Ciências Humanas e suas Tecnologias: o que mais cai no Enem?

Ciências Humanas e suas Tecnologias: o que mais cai no Enem?

O caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é uma das quatro provas que você fará no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Com 45 questões, ela pode ser decisiva para sua aprovação no SiSU, ProUni, Fies ou outros processos seletivos que for fazer e que dependam da nota dessa prova, sabia?

É a primeira vez que vai fazer o Enem? Nós do Stoodi queremos preparar você para esse momento! Confira um manual completo com tudo que você precisa saber sobre esse caderno e tire suas dúvidas!

Vamos nessa!

O que é a prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias no Enem?

Uma das áreas de conhecimento do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a de Ciências Humanas e Suas Tecnologias. A prova, que acontece no primeiro dia, avalia em 45 questões os conhecimentos dos candidatos sobre sociedade, cultura, política, história, economia e meio ambiente.

Ela segue o modelo do exame, de cobrar questões mais contextuais. Ou seja, você não precisará decorar todas as datas de História do Brasil ou conhecer todas as correntes filosóficas de cor.

A proposta é que o aluno consiga entender os conceitos abordados nas questões e consiga aplicá-los em diferentes contextos. Além disso, também é bem comum que ela tenha uma abordagem interdisciplinar.

Ou seja, uma mesma questão pode abordar questões relacionadas com filosofia e história. Por isso, essa é uma prova bem diferente dos modelos tradicionais.

Além disso, a banca pode contar com diversos recursos para abordar os temas relacionados com as disciplinas cobradas na prova. Por exemplo, uma questão sobre História pode trazer uma charge para falar sobre autoritarismo. Uma de geografia pode trazer interpretações de gráficos para falar sobre desmatamento.

Quais disciplinas e temas caem na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias?

O caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias traz questões relacionadas com as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Podem cair conteúdos aprendidos nos três anos do Ensino Médio, mas há alguns temas frequentes no Enem.

Nós separamos os temas que costumam cair nas provas. Anote aí para incluir na sua rotina de estudos! 

Mulher jovem estudando. Ciencias humanas e suas tecnologias

História

Na parte de História, a prova pode cobrar:

Geografia

Entre os temas que podem cair em Geografia, estão:

Filosofia

Escultura de Aristóteles. Ciencias humanas e suas tecnologias.
Escultura do filósofo grego Aristóteles

Entre os temas que podem ser cobrados na área de Filosofia, estão:

  • Filosofia clássica e pré-socráticos: estudo das raízes da filosofia ocidental, incluindo as contribuições dos pré-socráticos e o desenvolvimento das ideias filosóficas na Grécia Antiga;
  • Sócrates e seu legado: análise da filosofia de Sócrates, seu método de questionamento socrático e sua influência duradoura no pensamento ocidental;
  • Platão e Aristóteles: estudo das obras de Platão, incluindo a Teoria das Ideias, e as contribuições de Aristóteles à ética, política e filosofia natural;
  • Filósofos medievais: exploração da filosofia medieval, incluindo pensadores como Santo Agostinho e Tomás de Aquino, e suas reflexões sobre religião e razão.
  • Renascimento: compreensão desse movimento como um período de ressurgimento cultural e filosófico na Europa, destacando figuras como Leonardo da Vinci e Michelangelo;
  • Descartes e Bacon: estudo das filosofias de René Descartes, que inaugurou a filosofia moderna com seu “Cogito, ergo sum”, e Francis Bacon, considerado o pai do empirismo;
  • Iluminismo: análise das ideias desse período, enfatizando pensadores como Voltaire, Rousseau e Montesquieu, e seu impacto nas políticas e nas humanidades;
  • Ética e moral: exploração das teorias éticas, dilemas morais e questões relacionadas à ética contemporânea;
  • Filosofia da ciência: estudo das teorias filosóficas associadas à ciência, incluindo a natureza do método científico e a relação entre ciência e sociedade;
  • Filosofia da mente e da consciência: abordagem de tópicos relacionados à mente, consciência, filosofia da mente contemporânea e suas implicações para a compreensão do ser humano.

Sociologia

Entre os temas que podem aparecer na prova de Sociologia, estão:

  • Auguste Comte e o Positivismo: compreensão das ideias de Auguste Comte, o fundador da sociologia, e do positivismo como uma corrente filosófica que enfatiza a observação empírica e a ciência;
  • Bauman: estudo das contribuições de Zygmunt Bauman, um importante sociólogo contemporâneo conhecido por suas análises sobre a sociedade líquida e a modernidade;
  • Foucault: exploração das ideias de Michel Foucault, que abordou questões como poder, conhecimento, controle e psicologia social em suas obras filosóficas;
  • Cultura material e imaterial: compreensão da distinção entre cultura material (objetos tangíveis) e cultura imaterial (ideias, crenças, valores) e como ambos influenciam a sociedade;
  • Patrimônio Histórico-Cultural: estudo da importância da preservação do patrimônio histórico e cultural, incluindo monumentos, tradições e práticas culturais;
  • Internet e redes sociais: análise das implicações sociais, culturais e éticas da internet e das redes sociais na sociedade contemporânea, além de conhecimentos de pensadores da Sociologia sobre o assunto;
  • Movimentos sociais: compreensão dos diferentes movimentos sociais das humanidades ao longo da história e sua influência nas mudanças sociais e políticas, transformação social e outros detalhes;
  • Sociologia do trabalho: exploração dos aspectos sociológicos relacionados ao trabalho, incluindo questões de desigualdade, organização do trabalho e mercado de trabalho;
  • Teoria da Ação Social de Max Weber: estudo das ideias de Max Weber sobre a ação social, tipos ideais, burocracia e suas contribuições para a sociologia;
  • Estratificação social e desigualdade: compreensão dos conceitos de estratificação social, classes sociais, desigualdade de renda e as teorias sociológicas que abordam essas questões.

Veja também! Saiba mais sobre Auguste Comte e o Positivismo:

Quem prepara as perguntas sobre Ciências Humanas e Suas Tecnologias?

As perguntas da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias são produzidas por especialistas em Educação e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Os especialistas são responsáveis por desenvolverem as questões não só dessa prova, mas do exame todo. Eles se baseiam nas Matrizes de Referência do Enem, que é publicada junto com o edital daquele ano e é a base para sua rotina de estudos!

As questões seguem critérios rigorosos para garantir a representatividade de diferentes temas. Além disso, elas devem ser capazes de avaliar habilidades e competências importantes dentro da área de Ciências Humanas, tais como:

  • Capacidade de interpretação de texto;
  • Avaliação de contexto;
  • Capacidade de ler gráficos, mapas e outros dados visuais;
  • Capacidade de pensamento crítico sobre os temas abordados na prova.

As perguntas do Enem são escolhidas cuidadosamente para abordar temas atuais e relevantes. Por isso, muitas questões abordam acontecimentos sociais, políticos e culturais recentes. 

A inclusão de tais temas tem o objetivo de estimular a reflexão crítica dos candidatos sobre questões que impactam a sociedade brasileira.

Vale ressaltar que o ENEM utiliza a TRI – Teoria de Resposta ao Item como método de correção. Isso significa que a dificuldade das questões também é considerada no processo de avaliação. 

Ou seja, se você acertar questões mais difíceis, mas errar outras que são mais fáceis, os acertos mais desafiadores terão uma pontuação menor. Então, atenção para não perder pontos de bobeira!

Como é decidido o que cai na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias?

A escolha do que cai na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias é feita por meio de especialistas em avaliação educacional do INEP. São pessoas que têm uma alta qualificação tanto em educação quanto, também, na área do conhecimento em que estão montando as questões.

Sede do Inep junto ao ministério da educação. Ciencias humanas e suas tecnologias.

Eles precisam seguir a Matriz de Referência, que é sempre publicada junto com o edital do Enem daquele ano. Porém, ela tem sido a mesma desde o ano de 2009, então vale a pena se basear na elaborada no ano anterior para começar seus estudos.

Esses especialistas montam as questões considerando a necessidade de abordar temas relevantes para os alunos do Ensino Médio, que estejam alinhados com os objetivos educacionais e as diretrizes curriculares.

Afinal, além de ser uma prova que ajuda na entrada no Ensino Superior, o Enem também é uma avaliação utilizada pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade da Educação Básica do Brasil. 

Com a média das notas, é possível avaliar se as principais competências que os alunos precisam ter ao se formarem no Ensino Médio estão sendo alcançadas. Caso contrário, pode ajudar na criação de políticas públicas para fortalecer a educação brasileira.

A equipe responsável pela elaboração das questões também acompanha os acontecimentos sociais, políticos e culturais recentes, incorporando temas que avaliam a reflexão crítica e compreensão da sociedade contemporânea.

Além disso, os responsáveis priorizam uma abordagem voltada para diversidade e inclusão, bem como também refletem questões presentes no contexto brasileiro. Afinal, o aluno que termina o Ensino Médio deve ter a habilidade de ter uma visão ampla e crítica sobre a realidade.

O que esperar da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias nos próximos exames?

Nas próximas provas do Enem, os candidatos podem esperar um padrão de prova de humanidades com uma abordagem de diversos temas relevantes em todas as disciplinas abordadas na prova. 

Ela deve continuar mantendo a capacidade do candidato em compreender, interpretar e analisar questões sociais, culturais, políticas e históricas. Os temas contemporâneos devem seguir as tendências dos últimos anos e aparecerem em peso nas provas.

Alguns temas, devido à sua relevância e por convidarem os alunos a reflexões críticas, continuarão a ser cobrados, como problemas globais, questões ambientais, movimentos sociais, direitos humanos e diversidade cultural.

Além disso, o caderno continuará seguindo a abordagem do Enem de ser uma prova interdisciplinar, convocando os alunos a aplicarem conhecimentos de diferentes disciplinas para resolver questões mais difíceis nesse caderno.

Outra tendência que tenderá a continuar forte é que as questões enfatizam a habilidade de interpretação de gráficos, tabelas, mapas e textos, além da capacidade de argumentação e análise crítica.

Prepare-se para responder perguntas que conectam diversos assuntos e que vão exigir um bom conhecimento da realidade contemporânea, com uma perspectiva crítica.

O que caiu em Ciências Humanas e Suas Tecnologias na última edição do Enem?

A última edição do Enem, em 2024, teve uma prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias que focou bastante em assuntos sobre cultura do Brasil, além de contemplar discussões essenciais sobre diversidade, com temas sobre povos originários, invisibilização de pessoas negras nas redes sociais e assuntos ambientais.

Saber mais sobre o que apareceu na prova passada pode ajudar a entender quais são as tendências para a próxima edição. Então, não se esqueça de incluir esses temas na sua rotina de estudos.

Menina jovem estudando no computador sentada em sua cama. Ciencias humanas e suas tecnologias

Vem com a gente saber o que apareceu sobre cada disciplina na última edição do exame!

História

  • Primeira República;
  • Idade Moderna;
  • Idade Média;
  • Iluminismo;
  • Movimentos culturais do século XX;
  • Surgimento dos movimentos feministas;
  • Estado Novo.

Geografia

  • Impactos ambientais de acidentes;
  • Globalização;
  • Território;
  • Relevo;
  • Impactos das mudanças climáticas sobre populações locais;
  • Refugiados;
  • Cartografia.

Filosofia

  • Filosofia Grega;
  • Filosofia Contemporânea;
  • Ética;
  • Formas lógicas de pensamento.

Sociologia

  • Racismo;
  • Desigualdades sociais e discriminação;
  • Ritos coletivos;
  • Indústria cultural;
  • Avanços tecnológicos e suas implicações;
  • Arte brasileira.

O que mais cai em Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem?

Alguns conteúdos aparecem com maior frequência na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e recomendamos que você estude sobre eles com mais intensidade. Veja eles a seguir.

História

Os temas que geralmente aparecem relacionados com a disciplina de História no Enem são:

  • Idade Contemporânea, com foco nos eventos como Revolução Francesa e Americana, Revoluções Industriais, Iluminismo, Crise de 1929 e Primeira e Segunda Guerra Mundiais;
  • Brasil Colônia;
  • Brasil Império;
  • História Política;
  • Revoluções Históricas;
  • Patrimônio histórico-cultural e memória;
  • Primeiro Reinado;
  • Primeira República, com foco na República do Café-com-Leite, Estado Novo e as Constituições criadas nesse período;
  • Idade Antiga.

Geografia

Globo terrestre. Ciencias humanas e suas tecnologias

Nos conteúdos relacionados com a disciplina de Geografia, os temas que mais caem são:

  • Meio Ambiente e Sustentabilidade;
  • Agropecuária;
  • Globalização;
  • Geopolítica mundial e conflitos atuais;
  • Urbanização;
  • Cartografia;
  • Geografia Física;
  • Política Econômica;
  • Geopolítica.

Filosofia

Estão entre os temas da área de Filosofia que mais caem na prova:

  • Filosofia Moderna;
  • Filosofia Antiga;
  • Filosofia Contemporânea.

Sociologia

Estão entre os temas de Sociologia que mais caem no Enem:

  • Diversidade Cultural 
  • Teorias Sociológicas
  • Poder, Estado e Política
  • Movimentos Sociais
  • Trabalho e Produção;
  • Inclusão Social.

Quanto tempo é necessário estudar para arrasar na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias?

Depende. Cada pessoa terá uma necessidade diferente de estudos, que está ligada, por exemplo, com sua afinidade com o assunto. Quem tem facilidade com disciplinas de Ciências Humanas pode precisar de menos tempo de revisão em comparação com quem tem maior dificuldade.

Porém, para quem quer ir bem no exame, importa mais é a antecedência com que você começa a estudar. Quanto antes começar a sua preparação para o Enem, mais fácil ficará para conseguir ter disciplina na sua rotina e não ter dificuldades de revisar um pouco por dia.

Além disso, você poderá resolver mais questões de bancos de exercícios e fazer simulado para Enem, se habituando ao modelo de prova. Essa é uma estratégia que poderá ajudá-lo a conquistar pontos importantes para sua aprovação nos principais processos seletivos!

Outro ponto é que os conteúdos das áreas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias são bem extensos. Um bom parâmetro para conseguir revisar todo o conteúdo que cai na prova, com calma, são 8 meses. Porém, se puder se dedicar mais tempo, melhor ainda!

Como se preparar para arrasar na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias no Enem?

Arrasar na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias exige a combinação de diversas estratégias de estudos, que incluem cronograma de estudos, disciplina, focar na interpretação de texto e gráficos, entre outros pontos.

Vem com a gente conhecer as melhores dicas para conquistar a melhor nota nesse caderno do Enem!

Jovem menino estudando. ciencias humanas e suas tecnologias.

Crie um cronograma de estudos para o Enem

O primeiro passo é montar um cronograma de estudos voltado para esse exame específico. Com um bom planejamento, você evita deixar matérias acumularem e garante que conseguirá revisar todos os pontos antes da prova.

Lembre-se que a revisão para o Enem precisa ser voltada para sua rotina, ou seja, deve ser personalizada. Reserve horários fixos para estudar e não se esqueça de fazer pausas para descansar.

Lembre-se de incluir, também, blocos de resolução de exercícios e foque nos temas que são mais cobrados no Enem, como você viu neste manual!

Aprenda a interpretar textos e gráficos

A prova de Ciências Humanas precisa avaliar a capacidade dos candidatos em conseguir interpretar textos e informações em formatos visuais, como mapas, charges, tirinhas, tabelas e gráficos. Por isso, é importante investir em desenvolver essas competências!

Mas, como treinar essa habilidade? Algumas dicas para o Enem que ajudarão nisso são:

  • Leia com atenção os textos das questões e tente identificar o tema principal;
  • Treine a análise de gráficos e mapas, especialmente para as perguntas da área de Geografia;
  • Sempre busque entender o que o dado está tentando mostrar a você;
  • Não se esqueça de conferir legendas e escalas, pois eles podem ajudar em pontos importantes para as questões.

Leve em consideração o contexto histórico nas questões

O Enem é uma prova contextual. Então, não basta saber o que aconteceu, é preciso entender o porquê e as consequências dos fatos históricos. Por isso, as questões, muitas vezes, relacionam eventos passados com o presente. Então, capriche nas revisões dessa parte!

Por exemplo, uma questão pode unir as discussões sobre mudanças nos modos de produção atuais com a Revolução Industrial. Para isso, é importante pensar em como ela impactou o mundo atual em diversas áreas, como o surgimento de novas tecnologias, urbanização, mudanças nas relações de trabalho, entre outros.

Uma dica extra: quando for estudar para as questões de História, sempre se pergunte: “O que mudou depois desse evento?”. Ter isso em mente pode ajudar na resolução das questões.

Faça resumos, linhas do tempo e mapas mentais

Como os fatos estão, muitas vezes, interligados, uma ótima forma de fixar o conteúdo e conseguir ter uma visão interdisciplinar é organizar as informações visualmente. Para isso, conte com:

  • Resumos: escreva os principais conceitos e fatos com suas próprias palavras;
  • Linhas do tempo: ajuda a compreender a sequência de eventos, o que pode dar um gás nos estudos em História;
  • Mapas mentais: são ótimos para conectar informações de Filosofia, Sociologia e Geografia.
Menino jovem usando uma caneta marca texto. ciencias humanas e suas tecnologias

Escolha uma metodologia atrativa de estudos

Fato é: cada pessoa rende melhor com uma metodologia de estudos. Por isso, você precisa encontrar o que funciona melhor para sua aprendizagem!

Por exemplo, você estuda melhor ouvindo alguém falando? Aposte em podcasts e videoaulas! Para quem rende melhor com textos, estude com resumos, apostilas e textos complementares. Já para quem gosta de algo mais visual, use mapas mentais, infográficos e acompanhe videoaulas!

Caso você ainda não saiba, teste diferentes métodos e descubra o que funciona melhor para você

Refaça as provas anteriores

O Enem tem um padrão de prova que tende a ser diferente daquelas que são feitas no Ensino Médio. Então, se você quer chegar preparado nas provas e habituado com questões com enunciados maiores e mais contextuais, refaça provas anteriores.

Isso ajudará a entender o padrão das provas, entender como os conteúdos são cobrados, como são os estilos das perguntas, entre outras possibilidades.

Aproveite que temos mais de 10 edições do Enem nesse formato. Então, é uma ótima estratégia para estudar e se acostumar com o padrão de prova. Caso erre alguma questão, revise o conteúdo e anote o motivo do erro, para entender melhor o que precisa mudar para corrigir essa falha.

Resolva exercícios de bancos de questões

Além das provas antigas, estudar com bancos de questões é uma ótima oportunidade para treinar com diferentes temas. Geralmente, um cursinho para o Enem fornece essa alternativa para os alunos, permitindo que você tenha acesso a centenas de exercícios separados por assunto.

Separe um tempo todos os dias para resolver pelo menos uma questão sobre o tema estudado no dia das disciplinas que caem na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias! Isso ajuda, também, a manter a disciplina na rotina.

Faça simulados

Os simulados ajudam a testar seu conhecimento e se acostumar com o ritmo da prova. Afinal, essa é uma prova longa e, no mesmo dia, você ainda precisará fazer o caderno de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e a redação.

Então, fazer os simulados ajuda a criar estratégias para gerenciar bem o tempo e evitar precisar finalizar as questões na correria no final da prova. Realize a prova respeitando o tempo da prova real, ok? Também simule o ambiente do exame, evitando pausas e distrações.

Leia questões relacionadas com a atualidade

As questões de Ciências Humanas e Suas Tecnologias geralmente fazem conexões com temas atuais, como mudanças climáticas, conflitos geopolíticos e desigualdades sociais. 

Algumas dicas para ficar por dentro do que está acontecendo são:

  • Leia notícias de fontes confiáveis, como órgão de imprensa e agências de notícias;
  • Assista a vídeos e podcasts sobre atualidades;
  • Busque relacionar eventos recentes com conceitos de Ciências Humanas.
Menina assistindo vídeo deitada no sofá e anotando informações no caderno. Ciências humanas e suas tecnologias.

Mantenha a disciplina

Estudar para o Enem, especialmente para uma prova em que os conteúdos são tão extensos, exige disciplina. É melhor estudar 15 minutos diariamente do que estudar várias horas em um dia e, depois, ficar tempo sem estudar.

Mas, como manter o foco?

  • Defina metas realistas e se comprometa com elas;
  • Considere as características da sua rotina. Por exemplo, se você tem atividades extracurriculares durante a semana, lembre-se que terá menos tempo para estudar nesse dia;
  • Faça pausas estratégicas para não cansar a mente;
  • Lembre-se que fazer atividades físicas e seu lazer é fundamental, não deixe isso de lado.

Conte com um cursinho preparatório

Estudar sozinho pode ser desafiador. Por isso, um cursinho preparatório pode fazer toda a diferença. Com aulas atualizadas, professores experientes e materiais de qualidade, você conseguirá aprender melhor os conteúdos de forma eficiente e estratégica.

Além disso, as melhores opções de cursinhos oferecem simulados, planos de estudos e suporte para tirar dúvidas, ajudando a trazer mais segurança para a prova.

Stoodi: o melhor cursinho preparatório para o Enem 2024

Quer arrasar na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias? Com um cursinho preparatório para o Enem, você conseguirá a melhor pontuação neste caderno. Então, não perca tempo, venha para o Stoodi!

Nossos professores são super experientes e já ajudaram a aprovar centenas de alunos nos cursos mais concorridos do país. Temos um banco de questões completo, com mais de 60 mil questões, que vão fazer parte da sua rotina de estudos.

Conte com simulados, apoio de tutores e correções ilimitadas de redação. Com o Stoodi, você chega preparado para enfrentar todos os desafios do Enem!

Não perca tempo: faça sua inscrição e comece já sua preparação!