Como se inscrever no Enem: Guia completo para inscrição no exame em 2024

Como se inscrever no Enem: Guia completo para inscrição no exame em 2024

Se você é um candidato para vagas no Ensino Superior no próximo ano, um dos momentos mais importantes do ano chegou: a hora de se inscrever no Enem 2024. As datas já estão lançadas: de 27 de maio a 07 de junho!

É fundamental não perder esse prazo tão importante. Então, pegue seu celular e já deixe agendado o lembrete para fazer a sua inscrição.

Vamos aproveitar para mostrar um passo a passo sobre como serão as inscrições na maior prova de acesso para vagas de Instituições de Ensino Superior do país!

Confira o vídeo que o Stoodi preparou com as principais informações de como se inscrever no Enem 2024, e continue a leitura para saber todos os detalhes da inscrição para o exame.

Play video

Como se inscrever no Enem?

Para se inscrever no Enem, você precisa ter acesso á um computador, tablet ou celular conectado á internet; o processo de inscrição é realizado on-line, na Página do Participante no portal do Enem. É importante também ter um cadastro ativo no site Gov.br.

As inscrições para o Enem 2024 começam no dia 27 de maio de 2024 e se encerram no dia 07 de junho de 2024. Então, já reserve esses dias!

Quais são os documentos necessários para a inscrição do Enem?

Antes de começar a fazer a sua inscrição, é interessante já ter em mãos todos os documentos necessários: Documento de Identidade (RG) e CPF!

É possível parar a inscrição e continuar depois, mas para poupar trabalho e evitar problemas, que tal já deixar tudo separadinho?

Os documentos solicitados são:

  • CPF;
  • RG;
  • uma foto, tirada em fundo neutro (de preferência branco) e sem o uso de adereços como óculos, chapéus, lenços e outros.

Deixe a foto no seu computador ou celular. Você precisará fazer o upload dela no sistema ao final da inscrição!

De preferência, não deixe para última hora: afinal, você não quer colocar sua participação a perder por algum erro na plataforma ou problemas com acesso à internet no último dia, não é mesmo?

Passo a passo para se inscrever no Enem 2024

Confira a seguir um passo a passo para se inscrever no Enem 2024, caso seja a primeira vez que fará a prova:

  1. Acesse a Página do Participante, no portal do Enem;
  2. Informe seus dados pessoais na próxima tela. Serão solicitados o seu número de CPF e data de nascimento;
  3. Forneça seus dados de contato. A plataforma vai solicitar que você informe um endereço de e-mail único e válido (então, confira se o fornecido está funcionando) e um número de telefone válido (que pode ser celular e/ou fixo). Será esse o ponto de contato do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com você;
  4. Indique qual é seu estado e município de preferência em que deseja fazer o exame;
  5. Informe qual é a língua estrangeira de preferência para a prova (inglês ou espanhol);
  6. Crie seu cadastro e senha Gov.br, que será utilizada na sua Página do Participante;
  7. Anote essas informações em local seguro (ou seja, sem que pessoas indevidas tenham acesso), pois você precisará delas para questões como emissão do boleto, fazer alterações cadastrais, consultar local de prova, acompanhar seu resultado e se inscrever no Portal Único de Acesso para o Sisu, Prouni e Fies;
  8. Confira todas as informações cadastrais e veja se não há erros, inclusive, no Questionário Socioeconômico;
  9. Anexe, também, uma foto, que deve estar bem nítida e atual. A plataforma indicará as orientações, então siga elas, ok?
  10. Confirme os dados e finalize a inscrição. Após essa etapa, na data estimada pelo cronograma, confira a situação da inscrição;
  11. Não se esqueça de emitir e pagar o valor da inscrição, caso você não tenha conseguido a isenção. O pagamento pode ser feito por boleto, PIX ou cartão de crédito. O valor da inscrição é de R$ 85 e deve ser paga entre os dias 27 de maio e 12 de junho de 2024.

Você pode conferir informações detalhadas sobre a inscrição Enem em um conteúdo mais aprofundado desenvolvido pelo Stoodi!

Datas inscrição Enem 2024

  • Inscrições : 27 de maio a 7 de junho de 2024.
  • Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho de 2024.
  • Tratamento pelo nome social: 27 de maio a 7 de junho de 2024.
  • Atendimento especializado – Solicitação: 27 de maio a 7 de junho de 2024.
  • Atendimento especializado – Resultado: 17 de junho de 2024.
  • Atendimento especializado – Recurso: 17 de junho a 21 de junho de 2024.
  • Atendimento especializado – Resultado do recurso: 27 de junho de 2024.
  • Aplicação das provas: 3 e 10 de novembro de 2024.
  • Divulgação do gabarito: 20 de novembro de 2024.
  • Divulgação do resultado: 13 janeiro de 2025.

Para conferir todas as datas do programa para a edição do exame de 2024, confira o Cronograma Enem do Stoodi.

Garanta a sua inscrição no Enem 2024!

Preparação para o Enem 2024

As datas foram divulgadas, então agora você tem noção do tempo de preparação para uma das provas mais importantes que fará para seu futuro! Esse é o momento para começar seus estudos e arrasar no Enem 2024.

Você já sabe como fazer a inscrição do Enem, agora Confira algumas dicas que vão ajudar no momento de estudos e preparação.

Tenha um cronograma personalizado

Um primeiro ponto é ter um mapa que ajude você a cada passo até próximo à prova, contando, inclusive, com períodos de descanso e aquela revisão de sucesso logo antes do exame. Isso você conseguirá com um cronograma personalizado.

Com ele, é possível saber não só a disciplina, mas, especificamente, cada matéria que você estudará naquele dia. E, também, identificar o tempo que poderá dedicar à sua rotina de preparação.

Afinal, nenhuma preparação é idêntica à outra. Até mesmo irmãos gêmeos, com rotinas semelhantes, terão cronogramas diferentes, sabia?

Por exemplo, um deles pode ter maior facilidade com Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, enquanto outro precisará dar um gás nesse ponto. Um pode fazer uma atividade física ao longo da semana e o outro ter um tempo livre que pode ser utilizado para os estudos.

Por isso, esqueça os cronogramas prontos e criados igualzinho para todas as pessoas. Priorize aquele que funcione para você, suas dinâmicas e necessidades.

Estude com materiais atualizados

Outro ponto importante é ter materiais atualizados para seus estudos. Afinal, o Enem é uma prova contextual e que, em muitas questões teóricas, aborda assuntos da atualidade em seus enunciados.

Além disso, em provas como Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e Suas Tecnologias e, até mesmo, para redação, as chances de cair um conteúdo que não esteja presente em materiais mais antigos são altíssimas!

Então, busque sempre materiais produzidos no ano da sua prova. Afinal, você não quer perder uma questão de bobeira porque foi um conteúdo não estudado, não é mesmo?

Faça simulados

Pense em um esporte como a Ginástica Artística: os ginastas sempre treinam coreografias e movimentos semelhantes aos que serão apresentados no dia da prova. Quanto mais treinam, com maior exatidão conseguem fazer os movimentos na hora da competição.

O mesmo vale para o Enem, e quem vai cumprir esse papel de treiná-lo são os simulados. Eles podem ser preparados com questões das provas anteriores ou, então, os professores criam questões nos moldes cobrados no exame mesmo.

Mas, além de ter contato com o modelo das questões e da prova em si, os simulados poderão ser aliados para aprender, também, técnicas de realização da prova e gestão de tempo. 

Um erro fatal de muitos estudantes é não gerenciar bem essa questão. O resultado é precisar correr para preencher o gabarito no final, não conseguir finalizar a redação a tempo, entre outras questões que poderão comprometer seu resultado.

Treine a redação

A redação é um ponto que demanda muito sua atenção, pois ela pode ser determinante se você poderá participar do Sisu, Prouni ou Fies, sabia? Quem zera essa parte não pode se inscrever nesses três programas e, em muitos casos, nem utilizar sua nota em faculdades e universidades particulares.

Então, aproveite esse momento para treinar bastante tanto as estratégias para fazer uma redação nota 1000 quanto, também, aprender mais sobre os temas que podem cair nessa hora e não ser pego de surpresa.

Tire suas dúvidas

Outro erro muito comum dos estudantes que estão se preparando para o Enem é ir para a prova com dúvidas. Por isso, caso fique alguma questão, é fundamental resolvê-las o quanto antes.

E se essa questão surgir durante os estudos à noite, quando não há monitores disponíveis? Para isso, é fundamental poder ter uma tutoria inteligente, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, como o TutorIA do Stoodi. Assim, você sempre terá suporte quando precisar.

Comece um cursinho preparatório para o Enem

Por fim, para uma preparação completa, que vai dar o gás necessário para sua jornada, conte com um cursinho preparatório. Nele, você terá todo o apoio para:

  • Aprender com materiais atualizados para os últimos editais;
  • Ter acesso a diversos materiais diferentes para estudos, como mapas mentais, podcasts, vídeo aulas, entre outros;
  • Poder tirar dúvidas com professores experts no assunto;
  • Treinar redações e receber os temas mais atualizados para treinar para o exame;
  • Poder tirar dúvidas sobre dificuldades que esteja enfrentando;
  • Contar com materiais extras e suporte para mantê-lo motivado até o dia da prova.

Essa é a melhor hora para começar sua preparação: venha para o Stoodi!

Fique de olho nas inscrições para o Enem 2024 e, também, não deixe de começar sua preparação agora! Com o Stoodi, você chega preparado para uma das provas mais importantes da sua vida!

Conte com professores experientes na aprovação de milhares de alunos nas universidades mais disputadas do país. Aprenda com materiais atualizados e com uma metodologia inovadora. E, claro, aproveite todos os benefícios da TutorIA.

Com o Stoodi, você estuda onde quiser, e chega mais longe! Assine um de nossos planos e comece já sua preparação!