Saiba quais são as profissões em alta para 2024

Saiba quais são as profissões em alta para 2024

Identificar as profissões em alta para 2024 não é apenas uma questão de prever as tendências do mercado de trabalho, mas também de entender as forças que impulsionam estas mudanças. A crescente preocupação com a sustentabilidade, os avanços na medicina e na saúde, o aumento da conectividade global e a demanda por maior segurança cibernética são apenas alguns dos fatores que influenciam diretamente quais carreiras serão mais valorizadas nos próximos anos.

Escolher a futura profissão é um grande desafio: é preciso combinar a afinidade com a área de conhecimento com a possibilidade de entrar no mercado com maior facilidade e ter um emprego assim que concluir o seu curso. Conhecer as tendências para o ano, ajuda a conhecer mais sobre quais mercados estão em alta e poderão ser ótimas oportunidades de carreira no futuro. E nós do Stoodi queremos ajudá-lo nessa trajetória!

Profissões em alta para 2024

Independente se você já está no mercado de trabalho desempenhando a profissão que escolheu, ou ainda está avaliando a melhor opção, ampliar a percepção e o entendimento sobre o mercado e as tendências de carreira, é muito importante para encontrar a melhor decisão.

O Stoodi, como ferramenta de estudo e preparação, faz questão de participar desse momento. Oferecendo, além do melhor cursinho online, argumentos e informações para que você consiga definir e alcançar seus objetivos, através da formação e desenvolvimento pessoal e profissional.

Confira as 10 profissões em alta para 2024 e veja quais delas podem ser mais interessantes para seu futuro.

Tecnologia e exatas

Separamos algumas carreiras que estarão no topo da disponibilidade de vagas para o ano de 2024 nas áreas de tecnologia e exatas. Veja a seguir.

Especialista em Inteligência Artificial

Com o Chat GPT e outras tecnologias de Inteligência Artificial, as empresas perceberam que elas podem ter muitos avanços ao investir em soluções com essa tecnologia para as rotinas do seu negócio. Já empreendedores querem construir soluções que possam ser comercializadas e terem pioneirismo nessa área.

Por isso, o Especialista em Inteligência Artificial está sendo disputadíssimo no mercado atual de tecnologia. Esses profissionais desempenham um papel fundamental na criação, implementação e aprimoramento de sistemas inteligentes, baseados em aprendizado de máquina e redes neurais.

Sua rotina inclui análise de dados, programação, experimentação e teste de modelos de IA. Além disso, é uma profissão multidisciplinar, em que o especialista está em constante contato com outros profissionais, colaborando com cientistas de dados, engenheiros de software e profissionais de negócios para implementar soluções disruptivas.

As principais razões para o crescimento dessa demanda são:

  • Aumento da procura para potencializar os processos de transformação digital;
  • Potencializar os processos de automação;
  • Ser uma área nova e os negócios querem sair à frente dos concorrentes;
  • Utilizar a IA para tomadas de decisões mais inteligentes;
  • Promover eficiência operacional nas empresas.

Cientista de Dados

Outra profissão altamente requisitada no ano de 2024, é um especialista que se destaca no cenário da informação. Afinal, se dados são o novo petróleo, o Cientista de Dados é o especialista que refina esse insumo para que ele possa proporcionar maior valor.

O Cientista de Dados é responsável por coletar, analisar e interpretar grandes conjuntos de dados, transformando informações em conhecimento estratégico para orientar a tomada de decisões.

Em sua rotina, ele atua com coleta, tratamento, limpeza, armazenamento e análise de dados, além da criação de modelos preditivos (sabe as recomendações da Netflix para identificar a próxima série que você vai gostar? O algoritmo que permite isso foi desenhado por uma equipe de Cientista de Dados!).

Alguns dos principais motivos para estar em alta são:

  • Explosão na geração, coleta e tratamento de dados nos últimos anos;
  • Potencial de armazenamento, tratamento e análise de dados permite que hoje seja possível utilizá-los de forma estratégica e inteligente para tomada de decisões com um custo acessível;
  • Ajuda a otimizar as estratégias das empresas;
  • Análises preditivas proporcionam experiências diferenciadas para o público;
  • Permite adotar estratégias de inteligência empresarial, que colocam negócios à frente dos concorrentes.

Especialista financeiro

Com a expansão das fintechs e bancos alternativos, além da procura de pessoas por investimentos financeiros e em criptomoedas, a figura do especialista financeiro tem ganhado uma forte expressão no mercado e promete ser uma das profissões mais procuradas em 2024, principalmente, para atuar como consultor.

Esses especialistas desempenham um papel essencial na gestão eficiente de recursos, ajustes nas contas pessoas e organizacionais e em definir planejamentos estratégicos.

É uma área bem dinâmica, com diversas possibilidades de atuação, seja alocado dentro das empresas para fazer uma gestão financeira completa, seja como consultor de investimentos.

Alguns dos motivos para estar em alta em 2024 são:

  • Aumento da complexidade financeira, principalmente, com a chegada das fintechs e investimentos digitais (como criptomoedas e outros ativos digitais);
  • Necessidade de otimizar a gestão de riscos, principalmente com o aumento da volatilidade dos mercados financeiros, buscando proteger ativos, reduzir riscos e maximizar oportunidades;
  • Reduzir riscos de problemas financeiros para empresas, principalmente em cenários de incertezas econômicas;
  • Maior interesse em planejamento financeiro pessoal, já que muitas pessoas estão em busca não só de apoio para manter suas contas em dia, mas, também, para conseguir economizar para objetivos de médio e longo prazo e investir de forma inteligente e ter maior segurança financeira.

Saúde

Separamos as principais carreiras que estarão em alta na área de saúde em 2024. Confira a seguir.

Psicologia

A valorização da saúde mental nos últimos anos tem colocado a carreira na Psicologia extremamente em alta. Principalmente após a pandemia, na qual muitas pessoas sentiram o baque do isolamento e incertezas, além de situações de perdas, esse profissional está tendo cada vez mais demanda para cuidar de todas essas questões.

São profissionais que possuem um papel essencial na promoção do bem-estar e enfrentamento de desafios emocionais cada vez mais presentes em nossa sociedade. E não é só na Psicologia Clínica que há uma alta demanda de especialistas na área. Os setores hospitalares, organizacionais e área escolar.

Alguns dos motivos pelos quais essa carreira está em alta são:

  • Valorização e conscientização sobre a importância da saúde mental;
  • Suporte para lidar com o cenário recente da pandemia, que ainda demanda cuidados com saúde mental, principalmente para aqueles que não souberam lidar com cenário de incertezas e para quem passou por perdas nesse momento;
  • Maior busca por uma vida equilibrada e significativa;
  • Aumento no número de problemas relacionados a saúde mental, como quadros de ansiedade, depressão, pânico e burnout;
  • Temos uma redução do estigma sobre saúde mental, o que tem levado mais pessoas a investigarem questões de neuro divergências;
  • As empresas estão reconhecendo a necessidade de promover bem-estar para os seus colaboradores e investindo em profissionais para atuarem nesse cenário.

Medicina

A Medicina sempre está na área das principais carreiras todos os anos, e em 2024 não é diferente. Principalmente na saúde pública, há uma demanda considerável de profissionais que possam atuar como médicos de família. Estima-se que há entre 45 mil a 65 mil postos que precisam ser cobertos, mas não há profissionais dispostos a assumir as vagas.

Além disso, é um campo em que há uma grande versatilidade de atuação, permitindo que você possa ir para a especialização que deseja. Com maior ênfase na saúde preventiva, a população tem buscado mais esses profissionais para cuidarem de si.

Alguns dos motivos para essa carreira estar em alta em 2024 são:

  • Aumento da percepção da importância da saúde preventiva, principalmente após a pandemia de Covid-19;
  • Os avanços tecnológicos estão trazendo maior precisão para as práticas médicas e tornando-as mais precisas;
  • O envelhecimento da população, com o aumento da expectativa de vida, está gerando um aumento na demanda por profissionais capazes de cuidar dessa fase da vida, com uma visão holística que proporcione os cuidados necessários para chegar à terceira idade com saúde;
  • Há uma demanda global para aumento das estruturas de saúde, principalmente após a pandemia de Covid-19. Com criação de mais postos e centros de saúde, mais vagas aparecerão no ano de 2024 e em um futuro próximo.

Engenharia

Separamos, também, as principais áreas das Engenharias que serão destaque no ano de 2024 e são uma possibilidade profissional para você. Confira a seguir.

Engenheiro de ESG

O Engenheiro de ESG é o responsável por adotar e gerenciar os programas de Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance, na sigla original em inglês), sendo uma das profissões mais importantes dos próximos anos.

Com a força das questões ambientais para refrear os problemas climáticos e necessidade de maior atenção para a sustentabilidade social, os negócios estão investindo muito na adoção do programa. E é aí que essa carreira se torna uma das mais procuradas para 2024.

Os Engenheiros de ESG são especialistas na incorporação de cuidados com meio ambiente, sustentabilidade social e governança em projetos de engenharia. Seu trabalho envolve a criação de soluções inovadoras e sustentáveis, considerando o impacto ambiental, as práticas éticas e a responsabilidade corporativa.

Suas funções demandam desde ações de avaliação de impactos ambientais, a medidas de mitigação de problemas, benefícios sociais e gestão de recursos e ativos. Alguns dos principais motivos para essa área estar em alta são:

  • Momento de crescente conscientização ambiental para lidar com as questões ambientais;
  • Novas regulações e leis exigem cuidados mais rigorosos na área de engenharia e o engenheiro de ESG é fundamental para este fim;
  • Atender pressão de investidores, que exigem este tipo de cuidado para investir recursos em negócios, principalmente aqueles que operam no modelo de startups;
  • Atender aos princípios e valores de empresas que atuam com responsabilidade social corporativa.

Engenheiro de Produção

A Engenharia de Produção já é uma carreira que vem em forte crescente nos últimos anos e em 2024 não será diferente. Afinal, a busca por maior eficiência de recursos (financeiros, material, energético, entre outras possibilidades) é cada vez maior, para potencializar lucros e evitar desperdícios, principalmente nas indústrias.

Os engenheiros de produção são responsáveis por projetar, implementar e aprimorar sistemas integrados de produção. Sua atuação abrange desde a análise de processos e logística até o desenvolvimento de estratégias para melhorar a eficiência e a qualidade na produção de bens e serviços, reduzindo gargalos existentes.

Hoje eles ainda contam com a possibilidade de ter aliados tecnológicos ao seu lado, a partir da Indústria 4.0. Os profissionais que saibam implementar essa metodologia nas empresas também ganham destaque no cenário atual.

A profissão se destaca no ano de 2024 pelos seguintes motivos:

  • As empresas estão cada vez mais empenhadas em melhorar a eficiência dos processos produtivos e o Engenheiro de Produção é o principal especialista para ajudar nisso;
  • É um dos principais aliados para promover a transformação necessária para a Indústria 4.0 nesses espaços, com a implementação de processos de automação, Inteligência Artificial e Internet das Coisas;
  • A eficiência que o Engenheiro de Produção pode proporcionar também é aliada das medidas de sustentabilidade, reduzindo desperdícios e uso inadequado de recursos naturais na produção;
  • Proporciona melhoria da flexibilidade e resiliência nos processos produtivos, fundamental no cenário atual.

Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas

E não poderíamos deixar de citar as carreiras em alta em 2024 nas áreas de Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Confira a seguir.

Analista de Marketing

Nos últimos anos, o Analista de Marketing tem sempre aparecido como um especialista em alta e em 2024 não será diferente. Com a constante evolução do cenário digital e a necessidade de empresas se destacarem, esse profissional possui um papel crucial na criação e execução de estratégias eficazes.

Eles são especialistas em compreender o mercado, público-alvo e tendências e utilizar isso para criação de estratégias importantes que ajudarão na promoção de produtos, serviços ou marcas.

Alguns dos pontos que colocam essa área como destaque em 2024 são:

  • A transformação digital está levando as empresas cada vez mais para o ambiente digital e torna-se necessário investir em divulgação;
  • Necessidade de personalização cada vez maior da experiência dos clientes exige que as divulgações sejam preparadas com estratégias diferenciadas, voltadas para o público-alvo;
  • Avanço de tecnologias que aumentam a precisão das estratégias de marketing, como análise de dados avançadas, inteligência artificial, entre outros pontos.

Advogado de Compliance

A carreira de Advogado de Compliance desponta como uma das mais relevantes e estratégicas para o ano de 2024. Com o ambiente empresarial cada vez mais complexo e regulamentado, esses profissionais assumem um papel essencial para manter as empresas em conformidade com as regras nacionais e internacionais.

Esses especialistas conhecem tudo sobre legislação e regulamentação, garantindo que as práticas empresariais estejam em conformidade com leis, normas e padrões éticos. Sua atuação abrange desde a análise de políticas internas até a implementação de programas de conformidade.

Alguns dos principais motivos para que essa carreira esteja em alta em 2024 são:

  • As legislações empresariais estão se tornando cada vez mais complexas e abrangentes. Os especialistas em compliance são fundamentais para reduzir riscos legais e financeiros;
  • O especialista ajuda a proporcionar prevenção de riscos legais e reputacionais, que podem prejudicar o nome da empresa no mercado;
  • Com a globalização dos negócios, é preciso, também, ter um especialista que domine questões relacionadas com legislações internacionais;
  • Auxilia a proporcionar uma adoção de cultura de ética empresarial nos negócios, ajudando na promoção dessas questões em todas as áreas.

Analista de Recursos Humanos

Outra carreira importante e que estará em alta é a de Analista de Recursos Humanos. Afinal, os ambientes corporativos, ao mesmo tempo que estão cada vez mais competitivos, também precisam promover cuidados para tornar os ambientes mais saudáveis e com promoção de bem-estar para todos os envolvidos.

O Analista de Recursos Humanos é responsável pela gestão de pessoas, envolvendo treinamento, desenvolvimento e administração de benefícios. Sua atuação visa atrair, desenvolver e reter talentos, promovendo o crescimento e a eficiência organizacional.

Alguns dos motivos para estar em alta em 2024 são:

  • Conseguir otimizar os processos para trazer os melhores talentos para as empresas;
  • Os negócios estão contratando cada vez mais headhunters para trazer o melhor capital humano para seu time;
  • O desenvolvimento contínuo dos colaboradores ganha cada vez mais expressão nesse cenário;
  • É o profissional responsável por fazer a gestão de diversidade, tornando as empresas mais inclusivas.

Comece sua jornada em busca das melhores carreiras em 2024 com o Stoodi!

Agora que você já conhece as profissões que estarão em alta em 2024, é hora de dar um passo importante para sua carreira: conquistar sua vaga no Ensino Superior. Venha com o Stoodi e tenha sucesso em sua jornada.

Com o cursinho preparatório Stoodi, você vai contar com o melhor conteúdo incorporado á ferramentas incríveis, estudando para as provas do Enem, vestibulares e concursos públicos da melhor forma: online, onde e no momento que quiser.

Aprenda com os melhores professores, materiais atualizados e suporte de um time incrível, super receptivo e disposto a tirar todas as suas dúvidas!

Escolha o seu plano e comece já os primeiros passos para uma carreira de sucesso!