Provão Paulista: tudo o que você precisa saber sobre!

Provão Paulista: tudo o que você precisa saber sobre!

Quando falamos sobre acesso ao Ensino Superior, sempre vem à cabeça Enem e os vestibulares próprios das instituições (como a Fuvest) como principais provas. Mas há outra importante e recém-lançada, que leva os estudantes do Ensino Médio para o Ensino Superior no estado de São Paulo: o Provão Paulista.

Se você não é da região e não sabe sobre o que estamos falando, ou se sente que precisa saber mais sobre o tema, vem com a gente, que vamos explicar melhor sobre o que é essa prova e como ir bem nela pode facilitar muito sua entrada nas universidades estaduais paulistas!

O que é o Provão Paulista?

O Provão Paulista é uma avaliação feita de forma seriada para os alunos do Ensino Médio ao final de cada etapa (ou seja, ao final da 1ª, 2ª e 3ª séries). Ele pode ser feito por estudantes matriculados nesses anos nas redes públicas do Estado de São Paulo e, também, de todo o país.

A novidade chegou no ano de 2023 e é uma forma de facilitar o acesso às universidades estaduais de São Paulo. As vagas para cada uma delas, para o ano de 2024, para a entrada via Provão Paulista, são:

  • 1500 para USP;
  • 934 para Unesp;
  • 325 para a Unicamp;
  • 2620 para a Univesp;
  • 10000 para as Fatecs de todo o estado.

A ideia é facilitar acesso às instituições públicas para os alunos da rede estadual. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ao anunciar o Provão Paulista, reforçou a importância dessa novidade:

“O que mais motiva a gente nessa missão é poder dar vazão aos sonhos das pessoas e fazer com que sonhos se realizem. Os jovens têm o sonho de entrar na universidade porque ela é um passo para o sucesso profissional, a inserção no mercado de trabalho, emprego de qualidade e autonomia. A gente quer fazer esse sonho cada vez mais possível e que vocês alcancem esse sonho.”

Tarcísio de Freitas, Governador de São Paulo.

Como participar do Provão Paulista?

Para os alunos de São Paulo, a inscrição é automática. Ou seja, você não precisa fazer nada, apenas comparecer na sua escola no dia marcado para a realização do exame, pois sua vaga já está garantida.

Para quem não é aluno de instituições públicas do estado de São Paulo, mas deseja tentar fazer o exame, devem fazer a inscrição nas datas estabelecidas no cronograma no site do Provão Paulista, do governo de São Paulo.

Nesse caso, os estudantes são alocados para fazer o exame na cidade de São Paulo. Então fique atento para se programar para estar na cidade no dia do exame com antecedência, para conhecer seu local de prova e evitar perder o horário no dia!

No momento de transição, não será obrigatório que os alunos do 3º ano e 2º ano façam todas as provas para poder ter acesso às vagas. Em 2023, primeiro ano de aplicação do Provão Paulista, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio poderão prestar apenas o último exame para ter acesso às vagas.

Já aqueles que estavam no 2º ano do Ensino Médio em 2023 precisam fazer a prova de 2023 e a prova de 2024, quando estiverem no 3º ano. E, para quem deseja ingressar em 2026, precisa fazer a prova do 1º ano em 2023, do 2º ano em 2024 e 3º ano em 2025.

Após esse período de transição, o acesso só poderá ser feito por quem fizer as três provas. Por isso, fique atento para não perder o cronograma e comparecer no dia da prova certinho – além, claro, de preparar-se ao longo do ano.Se você perder a possibilidade de fazer o exame em um dos anos, não se preocupe. Há ainda outras possibilidades de ingresso, como a prova da Fuvest e o Enem.

Quando ocorre o Provão Paulista?

O Provão Paulista acontecerá sempre ao final de cada ano, para que os estudantes já tenham concluído a maioria do currículo e possam fazer a prova tranquilamente. Em 2023, por exemplo, o exame foi realizado, para o 3º ano, nas datas 28/11 e 29/11.

Já para o 1º e 2º anos, ocorreu nos dias 30/11 e 01/12. Então essa é uma boa média a ser considerada: final de novembro e início de dezembro.

Como é o modelo do Provão?

O modelo do Provão é dividido em duas provas, divididas por áreas do conhecimento – algo já bem parecido com o Enem, porém, com menos questões do que o Exame Nacional do Ensino Médio.

Para os estudantes do 3º ano, a prova é aplicada em duas fases. No primeiro dia de prova, que ocorre em 4 horas (entre 8h e 12h), são avaliadas as seguintes áreas:

No segundo dia de aplicação, são avaliadas as seguintes áreas:

A segunda prova tem duração de 5 horas e ocorre entre às 8h e 13h. Os alunos ganham uma hora a mais, justamente, para poderem produzir o texto da redação com mais calma!

Já para quem está no 1º e 2º anos, a prova é feita em outro dia e horário, sendo os do 2º ano no período da manhã e os do 1º ano no período da tarde, com 4 horas de duração nos dois dias. Isso porque eles não fazem a redação, apenas os alunos do 3º ano.

Como é feita a soma das notas?

Após o fim do período de transição, a nota final que será considerada para o processo seletivo será das notas acumuladas ao longo dos três anos. Essa é uma possibilidade interessante, pois o estudante pode recuperar-se de uma prova ruim nos anos seguintes, ou então garantir uma boa pontuação logo no começo e poder ficar mais tranquilo nos demais exames.

As médias serão calculadas da seguinte forma:

  • Provas realizadas no 1º ano: 15% da nota final;
  • Provas realizadas no 2º ano: 25% da nota final;
  • Provas realizadas no 3º ano: 60% da nota final, sendo 40% da prova de múltipla escolha e 20% da redação.

Cada universidade vai definir uma nota mínima para não ser eliminado do processo seletivo. Nem todas definiram esse parâmetro ainda, mas, no presente momento, USP, Unesp e Unicamp exigem que os alunos acertem, pelo menos, 22 questões na prova, para poderem prosseguir.

Preparação para a prova

Muitos estudantes respiraram fundo ao verem o modelo da prova, acreditando que, por ser mais enxuta, seria mais fácil. Porém, quem já fez o exame em 2023 afirma que sentiu uma dificuldade maior do que as provas do Enem, seguindo a tendência de exames mais desafiadores, característicos do estado de São Paulo.

A vantagem das provas seriadas é ter menos conteúdo para estudar para o exame, sendo um benefício em comparação com as provas tradicionais. Mas não marque bobeira: mantenha-se focado e preparado nos três anos para ter sucesso!

Como se inscrever nas vagas

Após o resultado ser comunicado, cada estudante terá o direito de escolher entre 1 e 11 opções de cursos nos três grupos:

  1. USP, Unicamp e Unesp;
  2. Fatecs;
  3. Univesp.

Não é obrigatório escolher todas as opções em todos os grupos. Nesse caso, você monta a sua estratégia de acordo com a sua preferência para seu curso no Ensino Superior. Dentro desses grupos, as opções serão distribuídas da seguinte forma:

  1. Possibilidade de escolher 3 vagas no grupo 1 (USP, Unicamp e Unesp), para cursar o primeiro semestre, mas apenas para 2 instituições. Por exemplo, pode escolher 2 cursos na Unicamp e 1 na Unesp. Ou seja, não pode escolher um curso em cada uma das universidades;
  2. Após a escolha do grupo 1, você poderá passar para a escolha do grupo 2. Lembrando que não é obrigatório. Nesse momento, o aluno pode selecionar 5 opções nas Fatecs, também para o primeiro semestre;
  3. Após a escolha do grupo 2, pode escolher até 3 cursos disponíveis na Univesp, mas aí para o segundo semestre.

O período de escolha será feito conforme o cronograma do ano. Vale lembrar que esse é um processo recente, então mudanças podem acontecer de um ano para o outro. Aqui no Stoodi, estamos de olho em todas as novidades e anunciaremos em primeira mão! Acompanhe nosso blog e esteja sempre atualizado.

Prepare-se para o Provão Paulista com o Stoodi!

O Provão Paulista é mais uma forma de buscar sua sonhada vaga no Ensino Superior nas Universidades Estaduais Paulistas. E o Stoodi, atento a essa novidade, estará ao seu lado para prepará-lo a cada ano e facilitar sua trajetória!

A plataforma online do Stoodi oferece conteúdo e recursos para que você desenvolva seus estudos para as provas do Provão Paulista, Enem e os vestibulares das melhores universidades do país.

Escolha o seu plano e comece já sua preparação para o próximo exame!