Resultado Enem 2024
Logo após fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a ansiedade começa a bater. Afinal, todos querem saber sobre o resultado da prova, não é mesmo?
E não adianta conferir o gabarito: como a prova segue o padrão da Teoria de Resposta ao Item (TRI), só é possível saber sua nota final com a divulgação dos resultados finais.
Você sabe como consultar o resultado do Enem e o que fazer com ele? Neste post vamos ajudá-lo com tudo que precisa saber sobre o assunto. Vem com a gente!
A origem do Enem: INEP, MEC e a criação do ENEM
A criação do Enem é um dos marcos mais significativos na história da educação brasileira. A ideia inicial era ser uma forma de avaliar a qualidade do Ensino Médio no país.
Ele foi criado em 1998 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), uma instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O INEP tem um papel essencial na avaliação do ensino no país e, por isso, foi responsável pela concepção e supervisão do exame desde o seu surgimento.
Por meio do Enem, o INEP busca não só mensurar o conhecimento dos estudantes, mas também avaliar suas habilidades analíticas, interpretativas e argumentativas, preparando-os para os desafios do Ensino Superior e da vida adulta.
Até o ano de 2009, ele era utilizado apenas para realizar essa avaliação. Após esse ano, ele passou por uma forte transformação, com diversas outras medidas implementadas para expansão do Ensino Superior.
Algumas das alterações realizadas no modelo da prova foram:
- Aumento no número de questões do Enem: de 63 para 180;
- Aplicação em dois dias: anteriormente era em um único dia;
- A prova passou a ter um viés ainda mais interdisciplinar, com quatro áreas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática, com 45 questões cada.
A partir de 2009, o Enem passou a ser utilizado como forma de acesso ao Ensino Superior público, por meio da criação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que teve sua primeira edição no ano de 2010.
“Quando reformulamos integralmente o ENEM para que ele pudesse enfim acabar com o vestibular e permitir a criação do SiSU, muita gente torceu o nariz. Hoje, o acesso da classe trabalhadora à universidade é uma realidade”
Fernando Haddad, então Ministro da Educação durante o período de mudanças no Enem e criação do SiSU.
Quem divulga o resultado Enem?
A divulgação do resultado do Enem é feita pelo INEP, sendo parte da sua responsabilidade como organizadora do exame. Com a Página do Participante, o candidato tem acesso ao seu boletim e ao espelho da redação.
Por isso, em caso de atrasos, problemas no acesso ou inconsistências nos resultados, você deverá entrar em contato com a instituição. Isso pode ser feito diretamente pela própria Página do Participante.
Quando e onde conferir os resultados do Enem 2024?
As datas de divulgação dos resultados do Enem 2024 já foram divulgadas. Elas estarão disponíveis a partir do dia 13 de janeiro de 2025 e devem ser conferidas na Página do Participante.
Para isso, o candidato deve entrar com seu login e senha da conta Gov.br — a mesma com a qual foi feita a inscrição. Caso tenha esquecido sua senha, solicite a redefinição e você receberá um e-mail para resolver a questão.
Algo bastante comum de acontecer é o site ficar fora do ar por algum tempo, devido à sobrecarga. Porém, relaxe. Logo a instabilidade passa e você terá acesso a sua pontuação.
Ao fazer o seu login, você verá uma análise detalhada do seu desempenho, com as médias por área e a pontuação global. Também poderá ver a nota da sua redação.
Aproveite esse momento para ver quais foram as áreas em que mais se destacou. Isso pode ajudar, até mesmo em sua aprovação, caso esteja em dúvida entre dois cursos, sabia disso?
Isso porque algumas universidades atribuem pesos para as provas, conforme as características do curso. Então, imagine que você está em dúvida entre Farmácia e Pedagogia e tenha tirado uma nota maior na prova de Ciências da Natureza.
Isso aumenta suas chances de aprovação em Farmácia, já que a instituição provavelmente atribuirá um peso maior para essa parte do exame. Interessante, não é mesmo?
Que horas sai o resultado do Enem 2024?
Não existe um horário pré-determinado para a divulgação do resultado do Enem. Mas, historicamente, ele é liberado a partir das 9h do dia informado.
Os resultados do ENEM desvendados
Muitos candidatos ficam confusos com os resultados do Enem, sem saber como a pontuação é medida. Isso porque ele se baseia na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que considera outras questões além da contagem de acertos.
Para você ter uma ideia, você e um amigo podem ter acertado o mesmo número de questões e terem notas completamente diferentes!
As notas não são uma média direta de respostas certas e erradas, mas considera uma avaliação mais complexa das habilidades dos estudantes diante da dificuldade das questões.
Ok, mas como isso funciona?
A ideia é que essa metodologia consiga identificar quando um aluno acertou uma questão por “chute”. Nesse caso, o acerto vai valer menos do que se ele realmente dominasse aquele conteúdo.
Mas, como ele identifica isso? Se o candidato acertou uma questão difícil, mas errou uma mais fácil que seria base para essa primeira, há uma chance de que ele tenha acertado por sorte. Ele ainda terá sua nota considerada como acerto, mas ela valerá menos do que se ele tivesse acertado ambas.
Isso gera duas curiosidades interessantes: não é possível zerar o Enem. Essa metodologia considera que os alunos têm habilidades mínimas (como leitura e compreensão da prova). Essa é a nota mínima e ela varia a cada exame.
Da mesma forma, também não é possível tirar uma nota 1000, mesmo que o aluno acerte todas as questões de um caderno. Isso porque, nesse caso, as notas individuais também são consideradas de forma coletiva. Por isso, o INEP sempre divulga quais foram as notas mínimas e máximas de cada edição!
Compreendendo sua nota: da média geral às áreas específicas
Ao entrar na Página do Participante, o candidato visualizará sua nota por prova. Mas o que cada uma significa? Vamos explicar melhor sobre esse tema a seguir.
As notas de cada prova são as pontuações medidas por meio da Teoria de Resposta ao Item, que considera a complexidade das questões, os seus acertos e erros e as médias de todos os candidatos do exame.
Assim, você verá a nota para cada uma das áreas do exame (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática) e, também, da redação.
No caso do texto, você consegue baixar a redação e analisar quais foram os pontos que os corretores sinalizaram como questões que fizeram você perder pontos.
Mas, como saber o resultado geral? Para isso, é possível fazer um cálculo da sua média no Enem: some a nota das quatro provas e da redação e divida por 5.
O que é a TRI e por que ela é tão importante para o ENEM?
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é uma metodologia de avaliação utilizada no Enem e, também, em outros processos seletivos (incluindo concursos públicos), para avaliar o desempenho do candidato.
A base dela são modelos matemáticos estatísticos, que consideram as possibilidades de um candidato acertar uma questão com base nos seus conhecimentos sobre o assunto. Além disso, ela também atribui valores diferentes a cada questão.
Isso ajuda, inclusive, a manter a isonomia da prova, mesmo que ela seja aplicada em períodos diferentes. O uso dela permite, por exemplo, que o Enem tenha um segundo dia de aplicações, para atender casos específicos.
Inclusive, saber que o Enem é baseado no TRI também ajuda na sua estratégia de prova, sabia? Algumas dicas nesse caso são:
- Dê preferência para questões mais fáceis. Se você as acertar, a pontuação das questões mais difíceis aumentará;
- Vai chutar? Faça isso com coerência;
- Não deixe respostas em branco.
Como interpretar o resultado do Enem?
Você estudou, deu o seu melhor, fez a prova e conferiu o seu resultado. E agora? Como saber se a nota foi boa ou ruim?
Isso é muito relativo, pois depende dos seus objetivos. Por exemplo, uma nota pode ser excelente para um curso menos concorrido, mas estar abaixo do esperado para aqueles que são mais disputados.
Para amenizar um pouco dessa ansiedade, o melhor é acompanhar o histórico de notas de corte no seu curso desejado, seja no SiSU ou, então, no ProUni ou no FIES.
As notas podem variar ao longo dos anos. Porém, geralmente, elas possuem um histórico médio, o que dá uma dimensão se você está próximo de ser aprovado ou, então, se é preciso mudar a estratégia na hora de fazer sua inscrição no SiSU (por exemplo, escolhendo outro curso ou outra universidade).
Porém, lembre-se de considerar se a instituição faz média ponderada, ou seja, se atribui maior peso a algumas provas conforme a área de conhecimento do curso, ok?
O que fazer com o resultado Enem?
Desde o ano de 2009 e a mudança no formato do Enem, a nota passou a ser a principal forma de participar os processos seletivos para universidades e instituições públicas e privadas de ensino.
Por exemplo, para algumas, a nota do Enem pode ser utilizada para acesso direto, ou seja, o candidato nem precisa passar por processo seletivo, basta ter conquistado a média estabelecida pela instituição. Geralmente, isso acontece nas instituições privadas de Ensino Superior.
O resultado do Enem pode ser utilizado, também, para participar dos principais programas de acesso ao Ensino Superior gerenciados pelo Ministério da Educação, como o SiSU, ProUni e FIES.
Sisu
Com a nota do Enem, o estudante pode se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e tentar conquistar a vaga em uma das universidades ou instituições públicas de ensino que utilizam o Enem como forma de seleção para os seus cursos.
O processo seletivo ocorre uma vez por ano, no começo do primeiro semestre. Então, fique atento ao cronograma, pois geralmente as inscrições começam logo depois da divulgação do resultado do Enem!
Veja também: os segredos da aprovação de Gustavo Luz, aprovado em 1º lugar em Direito na USP, pelo SiSU!
Prouni
Os estudantes que prestarem o Enem poderão se inscrever no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e concorrer a bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) para estudar em instituições privadas de ensino superior.
As inscrições acontecem duas vezes por ano, no começo de cada semestre. Na primeira seleção, ela ocorre logo depois da divulgação dos resultados do SiSU
Fies
Quem fizer o Enem também pode usar a nota para se inscrever no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) e utilizar esse programa do Ministério da Educação para possibilitar o pagamento dos seus estudos.
Nesse caso, o aluno começa a pagar o valor do financiamento após a sua formatura, com juros mais baixos. O período de inscrições começa logo depois da divulgação dos resultados do ProUni
Quais universidades aceitam alunos pelo SiSU?
No Brasil, 127 instituições de Ensino Superior participam do programa de acesso por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Com isso, são mais de 250 mil vagas em quase 7 mil cursos disponíveis para candidatos de todo o país.
Veja a seguir todas as instituições que aceitam a nota do Enem para acesso via SiSU, de acordo com o estado:
Acre – AC
- UFAC – Universidade Federal do Acre.
Alagoas – AL
- IFAL – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas;
- UFAL – Universidade Federal de Alagoas;
- UNCISAL – Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas;
- UNEAL – Universidade Estadual de Alagoas.
Amazonas – AM
- IFAM – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas;
- UFAM – Universidade Federal do Amazonas.
Amapá – AP
- IFAP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá;
- UNIFAP – Universidade Federal do Amapá.
Bahia – BA
- IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia;
- IF BAIANO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano;
- UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana;
- UESB – Universidade Estadual do Sudeste da Bahia;
- UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz;
- UFBA – Universidade Federal da Bahia;
- UFOB – Universidade Federal do Oeste da Bahia;
- UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia;
- UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia;
- UNEB – Universidade do Estado da Bahia.
Ceará – CE
- IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará;
- UFC – Universidade Federal do Ceará;
- UFCA – Universidade Federal do Cariri;
- UNILAB – Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.
Distrito Federal – DF
- IFB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília.
Espírito Santo – ES
- IFES – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo;
- UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.
Goiás – GO
- IF GOIANO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano;
- IFG – Universidade Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás;
- UFCAT – Universidade Federal de Catalão;
- UFG – Universidade Federal de Goiás;
- UFJ – Universidade Federal de Jataí.
Maranhão – MA
- IFMA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão;
- UFMA – Universidade Federal do Maranhão.
Minas Gerais – MG
- CEFET/MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais;
- IF SUL DE MINAS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais;
- IFMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais;
- IFNMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais;
- IFSEMG – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste De Minas Gerais;
- IFTM – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro;
- UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais;
- UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora;
- UFLA – Universidade Federal de Lavras;
- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais;
- UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto;
- UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei;
- UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro;
- UFU – Universidade Federal de Uberlândia;
- UFV – Universidade Federal de Viçosa;
- UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri;
- UNIFAL – Universidade Federal de Alfenas;
- UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá;
- UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros.
Mato Grosso Do Sul – MS
- IFMS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul;
- UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul;
- UFGD – Fundação Universidade Federal da Grande Dourados;
- UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul.
Mato Grosso – MT
- UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso;
- UFR – Universidade Federal de Rondonópolis;
- UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado.
Pará – PA
- UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia;
- UNIFESSPA – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.
Paraíba – PB
- IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Da Paraíba;
- UEPB – Universidade Estadual da Paraíba;
- UFCG – Universidade Federal de Campina Grande;
- UFPB – Universidade Federal da Paraíba.
Pernambuco – PE
- IF SERTÃO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano;
- IFPE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco;
- UFAPE – Universidade Federal do Agreste de Pernambuco;
- UFPE – Universidade Federal de Pernambuco;
- UFRPE – Universidade Federal Rural de Pernambuco;
- UNIVASF – Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco;
- UPE – Universidade de Pernambuco.
Piauí – PI
- UESPI – Universidade Estadual do Piauí;
- UFDPAR – Universidade Federal do Delta do Parnaíba;
- UFPI – Universidade Federal do Piauí.
Paraná – PR
- FAMA – Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente;
- UEL – Universidade Estadual de Londrina;
- UEM – Universidade Estadual de Maringá;
- UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná;
- UFPR – Universidade Federal do Paraná;
- UNESPAR – Universidade Estadual do Paraná;
- UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste;
- UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana;
- UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná;
- UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Rio de Janeiro – RJ
- CEFET/RJ – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca;
- CP II – Colégio Pedro II;
- ENCE – Escola Nacional de Ciências Estatísticas;
- FAETERJ CAXIAS – Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro;
- FAETERJ PARACAMBI – Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro;
- FAETERJ PETRÓPOLIS – Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro;
- FAETERJ-RIO – Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro Fernando Mota;
- IF FLUMINENSE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense;
- IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro;
- ISEPAM – Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert;
- ISERJ – Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro;
- UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro;
- UFF – Universidade Federal Fluminense;
- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- UFRRJ – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro;
- UNIRIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
Rio Grande do Norte – RN
- IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte;
- UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte;
- UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido;
- UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Roraima – RR
- IFRR – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima;
- UFRR – Universidade Federal de Roraima.
Rio Grande Do Sul – RS
- FURG – Universidade Federal do Rio Grande;
- IFSUL – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense;
- UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul;
- UFCSPA – Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre;
- UFPEL – Universidade Federal de Pelotas;
- UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- UFSM – Universidade Federal de Santa Maria;
- UNIPAMPA – Fundação Universidade Federal do Pampa.
Santa Catarina – SC
- IF CATARINENSE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense;
- IFSC – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina;
- UDESC – Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina;
- UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul;
- UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina.
Sergipe – SE
- IFS – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe;
- UFS – Universidade Federal de Sergipe.
São Paulo – SP
- FAMEMA – Faculdade de Medicina de Marília;
- IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo;
- UFABC – Fundação Universidade Federal do ABC;
- UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos;
- UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo.
Como foi o Enem 2024?
O Enem 2024 foi bem semelhante ao padrão dos anos anteriores, sem muitas surpresas. Porém, ela foi marcada por questões mais técnicas, especialmente sobre temas da área de Filosofia na prova de Ciências Humanas.
Os conteúdos foram bem distribuídos, ao mesmo tempo que também teve um bom equilíbrio no nível de dificuldade do primeiro dia. Além disso, os temas relacionados com a área de História exigiam que o aluno contextualizasse os fatos com a realidade atual.
A prova de Ciências da Natureza foi bem interpretativa, dentro da tendência esperada para o Enem nos últimos anos. Além disso, temas relacionados com questões ambientais apareceram bastante.
O caderno de Matemática teve um grau de dificuldade médio, também dentro dos padrões. Os textos não foram muito longos e as questões exigiam pouco cálculo dos alunos.
Já a redação foi considerada um tema necessário e bastante atualizado por especialistas no assunto. A proposta foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Quem se preparou analisando os principais temas discutidos atualmente conseguiu fazer o texto confortavelmente.
Veja os últimos resultados do Enem
Acompanhar os resultados dos últimos anos permite que você possa ver como a prova tem evoluído nos últimos anos e saber o que esperar nas próximas edições.
Confira mais a seguir!
Resultado Enem 2009
A edição de 2009 do Enem foi a 1ª com o novo formato, já valendo como porta de entrada para universidades públicas do país. Por ser um formato novo, apresentou diversos problemas, antes, durante e depois da prova. O início do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também foi conturbado.
Veja qual foi o resultado Enem em 2009.
Caderno de Ciências da Natureza
- Nota mínima: 263,3
- Nota máxima: 903,2
- Média: 572
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 300
- Nota máxima:887
- Média: 569
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 224,3
- Nota máxima: 835,6
- Média: 563
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 345,9
- Nota máxima: 985,1
- Média: 562
Redação
- Número de notas 1000: 2802
- Média: 627
Resultado Enem 2010
A edição de 2010 foi marcada por uma série de falhas operacionais, que acabaram atrapalhando a organização da prova, também interferindo de forma negativa na percepção dos estudantes sobre o exame.
Chegou-se a cogitar a anulação da prova devido às falhas acontecidas, mas esse pedido não foi adiante e o Enem de 2010 continuou valendo normalmente.
Veja qual foi o resultado Enem em 2010.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 297,3
- Nota máxima: 844,7
- Média: 541
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 265,1
- Nota máxima: 883,7
- Média: 595
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 254
- Nota máxima: 810,1
- Média: 564
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 313,4
- Nota máxima: 973,2
- Média: 590
Redação
- Número de notas 1000: 2365
- Média: 633
Resultado Enem 2011
A percepção dos estudantes que prestaram o Enem em 2011 foi de que o caderno de Matemática apresentou as questões mais difíceis, com muitos gráficos a serem analisados. Além disso, também cobrou muita interpretação de texto e cálculos.
A redação abordou o uso da internet e qual a relação entre as informações públicas e privadas.
Veja qual foi o resultado Enem em 2011.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 265
- Nota máxima: 867,2
- Média: 526
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 252,6
- Nota máxima: 793,1
- Média: 529
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 301,2
- Nota máxima: 795,5
- Média: 568
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota máxima: 321,6
- Nota mínima: 953
- Média: 606
Redação
- Número de notas 1000: 3694
- Média: 633
Resultado Enem 2012
Na edição de 2012 do Enem a maior dificuldade apontada pelos estudantes que fizeram a prova foi o caderno de Matemática.
A expectativa era grande pelo tema da redação e sua possível dificuldade. Porém, os alunos acharam que falar sobre “O movimento imigratório para o Brasil do século XXI” pareceu tarefa mais simples.
Veja qual foi o resultado Enem em 2012.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 303,1
- Nota máxima: 864,9
- Média: 525
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 295,6
- Nota máxima: 874,9
- Média: 570
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 295,2
- Nota máxima: 817,9
- Média: 533
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 277,2
- Nota máxima: 955,2
- Média: 593
Redação
- Número de notas 1000: 2802
- Média: 579
Resultado Enem 2013
A prova do Enem de 2013 passou a ser mais conteudista e começou a cobrar bastante matérias vistas pelos estudantes durante o Ensino Médio. Em anos anteriores, as questões eram mais interpretativas e cobravam mais cultura geral dos candidatos.
Com adesão cada vez maior de universidades e instituições de ensino público ao Enem como porta de entrada para os estudantes, mais o exame se adapta ao formato dos vestibulares para selecionar os alunos, já que as disputas começaram, também, a ficarem mais competitivas.
Veja qual foi o resultado Enem em 2013.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 311,5
- Nota máxima: 901,3
- Média: 525
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 299,5
- Nota máxima: 888,7
- Média: 568
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 261,3
- Nota máxima: 813,3
- Média: 536
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 322,4
- Nota máxima: 971,5
- Média: 544, 43
Redação
- Número de notas 1000: 481
- Média: 593
Resultado Enem 2014
A edição de 2014 foi marcada por uma forte queda no desempenho dos estudantes na redação do Enem. O tema foi a “publicidade infantil”, menos debatido ao longo do ano. Isso acabou causando uma queda de 9,4% na média da nota na comparação com a edição de 2013.
Veja qual foi o resultado Enem em 2014.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 330,6
- Nota máxima: 876,4
- Média: 537
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 324,8
- Nota máxima: 862,1
- Média: 591
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 306,2
- Nota máxima: 814,2
- Média: 552
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 318,5
- Nota máxima: 973,6
- Média: 550
Redação
- Número de notas 1000: 250
- Média: 598
Resultado Enem 2015
A edição de 2015 do Enem foi considerada uma das mais difíceis pelos estudantes após a mudança da prova, em 2009. As questões apresentadas no caderno de Ciências da Natureza tinham muito mais conteúdo do que o padrão usado pela prova até então.
O caderno de Matemática também apresentou dificuldade mais alta e cobrou bastante conteúdo. Já os cadernos de Linguagens e Ciências Humanas seguiram o padrão dos anos anteriores.
Veja qual foi o resultado Enem em 2015.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 334,3
- Nota máxima: 875,2
- Média: 530
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 314,3
- Nota máxima: 850,6
- Média: 599
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 302,6
- Nota máxima: 825,8
- Média: 549
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 280,2
- Nota máxima: 1008,3
- Média: 545
Redação
- Número de notas 1000: 104
- Média: 626
Resultado Enem 2016
A edição de 2016 do Enem apresentou questões mais complexas nas matérias de Física e Matemática. Além disso, a prova deu bastante destaque para questões de Filosofia e Sociologia.
As questões de Matemática seguiram os padrões de vestibulares tradicionais, cobrando mais conteúdo. Já a disciplina de Português trouxe questões consideradas mais fáceis pelos estudantes. O tema da redação foi sobre intolerância religiosa.
Veja qual foi o resultado Enem em 2016.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 316,5
- Nota máxima: 871,3
- Média: 534
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 317,4
- Nota máxima: 859,1
- Média: 581
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 287,5
- Nota máxima: 846,4
- Média: 560
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 309,7
- Nota máxima: 991,5
- Média: 558
Redação
- Número de notas 1000: 77
- Média: 633
Resultado Enem 2017
A edição de 2017 do Enem trouxe questões bastante conteudistas e seguindo um padrão, já adotado pela prova em outros anos, de muita interdisciplinaridade entre as questões apresentadas.
A redação nesta edição trouxe o tema sobre as dificuldades e desafios na educação de pessoas surdas no Brasil.
Veja qual foi o resultado Enem em 2017.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 298
- Nota máxima: 885,6
- Média: 510
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 307,7
- Nota máxima: 868,3
- Média: 519
Caderno de Linguagens
- Nota mínima: 299,6
- Nota máxima: 788,8
- Média: 510,2
Caderno de Matemática
- Nota mínima: 310,4
- Nota máxima: 993,9
- Média: 518
Redação
- Número de notas 1000: 53
- Média: 558
Resultado Enem 2018
A edição de 2018 apresentou queda na média das redações, mas também teve um número maior de estudantes com nota 1000. Foi considerada uma prova mais fácil que a edição de 2017, seguindo o padrão da interdisciplinaridade e textos longos.
Veja qual foi o resultado Enem em 2018.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 362,5
- Nota máxima: 869,6
- Média: 493,8
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 387,2
- Nota máxima: 850,4
- Média: 569,2
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 318,8
- Nota máxima: 816,9
- Média: 526,9
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 360
- Nota máxima: 996,1
- Média: 535,5
Redação
- Número de notas 1000: 55
- Média: 522,8
Resultado Enem 2019
O Enem de 2019 foi marcado por um susto atípico: a empresa responsável pela impressão das provas veio à falência. Em meio ao ocorrido, muitos acreditavam que não haveria prova na data marcada, mas a segunda empresa qualificada para impressão, a Valid, assumiu o posto e imprimiu a prova a tempo.
Porém, isso fez com que as provas fossem associadas a gabaritos trocados, o que também trouxe alguns transtornos para os candidatos. Além disso, foi marcada por ter uma das menores abstenções da história.
Sobre a prova, muitos alunos a consideraram mais cansativa do que anos anteriores, pelos textos mais extensos. Já a redação teve como tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.
Veja qual foi o resultado Enem em 2019.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 327,9
- Nota máxima: 860,9
- Média: 477,8
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 315,9
- Nota máxima: 835,1
- Média: 508
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 322
- Nota máxima: 801,7
- Média: 520,9
Caderno de Matemática
- Nota mínima: 359
- Nota máxima: 985,5
- Média: 523,1
Redação
- Número de notas 1000: 53
- Média: 592,9
Resultado Enem 2020
A edição de 2020 talvez tenha sido uma das mais atípicas, devido à pandemia de Covid-19 e que ainda estava em vigor naquele momento. Além do distanciamento e uso de máscaras, ela foi marcada por desorganização e muitos registros de atrasos.
O certame também ficou marcado como sendo um dos mais difíceis já aplicados, principalmente na área de Ciências Humanas, Linguagens e as específicas sobre Biologia. A redação foi sobre o estigma associado à saúde mental.
Veja qual foi o resultado Enem em 2020.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 323,8
- Nota máxima: 854,8
- Média: 490,39
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 313,7
- Nota máxima: 862,60
- Média: 511,64
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 288,7
- Nota máxima: 801,1
- Média: 523,98
Caderno de Matemática
- Nota mínima: 327,1
- Nota máxima: 975
- Média: 520,73
Redação
- Número de notas 1000: 28
- Média: 588,74
Resultado Enem 2021
Assim como no ano anterior, a prova do Enem de 2021 foi marcada por desorganização e crise interna do órgão responsável pela organização, o INEP. O evento ainda foi marcado pela presença dos cuidados em relação a Covid-19, porém de uma maneira menos turbulenta.
A prova continuou mantendo seu padrão de exigir dos alunos a capacidade de identificar problemas sociais. Também foi marcada por ter sido mais conteudista. O tema da redação foi: “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.
Veja qual foi o resultado Enem em 2021.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 307,6
- Nota máxima: 846,9
- Média: 491,05
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 311,6
- Nota máxima: 846,9
- Média: 519,61
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 295,2
- Nota máxima: 867,10
- Média: 501,83
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 310,4
- Nota máxima: 953,1
- Média: 533,72
Redação
- Número de notas 1000: 22
- Média: 643,13
Resultado Enem 2022
Depois de duas edições com muitos cuidados em relação ao Covid-19, a prova de 2022 não teve tantos protocolos, sendo bem menos turbulenta do que as duas edições anteriores. Ainda sim, falava-se um pouco sobre a interferência do governo na confecção das provas.
O exame continuou mantendo seu viés conteudista, mostrando que o modelo se consolidou ao longo dos anos. Já as questões de Ciências da Natureza tiveram um nível de dificuldade de médio a alto.
Veja a seguir os resultados do Enem 2022.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 308,7
- Nota máxima: 875,3
- Média: 497,4
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 287,5
- Nota máxima: 839,2
- Média: 522,0
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 269,9
- Nota máxima: 801
- Média: 501,83
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 336,8
- Nota máxima: 985,7
Redação
- Número de notas 1000: 19
* Nesse ano não foram divulgadas as médias dos cadernos e redação.
Resultados Enem 2023
O Enem 2023 foi marcado por retomadas de temas que não apareceram durante quatro anos no exame, como a temática sobre a ditadura militar nas questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.
Além disso, a prova de Ciências da Natureza foi mais interpretativa do que o habitual, não exigindo tanto conhecimento técnico dos alunos. Também foi marcada por um maior equilíbrio na dificuldade do exame.
O tema da redação foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Veja a seguir os resultados do Enem 2023.
Caderno de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 314,4
- Nota máxima: 868,4
- Média: 497,4
Caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 289,9
- Nota máxima: 823,0
- Média: 522
Caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 287,0
- Nota máxima: 820,8
- Média: 516,2
Caderno de Matemática e Suas Tecnologias
- Nota mínima: 319,8
- Nota máxima: 958,6
- Média: 564
Redação
- Número de notas 1000: 60
- Média: 641,6
Veja também! Saiba como melhorar sua nota de redação no Enem:
Prepare-se para o ENEM 2025: faça o melhor cursinho pré-vestibular do país!
Com o Stoodi, você conquista os melhores resultados no Enem! Somos o melhor cursinho online preparatório, com experiência na aprovação nos vestibulares mais concorridos do país!
Nosso material é atualizado, trazendo os conteúdos mais recentes e abordando o que vai cair na prova. Os professores são feras e experts em aprovação, além de serem super didáticos.
Conte também com materiais interativos, videoaulas e um cronograma de estudos personalizado para sua rotina.
Vem para o Stoodi e comece já a sua preparação!