Encceja: o guia completo
Muitas pessoas, por diversos motivos, não puderam concluir o Ensino Fundamental e Médio na idade adequada. Isso pode fazer com que elas percam oportunidades incríveis em sua vida, como trabalhos melhores e possibilidade de formação no Ensino Superior.
Para quem deseja recuperar o tempo perdido e abrir portas para sua vida pessoal e profissional, além de permitir realizar sonhos, pode fazer o Encceja, uma das provas mais importantes do país.
Você já tinha ouvido falar sobre ela? Saiba mais sobre o exame e sua importância a seguir!
O que é o Encceja?
O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ele é produzido pelo INEP (a mesma instituição responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem) e é o responsável por certificar que o aluno é apto para receber o diploma de Ensino Fundamental e Médio.
Uma curiosidade: por muitos anos, essa função foi do Enem, sabia disso? A partir de determinada pontuação obtida na prova, o estudante poderia ter o certificado de Ensino Médio.
Porém, como o exame passou a ser utilizado para o acesso universal ao Ensino Superior, com o Sisu, Fies e Prouni, tornou-se necessário ter uma outra prova. Foi aí que o Ministério da Educação (MEC) criou o Encceja.
Qual a importância do Encceja?
O Encceja é direcionado para quem não conseguiu concluir seus estudos no tempo regular, permitindo que eles possam ter sua certificação de conclusão do Ensino Médio. Isso mostra a importância social da prova.
Você deve conhecer muitas pessoas que, por diversos motivos, não conseguiram concluir seus estudos. Por exemplo, muitos precisaram interromper esse momento para poderem trabalhar, por problemas de saúde ou outros motivos.
O Encceja é uma nova oportunidade para muitos que desejam dar um novo passo para seu crescimento pessoal e profissional. Por exemplo, muitas vagas hoje no mercado exigem formação mínima de Ensino Médio.
Então, para quem quer empregos melhores, fazer a prova pode ser uma ótima oportunidade de dar um up na vida. Além disso, muitos gostariam de poder realizar o sonho do Ensino Superior, mesmo em um outro momento da vida.
Com isso, o Encceja é uma forma de proporcionar acesso à educação, realizar sonhos e melhorar sua qualidade de vida.
Como funciona o Encceja?
O Encceja é uma prova realizada em um único dia, em duas etapas: uma parte no período da manhã e outra a tarde. Tal como o Enem, ele possui quatro avaliações diferentes, porém, com 30 questões cada uma delas. E, também, o aluno precisa fazer a produção de uma redação dissertativa-argumentativa.
O que cai na prova? Ela é baseada nos conteúdos presentes em um documento importante: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orienta as diretrizes das escolas para aprendizado do Ensino Fundamental e Médio.
As diferenças é que a prova para o Ensino Fundamental possui divisões relacionadas com cada uma das disciplinas presentes na escola. Já a do Ensino Médio é feita com a divisão parecida com a do Enem, com os temas abordados de forma interdisciplinar.
Outro ponto importante é saber que a prova pode conceder dois tipos de documentos. Saiba mais sobre eles e suas diferenças:
- Declaração parcial de proficiência: significa que o estudante teve um bom desempenho em algumas partes da prova, mas não obteve o resultado mínimo para obter o certificado de conclusão.
- Certificado de conclusão: significa que o candidato cumpriu todos os requisitos e pode obter o certificado de que concluiu o Ensino Fundamental ou Médio.
Para poder ter o certificado de conclusão, a pessoa precisa ter uma média mínima de 100 pontos em cada competência, sendo que a prova varia entre 60 a 180 pontos em cada uma delas. Já sobre a redação, a pessoa precisa tirar pelo menos nota 5, sendo que a pontuação pode variar entre 0 a 10.
Quem pode participar do Encceja?
Para poder participar da prova, o estudante deve ter o Ensino Fundamental ou Médio incompleto no ano de realização do exame, e que estejam em busca desse certificado.
Estão aptos para realizar a prova os brasileiros que moram no país ou no exterior, ou pessoas que estejam cumprindo pena, jovens que estão cumprindo penas socioeducativas e em privação de liberdade. Porém, cada uma dessas possibilidades possui editais próprios.
O critério mínimo para poder se inscrever é a idade. Nesse caso, para cada nível de ensino, são:
- Ensino Fundamental: precisa ter, no mínimo, 15 anos completos no dia da prova;
- Ensino Médio: precisa ter, no mínimo, 18 anos completos no dia a da prova.
Uma dúvida comum é: se a pessoa tiver estudando para fazer a prova do Ensino Médio, mas não tiver o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, é possível? A resposta é: sim. Nesse caso, é como se o Certificado de Conclusão do Ensino Médio certificasse que você também já concluiu o Ensino Fundamental.
Qual o cronograma do Encceja?
O cronograma varia conforme o ano, porém, as datas são geralmente aproximadas. Caso você leia este artigo após 2024, saiba que as datas são semelhantes. Todas as informações sobre os critérios de participação e as datas do cronograma do exame são divulgadas através da publicação do edital Encceja no Diário Oficial.
Então, confira a seguir o cronograma de 2024 para as provas do Encceja:
- Justificativa de ausência no Encceja 2023: 25 de março a 05 de maio.
- Resultado preliminar da justificativa de ausência: 15 de abril.
- Inscrições: 29 de abril a 10 de maio.
- Solicitação de atendimento especial para pessoas com necessidades especiais e solicitação de tratamento pelo nome social: 29 de abril a 10 de maio.
- Resultado preliminar dos pedidos de atendimento especial e solicitação de tratamento pelo nome social: 17 de maio.
- Realização das provas: 25 de agosto.
- Resultado da prova: 23 de dezembro.
Ou seja, como você viu, não é possível fazer o Encceja e o Enem no mesmo ano caso queira. Por isso, se você quer usar o certificado para tentar o acesso ao Ensino Superior, poderá aproveitar o tempo para se preparar para o próximo ano.
Como se inscrever no Encceja?
As inscrições são feitas diretamente no site do Encceja e, na oportunidade, é o momento para sinalizar a condição de atendimento especial e o desejo de ser atendido pelo nome social.
Durante a inscrição, o candidato deve preencher o questionário socioeconômico. No dia do resultado preliminar, você pode acompanhar se ela foi homologada ou não.
Como obter o certificado após o Encceja?
Fez a prova e conseguiu a pontuação? Agora é o momento de solicitar o seu certificado nas secretarias estaduais de educação ou nos institutos federais que adotam o exame. Busque esse local em seu município
Como estudar para o Encceja?
Você quer fazer a prova do Encceja? Então é importante saber como se preparar para a prova. Afinal, esse é um momento importante para sua trajetória. Para ajudá-lo, separamos algumas dicas que ajudarão nesse momento.
Conheça o conteúdo programático
Seja para o Ensino Fundamental ou Médio, é fundamental conhecer o que cai na prova. Por isso, conheça o conteúdo programático e veja quais são os temas que você domina e quais são aqueles que precisam de maior atenção.
Estude com antecedência
Seja para o Ensino Fundamental ou Médio, fato é que o conteúdo é bem extenso, afinal, são muitos anos abordados. Por isso, quanto antes você começar a se preparar, maiores as chances de sucesso na prova. Então, se vai fazer a prova esse ano, o melhor momento para começar a estudar é agora!
Tenha um cronograma de estudos
Ter uma boa organização ajuda bastante a manter o foco e conseguir estudar o máximo possível do conteúdo programático até a prova. Por isso, tente identificar quanto tempo poderá estudar por dia e defina o que revisará a cada dia.
Faça exercícios e simulados
Quanto mais você treinar, maiores as chances de ter sucesso na hora de fazer a prova. Por isso, aproveite a sua preparação para resolver questões anteriores e fazer simulados. Com isso, conseguirá lidar melhor com o exame e terá maior facilidade.
Lembre-se que quanto mais calmo estiver, melhor. Essa preparação prévia ajuda a deixar mais relaxado e confiante no momento na prova.
Não deixe de descansar
E, claro, além de estudar, lembre-se de manter momentos de relaxamento e lazer. Afinal, seu cérebro aprende melhor quando relaxa. Então, não fique pilhado estudando o tempo todo: esteja com os amigos, durma bem e aproveite momentos mais tranquilos.
Prepare-se para as suas provas com o Stoodi!
O Stoodi é o melhor cursinho online para quem quer se preparar para o Enem e os vestibulares mais concorridos do país. E por isso, também é uma excelente opção para quem precisa de apoio nos estudos para o Encceja!
Com uma plataforma de acesso prático e uma metodologia exclusiva, você pode estudar de onde e em que horário quiser. Além disso, terá acesso a materiais atualizados, conteúdos exclusivos e bancos de questões completo, com mais de 60 mil questões.
Após ter o seu certificado, se quiser começar um curso de Ensino Superior, conte com o melhor cursinho preparatório do Brasil para seguir a jornada! Com a gente, você terá um acompanhamento com os melhores professores e monitores, o nosso time de experts.
Ou seja, com o Stoodi, você se prepara para realizar seu sonho de acesso ao Ensino Superior, do Encceja ao Enem ou vestibulares!
Faça a escolha do seu plano Stoodi e realize seu sonho de fazer sua graduação!