Medicina USP ou Unicamp: confira 4 diferenças entre elas
A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são as duas melhores instituições de ensino do país, como confirmou a última edição do Ranking Universitário Folha. Além disso, ambas aparecem bem cotadas nos principais rankings internacionais.
E quanto ao curso de Medicina: USP ou Unicamp? Afinal, qual escolher? Tenha em mente que o vestibular da área de Ciências Médicas é muito concorrido nas duas instituições, motivo pelo qual você deve saber como focar seus estudos, a partir de informações sobre o curso.
Então, este artigo veio para falar sobre as diferenças entre Medicina na USP e na Unicamp e ajudar você a se decidir por uma das universidades. Confira!
1. Campi do curso de Medicina
O curso de Medicina da Unicamp é oferecido na Faculdade de Ciências Médicas, localizada dentro da Cidade Universitária ― distrito de Barão Geraldo (Campinas, SP).
Já a Medicina USP tem 3 campi: São Paulo (junto ao Hospital das Clínicas), Ribeirão Preto (no Departamento de Ciências da Saúde) e Bauru (nas dependências da Faculdade de Odontologia).
2. Número de vagas
Por ser ofertado em vários campi, o curso de Medicina USP apresenta um número bem maior de vagas. Para o ano letivo de 2022, foi aberto o total de 239 vagas, com a seguinte distribuição:
- São Paulo: 122 vagas;
- Ribeirão Preto: 75 vagas;
- Bauru: 42 vagas.
Já a Medicina Unicamp ofertou 86 vagas para 2022. No ano anterior, esse número foi um pouco maior, 110 vagas.
Na USP ou Unicamp a quantidade de vagar é bem baixa quando se olha o tamanho da concorrência.
3. Número de concorrentes
Enquanto a USP oferta mais vagas, a Medicina Unicamp tem uma relação candidato/vaga bem maior. Em 2022, foram 324,7 candidatos por vaga.
Mas a Medicina USP também tem uma concorrência alta, embora mais distribuída. Veja a relação candidato/vaga nos 3 campi:
- São paulo: 124,8 alunos:
- Ribeirão Preto: 100,8 alunos:
- Bauru: 96,1 alunos.
4. Processo seletivo, USP ou Unicamp?
Seja no curso de Medicina USP, seja na Unicamp, os processos seletivos são exigentes, com algumas semelhanças e diferenças.
Em primeiro lugar, a Unicamp somente realiza vestibular tradicional, por meio do COMVEST, e não está presente no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Já a USP promove o vestibular tradicional, por meio da FUVEST, e destina algumas vagas ao Sisu.
Semelhanças nas provas
- Ambas as instituições apresentam 1ª e 2ª fases;
- a primeira fase é uma prova de múltipla escolha com 90 questões sobre as disciplinas do ensino médio;
- a segunda fase é dissertativa em ambas as universidades e ocorre em dois dias.
Diferenças nas prova (2ª fase)
Na USP, as provas da 2ª fase duram 4 horas; na Unicamp, 5 horas.
- O primeiro dia na USP consiste em 10 questões de português mais uma redação;
- o primeiro dia na Unicamp consiste em 8 perguntas de Língua Portuguesa e Literatura, 2 questões de Língua Inglesa e uma redação.
- O segundo dia na USP aborda questões de conhecimentos específicos para Medicina: Biologia, Física e Química.
- O segundo dia na Unicamp apresenta questões comuns a todos os candidatos ― 6 questões de Matemática e 2 questões interdisciplinares de Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
- Ainda na Unicamp, os candidatos de Medicina fazem uma prova de conhecimentos específicos com 6 questões de Biologia e 6 de Química.
Como deu para perceber, tanto na Medicina USP quanto Unicamp conquistar uma vaga exige muita dedicação e estudo. Mas para vencer o mundo de candidatos que farão o vestibular com você, é preciso ter uma excelente estratégia e, de preferência, contar com o apoio de uma escola especialista nos processos seletivos deste curso.
Dessa maneira você vai conseguir se organizar, estabelecer uma rotina de estudos eficiente e dominar todos os conteúdos do exame. Da mesma forma, é preciso ter uma nota alta no Enem ― especialmente se você quiser concorrer via Sisu. Então, comece a se preparar desde já!
Agora, conte para nós. Você já sabe se prefere o curso de Medicina USP ou Unicamp? Deixe sua opinião aqui nos comentários!