Cursos livres mais procurados

Cursos livres mais procurados

Os cursos livres fazem parte do contexto de educação profissional e podem ser uma forma interessante de conseguir potencializar sua carreira, adicionando conhecimento e experiência.

Conhecer quais foram os cursos livres mais procurados em 2023 ajuda a saber mais sobre quais opções podem dar um up em sua carreira, ou ainda, serem uma boa introdução para saber se determinada área é do seu interesse ou não.

Saiba quais foram os cursos livres mais procurados em 2023

Ainda que não sejam regulamentados pelo MEC, cursos livres são legais e podem ser fundamentais para sua carreira profissional.

Por exemplo: quer testar se Tecnologia é, de fato, uma carreira interessante? Conte com um curso livre nessa área, de curta duração, e veja se terá afinidade ou não! Interessante, não é mesmo?

Confira quais foram as opções mais procuradas em 2023 e veja quais delas estão mais alinhadas com seus sonhos profissionais.

Tecnologia

A área de tecnologia despontou fortemente em 2023 no universo dos cursos livres, principalmente, porque muitos estudantes ficam receosos de entrar na graduação sem conhecer nada do mundo da programação.

Então aproveite e confira quais foram as opções de cursos livres em tecnologia que se destacaram nesse último ano.

DevOps

Para quem quer entrar na área de TI e prefere um curso mais voltado para questões gerenciais do que técnicas (ou seja, que não tem muita afinidade com programação), o curso livre de DevOps é uma opção bem interessante e se destacou no ano de 2023.

É uma formação que está na interseção entre desenvolvimento de software e operações de infraestrutura, sendo o responsável por gerenciar a articulação entre esses dois times.

Nele, o profissional aprenderá questões que otimizam as rotinas de desenvolvimento de um produto digital, passando por automação de processos, gerenciamento de tarefas, promoção de colaboração nos times e uma visão holística do ciclo de vida do desenvolvimento de software.

Quem tem essa formação pode até mesmo, no futuro, atuar como uma liderança nesse setor. E, por isso, é um curso livre que, junto com uma graduação (como tecnólogo em DevOps), pode dar um up em sua carreira.

Lógica de Programação

Uma boa opção para quem está buscando um curso livre introdutório no mundo de TI, o de Lógica de Programação oferece a base essencial para aqueles que estão de olho nessa área.

É uma formação introdutória, que apresenta desde conceitos fundamentais sobre programação ou, até mesmo, a estruturação, controle e criação de algoritmos simples. E, também, como resolver problemas com soluções simples no mundo da programação.

A partir dele, é possível ganhar maior confiança para poder investir em cursos mais complexos ou, ainda, começar sua formação, de fato, como programador.

Cibersegurança

Essa é uma opção avançada e que deve ser escolhida por quem já tem uma bagagem na área de Tecnologia da Informação. O curso livre de Cibersegurança é uma opção interessante para quem quer atuar enfrentando os desafios crescentes no mundo virtual, no que diz respeito aos ciberataques.

É um curso voltado para uma abordagem prática, mas revisita os principais conceitos fundamentais de segurança da informação e passa, até mesmo, por técnicas avançadas de detecção e prevenção de ameaças.

Ele ajuda, também, a atualizar seus conhecimentos sobre o assunto, principalmente, por essa ser uma área extremamente dinâmica, na qual muitas mudanças ocorrem ao longo do tempo e novidades (seja de tipos de ataques ou medidas de proteção e mitigação de riscos) surgem o tempo todo.

O aluno também terá uma visão abrangente sobre vulnerabilidades digitais, como desenvolver estratégias robustas de segurança cibernética e criar planos deste tipo personalizados caso a caso.

Marketing e vendas

Outra área que também tem um volume muito grande de buscas por cursos livres em 2023 é a de marketing e vendas. Conheça a seguir algumas das opções que foram sucesso nesse período e que estarão em alta ainda no próximo ano.

Marketing Digital

O curso livre de Marketing Digital é interessante para profissionais da área e empreendedores que desejam saber mais sobre como maximizar presença online. Essa formação tende a ser abrangente, trazendo questões que passam desde a como criar sua presença online a, também, técnicas importantes como gestão de redes sociais, marketing de influência, SEO, tráfego pago e publicidade online.

Ou seja, ele gera uma visão completa do ecossistema digital e permite que o aluno descubra quais áreas são de seu maior interesse, para poder se especializar futuramente. Também é uma formação que proporciona aprendizagem sobre como criar estratégias para sucesso das suas ações digitais.

Vendas B2B

As vendas B2B têm crescido consideravelmente, da mesma forma que as dinâmicas dessa área têm se tornado mais exigentes. E, por isso, um curso livre focado para essa atividade pode ser interessante para quem quer aprimorar suas habilidades em ambientes empresariais.

Vendas B2B são aquelas realizadas entre empresas (Business to Business, ou seja, empresa para empresa). Isso porque estamos falando de um setor que demanda abordagens especializadas, uma comunicação diferenciada e técnicas avançadas de negociação e fechamento de negócios – todos os pontos que você verá ao longo do curso.

Comunicação Criativa

Tanto quem deseja trabalhar com marketing quanto com vendas se beneficia do curso livre de Comunicação Criativa e, por isso, essa foi uma das formações mais pesquisadas em 2023. Afinal, estamos falando da necessidade de se destacar de vários concorrentes e, também, gerar autenticidade na sua comunicação.

O curso livre ensina sobre técnicas de redação criativa, estratégias visuais, construção argumentativa e técnicas de storytelling, que tornarão suas abordagens profissionais mais bem-sucedidas.

Ao longo da formação, você aprenderá como estimular criatividade e originalidade, fazendo campanhas que saiam da caixinha e consiga transmitir a mensagem desejada de forma impactante.

Educação

Uma área que possui alguns dos cursos livres mais procurados em 2023 é a de educação. Isso porque os novos tempos estão exigindo que os professores se atualizem com questões que estão sendo muito importantes para o cenário atual, que coloca os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem.

Metodologia Ativa

A educação centrada no professor não é mais a hegemônica e nem atende às demandas do setor educacional mais: hoje, o aluno é o protagonista. O curso livre de Metodologia Ativa capacita os professores e futuros profissionais para saberem aplicá-la em sala de aula e trazer mais dinamismo para suas práticas pedagógicas.

No curso, você verá mais sobre como explorar a participação ativa dos alunos de forma envolvente, que potencialize a aprendizagem, pensamento crítico, colaboração e autonomia.

Tutor para EaD

No curso livre de Tutor para EaD (Ensino à Distância), o professor aprende como fazer as comunicações e mediações no ambiente remoto, bem como também ensinar formas de realizar o suporte adequado aos alunos.

A tutoria no cenário EaD ajuda a proporcionar maior segurança para os alunos, ajuda-os a enfrentar os desafios dessa formação e ensina-os a serem mais engajados e motivados em seus processos de aprendizagem à distância.

Finanças

Com o mercado financeiro cada vez mais se complexificando, os cursos livres nessa área também ganharam

Educação Financeira

Esse curso livre proporciona tanto conhecimentos que serão importantes para a vida pessoal quanto profissional. A educação financeira tem estado em alta, principalmente, porque as pessoas querem ter uma melhor gestão dos seus recursos e poderem proporcionar maior autonomia no futuro.

A formação em Educação Financeira pode capacitá-lo para ser um consultor no assunto para Pessoas Físicas e Jurídicas, ajudando que elas consigam ter hábitos financeiros saudáveis e terem um melhor planejamento do seu futuro econômico.

Investimentos Financeiros

O curso livre de Investimentos Financeiros também se destacou no ano de 2023, principalmente, pela expansão das criptomoedas e outros ativos digitais. E, também, porque com maior conhecimento, as pessoas passaram a não ter mais medo de buscarem investimentos com um grau maior de risco.

Na formação, o aluno aprende a como explorar melhor esse mundo, desde o aprendizado de conhecimentos básicos, até estratégias avançadas de alocação de ativos e gestão de portfólio.

Com isso, ao final da sua formação, você saberá como avaliar riscos, otimizar retornos e saber como criar carteiras diversificadas e que ajudem a trazer maior retorno, seja para você em sua vida pessoal, seja para empresas ou para seus eventuais clientes.

Conte com o Stoodi para começar sua carreira

Além dos cursos livres, a graduação será um ponto muito importante para sua formação profissional. E com o Stoodi, você alcança esses objetivos. Faça sua preparação para os grandes desafios da sua carreira com quem realmente domina o assunto e tem experiência de anos, com grandes aprovações.

Escolha o seu plano Stoodi e comece já sua trajetória de sucesso.