Guia ProUni 2025

Você está em busca de uma vaga no Ensino Superior? Então precisa conhecer tudo sobre o Programa Universidade para Todos (ProUni), considerado um dos mais importantes para quem busca aprovação em instituições privadas brasileiras.

Isso porque ele permite que os candidatos possam concorrer a bolsas integrais e parciais, facilitando o acesso para pessoas que tenham uma renda familiar mais baixa. 

Quer saber mais sobre esse programa? Então, vem com a gente no Guia ProUni 2025 e tire suas dúvidas!

O que é o ProUni?

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma medida criada pelo Governo Federal no ano de 2004 pelo Ministério da Educação. Seu objetivo é contribuir, em conjunto com o SiSU e o FIES, para a universalização do Ensino Superior no Brasil.

Ele surgiu da necessidade de uma política pública direcionada à garantia do acesso e permanência de jovens de baixa renda no Ensino Superior em instituições privadas. 

Por isso, ele concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) nessas faculdades e universidades para candidatos que sejam contemplados pelos requisitos previstos pelo programa.

O ProUni tomou conta do país e hoje são mais de 3 milhões de estudantes que, graças ao programa, puderam estudar, fazer uma faculdade. Foi a maior expansão da história da Educação Superior do país.

Fernando Haddad, o Ministro da Educação responsável pela criação do ProUni, falando no ano de 2023 sobre o sucesso do programa.

Como funciona o ProUni?

O ProUni funciona por meio de um acordo entre o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, e as universidades e faculdades privadas que fazem parte do programa.

As instituições disponibilizam vagas em seus cursos, que são ofertadas duas vezes por ano na Plataforma Única de Acesso ao Ensino Superior. No período de inscrições, os candidatos podem escolher até duas opções de cursos em faculdades de todo o país.

O candidato aprovado pode fazer a sua graduação com isenção total de mensalidades no caso das bolsas integrais, ou pagando apenas 50% do valor da mensalidade. 

Essa condição não muda ao longo da formação, desde que o candidato cumpra todas as exigências ao longo desse período. A única mudança pode acontecer em caso de reajuste das mensalidades por parte da instituição. 

Agora vamos conhecer mais detalhes sobre o programa!

Como é feita a seleção do ProUni?

A seleção para as vagas do ProUni é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o processo seletivo ocorre no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba voltada para o programa.

O sistema já puxa, automaticamente, as notas dos candidatos inscritos e faz o ranqueamento conforme os dados dos inscritos para o curso. Assim, em poucos dias após o encerramento das inscrições, são divulgados os resultados da primeira chamada.

celular com app do sistema do enem
O Enem é usado na seleção do Prouni

Quem pode participar do ProUni?

Para participar do ProUni, é preciso cumprir os pré-requisitos exigidos no edital do programa, elaborado pelo Ministério da Educação. São eles:

  • Ter concluído o Ensino Médio ou ter sido aprovado na prova do Encceja;
  • Ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio em, pelo menos, uma das suas últimas duas edições;
  • Ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das provas;
  • Não pode ter zerado a redação;
  • Não pode ter feito a prova como treineiro;
  • Deve ter feito todo o Ensino Médio na rede pública ou, então, ter sido bolsista integral em escolas particulares (tendo feito o Ensino Médio parcial ou integralmente nessas instituições).

Além dos pontos anteriores, também é preciso atender os critérios de renda exigidos. Ou seja, para participar, é preciso ter uma renda familiar bruta por pessoa de:

  • Bolsas integrais: até um salário-mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsas parciais: até três salários-mínimos por pessoa.

Esses dados deverão ser comprovados no momento da sua matrícula, com os comprovantes de rendimentos de todos os membros da família. Por isso, confira se atende a esses requisitos antes de fazer a sua inscrição, para não correr o risco de perder sua vaga!

Professores da rede pública de ensino também podem concorrer às vagas do ProUni destinadas aos cursos de Licenciatura e Pedagogia. A ideia, nesse caso, é incentivar a qualificação desses profissionais e aumentar a oferta de licenciados no mercado. 

Como se inscrever no ProUni?

As inscrições no ProUni são feitas no Portal Único de Acesso no período em que a plataforma está aberta para inscrições. Vale lembrar que ela é gratuita e feita exclusivamente pela internet.

O candidato deverá entrar no site com a sua conta Gov, a mesma utilizada para fazer a inscrição no Enem, inserindo seu login e senha. Ao entrar, será redirecionado para o Sistema ProUni (SisProUni). 

Nesse momento, ele recupera automaticamente as notas obtidas nas duas últimas edições do Enem e convida o candidato para inserir os dados cadastrais (e-mail, data de nascimento e telefone de contato válidos).

Confirme se os dados estão corretos e clique em “Salvar e prosseguir”. A próxima etapa será para responder o questionário sobre raça/cor, se é uma pessoa com deficiência e informar sua escolaridade. 

Novamente, preencha com atenção todos os dados, pois você precisará, depois, marcar o campo de preenchimento da declaração de confirmação dos dados. Isso indica que você confirma que todas as informações são verdadeiras.

Na terceira etapa do processo de inscrição, você responderá questões sobre o seu grupo familiar, informando a renda bruta mental delas e sua.

Após todos os questionários anteriores, você poderá selecionar o curso que deseja concorrer às bolsas. Lembre-se que isso é feito na ordem de preferência, ou seja, a primeira opção marcada deve ser a do curso que deseja mais fazer.

O candidato pode escolher até duas opções de instituição de ensino. Lembre-se de conferir se o local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência estão corretos.

moça concentrada com laptop
Na seleção de curso, é preciso escolher primeiro o que mais se quer fazer

Após selecionar as duas opções, o sistema apresentará um relatório com os dados preenchidos. Confira se está tudo correto e confirme a inscrição.

Vale lembrar que você pode alterar suas opções durante todo o período em que as inscrições estiverem abertas. Porém, o que estiver selecionado no último dia, é o que valerá!

Então, sempre dê aquela última conferida, para ter certeza de que não tem erros na sua inscrição!

ProUni e Lei de Cotas

O ProUni segue as normas da Lei de Cotas e, por isso, destina parte das suas vagas para ações afirmativas. Para poder se candidatar a elas, é preciso cumprir um dos seguintes requisitos:

  • Autodeclaração como pessoa preta, parda ou indígena;
  • Ser uma pessoa quilombola;
  • Ser uma pessoa com deficiência nos critérios previstos no art. 7º da Lei nº 11.096/2005.

Nota de corte no ProUni

A nota de corte no ProUni é a menor nota necessária para conseguir ser selecionado para bolsa no curso desejado. Ou seja, é a pontuação do último classificado.

A nota de corte varia ano a ano. Porém, você consegue ter uma noção parcial conferindo as últimas médias no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na busca avançada

Nessa parte, você pode selecionar o estado, município, curso ou edição do ProUni e conferir quais foram as últimas notas de corte para a graduação dos seus sonhos.

Caso dois ou mais candidatos tenham a mesma pontuação e estejam em cima da nota de corte daquele curso, serão aplicadas as seguintes regras de desempate, nessa ordem:

Chamadas do ProUni

Após o encerramento das inscrições no ProUni, são feitas duas chamadas sucessivas, com a divulgação dos candidatos pré-selecionados. Os candidatos podem conferir a lista diretamente na página do ProUni.

Caso ele seja pré-selecionado, deverá entregar os documentos comprobatórios na Instituição de Ensino Superior em que foi aprovado nas datas previstas no edital do ProUni. 

Fique atento para não perder as datas e, consequentemente, a sua vaga!

Os documentos obrigatórios são divulgados pelas faculdades e instituições. Mas alguns deles geralmente são sempre solicitados, então vale a pena já separá-los:

  • Histórico escolar do Ensino Médio;
  • Certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • Documento de identidade;
  • Comprovante de renda seu e dos familiares;
  • Autodeclaração (em caso de pessoas que optaram por vagas para pessoas pretas, pardas ou indígenas);
  • Comprovante de residência.

Lista de espera do ProUni

Se você não for aprovado nas duas chamadas, poderá entrar na lista de espera do ProUni. Assim, se uma pessoa selecionada desistir do curso ou não fizer sua inscrição, poderá ser chamado no lugar dela.

Porém, para fazer parte dessa lista, é preciso se manifestar na lista no site do ProUni nas datas previstas no cronograma. Fique atento a esse processo!

Como fazer a matrícula caso seja aprovado no ProUni?

Os aprovados devem fazer a matrícula diretamente na Instituição de Ensino Superior em que foram selecionados. Cada uma define as datas e documentos que devem ser levados.

A própria faculdade ou universidade consegue puxar os dados do ProUni, conferindo que você foi aprovado na chamada regular ou na lista de espera. Então, não precisa se preocupar com isso!

O que são as bolsas remanescentes do ProUni?

As bolsas remanescentes do ProUni são aquelas que não foram preenchidas ao longo do processo seletivo, seja nas chamadas regulares ou na lista de espera. Nesse caso, as vagas ficam disponíveis para alunos já matriculados em faculdades privadas, que atendam aos critérios do ProUni.

Muitas vezes, o candidato pode conseguir uma bolsa na instituição em que já está fazendo o curso. Nesse caso, ele conseguirá continuar os estudos sem pagar nada ou arcando apenas com 50% da mensalidade.

Veja também: confira técnicas de estudo para ir bem no Enem!

Cronograma ProUni 2025

A primeira edição do ProUni 2025 não tem edital publicado ainda, mas deve ser lançado nos próximos dias. Isso porque ele é realizado logo após o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), permitindo que os alunos não-aprovados possam buscar outra chance de aprovação no ProUni.

Segundo o Ministro da Educação, Camilo Santana, as datas previstas para a edição de 2025 são:

  • Inscrições para o ProUni: 24 a 28 de janeiro;
  • Primeira chamada: 26 de fevereiro;
  • Segunda chamada: 26 de março;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26 e 27 de março.

Como essas datas são uma previsão, elas podem ser alteradas ainda com o lançamento do edital. Aqui no Stoodi você acompanha todas as novidades em primeira mão, para poder marcar as principais datas no seu aplicativo ou agenda!

Universidades que fazem parte do ProUni

São centenas de universidades e faculdades privadas que fazem parte do ProUni, facilitando a escolha da melhor instituição para sua formação no Ensino Superior! Entre as principais, estão:

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie;
  • Universidade Santo Amaro;
  • Centro Universitário Anhanguera.

Porém, se quiser ver a lista completa, nós preparamos um conteúdo com todas as instituções participantes!

Prepare-se para conquistar sua vaga no ProUni com o Stoodi!

Agora você já sabe tudo sobre o ProUni! Se você está de olho nas próximas edições, precisará arrasar no Enem para conseguir a sua bolsa, seja ela parcial ou integral, não é mesmo? Então, comece hoje mesmo sua preparação com o Stoodi!

Tenha as melhores aulas dadas por professores que são experientes e já ajudaram a aprovar milhares de alunos nos melhores cursos do país. Tenha acesso a mais de 60 mil exercícios de fixação, apoio de monitores, correções ilimitadas de redação e muito mais!

Faça sua inscrição no Stoodi e prepare-se para as próximas edições do ProUni!