O que são as Ciências Exatas?

O que são as Ciências Exatas?

Está em busca do melhor curso para seu futuro profissional? Já pensou em algo na área das Ciências Exatas? Esse é um campo vasto com diversas possibilidades de atuações profissionais e alcançar seus sonhos para o futuro.

Também é importante saber mais sobre a área, até mesmo, porque boa parte das disciplinas relacionadas com ela caem no Enem e vestibulares. Então, fique de olho nesse tema!

Separamos tudo que você precisa saber sobre o assunto a seguir. Vamos nessa!

O que são as Ciências Exatas?

Antes de entender tudo que precisa sobre as Ciências Exatas, vamos voltar um pouco e entender sobre a divisão das Ciências. Essa é uma forma de dividir melhor os campos de conhecimento, ajudando em sua sistematização. Dentro dela, há subáreas que vão especializando cada uma das ciências.

Essa divisão é feita em:

  • Ciências Exatas;
  • Ciências Biológicas;
  • Ciências Humanas.

Nas Ciências Exatas, o campo de estudo são as expressões quantitativas, ou seja, que podem ser matematizadas. Entre as disciplinas, estão a Matemática, Física e Química.

É uma área dedicada a cálculos, medições, encontrar padrões exatos e tendências universais. Por exemplo, a Fórmula de Bhaskara se aplica a todas as situações em que há uma equação do segundo grau, sem exceções.

Quais as principais características das Ciências Exatas?

As Ciências Exatas são conhecidas pela sua precisão e universalização. Mas essas não são as únicas características dessa área de conhecimento. Então, se deseja saber mais sobre elas, conheça a seguir.

Base matemática

Um dos principais pontos que definem as Ciências Exatas é, justamente, sua forte base matemática e quantitativa. As subáreas priorizam o uso da matemática para modelar, analisar e resolver problemas.

Seja na Física, Química, Engenharia ou Informática, o uso de fórmulas, equações e algoritmos é essencial para descrever e prever o comportamento de sistemas. Por isso, você vê tantas fórmulas que fazem parte das rotinas na Física ou na Química.

Pesquisas quantitativas

As Ciências Exatas possuem um caráter universalista, ou seja, elas encontram padrões que se replicam em todos os casos e aí esse conhecimento é aplicado nos casos específicos (algo que, na Filosofia, é chamado de raciocínio dedutivo). Para isso, é comum que, nas pesquisas, sejam feitas abordagens quantitativas.

A abordagem quantitativa permite precisão e objetividade na compreensão de fenômenos naturais e na aplicação de conceitos teóricos. Essa característica também facilita a verificação e replicação de resultados, elementos-chave no avanço do conhecimento científico nessa área.

Rigor lógico e matemático

As Ciências Exatas, como falamos anteriormente, são marcadas por um rigor lógico e metodológico. Por isso, a lógica formal é tão presente. Ela é empregada para construir argumentos sólidos e deduzir novas informações a partir de premissas conhecidas.

Isso se aplica, também, ao método científico aplicado nas pesquisas nessa área. Nas Ciências Exatas, as pesquisas realizadas são focadas em experimentação controlada, medição precisa e análise objetiva.

Isso auxilia para que as conclusões sejam baseadas em evidências concretas e replicáveis, reduzindo as chances de influências subjetivas e erros. Nesse campo, a precisão e a consistência metodológica são essenciais para avanços significativos em áreas como física, química e engenharia.

Uso de modelos e simulações

Os modelos e simulações são rotina constante nas Ciências Exatas. Isso permite aos cientistas e engenheiros criarem representações simplificadas de sistemas complexos. Isso ajuda a, didaticamente, estudar os fenômenos e prever seu comportamento.

Eles podem simular desde fenômenos físicos até sistemas econômicos e sociais (por exemplo, nos estudos de modelos econômicos). A modelagem é importante, pois permite experimentar e explorar cenários em ambientes controlados.

Em alguns cenários, isso pode causar problemas ou, então, ser impossível fazer sem a modelagem. Criar esses processos é uma das chaves para o desenvolvimento tecnológico.

Um exemplo: antes de criar um protótipo de um veículo novo e colocá-lo para teste com humanos, a modelagem permite analisar se ele é aerodinamicamente seguro. Com isso, evitam-se riscos de acidentes para os testadores, devido aos modelos preditivos.

Foco na solução de problemas

Outro ponto característico é a orientação para resolução de problemas complexos. Essas ciências são aplicadas na busca de soluções concretas para questões práticas, sejam elas de natureza tecnológica, ambiental, industrial ou de outra característica.

O processo passa pela identificação dos problemas, a formulação de hipóteses, a realização de experimentos e a análise de resultados para desenvolver soluções eficazes (um processo chamado de “método indutivo”).

Isso faz parte da rotina de profissionais formados em cursos de ciências exatas, como economistas, engenheiros, físicos e matemáticos. Eles são treinados para aplicar conhecimento teórico e habilidades analíticas na resolução de problemas reais, contribuindo significativamente para o progresso tecnológico e a inovação.

Interdisciplinaridade

A presença das Ciências Exatas em outros campos de saber sempre foi muito forte e tem sido cada vez mais presente. Por exemplo, a química está alinhada com a biologia nos estudos sobre bioquímica, tão importante para a produção de medicamentos, análises clínicas e medicina.

Essa interconexão permite que conhecimentos e técnicas de uma área sejam aplicados em outra, enriquecendo a pesquisa e expandindo as possibilidades de descoberta e inovação. A interdisciplinaridade nas ciências exatas é um motor para o desenvolvimento de novas áreas de estudo e para a solução de problemas mais complexos.

Relação direta com desenvolvimento tecnológico e prático

Outra característica comum das Ciências Exatas é a sua proximidade com o desenvolvimento de novas tecnologias que aparecem no nosso dia a dia. Boa parte das inovações que estão em alta hoje surgiram, justamente, do desenvolvimento desse campo.

Quer ver um exemplo? A Inteligência Artificial, de uma forma muito simplificada, trabalha com processos estatísticos, calculando possibilidades de repetições, predições, uso de vetores e outros pontos que compõem as Redes Neurais, a base dos modelos atuais.

Outro exemplo: a Computação Quântica, que está em desenvolvimento e deve ser uma nova fase tecnológica importante, proporcionando avanços significativos, é inspirada no princípio da incerteza de Heisenberg, da Física Quântica.

Descobertas e inovações nessas ciências levam frequentemente a avanços tecnológicos significativos, influenciando diversos aspectos da vida cotidiana e do desenvolvimento industrial.

Quais disciplinas fazem parte das Ciências Exatas?

Focando agora no conhecimento das Ciências Exatas para o Enem e vestibulares, as Ciências Exatas aparecem por meio de três disciplinas: Matemática, Física e Química.

Elas vão aparecer em suas provas no caderno de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, também, separadamente na prova de Matemática e Suas Tecnologias. Podem aparecer questões isoladas ou, então, unindo, de forma interdisciplinar, esses conhecimentos. Podem, ainda, aparecer de forma combinada, por exemplo, unindo Química e Biologia na mesma questão.

Vamos conhecer mais sobre cada uma delas a seguir.

Matemática

A Matemática é a disciplina de base para as demais nas Ciências Exatas e possui um caderno só para si no Enem e vestibulares. Esse é um campo que estuda os números, formas, quantidades e suas relações.

Nos exames, as questões podem aparecer de diversas formas, abordando tópicos como álgebra, geometría, trigonometría, estatística e probabilidade.

Os modelos atuais fogem da fórmula “decoreba”: as perguntas vão exigir não só o conhecimento teórico, mas avaliar como você consegue aplicá-lo no contexto de problemas cotidianos. Por isso, o desenvolvimento do raciocínio lógico ajudará bastante na resolução das questões.

Química

A Química aborda a composição, estrutura, propriedades e transformações da matéria. E, como muitas vezes, ela está ligada com os seres vivos (como na Química Orgânica), vai aparecer de forma interdisciplinar, muitas vezes.

Nas provas, as questões abrangem, normalmente, tópicos como química geral, inorgânica, orgânica e físico-química. Além do conhecimento teórico, é importante que os estudantes saibam aplicar os conceitos para resolver problemas e entender fenômenos relacionados ao cotidiano e ao meio ambiente.

Física

A Física também é uma disciplina-chave nas provas. Ela estuda as leis fundamentais que governam o universo, desde fenômenos maiores, como os movimentos gravitacionais na astronomia, até conceitos microscópicos da Física Quântica.

Nas provas, temas recorrentes são a mecânica, termodinâmica, ondas, óptica, eletromagnetismo e física moderna. As questões avaliam a compreensão dos princípios físicos e a capacidade dos estudantes de aplicá-los em situações práticas, incluindo cálculos e interpretação de experimentos.

As profissões ligadas com as Ciências Exatas

Se você ama lidar com padrões, números e dados, já pensou em fazer um curso e começar uma carreira nessa área? O que não faltam são possibilidades de atuação dentro das Ciências Exatas, para diferentes perfis e com ótimas projeções para o futuro.

Confira mais sobre as principais dentro dessa área a seguir.

Matemáticos

Os matemáticos são especialistas em estudos sobre teoria dos números, álgebra, geometría e análise matemática. Eles aplicam métodos matemáticos para resolver problemas em diversas áreas, como ciência, engenharia, economia e tecnologia, ajudando na criação de modelos.

Também podem atuar na área de pesquisa. Nela, vão explorar novos princípios matemáticos e desenvolver modelos para entender fenômenos reais.

Outra possibilidade é estarem inseridos em setores como finanças, onde contribuem para a análise de risco e a modelagem de mercados, e na tecnologia, fazendo parte dos times que desenvolvem algoritmos para softwares e aplicações.

Arquitetos

Os arquitetos são profissionais que atuam de forma interdisciplinar, alinhando os conhecimentos das Exatas com o lado criativo do Design das humanidades. Uma de suas principais atividades é projetar edifícios e espaços urbanos.

Eles produzem desenhos de estruturas que são esteticamente agradáveis e funcionalmente adequadas, considerando questões como sustentabilidade, eficiência energética e integração com o ambiente.

Pela sua sinergia, estão sempre atuando lado a lado com engenheiros e outros profissionais. Isso ajuda a garantir que os projetos sejam seguros e viáveis. E, por isso, além de habilidades de design e planejamento, precisam ter um entendimento sólido de geometria, física e materiais de construção.

Cientistas da Computação

Uma das áreas mais em alta no momento, os profissionais de Ciências da Computação estudam e desenvolvem tecnologias relacionadas a computadores e sistemas de informação.

Algumas de suas áreas de atuação são: desenvolvimento de software, inteligência artificial, redes de computadores e segurança da informação. Também estão envolvidos na solução de problemas complexos em diversos campos, aplicando técnicas computacionais para analisar dados e modelar sistemas.

Por isso, são profissionais que dominam habilidades analíticas, criatividade e um conhecimento profundo de matemática e algoritmos.

Ciências Exatas - Desenvolvimento de sistemas
Ciências da Computação e Desenvolvimento de Sistemas é uma área em alta nas Ciências Exatas

Engenharias

Dentro das Engenharias, há diversos campos de atuação: civil, mecânica, mecatrônica, elétrica, aeroespacial, entre outras. As semelhanças entre elas é a necessidade de trazer conhecimentos de Matemática, Física e Química para suas atividades.

Os engenheiros aplicam esses conhecimentos para projetar, construir e manter uma ampla variedade de estruturas, máquinas e sistemas. Eles são responsáveis por inovações que vão desde grandes construções e sistemas de transporte até tecnologias de ponta nos campos da eletrônica e robótica.

Nanotecnologia

Com uma abordagem interdisciplinar, que une Física, Química e Matemática, os especialistas em nanotecnologia trabalham com a manipulação de matéria em escalas atômicas e moleculares.

Os especialistas desenvolvem materiais e dispositivos com propriedades e funções únicas. Suas atividades estão sendo aplicadas em diversas áreas, como medicina, eletrônica, tecnologia, farmácia, entre outras.

Esta área promissora oferece potencial para inovações revolucionárias, incluindo tratamentos médicos avançados e materiais com características diferenciadas. Por exemplo, as televisões com tela de NanoCell, cada vez mais presentes, foram desenvolvidas a partir das pesquisas na área de Nanotecnologia.

Estatística

Presentes em diversas áreas, os estatísticos aplicam teorias e métodos desse campo de conhecimento para coletar, analisar e interpretar dados, encontrando tendências e anomalias. Suas atividades ajudam, por exemplo, nas tomadas de decisões, desenvolvendo modelos para prever tendências e testar hipóteses.

Com o aumento no volume de dados disponíveis, vemos mais profissionais sendo demandados no mercado para entrarem no campo empresarial, ajudando outros especialistas, como os cientistas de dados.

Mas não é só nesse campo que eles ganham mais expressão. Estatísticos dominam áreas como pesquisas de mercado, pesquisas eleitorais, apoiam acadêmicos em pesquisas, auxiliam no desenvolvimento de políticas públicas, entre outras possibilidades.

Além de um forte conhecimento matemático, devem ser experts em software de análise de dados e ter habilidades para interpretar e comunicar resultados complexos de forma clara por meio de relatórios e gráficos.

Química

Profissionais que atuam como químicos atuam no desenvolvimento de novos materiais, produtos químicos e processos industriais. Em laboratórios, indústrias e centros de pesquisa, podem contribuir para diversas indústrias, como a farmacêutica, cosmetologia, energia, alimentos e materiais.

Para isso, precisam dominar bem os princípios químicos e estarem sempre atentos para novidades na área. Além disso, devem dominar questões relacionadas com biossegurança, para evitar acidentes em suas atividades.

Pesquisador

Dentro das Ciências Exatas, outra possibilidade interessante de atuação é como pesquisador. Esses profissionais dedicam-se tanto ao estudo e desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias quanto, também, a encontrar novas aplicações dos conhecimentos já consolidados.

Podem atuar em universidades, institutos de pesquisa e indústrias, em áreas como física, matemática, química e engenharia. Seu papel auxilia no avanço científico e tecnológico.

Docente

Muitos cursos de Ciências Exatas possuem opção de licenciatura, que prepara o futuro profissional para dar aula para o ensino básico (fundamental e médio). Você pode, ainda, se especializar para poder dar aula no ensino superior e fazer parte da formação de novos profissionais.

Nesse segundo caso, é preciso investir no Mestrado e Doutorado acadêmico. É possível se tornar docente nos cursos de Arquitetura, Informática, TI, Física, Química, entre outras possibilidades.

Por que fazer um curso na área de Ciências Exatas?

Apenas gostar de números pode não ser o suficiente para escolha de um curso na área de Exatas. Mas ok, o que mais é interessante levar em consideração nessa escolha? Veja alguns motivos a seguir:

  • A maioria dos cursos formam profissionais em áreas que possuem alta demanda de especialistas no mercado (como TI, matemáticos, entre outros);
  • Há defasagem de professores especialistas em Ciências Exatas, o que torna essa área atrativa;
  • Pela falta de especialistas, os salários tendem a ser mais atrativos nessa área;
  • Os profissionais fazem parte dos principais avanços científicos do momento e pode ser uma importante realização pessoal fazer parte disso.

O Stoodi ajuda você a passar no curso desejado na área de Ciências Exatas

E aí, quer entrar no mundo das Ciências Exatas e começar uma carreira de sucesso? Para isso, o primeiro passo é arrasar no Enem e nos vestibulares para ter uma ótima nota.

O Stoodi é o melhor parceiro para esse momento. Estude com conteúdos atualizados e completos, produzidos por professores super experientes com a aprovação de alunos nos melhores cursos do país. E assista suas aulas em qualquer lugar, com o melhor cursinho online!

Faça sua assinatura e comece já sua preparação!