O que são as Ciências Humanas?

O que são as Ciências Humanas?

As Ciências Humanas são um campo de conhecimento importante e engloba diversas áreas e cursos que podem ser, inclusive, possibilidades interessantes para sua formação no Ensino Superior.

Seja para identificar quais são as disciplinas desse campo que caem no Enem ou vestibular, ou para decidir sua futura carreira, é importante saber mais sobre o que são elas, as possibilidades de carreira e porque você deveria considerar fazer uma formação nessa área.

Vem com a gente que explicamos tudo sobre o assunto a seguir!

O que são as Ciências Humanas?

Em primeiro lugar, vamos entender como acontecem as diferenças entre as áreas das Ciências e, depois, conhecer mais sobre o que são as Ciências Humanas.

A divisão por áreas é uma forma de facilitar as especializações em cada área e organizar o conhecimento científico. Hoje temos uma divisão em três grandes áreas principais:

  • Ciências Humanas;
  • Ciências Exatas;
  • Ciências Biológicas.

As Ciências Humanas são aquelas que estudam os processos ligados ao conhecimento humano, sua vida cotidiana, cultura, história, interação com a natureza, criação humana (como as artes), ou seja, aquelas que direta, ou indiretamente, têm o humano como foco.

Alguns exemplos de áreas estudadas nas Ciências Humanas são:

  • Arte;
  • Ciências Sociais;
  • História;
  • Filosofia;
  • Psicologia (em interseção com as Ciências Biológicas/Saúde);
  • Antropologia, entre outras.

Quais as principais características das Ciências Humanas?

As Ciências Humanas se caracterizam por terem um perfil científico diferente das chamadas “Ciências Duras” (Exatas e Biológicas), já que estudam as relações que ocorrem na sociedade e, muitas vezes, elas não podem ser universalizadas.  

E, por isso, possuem características próprias, que é importante conhecer antes de decidir por uma carreira nessa área. Vamos conhecer as principais a seguir.

Técnicas de investigação com relatos de pessoas

As “Ciências Duras” lidam com dados como fórmulas numéricas, ensaios, experimentos com materiais biológicos, entre outras possibilidades. Como o próprio nome diz, as Ciências Humanas estudam, bom, o humano!

E, por isso, as principais técnicas de investigação vão lidar com relatos de pessoas, seja de forma direta ou indireta. O cientista na área de Humanas, muitas vezes, vai conversar pessoalmente com os envolvidos nos processos que deseja estudar.

Por exemplo, para entender como a pandemia impactou a saúde mental de muitas pessoas, psicólogos que atuam com pesquisa farão entrevistas com pessoas afetadas, para compreender sintomas, padrões e tendências que estão relacionadas com as teorias da área.

Em outros casos, ele pode ter um papel de observador (participante ou não) para identificar as dinâmicas de uma comunidade em seus diferentes contextos – é o caso dos estudos etnográficos, dentro da Antropologia. É uma forma de conhecer mais sobre processos culturais, estruturas sociais, pensar em medidas de proteção para comunidades vulneráveis, entre outras questões.

Também é possível consultar documentos (fotos, vídeos, textos, relatos, diários, entre outros) criados por humanos para estabelecer padrões e traçar marcos históricos. É o caso do trabalho dos historiadores.

Isso não a torna menos científica do que as demais ciências, mas sim, de que há formas diferentes de realizar pesquisas científicas do que as utilizadas nessas outras áreas. São processos bem interessantes que podem conduzir ao avanço do conhecimento sobre as questões relacionadas com as relações humanas.

Cuidado com o objeto estudado

Por estudar seres humanos e os resultados dos estudos terem implicações profundas, principalmente, em casos de análise sobre comunidades vulneráveis, os profissionais precisam ter condutas éticas muito precisas, tendo cuidado com o objeto estudado.

Por exemplo, ao estudar uma sociedade indígena, é preciso tomar cuidado para não ter uma postura de tornar aquele grupo exótico, evitando uma postura colonizadora de se sentir superior àquelas pessoas. Por isso, quem atua nessa área precisa estar sempre atento para não reproduzir estereótipos em suas investigações e sempre agir com rigor científico em seu trabalho.

Reflexões e interpretações

Uma característica comum tanto das carreiras quanto dos cursos da área de Ciências Humanas é estar sempre em busca de conversar com seus pares e desenvolver reflexões importantes e interpretações sobre teorias e práticas.

Por isso, nos cursos superiores, as rotinas são de muita leitura e discussões sobre o tema da aula. As reflexões em grupo fazem parte dessa rotina e ajudam a desenvolver uma postura crítica sobre o que está sendo estudado.

Sendo assim, a carga de leitura nos cursos é bem intensa. Para quem gosta de boas discussões e reflexões, uma formação nessa área pode ser bem interessante e você vai se identificar bastante com a experiência.

Desenvolvimento da escrita

Por ser uma área altamente reflexiva, é comum que as avaliações em Ciências Humanas sejam feitas com provas discursivas ou, então, com trabalhos de elaboração de artigos ou ensaios.

Esse tipo de atividade ajuda a exercitar a habilidade de articular conceitos e expressar ideias complexas em texto, algo que será importante para sua vida profissional no futuro. Então, se optar por uma carreira nessas áreas, dedique-se bem a esses exercícios, pois farão a diferença em sua jornada.

Abordagens diferentes sobre o mesmo fenômeno

Uma característica bem específica das Ciências Humanas é a multiplicidade de abordagens sobre os mesmos fenômenos. Como eles são complexos, podem ser vistos em diferentes formas pelos pesquisadores e teóricos, o que gera debates sobre pontos de vista entre os pares.

Quer ver um exemplo? Na Psicologia (que é uma Ciência Social Aplicada, dentro das Ciências Humanas, com uma pegada interdisciplinar com a área de saúde), há diferentes abordagens sobre os fenômenos relacionados com saúde mental: psicanálise, comportamental, cognitivo-comportamental, Gestalt, analítica, humanista, entre outras.

Cada uma delas vai olhar para um mesmo problema de formas diferentes e terão abordagens distintas na condução dos casos. Ao longo da sua trajetória no curso, você aprenderá sobre cada uma delas para poder escolher com qual se identifica mais e, depois, atuar dentro de uma dessas áreas.

Quais disciplinas fazem parte das Ciências Humanas?

Pensando na abordagem sobre Ciências Humanas para as provas de Enem e vestibulares, é importante conhecer quais são as disciplinas que fazem parte do rol de conteúdos que deverá estudar para a prova. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.

História

A disciplina de História foca nos estudos sobre eventos passados e como eles se desenvolveram em sequência até os tempos atuais. Analisam estruturas sociais, culturais, filosóficas, entre outros pontos, de sociedades que não existem mais e como os fatos históricos se conectam uns com os outros.

No Enem e vestibulares, são cobrados os períodos desde a Antiguidade até a História Contemporânea. As provas costumam cobrar, de forma contextual, a compreensão de processos históricos e suas inter-relações com o presente.

Tópicos como as civilizações antigas, feudalismo, grandes navegações, as Revoluções Industriais e suas consequências, as duas Guerras Mundiais e a história do Brasil (desde o período colonial até a atualidade) são praticamente certos de caírem nos exames todos os anos.

Geografia

Nos exames, a Geografia cai bastante com a análise da interação entre os seres humanos e o meio ambiente. É bem comum cair nas provas temas como urbanização, demografia, cartografia, questões ambientais e geopolítica.

Os exames exploram como o aluno interpreta a compreensão espacial do mundo e como as interações humanas ocorrem nos espaços geográficos e suas implicações. Também é bem comum cair questões relacionadas com migrações, urbanização, sustentabilidade e conflitos.

Filosofia

Questões da área de Filosofia também aparecem de forma recorrente nas provas. A proposta é avaliar como os alunos compreendem os conceitos filosóficos, suas implicações e o desenvolvimento do raciocínio crítico a partir dos questionamentos das diferentes escolas ao longo da história.

Questões sobre ética, política, estética, epistemologia e metafísica são comuns. Elas costumam identificar se a pessoa consegue ter habilidade analítica e reflexiva sobre os pontos abordados nas questões. A prova também pode incluir análises de textos filosóficos, exigindo dos alunos a capacidade de interpretar argumentos e conceitos abstratos

Sociologia

Outra disciplina que é presença constante nas provas é a Sociologia. Ela foca na compreensão das estruturas sociais, processos e mudanças na sociedade ao longo do tempo.

As questões identificam se os candidatos têm a habilidade de entender e analisar criticamente os fenômenos sociais, e as implicações da globalização e da tecnologia nesse contexto, articulando questões, também, econômicas e políticas.

Costumam abordar questões contemporâneas, trazendo as análises a partir das teorias sociológicas clássicas e contemporâneas, analisando questões como instituições e estruturas sociais, estratificação, desigualdades sociais, cultura e identidade.

As profissões ligadas com as Ciências Humanas

Para além das provas, também é importante conhecer as possibilidades de profissões dentro da área de Ciências Humanas (que engloba, também, as Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas). Muitas delas podem ser opções interessantes de carreira para você que gosta de lidar com essas questões.

Conheça a seguir algumas das principais profissões ligadas com essa área.

Historiador

O historiador é o profissional responsável por estudar, interpretar e pesquisar acontecimentos passados que mudaram o curso da história, explicando-os contextualmente, conforme a cultura, estrutura e momento histórico da época.

Atuam analisando uma variedade de fontes históricas, como documentos, fotos, itens de museus, arquivos e relatos orais e escritos. Com isso, conseguem identificar tendências e padrões e montar o quebra-cabeça para compreender melhor os fatos históricos.

Podem trabalhar em museus, arquivos e instituições de ensino, projetos culturais, instituições de preservação de patrimônio e realizarem pesquisas científicas em universidades.

Jornalismo

Inserida dentro das Ciências Sociais Aplicadas, o Jornalismo é uma profissão dinâmica, para quem não quer rotina no seu dia a dia! Ele é responsável pela coleta de dados, apuração de informações e divulgação de notícias.

Investigam e relatam eventos, entrevistam fontes, buscam coberturas isentas e informam o público sobre questões atuais. Desempenham um papel importante na formação da opinião pública e na manutenção da democracia. Devem sempre agir com ética, transparência e responsabilidade.

Além de produzir reportagens, quem atua nessa área pode se especializar em outras profissões relacionadas, como edição, fotografia, produção de conteúdo multimídia e infográficos, entre outros.

O curso para se capacitar é a Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, ou então o próprio curso de Jornalismo. Também é possível fazer o curso de Rádio, TV e Internet ou semelhantes.

Antropólogo

O Antropólogo é um profissional formado em Ciências Sociais que estuda a diversidade cultural e social. Eles investigam questões como costumes, práticas, ritos, estruturas sociais, entre outros pontos, de diferentes comunidades em diversos contextos históricos e geográficos.

A atuação envolve, frequentemente, ir a campo, para observar e, caso esteja dentro do seu escopo de estudo, interagir com as sociedades que estão sendo estudadas para entender suas dinâmicas.

A profissão auxilia na preservação histórica e cultural dessas comunidades, além de fornecer relatórios importantes para elaboração de políticas públicas para esses grupos. Podem atuar em pesquisas nas universidades, ONGs, setor privado ou alocados em órgãos públicos.

Psicologia

A Psicologia é uma área interdisciplinar por excelência, que atua na intersecção entre as Ciências Sociais Aplicadas e a área de Saúde. Estudam o comportamento humano, cognição, emoções e processos mentais. Esses profissionais ajudam indivíduos a lidar com questões emocionais, comportamentais e mentais, cuidando de sua saúde mental e bem-estar.

Podem atuar em diferentes áreas, como psicologia clínica, organizacional, hospitalar, escolas, empresas, cuidados paliativos, entre outras possibilidades. Devem desenvolver bem habilidades que serão essenciais para o cuidado de outros seres humanos, como empatia, capacidade de uma escuta ativa e sensível e análise crítica.

Quem deseja entrar nessa área deve estudar Psicologia e, posteriormente, se especializar em alguma abordagem que seja do seu interesse (TCC, Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt, Fenomenologia Existencialista, entre outras).

Ciência Política

O Cientista Político é o profissional responsável pela análise dos contextos políticos que interferem nas relações humanas e na sociedade. Isso passa tanto pelas relações institucionais (como políticas públicas, processos eleitorais), geopolítica (relações internacionais) quanto a micropolítica do dia a dia.

Eles podem atuar em universidades, institutos de pesquisa, ONGs e, também, em órgãos governamentais. Devem ter uma boa capacidade analítica, de comunicação e conseguirem interpretar dados complexos e fazer correlações entre eles.

A formação para atuar nessa área deve ser ou em Ciências Sociais (e depois especialização em Ciências Políticas) ou, então, em um curso de graduação específico em Ciências Políticas.

Pesquisador em Ciências Humanas

Para quem gosta de atuar com investigações científicas, uma possibilidade é se tornar um Pesquisador em Ciências Humanas. Eles se dedicam a encontrar padrões, tendências e conhecimentos novos sobre aspectos da sociedade e da cultura humana.

A especialização pode ser em diversas graduações (História, Sociologia, Antropologia, entre outras) e, depois, por meio do Mestrado e Doutorado acadêmico, desenvolverem a habilidade de pesquisa.

Esses profissionais frequentemente trabalham em universidades e institutos de pesquisa, mas também podem estar envolvidos em projetos em ONGs, governos e empresas. Em sua rotina, utilizam diversas metodologias diferentes para coletar e analisar dados, contribuindo significativamente para o avanço em sua área de conhecimento.

Docência

Professores no campo das Ciências Humanas são essenciais em todos os níveis de educação. No ensino básico (fundamental e médio) podem ensinar disciplinas como História, Geografia, Filosofia e Sociologia. No Ensino Superior, darão aulas em cursos específicos para formação profissional.

Além de passar conhecimentos importantes, são responsáveis por desenvolver habilidades críticas e reflexivas nos alunos. A paixão pelo ensino, a habilidade de comunicar ideias complexas de maneira acessível e o compromisso com o desenvolvimento contínuo dos estudantes são essenciais para a profissão.

Por que escolher cursos da área de Ciências Humanas?

Se você está interessado em cursos da área de Ciências Humanas, mas ainda não sabe se é uma boa opção, confira algumas razões pelas quais é interessante fazer uma formação em cursos desse campo:

  • Possibilidade de atuar com questões reflexivas sobre a sociedade;
  • Poder trabalhar com desenvolvimento de políticas públicas e auxiliar na promoção de transformação social;
  • Desenvolver pensamento crítico;
  • Atuar com questões ligadas a cultura humana e sociedade;
  • Atuar com docência ou pesquisa, se esse for o seu interesse.

Como se preparar para vestibular e Enem e entrar em um dos cursos da área de Ciências Humanas

Gostou de conhecer mais sobre as Ciências Humanas e suas possibilidades de atuação? Para se preparar para começar uma carreira nessa área, é importante tirar uma boa nota no Enem ou nos vestibulares próprios (como Fuvest). E uma preparação de ponta ajudará a conquistar a melhor nota possível e mergulhar no mundo das Humanas!

Com o Stoodi, você terá as melhores aulas com professores especializados em aprovar alunos nas provas mais exigentes. Terá acesso a conteúdos das disciplinas de Ciências Humanas para arrasar na prova nessas questões, que costumam ter maior peso para entrar nesses cursos.

Além disso, caso tenha dúvida, os monitores estarão à disposição para ajudá-lo. Tenha uma infraestrutura de ponta ao seu lado e podendo estudar em qualquer lugar, a qualquer momento.

Faça sua assinatura no Stoodi e prepare-se já para sua aprovação!