Edital Fies 2024: adiamento e tudo o que você precisa saber sobre

Edital Fies 2024: adiamento e tudo o que você precisa saber sobre

Para quem está de olho nas edições do Fies 2024, é importante estar atento para novidades sobre o processo seletivo. Para quem está atento ao cronograma constantemente, percebeu que a publicação do edital Fies não ocorreu no começo de janeiro, como era esperado.

O que aconteceu? Quando o edital deve ser lançado? E quais detalhes os estudantes devem estar atentos nas próximas semanas sobre o assunto?

O Stoodi separou as principais informações sobre o tema. Vem com a gente e tire suas dúvidas.

Por que o edital Fies foi adiado?

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o edital Fies não foi lançado no período previsto porque o programa passará por algumas alterações no ano de 2024. As novidades ainda estão sendo discutidas e é importante conhecer as possibilidades que poderão vir nas edições deste ano.

“Não vamos divulgar o calendário agora porque estamos em um processo de mudança no Fies. Estamos fechando as mudanças para garantir as novas regras para as inscrições, que, geralmente, são em março.”

Camilo Santana – atual Ministro da Educação, durante uma entrevista coletiva em 16 de janeiro.

Os últimos ajustes devem estar sendo realizados, para que o cronograma seja cumprido dentro dos prazos que geralmente acontecem e não comprometer o início da aula dos estudantes, que é justamente em março.

Para ter uma dimensão das prováveis datas, em 2023, o cronograma foi o seguinte: edital lançado em 26 de janeiro, com o começo das inscrições em 7 de março. Então, vale a pena ficar atento para novidades nas próximas semanas.

O que esperar do Fies 2024?

As mudanças sobre o Fies 2024 ainda não foram anunciadas, pois algumas questões ainda estão sendo estudadas para fechar o edital e torná-lo público dentro dos prazos esperados. Porém, alguns pontos já foram adiantados.

Uma das declarações do ministro da Educação mostra um dos principais pontos de alteração: há a intenção da pasta em unir o ProUni com o Fies. Nesse caso, o estudante que participar do programa de financiamento poderia utilizar 50% da bolsa do ProUni e a outra metade ser financiada pelo Fies, tornando o processo mais tranquilo para o estudante.

Porém, na coletiva dada por Camilo Santana, na qual ele falou sobre o assunto, não foi adiantado como isso funcionaria, pois seria necessário alterar as regras do programa de financiamento. Também não foi dito se os estudantes selecionados pelo ProUni na primeira edição de 2024 já poderão contar com a possibilidade de participar dos dois programas.

Por isso, se você está tentando o ProUni este ano, vale a pena ficar atento às novidades sobre o Fies 2024. Aqui no Stoodi, você estará sempre atualizado com todos os detalhes e contaremos tudo assim que o edital sair.

O que é o Fies?

O Fies, é o Fundo de Financiamento Estudantil. Criado em 1999 pelo Ministério da Educação, a idéia era facilitar a entrada dos alunos de baixa renda no Ensino Superior nas instituições privadas.

Sua criação foi essencial, pois alguns estudantes só poderiam fazer os cursos desejados na sua região e não havia opções nas instituições públicas para isso. O financiamento permite que pessoas com menos renda possam arcar com os custos das mensalidades sem prejudicar o orçamento familiar.

Essencialmente, o aluno tem o acesso a um financiamento de todo o seu curso de formação, com juros baixos em comparação com os praticados pelas instituições financeiras tradicionalmente. O estudante começa a passar as parcelas do financiamento após a graduação, com juros baixos.

O pagamento fica mais fácil nesse momento, pois com a formação, fica mais fácil conseguir uma primeira oportunidade de trabalho e começar o pagamento das mensalidades. Alguns alunos podem pagar uma parte das taxas ou porcentagem das mensalidades ao longo do curso, conforme o acordo feito.

Como funciona o Fies?

Resumidamente, o Fies funciona como um financiamento especial, com condições melhores do que as praticadas pelas instituições bancárias. O Governo Federal oferece o suporte para proporcionar taxas de juros menores e maior tempo de pagamento para os estudantes.

Isso é feito por meio de inscrição no programa, que é aberto em edital a cada semestre. O aluno, nas datas previstas pelo cronograma, pode entrar no Portal Único de Acesso (que também oferece acesso aos programas do ProUni e Sisu) e inscrever-se em três cursos, na ordem de escolha.

O processo seletivo utiliza a nota do Enem para selecionar os alunos aprovados para participarem do programa. Dessa forma, se você não passar na primeira opção, concorre com a segunda, e assim sucessivamente.

Quem pode participar do Fies?

O Fies é um programa voltado para facilitar a entrada no Ensino Superior de estudantes de baixa renda. E, por isso, não são todos os estudantes que podem contar com o benefício do programa. Pode participar do Fies (considerando as novas regras desde 2018 e que valem até o último edital):

Brasileiros que tenham já uma graduação ou não, com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos (o que é, atualmente, R$ 7.060, considerando o valor vigente do salário mínimo de R$ 1.412 em 2024);

  • Ter participado de alguma edição do Enem a partir do ano de 2010;
  • A pontuação das quatro provas e redação precisam estar acima de 450 pontos;
  • Não pode ter zerado a redação.

Porém, é importante ficar atento para possíveis mudanças no edital de 2024 para quem pode participar. Mas, normalmente, o público-alvo do programa tende a não mudar, exceto para inclusão de novos grupos que podem se beneficiar do financiamento.

Prepare-se paras as próximas edições do Fies com o Stoodi!

E para quem está de olho em todas as novidades do Fies, focando nas próximas edições, o primeiro passo é dedicar-se a uma boa preparação! E com o Stoodi, você arrasa nas provas!

Aprenda com os melhores professores, que já aprovaram milhares de alunos nos principais vestibulares do país e colaboraram para altas notas no ENEM. Tenha á mão conteúdos atualizados para seus estudos e aproveite uma estrutura de ponta que ajudará desde a criação de um cronograma de estudos a acompanhamento com os monitores sempre que precisar.

Faça sua assinatura no Stoodi e conquiste sua sonhada vaga no Ensino Superior!