Inscrição Fies 2024: tudo que você precisa saber sobre a primeira edição do ano!

Inscrição Fies 2024: tudo que você precisa saber sobre a primeira edição do ano!

Após anúncio de mudanças importantes no edital, adiamento e atraso no lançamento, finalmente a primeira edição do ano foi anunciada, e a inscrição Fies 2024 começou. O programa de financiamento de cursos em faculdades e universidades particulares é um dos principais utilizados como forma de acesso ao Ensino Superior nacional.

Por isso, muitos candidatos estavam ansiosos em relação à publicação do edital. Você é um deles? Então, vem com a gente e conheça todos os detalhes sobre as mudanças, cronogramas e como se inscrever no Fies!

Novidades no Fies 2024

Um dos pontos que mais chamam a atenção no Fies 2024 são as novidades que o programa traz a partir dessa edição. Afinal, foi para incorporar essas questões que o cronograma foi alterado.

A primeira novidade é o Fies Social. Essa nova modalidade do programa permitirá 100% do financiamento do curso cobrados pela Instituição de Ensino Superior (IES) escolhida pelo aluno.

50% das vagas serão reservadas para essa modalidade, que pode ser acessada por pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Explicamos todos os detalhes sobre o Fies Social, caso tenha ainda alguma dúvida e queira saber se pode participar dessas vagas!

Outra novidade é que nessa edição, você poderá escolher os cursos em diferentes grupos de áreas do conhecimento. Antes, as escolhas só poderiam ser dentro do mesmo agrupamento. Ou seja, agora você pode escolher a mesma opção de curso em diferentes faculdades e universidades ou cidades.

Nessa edição, as cotas universitárias também vão contemplar os estudantes quilombolas, que não faziam parte das ações afirmativas nas edições anteriores. Com isso, eles se juntam à reserva de vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência, conforme proporcionalidade desses grupos na região em que a instituição está localizada.

Cronograma do Fies 2024

Fique atento às principais datas do Fies 2024 para não perder nenhuma etapa importante do processo seletivo. O cronograma dessa primeira edição será:

  • Período de inscrições: 12 a 15 de março.
  • Resultado: 21 de março.
  • Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 22 a 26 de março.
  • Pré-seleção por meio da lista de espera: 28 de março a 30 de abril.

Como fazer a sua inscrição Fies 2024

O processo de inscrição no Fies 2024 continua o mesmo das edições anteriores e, nesse ponto, não teremos alterações significativas. O processo é realizado por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e é totalmente gratuito.

Nessa edição, são 67.301 vagas, voltadas para o primeiro semestre. Somando com as destinadas para o segundo semestre (que farão parte da segunda edição), serão mais de 110 mil vagas para financiamento.

Para quem fará o processo pelo Fies Social, o próprio sistema identifica automaticamente os estudantes, cruzando os dados com a base de dados do CadÚnico, conforme os dados atualizados até 10 de fevereiro de 2024.

Quem deseja se inscrever no Fies deve atender aos seguintes requisitos:

  • Precisa ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e com nota válida até a abertura do período de inscrições;
  • A média das notas nas provas e na redação precisa ser igual ou superior a 450 pontos;
  • Não pode ter zerado a redação;
  • Não pode ter feito o exame na condição de treineiro (ou seja, quando o aluno não concluiu ainda o Ensino Médio);
  • A renda familiar mensal bruta per capita precisa ser de, no máximo, 3 salários mínimos.

Dados e prazo

Para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, você deve ter uma conta gov.br e acessar com seu login (CPF) e senha. Além disso, no ato da inscrição, precisará informar os dados financeiros das pessoas que moram com você, então é importante já ter essas informações em mãos.

Na inscrição, você deverá informar três opções de cursos, turno e local de oferta, por ordem de preferência. Caso queira, pode mudar suas escolhas ao longo do período, mas lembre-se: a opção marcada às 23:59 do dia 15 de março será definitiva, então vale a pena dar uma conferida no último dia, ok?

A importância de uma boa nota no Enem para aumentar suas chances de ingresso no Ensino Superior

Se você está de olho nas próximas edições do Fies ou, também, para outros programas de acesso ao Ensino Superior, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) ou Programa Universidade para Todos (Prouni), sabe que uma boa nota no Enem poderá fazer toda a diferença na sua aprovação, não é mesmo?

Afinal, com cada vez mais programas e incentivos para o acesso ao Ensino Superior (como a recente divulgação de lançamento de mais de 100 Institutos Federais em todo o país), mais pessoas vão em busca de conquistar sua vaga nos melhores cursos do país. E, com isso, você estará disputando espaço com elas.

Por isso, uma boa nota no Enem garante que você sairá à frente e terá maiores chances de aprovação. Além disso, quanto melhor você for, mais oportunidades poderão se abrir. Por exemplo, ao final de uma temporada de processos seletivos, tem a chance de escolher entre as opções nas quais foi aprovado e optar por aquela que for de sua preferência.

Então, invista em uma boa preparação, tenha uma excelente nota no Enem e desfrute do privilégio de poder escolher entre diversos cursos, após ser aprovado em várias opções!

Com o Stoodi, você chega longe na sua vida acadêmica!

Se você quer uma boa nota no Enem para conquistar o seu financiamento de curso de Ensino Superior, ou para participar de outros programas, conte com o Stoodi! Com uma preparação de ponta, você consegue conquistar uma pontuação excelente e sai à frente dos seus concorrentes!

Aprenda com conteúdos atualizados segundo as principais mudanças e tendências de provas anteriores, faça simulados para testar sua capacidade de ir bem nas provas e tire dúvidas com monitores excelentes, além de ter o suporte do Tutor IA ao seu lado!

Faça sua assinatura no Stoodi e comece já sua jornada rumo a uma vida acadêmica de sucesso!