Fies Social: mais uma oportunidade de acesso ao Ensino Superior

Fies Social: mais uma oportunidade de acesso ao Ensino Superior

O ano de 2024 promete muitas mudanças para o Fies. O edital, inclusive, teve sua data adiada, justamente, porque a expectativa é que as alterações sejam realizadas ainda na primeira edição do ano. Mas uma das mais importantes e impactantes já foi anunciada: o Fies Social.

Anunciado em fevereiro de 2024, promete proporcionar ainda mais benefícios do que a versão tradicional do programa. Então, se você tem pretensão de buscar financiamento, esse é um ótimo momento para conhecer mais sobre essa nova possibilidade e ver se você pode fazer parte dela — seja para 2024 ou para as próximas edições.

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o assunto a seguir! Boa leitura.

O que é o Fies Social?

O Fies Social é uma nova modalidade do Fies, lançada pelo Governo Federal e Ministério da Educação em 2024. Sua ideia é proporcionar acesso ao Ensino Superior com melhores condições para pessoas de baixa renda. Assim, torna o financiamento mais viável para mais pessoas.

Estão entre as principais novidades que essa modalidade proporciona, está a possibilidade de financiamento de até 100% dos encargos para os estudantes. Além disso, também prevê reserva de vagas para grupos que são contemplados com a nova Lei de Cotas.

Ou seja, o estudante não precisará fazer o pagamento ao longo do curso, apenas arcando com o valor do financiamento ao final do curso. Isso torna o processo muito mais fácil para os alunos que, mesmo com a versão vigente, não conseguiriam pagar a coparticipação ao longo do curso.

Segundo o Celso Niskier, diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior, essa é uma mudança importante para o acesso de estudantes em situação de maior vulnerabilidade às possibilidades de graduação:

“As mudanças propostas pelo MEC tornam o Fies mais social, mais conectado com aquela faixa de público que realmente precisa dos 100% do Fies. Nós acreditamos que esse foi o passo importante para resgatar o Fies como grande programa de inclusão educacional no Brasil.”

Celso Niskier, diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior.

Quem pode participar do Fies Social?

Segundo o comunicado do Ministério da Educação, para poder participar do Fies Social e obter o benefício de até 100% de financiamento nos contratos, é preciso que o estudante atenda às seguintes determinações:

  • Ter renda familiar per capita de meio salário mínimo;
  • Os membros da família devem estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • O curso precisa estar dentro dos limites estabelecidos para o programa (R$60 mil anuais para medicina e R$42,9 mil para os outros cursos).

Essa é uma condição que afeta tantos estudantes de Ensino Médio que o Governo Federal estima que mais de 100 mil estudantes possam ser beneficiados com essa iniciativa.

Além disso, o programa prevê reserva de vagas dentro do Fies Social para estudantes que atendam às diretrizes da Lei de Cotas. Estão entre eles:

  • Pessoas com deficiência;
  • Pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.

Nesse caso, serão destinadas 50% das vagas para esses grupos, que serão preenchidos conforme as proporções desses grupos na unidade federativa em que a instituição de ensino estiver.

Mas, e se essas vagas de ações afirmativas não forem preenchidas, como fica a situação? Nesse caso, as vagas remanescentes serão destinadas aos demais grupos das ações afirmativas e, apenas ao final, se ainda assim sobrarem vagas, elas serão destinadas à ampla concorrência.

O que é considerado para ser aprovado no Fies Social?

Além dos dados socioeconômicos, que você viu anteriormente, também é preciso que o estudante cumpra os mesmos requisitos do Fies tradicional, no que diz respeito a sua participação e nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem):

  • Ter feito pelo menos uma das edições do Enem a partir de 2010;
  • A média das notas deve ser igual ou superior a 450 pontos;
  • Não pode ter tirado zero na redação ou em alguma das provas (Matemática e Suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias).

Por isso, para aumentar suas chances de conquistar a oportunidade de financiamento, é essencial tirar uma ótima nota no Enem. Então,

Como participar do Fies Social?

Os detalhes ainda não foram divulgados, mas estima-se que o processo de inscrição será semelhante ao do Fies tradicional. Por isso, caso você ainda não tenha, vale a pena já começar a criar sua conta Gov, para poder acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

É nesse site que você poderá se inscrever para o Fies. E sim, ele é o mesmo utilizado para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Quando o Fies Social começa a valer?

Segundo a resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU), o Fies Social valerá apenas para a edição do segundo semestre de 2024 da chamada regular. Os detalhes devem ser divulgados quando estiver mais próximo do lançamento do edital, provavelmente no segundo semestre.

Normalmente, isso acontece nos meses de julho ou agosto. Por isso, se você já fez o Enem 2023 ou versões anteriores e está de olho nessa possibilidade, vale a pena ficar atento nas notícias nesse período. Aqui no Stoodi, você terá todas as informações em primeira mão assim que elas estiverem disponíveis.

Arrase no Enem para participar das próximas edições do Fies Social com o Stoodi!

E para não perder a oportunidade de conquistar um financiamento em melhores condições e realizar seu sonho de fazer uma formação no Ensino Superior, é fundamental arrasar no Enem! Para isso, ter o melhor cursinho preparatório ao seu lado será fundamental: o Stoodi!

Com professores experts em aprovações nos melhores vestibulares do país, você aprenderá tudo que precisa para tirar notas altíssimas na prova e sair à frente dos concorrentes. Conte com conteúdos atualizados e com uma linguagem super atrativa.

Além disso, aprenda com a melhor metodologia: Neuromax 8! Criada com base nas pesquisas mais recentes da neurociência, pensamos em tudo que é necessário para despertar sua curiosidade e captar sua concentração.

Venha para o Stoodi e comece já sua preparação para o Enem!