificações do processo;
- Dados cadastrais do candidato e da família (nomes, renda de cada pessoa, entre outros pontos. Separe essas informações de antemão).
Quando entrar na plataforma, você terá acesso a todas as vagas disponíveis. Deverá escolher, em ordem de preferência, até duas opções de curso, conforme a instituição, local de oferta, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Chamadas
Após a inscrição, serão feitas duas chamadas sucessivas, com a divulgação dos candidatos pré-selecionados, nas seguintes datas:
- Primeira chamada: 6 de fevereiro de 2024;
- Segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024.
O candidato pode conferir as chamadas diretamente na página do ProUni. Se for pré-selecionado, deverá entregar os documentos comprobatórios na Instituição de Ensino Superior para o qual foi aprovado nas datas estabelecidas:
- Primeira chamada: entre os dias 6 e 20 de fevereiro de 2024;
- Segunda chamada: entre os dias 27 de fevereiro a 7 de março de 2024.
Os documentos exigidos serão informados pelas faculdades e instituições. Então, caso tenha alguma dúvida, encaminhe o contato para ela. E é importante ficar atento para local, data e horário para o envio das documentações, ok? Evite perder essa oportunidade perdendo prazos!
Lista de espera
Para quem não foi pré-aprovado na seleção, pode entrar na lista de espera. Se um aluno selecionado desistir do curso ou não fizer sua inscrição, pode ser que você seja chamado. Porém, para isso, é preciso se manifestar na lista, no site do ProUni entre os dias 14 e 15 de março de 2024.
Cronograma
Pegue sua agenda ou abra já seu aplicativo de calendário e marque as datas para acompanhar as chamadas do ProUni 2024:
- Inscrições: 29/01 a 01/02;
- Resultado da primeira chamada: 06/02;
- Resultado da segunda chamada: 27/02;
- Manifestação de interesse para entrar na lista de espera: 14/03 e 15/03;
- Resultado da lista de espera: 18/03.
Fique atento às datas, evite perder prazos e confira, também, os cronogramas de cada instituição caso seja pré-selecionado.
Prepare-se para as próximas edições do ProUni com o Stoodi!
E se você ainda não fez o seu Enem e está de olho para as próximas edições, comece já a sua preparação! Quanto maior for a sua nota no exame, aumentam as chances de conquistar a sua vaga dos sonhos, seja com as bolsas do ProUni, seja pelo Sisu ou Fies.
Com o Stoodi, tenha as melhores aulas dadas por professores que são experientes e já ajudaram a aprovar milhares de alunos nos melhores cursos do país. Tenha acesso a mais de 60 mil exercícios de fixação, apoio de monitores que estarão ao seu lado para ajudá-lo e muito mais!
Faça sua assinatura no Stoodi e prepare-se para as próximas edições do ProUni!