Como usar o ponto de interrogação?

Como usar o ponto de interrogação?

Você tem dúvidas sobre como usar o ponto de interrogação? Sabe se esse uso que fizemos na frase anterior está correto, ou sabe justificar ele? Se a resposta for “não”, esse post vai ser útil para seus estudos!

O ponto de interrogação é um dos sinais de pontuação mais utilizados para transmitir intenções com maior clareza. Ele pode fazer parte de memes, contextos de ironia, tem suas peculiaridades conforme o idioma — por exemplo, no caso do espanhol, entre várias curiosidades interessantes.

Quer saber mais? Vem com a gente e veja detalhe por detalhe sobre como usar o ponto de interrogação!

Onde utilizar o ponto de interrogação?

O ponto de interrogação (?) é um sinal gráfico fundamental na língua portuguesa. Ele é utilizado para sinalizar uma pergunta na linguagem escrita. Quando utilizado de forma correta, ele ajuda a demonstrar a intenção de questionamento, dúvida ou, até mesmo, sinalizar uma surpresa ou ironia em um texto.

No nosso idioma, ele sempre aparece no final de uma frase, para demonstrar a intenção de fazer uma pergunta. É um indicativo semelhante a forma como nosso tom de voz sobe ao final de uma frase, quando fazemos um questionamento.

Em outras palavras, segundo Evanildo Bechara, um dos maiores especialistas em gramática portuguesa do Brasil:

 “Põe-se no fim da oração enunciada com entonação interrogativa ou de incerteza, real ou fingida, também chamada retórica”

Evanildo Bechara, especialista em gramática.

Mas em quais circunstâncias ele deve ser utilizado? Confira a seguir os principais contextos em que essa pontuação aparece.

Perguntas diretas

O ponto de interrogação é, geralmente, utilizado quando há uma pergunta direta e inquestionável. Por exemplo, ele aparece na frase “Quando você chegará em casa?”.

Expressões de dúvida ou surpresa

Outra forma que o ponto de interrogação pode aparecer é para indicar uma sensação de surpresa ou dúvida em um texto escrito, sendo um reforço da emoção transmitida. Por exemplo, na frase: “Ele fez isso?”, pode demonstrar uma surpresa diante da atitude de um personagem.

Indicação de sarcasmo ou ironia

O ponto de interrogação pode ser utilizado, também, para sinalizar um tom de sarcasmo ou ironia no texto. Assim, é importante que o aluno saiba identificar a mensagem subentendida no texto, percebendo essa nuance.

Quer ver um exemplo? Na frase “Ah, claro, você sempre sabe o que é melhor, não é?”, o personagem que está enunciando a frase não está afirmando isso, mas sim falando de uma forma irônica para o seu interlocutor.

Questões retóricas

Outra possibilidade bastante utilizada é para sinalizar uma pergunta retórica, que não possui resposta. É o caso, por exemplo, na expressão: “Quem sabe?”.

Sequência de perguntas

Também é comum que o ponto de interrogação apareça em uma sequência de perguntas no texto escrito. Nesse caso, cada uma delas é separada pela pontuação, tal como no seguinte exemplo: “Onde você estava? Por que não me ligou?”.

Em um texto, isso significa que as perguntas foram feitas sem ter espaço para que o interlocutor respondesse. Levar isso em consideração pode auxiliar em questões relacionadas com interpretação de texto.

Demonstrar emoções

Esse é um recurso muito utilizado, inclusive, em conversas informações por aplicativos de mensagem, como o Whatsapp. Você já deve ter recebido alguém mandando um “????” quando demora para responder. Isso significa que a pessoa está ansiosa pelo seu retorno e está cobrando a devolutiva. Já tinha se atentado para isso?

Recurso estilístico

Em muitos casos, o autor fará uma inserção do ponto de interrogação como um recurso estilístico, para deixar um tom de suspense ou dúvida na narrativa de uma forma sutil. Quer ver um exemplo? Confira a seguir:

“ — Mas você também já deve ter comido um pedaço do biscoito e devolvido para o pote, não é?

— …?

— Não me diga que nunca fez isso!”

Nesse caso, não há uma pergunta direta, mas o ponto de interrogação sinaliza uma hesitação de surpresa pela afirmação do primeiro personagem. Um segundo caso pode ser:

“ A vida tem dessas coisas, dos momentos que são como saltos no escuro, em que tudo é incerteza. Mas, ao fim, as coisas se ajeitam (?)”.

Nesse segundo caso, pode ser uma forma de colocar uma dúvida genuína se a frase anterior realmente procede ou não. Poderia ser uma espécie de “Será mesmo?” implícito.

Como usar o ponto de interrogação
Existem várias formas de usar o ponto de interrogação, e você não pode ficar na dúvida de onde e como usar.

Como utilizar o ponto de interrogação?

Segundo as regras da língua portuguesa, o ponto de interrogação sempre aparecerá no final da frase. A próxima oração que iniciar após o ponto de interrogação deverá começar sempre por letra maiúscula.

Porém, pode ser que um texto no Enem ou vestibular apareça com a letra minúscula após o ponto de interrogação. Nesse caso, vale a pena analisar o contexto e se isso não é um recurso estilístico do autor.

Quando não usar o ponto de interrogação?

Da mesma forma, para não confundir, é essencial saber em quais contextos também o uso do ponto de interrogação não cabe. Isso ajuda a evitar confusões que podem, até mesmo, prejudicar, por exemplo, sua nota na redação. Confira a seguir em quais momentos o uso dessa pontuação é dispensável.

Perguntas indiretas

Segundo Bechara, um dos maiores especialistas em gramática do Brasil:

“A interrogação indireta, não sendo enunciada em entonação especial, dispensa ponto de interrogação.”

Evanildo Bechara, especialista em gramática.

Ok, agora nos perguntamos se você ficou confuso com a citação anterior. Opa! Olha aí um exemplo de pergunta indireta na primeira frase desse parágrafo! Se fôssemos passá-la para uma pegunta direta, seria: “Ok, agora você ficou confuso com a citação anterior?”.

Ou seja, quando fazemos uma pergunta de forma indireta, ela dispensa o uso do ponto de interrogação e o sentido fica implícito no texto, ok? (e aqui temos o uso de uma interrogação retórica, só por curiosidade!)

Afirmações

Se você está fazendo uma afirmação, serão outras pontuações que farão parte da finalização da sua frase, mas nunca utilizará o ponto de interrogação. Guarde bem isso para não confundir na hora de escrever a sua redação.

Como surgiu o ponto de interrogação?

Essa é mais uma curiosidade interessante que vale a pena conhecer para mergulhar no universo da pontuação: como surgiu o ponto de interrogação?

A história não é muito precisa sobre o assunto, mas acredita-se que o surgimento da expressão “ponto de interrogação” venha do latim “quaestio”, que significa “interrogação” ou “questionar”. O termo original era representado pela sigla “qo”. Com a evolução da língua, foi reduzido para um “q” minúsculo, posicionado em cima de um “o” pequeno.

Com o tempo — e lembre-se, nessa época, a escrita era à mão! —, o sinal começou a aparecer com o formato que temos hoje, na forma gráfica de “?”. Outra curiosidade é que esse sinal começou a aparecer no século XIV, na Itália, por parte dos gráficos da época.

Curiosidades sobre o ponto de interrogação

O universo da pontuação ainda é repleto de curiosidades, sabia disso? Separamos algumas interessantes a seguir:

  • O gráfico inglês Henry Denham tentou inventar, em 1580, o ponto de interrogação retórico. A ideia era usar o modelo que temos hoje, mas espelhado, para ser utilizado após qualquer pergunta que não esperasse uma resposta. O resultado, nós já sabemos: não deu muito certo!
  • O ponto de interrogação é muito utilizado em memes, de forma isolada, indicando um “como assim?” mental.
Ponto de interrogação como assim
Ponto de interrogação nos memes
  • Sabia que é possível fazer o ponto de interrogação no teclado com atalhos, caso a tecla original esteja com defeito? Tente aí: pressione simultaneamente a letra W e a tecla AltGr (a que fica do lado direito da barra de espaço). Em teclados que não são no padrão ABNT-2, essa é a única forma de fazer a pontuação. Caso esteja usando um dispositivo com Mac OS, é obrigatório que o CapsLk esteja desligado, ou o símbolo apontado será outro.

Saiba tudo sobre pontuação, gramática e tudo mais com o Stoodi!

E aí, agora você domina tudo sobre ponto de interrogação, não é mesmo? Inclusive, sabe até se esse uso foi correto ou não! Com esse conhecimento, fica muito mais fácil dominar tudo para a redação e para as provas de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias.

E para chegar no Enem ou nos vestibulares sabendo tudo sobre pontuação, gramática e outros pontos importantes da Língua Portuguesa, faça a melhor preparação: conte com o Stoodi! Com nossas videoaulas e materiais de apoio, você tira todas as suas dúvidas, além de todo o apoio dos monitores em caso de dúvidas.

Não perca tempo e comece já seu caminho rumo à aprovação com o Stoodi!