Durante muito tempo, os alunos da região Norte do país precisaram se deslocar para outras regiões para ter Ensino Superior de ponta. Porém, isso não é mais necessário, já que os estados possuem excelentes instituições que são essenciais para sua formação.
Seja em universidades públicas ou particulares, é possível conquistar seus objetivos e fazer uma graduação em instituições de ponta. Mas afinal, quais são as melhores opções?
Separamos 6 das melhores universidades da região Norte: as 3 melhores universidades públicas e as 3 melhores particulares para você escolher a ideal para realizar seus sonhos. Confira a seguir!
Para quem busca ensino público gratuito e de qualidade, as universidades públicas da região Norte são ótimas opções de escolhas, sabia? Confira a seguir as 3 melhores.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) é uma instituição com mais de 50 anos de história. Criada em 1957. O campus principal está localizado em Belém, capital do estado, mas é possível encontrar, ainda, outros campi em outras cidades, como:
É uma das instituições mais procuradas presentes na região amazônica e tem um papel histórico no desenvolvimento econômico e social local. Ao longo de sua história, se consolidou com excelentes cursos de graduação.
Ao todo, são 154 opções, desde as mais tradicionais a, até mesmo, formações que estão ganhando maior destaque no cenário atual, como Biomedicina, Produção Multimídia, Oceanografia, entre outros. Há opções de bacharelados tradicionais, licenciaturas e tecnólogos (cursos superiores de menor duração).
Um dos grandes destaques da instituição é sua forte área de pesquisa, especialmente nos campos de Genética, Geociências e Neurociência. Quer ver um exemplo da potência da área de pesquisa da UFPA?
Recentemente uma pesquisa da instituição descobriu que uma planta ornamental utilizada para chás é rica em flavonoides, que apresentam atividade antioxidante. Isso pode indicar possíveis usos medicinais dela no futuro. Interessante, não é mesmo?
Além disso, ela conta com uma forte infraestrutura de saúde para a comunidade, com os hospitais universitários e centros de ensino e pesquisa:
A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) se desenvolveu a partir da Escola de Agronomia da Amazônia, que foi fundada em 1951. Ela alcançou o status de universidade em 2002. Também teve um papel essencial no desenvolvimento socioeconômico da região, principalmente com a formação em ciências agrárias.
Ela está localizada em Belém, no Pará, mas também possui campi em outras cidades, entre elas:
Ela se destaca por ter uma das maiores notas do Índice Geral de Cursos (IGC) do estado, com conceito 4 (sendo que o máximo é 5). Apenas 25% das instituições de Ensino Superior de todo o país alcançaram essa pontuação, sabia disso?
Além de excelentes cursos de graduação (como Agronomia e Ciências Florestais), também possui programas de mestrado e doutorado com ótimo conceito. Ou seja, você pode ter uma formação continuada ao longo da sua trajetória.
Para quem gosta da área de pesquisa, encontrará uma forte estrutura, com parcerias importantes para isso. Entre elas, está a com o Museu Paraense Emílio Goeldi.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma universidade fundada em 2000 e que já possui uma trajetória em excelência na formação de profissionais na região Norte. O campus principal é em Palmas, porém, também possui unidades em outras cidades do estado, entre elas:
Na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), ela obteve nota 4, com alguns cursos de graduação se destacando, entre eles:
Além de ótimas avaliações, a instituição possui uma estrutura incrível tanto para as atividades de ensino quanto, também, de pesquisa. Outro destaque é o incentivo à diversidade, tendo sido pioneira na adoção de cotas para estudantes indígenas já no primeiro vestibular, quando ainda nem havia a Lei de Cotas
As universidades particulares da região Norte também são tradicionalmente muito bem avaliadas, oferecendo uma formação de ponta para o aluno. Confira as principais delas a seguir.
A Universidade da Amazônia (Unama) está localizada em Belém, no Pará. Foi fundada em 1987 e é um dos destaques na região, especialmente, pelas suas avaliações. No último recredenciamento do Ministério da Educação, recebeu a nota 5, máxima.
Além da sede principal, na capital do estado, também possui diversos campi no Pará, entre elas, em Ananindeua e Santarém. Possui mais de 60 cursos de graduação com currículos atualizados, além de programas de especialização, mestrado e doutorado, para quem deseja seguir a continuidade na formação.
As unidades possuem infraestrutura completa, com laboratórios bem equipados, bibliotecas com vasto material e instalações modernas. Também possui parcerias para facilitar processos de contratação de estágio e intercâmbios.
O Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) foi fundado em 1986 e possui também uma sólida trajetória na formação de profissionais para o mercado de trabalho. Isso repercute, por exemplo, em uma excelente avaliação nota 4 pelo MEC.
A alta avaliação ocorre, principalmente, pela alta qualificação do corpo docente. Os professores, geralmente, possuem titulação de mestres ou doutores, reforçando a qualidade do ensino.
Além disso, ela conta com programas de iniciação científica, que auxiliam os alunos a entrarem no ambiente de pesquisa. Futuramente, isso pode ajudar, até mesmo, a abrir portas para um mestrado ou doutorado.
A Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro — AM) é uma instituição forte no estado do Amazonas. Foi fundada em 2002 e ao longo dos mais de 20 anos de existência, conquistou nota 4 na última avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC), mostrando a qualidade do ensino.
Ela disponibiliza uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação e tem como princípio unir a teoria acadêmica com a prática profissional. Por isso, geralmente, são alunos que conseguem se inserir rapidamente no mercado de trabalho após sua formação.
Outro destaque é como ela concilia o ensino com pesquisa e extensão, proporcionando uma experiência mais completa para o aluno. Com isso, é possível proporcionar uma formação ampla para os estudantes.
Como você viu, a região Norte possui fortes instituições de ensino, com qualidade excepcional. E, por isso, hoje muitos alunos, inclusive, vão para a região Norte para estudarem e ter maior qualidade de vida.
Por isso, se você está de olho em uma vaga nessa instituição, é o momento de começar a planejar sua entrada em uma delas. Vamos conferir mais sobre as principais formas de acesso a seguir.
Para as opções de instituições públicas, o processo feito por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) é a principal porta de acesso. Ele utiliza o Enem para o processo seletivo, permitindo que candidatos de todo o Brasil possam tentar vagas nas melhores universidades públicas da região Norte.
O processo acontece por meio da chamada única, que acontece no começo do ano. Por isso, se está de olho em uma vaga em uma dessas instituições, fique atento aos próximos cronogramas.
Para as instituições particulares, uma forma de acesso é por meio de concessão de bolsas via Programa Universidade para Todos (Prouni). Por meio dele, alunos de baixa renda podem ter acesso a bolsa de 50% ou 100% de desconto.
Da mesma forma que o Sisu, ele também utiliza a nota do Enem como critério de seleção. Porém, nesse caso, as chamadas ocorrem duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre.
Já o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma forma de acesso que permite viabilizar o acesso de estudantes de baixa renda ao Ensino Superior privado, reduzindo os valores com mensalidades. Com o Fies Social, é possível ainda financiar todo o valor e não pagar nada ao longo da sua formação.
Ele também utiliza a nota do Enem no processo de seleção. Tal como o Fies, ele também ocorre em duas chamadas anuais, uma a cada semestre.
Sejam essas ou outras opções de instituições particulares de ensino de qualidade, geralmente, permitem utilizar a nota do Enem como processo seletivo direto. Nesse caso, você não pode ter zerado a redação. Com isso, não é preciso fazer nenhuma prova.
Em alguns casos, é possível que uma boa nota no exame possa proporcionar uma bolsa de estudos. Dependendo do programa de concessão de bolsas, é possível obter descontos acima de 50%.
Algumas instituições particulares possuem vestibular próprio, ou seja, uma prova específica que permite ao candidato tentar o acesso às vagas sem precisar fazer o Enem para isso.
Nesse caso, é preciso acompanhar o cronograma ou, então, ver se é necessário agendar a prova a qualquer momento. Tire suas dúvidas com a secretaria da instituição.
Em geral, as universidades privadas concedem acesso direto para os alunos que estão fazendo uma segunda graduação, ou seja, que já possuem um diploma e querem fazer um novo curso. Porém, é preciso conferir essa possibilidade junto à secretaria da instituição.
Como você viu, todas as melhores universidades da região Norte contam com a possibilidade de acesso pelo Enem. Então, esse é o momento para começar sua preparação, arrasar na prova e conquistar a sua aprovação.
Venha para o Stoodi! Conte com um cronograma personalizado para seus estudos, aprenda com professores experientes e conteúdos atualizados. Tenha toda a estrutura para seus estudos e conquiste a nota que vai levá-lo para sua graduação dos sonhos.
Assine um de nossos planos e entre para o melhor cursinho preparatório online!
Quando se fala nas faculdades federais no Brasil, o Espírito Santo entra em cena com…
Os povos pré-colombianos são a base das civilizações que existiam nas Américas antes da chegada…
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é muito mais do que uma das melhores…
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino superior mais antiga do…
Dicas práticas para manter o foco nos estudos durante as férias E aí, pronto para…
Os números ordinais são fundamentais para descrever posições, sequências e datas em inglês. Se você…