O que são as Ciências Biológicas?

O que são as Ciências Biológicas?

Já pensou em fazer um curso na área de Ciências Biológicas? Esse é um campo de conhecimento muito interessante para quem gosta de ter contato com seres vivos e compreender como eles interagem entre si e com o meio ambiente.

Com vários cursos que podem proporcionar uma carreira incrível de satisfação financeira e pessoal, é uma área que pode valer a pena investir. E, também, é importante conhecer quais são as disciplinas dentro dessa área que caem no Enem e vestibulares.

Então, vem com a gente! Vamos explicar tudo sobre esse campo do conhecimento a seguir. Boa leitura!

O que são as Ciências Biológicas?

Para entender o que são as Ciências Biológicas, vamos dar um passo atrás e entender o que é a divisão das Ciências que temos hoje. Essa separação foi criada para, de forma didática, ajudar a sistematizar o conhecimento e separar campos que possuem metodologias distintas e unir aqueles que possuem questões semelhantes.

Atualmente, a divisão é feita em três grandes áreas:

  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Exatas;
  • Ciências Humanas.

Nas Ciências Biológicas, o campo de estudo é a vida: seja dos seres humanos, animais, plantas, seres microscópicos e como eles interagem entre si e com o meio ambiente. Alguns conteúdos que fazem parte da área são:

  • Genética;
  • Botânica;
  • Bioquímica;
  • Zoologia;
  • Ecologia;
  • Fisiologia;
  • Biofísica;
  • Microbiologia;
  • Anatomia;
  • Farmacologia.

Quais as principais características das Ciências Biológicas?

As Ciências Biológicas são um campo científico amplo e muito importante para a sociedade. Nela desenvolvem-se conhecimentos que ajudam a preservar o meio ambiente, entender comportamento de espécies de diversos animais e outros organismos, a compreender o funcionamento de plantas e muito mais.

Conheça a seguir as principais características no campo das Ciências Biológicas.

Rigor científico

As Ciências Biológicas atuam bastante com pesquisas científicas e, para isso, precisam trabalhar com um forte rigor científico. Isso é essencial para garantir a validade e a confiabilidade de suas descobertas.

Isso envolve a formulação de hipóteses baseadas em observações prévias ou em revisões sistemáticas elaboradas com precisão, realização de experimentos controlados e a análise criteriosa de dados. Também se dedicam à revisão constante de suas ideias, caso apareçam novas evidências que possam alterar suas ideias anteriores.

Ou seja, são cursos em que o profissional atua com objetividade o tempo todo. Este rigor é fundamental para avanços significativos no campo, desde o nível molecular até ecossistemas inteiros.

Mesmo quem não lida diretamente com pesquisa precisa estar atento para isso. Por exemplo, um biólogo que atua com medidas de proteção a um ecossistema específico (por exemplo, áreas de mangue) precisa acompanhar quais são as últimas descobertas sobre a área.

Se sair uma nova evidência robusta de medidas que são mais eficazes para proteção, ele deve adotar em sua rotina, mesmo que signifique deixar para trás convicções que tinha. Isso também faz parte do rigor científico.

Lidar com dados e estatística

A força científica de uma pesquisa na área das Ciências Biológicas e que vai impactar na atuação profissional daqueles que estão na parte prática está na capacidade de lidar com dados e fazer uma análise com força estatística.

Quer ver um exemplo prático? Para que um medicamento desenvolvido por time de farmacêuticos possa ser aprovado e recomendado para uso por médicos, é preciso que, nos testes, ele se mostre eficaz. E isso se comprova por meio de análise de dados e estatística.

A cada fase do teste, os pesquisadores analisam as interações do medicamento, fazem testes cegos, analisam possibilidades de efeitos placebo e identificam as taxas de eficácia com um rígido controle. Após a finalização de cada etapa do teste, os dados são analisados e verifica-se se o medicamento é eficaz e, também, se a sua adoção é segura.

Se sim, ele avança nas fases até que os dados sejam apresentados para a Anvisa analisar. Se for aprovado, é liberado para a comercialização e prescrição. Mas isso só é possível se os responsáveis souberem trabalhar com dados e estatísticas de forma precisa e rígida no dia a dia.

Interseção com campos das Ciências Exatas

Quem entra para as Ciências Biológicas vai ter contato direto, cotidianamente, com as áreas das Ciências Exatas, como Química, Física e Matemática. Por isso, esse é um campo multidisciplinar por excelência!

Em áreas como bioquímica (que combina conceitos biológicos e químicos) e biofísica (que aplica princípios físicos ao estudo dos seres vivos) isso é mais evidente. Mas não é só nelas que essa interseção está presente.

Por exemplo, a biologia informacional e bioinformática precisam andar lado a lado com a matemática e a tecnologia para fazer análises de dados por meio de algoritmos. Muitas vezes, isso será fundamental para entender complexos sistemas biológicos.

Contato com seres vivos

Essa é a característica que distingue as Ciências Biológicas de outras: seu foco é no estudo dos seres vivos. Sejam os biólogos, profissionais da área de ecologia, farmacêuticos, biomédicos, médicos, nutricionistas, entre outros, eles sempre estarão em contato direto ou indireto com seres vivos.

Isso abrange diversos aspectos, desde a fisiologia, evolução genética, comportamento diante de alguns contextos, genética, interações com meio ambiente e mais. Pode ser tanto experimentalmente, com análises quanto, também, na aplicação dos conhecimentos, na prática nos seres vivos.

E isso pode ser feito tanto presencialmente (por exemplo, ir a campo e coletar material biológico para análise) quanto laboratorial (receber os materiais e trabalhar com eles em pesquisa) ou, ainda, no contexto prático (por exemplo, os atendimentos médicos, nutricionais, entre outros).

Por atuar tão próximo dos seres vivos, é importante ter não só conhecimento técnico, mas, também, uma conduta ética que ajudará a preservar o bem-estar e a preservação das formas de vida, sejam elas quais forem.

Mudanças constantes na área de conhecimento

Esse é um campo em constante evolução e isso tem se acelerado ainda mais nos últimos anos, com o avanço das tecnologias de descobertas científicas. Novidades na genética, biotecnologia e ecologia, por exemplo, têm implicações profundas para nossa compreensão da vida e seus processos.

Por isso, quem decide entrar para qualquer profissão na área biológica precisa ter uma postura de buscar se atualizar constantemente. Por exemplo, a descoberta de uma nova molécula pode mudar completamente a produção de um determinado medicamento e um farmacêutico precisa estar atento a isso.

A natureza mutável da biologia faz com que ela seja um campo excitante e desafiador. E fazer parte disso permite trazer impactos positivos significativos na saúde, meio ambiente, agricultura e indústria.

Quais disciplinas fazem parte das Ciências Biológicas?

Quando falamos em vestibulares e Enem, as Ciências Biológicas também ganham atenção aqui. Esse conhecimento está inserido nas provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e podem ser trabalhadas, muitas vezes, interdisciplinarmente, com outras disciplinas (como Física e Química, na parte de Bioquímica e Biofísica).

Dentro da Biologia, os assuntos que mais caem no Enem e vestibulares são:

  • Genética;
  • Bioquímica;
  • Origem e evolução da vida;
  • Sistemas de classificação dos seres vivos e suas características;
  • Estudos ambientais e ecologia;
  • Biomas;
  • Citologia;
  • Fisiologia;
  • Bioenergética e geração de energia.

As profissões ligadas com as Ciências Biológicas

Para quem tem afinidade com os estudos sobre seres vivos, já pensou em começar sua carreira nessa área? Se está em busca de encontrar ainda o curso que deseja fazer, conhecer mais sobre as possibilidades de atuação nessa área poderá fazer a diferença na sua escolha.

Confira a seguir mais detalhes sobre as principais possibilidades de profissão nessa área.

Biólogo

Os Biólogos são os profissionais responsáveis por estudar os organismos vivos e suas relações com o meio ambiente. Dentro dessa área, é possível especializar-se em campos como ecologia, genética, biologia marinha, entre outras.

A sua atuação profissional pode ser feita tanto diretamente no campo, coletando amostras e observando espécies em seu habitat natural quanto, também, realizando pesquisas em laboratório.

É uma profissão fundamental tanto para a compreensão da biodiversidade e maior conhecimento sobre as formas de vida em nosso planeta quanto, também, ter a função essencial de conservação de espécies e ecossistemas. Eles possuem um papel fundamental na proteção do meio ambiente e das formas de vida na Terra.

Também são responsáveis pelo desenvolvimento de novas tecnologias e medicamentos. Por exemplo, foi a junção de pesquisas entre biólogos e farmacêuticos que descobriram como o veneno de uma espécie de serpente poderia ser utilizado para a produção de um dos medicamentos mais importantes para controle da hipertensão que temos atualmente.

Oceanógrafo

Esses profissionais realizam estudos sobre os oceanos e os fenômenos que ocorrem nesse espaço, analisando tanto a fauna quanto a flora nesses ambientes. Dedicam-se a analisar questões como a química marinha, geologia dos fundos oceânicos, física das correntes e ondas, e a vida marinha.

Em um contexto em que as mudanças climáticas estão acelerando drasticamente, são profissionais essenciais. Seu trabalho permite identificar impactos ocorridos no ecossistema marinho, que regula todas as demais formas de vida no planeta.

Por exemplo, alterações em correntes marítimas e geologia marinha podem provocar alterações climáticas, como intensificação de fenômenos como o El Niño e aumentar ondas de calor. Além, também, de prejudicar toda uma cadeia de ecossistema que impacta as vidas não-marinhas.

Eles podem atuar tanto em campo, coletando materiais nos oceanos e observando o comportamento da fauna e flora local quanto, também, realizando a análise dos conteúdos coletados em laboratório. Mas não é só isso!

Outra possibilidade de atuação é fazer parte, como especialista, de conselho consultivo para análises de projetos de conservação, uso sustentável de recursos, realização de práticas econômicas com ecossistema marinho com redução de impacto (como pesca marinha), e monitoramento ambiental.

Farmacêutico

Os farmacêuticos são aliados essenciais na área de saúde. São responsáveis tanto pela produção precisa dos medicamentos que já são autorizados, seguindo rígidas normas de qualidade, quanto, também, pesquisando inovações que podem trazer maior eficácia em tratamentos.

Eles podem atuar, também, como responsáveis técnicos em farmácias e laboratórios, sendo uma das principais possibilidades de atuação. Mas também podem atuar em hospitais, indústrias farmacêuticas e laboratórios de análises clínicas.

Os profissionais que atuam nessa área lidam constantemente com conhecimentos na área de química, biologia e farmacologia. Nos casos em que há contato direto com clientes e pacientes (farmácias ou hospitais), deverá ter uma boa capacidade de comunicação e empatia.

Médico

Sim, a Medicina é um campo dentro das Ciências Biológicas, afinal, estudam a saúde dos seres humanos. São dedicados a todas as fases desses cuidados, passando desde a parte preventiva, diagnóstico e tratamento de problemas de saúde. Também são responsáveis por prescrever medicamentos e fazer intervenções (como procedimentos terapêuticos e cirurgias).

Além disso, podem estar alinhados com o desenvolvimento de políticas públicas de saúde. É o caso, por exemplo, dos médicos de família da rede pública, que analisam dados de uma comunidade e podem propor intervenções importantes para prevenção de doenças.

Além do atendimento clínico, muitos profissionais dessa área também se envolvem em pesquisa médica, contribuindo para o avanço do conhecimento na área de saúde. E, muitas vezes, farão isso em conjunto com outros especialistas das Ciências Biológicas.

Nutricionista

Ainda no rol de profissões ligadas à saúde humana, os nutricionistas também fazem parte das Ciências Biológicas. Sua função está ligada à avaliação das necessidades nutricionais essenciais para a vida saudável dos seres humanos.

Atuam com desenvolvimento e implementação de planos alimentares para diversos objetivos, desde cuidados com saúde (por exemplo, controle de diabetes e colesterol) a, também, para quem deseja ter uma vida saudável ou conquistar objetivos pessoais (como aumento de massa magra e emagrecimento).

Eles podem, também, trabalhar em hospitais, clínicas, escolas, instalações esportivas e em consultorias privadas ou, ainda, na rede pública, ajudando na educação nutricional da comunidade local.

Biomédico

Os biomédicos são profissionais que atuam no ambiente laboratorial e pesquisas, ajudando na identificação e classificação de doenças. Por isso, atuam principalmente em instituições de saúde, como hospitais, laboratórios e, também, na realização de pesquisas acadêmicas.

Estão diretamente ligados, por exemplo, com desenvolvimento de vacinas e novos medicamentos, atuando lado a lado com outros profissionais que também realizam essas funções.

Por isso, são profissionais que possuem um profundo conhecimento em questões relacionadas com fisiologia, anatomia patológica, bioquímica, biologia molecular e microbiologia.

Pesquisador

Muitos estudantes, ao entrarem em cursos da área de Ciências Biológicas, se encantam com a possibilidade de se tornarem pesquisadores. É uma atuação que permite investigar padrões e inovações, avançando nos conhecimentos da área.

Pesquisadores desenvolvem experimentos, coletam e analisam dados com rigor científico, e publicam seus resultados em revistas científicas da sua área. Podem atuar tanto em universidades e institutos de pesquisa, quanto, também, em outros setores, como área industrial, farmacêutica, ONGs e, também, em setores governamentais.

Docente

Muitos cursos na área de Ciências Biológicas oferecem a possibilidade de licenciatura, ou seja, poderá se tornar professor na disciplina de Biologia, transmitindo o conhecimento da área para estudantes do ensino fundamental e médio.

Além disso, no ensino superior, podem dar aulas em faculdades e universidades e terem, também, a função de pesquisadores e formadores de novos profissionais da área. Para isso, devem fazer o Mestrado e Doutorado acadêmicos.

Por que fazer um curso na área de Ciências Biológicas?

São vários os motivos pelos quais pode ser muito interessante fazer um curso na área de Ciências Biológicas. Separamos os principais a seguir:

  • É uma área com contato com inovação constante, então tédio nunca fará parte da sua rotina;
  • Participar de pesquisas de campo pode ser empolgante e permite conhecer novas realidades e lugares. Por exemplo, muitos oceanógrafos viajam constantemente para fora do país para fazer coletas de materiais em outros oceanos;
  • Pode realizar o sonho de docência ou pesquisa, se for o seu caso;
  • Pode contribuir para muitos avanços sociais, como desenvolvimento de medicamentos, terapias, cuidados de saúde;
  • As áreas de saúde estão inseridas dentro das Ciências Biológicas. Então, se você quer estar nesse rol, vale a pena mergulhar nesse universo;
  • São carreiras com cada vez mais procura de profissionais especializados, principalmente, pela necessidade de cuidados com o meio ambiente e preservação da natureza.

Conte com o Stoodi e prepare-se para seu curso na área de Ciências Biológicas

Muitos dos cursos mais concorridos nos vestibulares e Sisu são das Ciências Biológicas, como Medicina. Por isso, se você quer realizar o sonho de entrar em um desses cursos, precisa de uma preparação excelente para conquistar a maior pontuação nas suas provas.

O Stoodi entrega conteúdos atualizados, videoaulas preparadas com o melhor conteúdo por nossos professores, exercícios complementares que ajudarão a tirar todas as dúvidas. Venha para o melhor cursinho online para o Enem e vestibulares.

Faça sua assinatura no Stoodi e comece já sua preparação!